Dilermando e outros Reis

Autor Mensagem
ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05


Estou abrindo este tópico para que o pessoal de sua opinião sobre Dilermando Reis e outros divulgadores do violão no nosso país.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Ilzo

Na hora que tentamos realmente falar de violão em sua real plenitude o tópico cai, empata. É isso que me deixa um pouco triste neste fórum e em outros que têm música como tema!

Dilermando Reis levanta polêmica no meio acadêmico de violão, é isso que tenho ouvido pelo pouco que convivi no meio mais 'erudito'. Há aqueles que consideram os arranjos de Dilermando muito pobres e a sonoridade muito estritente, contrastando com o som de veludo procurado pelos puristas do instrumento. Outros, já reconhecem que os 'defeitos' apontados neste artista são fruto do auto-didatismo e do fato de ser um músico absolutamente popular, e que devido a isso, pela sua obra, o cara foi realmente um gênio. Eu, como ouvinte e observador, gosto de suas músicas e vejo um lirismo muito grande nelas, a técnica para mim neste ponto se torna secundária.

Pelo que conheço da vida dele, ele procurou constantemente melhorar a sua sonoridade, alterando o violão, instalando 'espumas' na ponte do violão para amenizar o som estridente do aço etc. Era um abnegado total, pois sempre foi muito difícil fazer o que ele fazia no Brasil, num país de tantos vendidos!

Acho as composições dele maravilhosas e tive contato com elas desde muito pequeno e comecei a tocar algumas delas aos 15 anos - Noite de Lua, Magoado, Se Ela Perguntar, Flor de Aguapê - infelizmente nos meus 10 anos de pausa na música perdi-as da memória, mas já tenho as partituras e vou retomá-las.

Eu tocava parte de uma música chamada "Alma Nortista". Um tio meu falecido hà 30 anos havia ensinado para um primo meu, e esse meu primo me ensinou posteriormente, a música é absolutamente linda (na minha opinião), você saberia me dizer se ela foi composta pelo Dilermando?

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Violonista. Compositor.

Começou a estudar violão com o pai, o violonista Francisco Reis, ainda na infância. Em 1931, aos 15 anos de idade, já era conhecido como o melhor violonista de Guaratinguetá. Neste mesmo ano, assistindo a um concerto do violonista Levino da Conceição, que se apresentava na cidade, tornou-se seu aluno e seu acompanhador, seguindo-o em suas excursões.

Em 1933 chegou ao Rio de Janeiro, em companhia de Levino da Conceição e segundo contou em depoimento ao "MIS", "ao desembarcarmos na Central, tomamos o bonde com destino à Lapa à procura do violonista João Pernambuco", que era amigo de Levino da Conceição. O violonista residia num quarto de uma república na Praça dos Governadores, posteriormente Praça João Pessoa localizada no cruzamento da Av. Mem de Sá com a Rua Gomes Freire. Passaram o resto do dia e a noite com João Pernambuco, entre conversas e música.

Em 1934, Levino Conceição, a pretexto de ir a Campos, deixou pagos 15 dias de hotel para o jovem violonista e nunca mais voltou. Sozinho na cidade, procurou auxílio com João Pernambuco, que o acolheu. Em fins da década de 1930, envolveu-se num caso amoroso com Celeste, companheira de seu ex-professor Levino Conceição. O casal passou a residir na Rua Visconde de Niterói, próximo ao Morro de Mangueira. Viveram juntos por toda a vida.

Dicionário Cravo Albin (www.dicionariompb.com.br)

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


João Pernambuco e Dilermando Reis foram os pais do violão brasileiro, no que diz respeito ao violão solo. Engraçado é que o João Pernambuco não escrevia suas músicas em partitura porque tinha medo que elas fossem "roubadas", já que o Luar do Sertão, uma das músicas mais gravadas no país, também era dele, e seu nome foi omitido.
Dizem que foi Villa Lobos que convenceu o João Pernambuco a registrar suas músicas, e que Villa Lobos começou a escrever músicas para violão após conhecê-lo.

A propósito, Sonho de Magia lembra um pelúdio do Villa, senão me engano , o prelúdio 5.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Bom, prático. Não rpecisa mais ficar preocupado se com este Top cair..., hehehehehe :D

URBANA LEGIO OMNIA VENCIT!

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


Meu músico brasileiro preferido.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Alberto

A diferença é que eu escrevi de cabeça, você copiou da internet ... hehehehe...

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Não interessa se copiei ou não. Pra vc escrever de cabeça, vc teve que aprender, e eu estou aprendendo sobre esse tal de Dilermando. Agoa, vc, sabe tudo, escreva então de cabeça alguma coisa sobre Angiollo Corgliccini...

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


blz cara. foi brincadeira, 'desobila'!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
blz cara. foi brincadeira, 'desobila'!
Não estou "obilado", não. Estou com a sensação que vc tá me perseguindo, pô! Mas tudo bem. Pelo menos o Top do Dilermando não vai mais cair...

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


Até mesmo pra subir o topico eu resolvi postar!
Bem, eu particularmente nao curto muito dilermano, ate gosto de ouvir mas nao é algo que eu gostaria de estudar, mas sinceramente eu prefiro as composições dele ao ouvir ele tocando! rs!

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Não sei se Alma Nortista foi obra de Dilermando. Já me disseram que ele compos mais de 200 músicas, acho que muita coisa se perdeu. Acho que sue grande mérito foi, como você citou, a abnegação e a divulgação do violão solo. As músicas de sua autoria são singelas, lindas...

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Balbino Junior
Compreendo a sua posição.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Acho que você vai gostar muito de Dilermando.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


SoldierOfFear16
Sem ele fica difícil imaginar como seria o violão brasileiro.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro

Pô, meu pai tem dois LPs do Dilemando Reis. Peguei emprestado com ele e pedí a um amigo meu para passar esses LPs pra uma fita cassete, já que eu não tenho mais pickup (hoje é raridade uma), e ele me entregou ontem o material. Não deu pra ouvir direito, como eu gosto de ouvir musica, com calma, relaxando, mas fiz uma audição dinâmica, e a princípio, gostei.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Eu acho que o lirismo da música de Dilermando Reis deveria ser mais explorada pelos músicos eruditos e populares. Tocar um Dilermando Reis da mesma forma que o mesmo tocou não me parece ser um bom caminho. Por que não é feita, nos meios acadêmicos de música, uma releitura do estilo e das músicas de Dilermando?

Balbino , sei que muitos violonistas não gostam do jeito que ele tocava, mas porque não extrair a essência do seu trabalho e ajudar a renová-lo e aprimorá-lo. Afinal, não é esse também o trabalho principal do músico erudito?

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


YES
Sim cara, nisso é verdade, foi o que o David Russel fez recentemente, gravando um cd so com Obras do Dilermano reis e inclusive ganhando diversos premios com ele! MAs eu particularmente nao curto estudar esse tipo de musica brasileira! VIolonista erudito pode tocar de tudo ou selecionar um repertorio, nao digo que nunca estude Dilermano reis posso ate estudar, mas no momento nao tenho intenção de partir para esse lado de musica brasileira, se tem uma coisa que eu até curto mas nao curto estudar ou tocar é Dilermano Reis, Americo Jacomino, João Pernabuco, e Garoto! Nao é nada contra, é apenas uma opção de repertorio! Mas um dia quem sabe! Se é para tocar obras de compositores brasileiros pra violao previro mais obras de Radamés Gnatalli, Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignoni e etc!

Abraços

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Sim cara, nisso é verdade, foi o que o David Russel fez recentemente, gravando um cd so com Obras do Dilermano reis e inclusive ganhando diversos premios com ele!

Putz! eu não sabia disso!! O gringo chegou primeiro! É sempre assim, na Amazônia a história é a mesma...

mas no momento nao tenho intenção de partir para esse lado de musica brasileira, se tem uma coisa que eu até curto mas nao curto estudar ou tocar é Dilermano Reis

Nem sugeri diretamente a execução das obras do Dilermano, mas uma compreensão do estilo, e a produção de novas composições ou idéias a partir do tema. Pelo pouco que conheço, sei que Mendelsson fez isso com Bach, e hoje conhecemos Bach graças a Mendelsson, ou estou errado?

ggv
Veterano
# ago/05 · Editado por: ggv
· votar


Alma Nortista é do Dilermando Reis. Está numa coleção de 10 valsas transcritas pelo Genésio Nogueira, que também escreveu uma biografia de Dilermando: Sua Majestade o Violão.

O CD do David Russell é Aire Latino, tem 2 de autoria do Dilermando, Xodó da Baiana e Se ela Perguntar e 3 de João Pernambuco popularizadas por Dilermando. O DR escocês até tinha um vídeo no website dele tocando Xodó da B. Não está mais lá mas eu guardei para vocês:

http://www.megaupload.com/?d=38NEF8PN

Autumn Wishes
Veterano
# ago/05
· votar


ggv
valeu pelo vídeo
muito bom mesmo :D

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Eu sabia que se você ouvisse, iria gostar. Infelizmente, é difícil ouvir. A mídia não toca esse tipo de música

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
Eu sabia que se você ouvisse, iria gostar. Infelizmente, é difícil ouvir. A mídia não toca esse tipo de música
Que bom que a mídia não toca! Senão iria aparecer no Faustão, ter que virar hit comercial, entrar na novela, vender discos, e apelar pra pasteurização. Senão... adeus contrato com gravadora. Mas eu quero conhecer mais do trabalho desse cara.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Sobre o Video

Sejamos gratos a David Russell por gravar Dilermano. Mas convenhamos, falta swing a beça na interpretação. Essa música na mão do Rafael parecia uma escola de samba!!!

ggv
Veterano
# ago/05 · Editado por: ggv
· votar


Essa música na mão do Rafael parecia uma escola de samba!!!
Que também não é uma solução dilermandiana. Neste caso, a exatidão rítmica do Russell deve corresponder mais ao original.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
E além disso, é muito gostoso descobrir as coisas que a mídia esconde.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
Falou tudo, cara. Rola aquela sensação de que só a gente conhece. Uma espécie de "Tag" pessoal. Quero saber tudo sobre Dilermando. Onde consigo baixar umas MP3 dele na Internet? Kazaa? EMule, WinMX? Me ajude...

ggv
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Onde consigo baixar umas MP3 dele na Internet?

Para a geração Napster, pode ser uma solução sacrílega, mas existem várias coletâneas muito baratas de DR para VENDER em CD:

http://tudo.americanas.com.br/cgi-bin/WebObjects/CDStore.woa/wa/artist ?artistId=53383

É claro que é muito mais divertido infectar seu MSWindows com Kaaza ou esperar dias numa fila do EMule.

O problema dos CDs de Dilermando Reis é que os originais são com uma sonoridade típica da época dele. Ele tocava com cordas de aço, as gravações são cheias de eco, às vezes tem 2 violões sem aviso. Como compositor não tem igual, mas acho que sou mais o Paulo Bellinatti tocando.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Por medo dos famosos virus, eu só uso o e-Mule. E, a menos que você seja um fera da informática e consiga se livrar dos virus, aconselho a fazer o mesmo.
E siga a sugestão do ggv, o Paulo Bellinatti é ótimo.
Abraços!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
Eu tenho o Kazaa e nunca peguei virus. Mas tem macetes pra isso. Primeiro vc tem que ter um bom Firewall (eu uso o Outpost). Depois, tem que entrar no setup do firewal e e configurar apenas uma porta para receber dados pelo Kazaa (ele tem várias portas fantasmas, por onde vêm os virus). E mais: nunca teste os arquivos antes de baixarem por completo no HD, e não se esqueça de passar um antivirus neles primeiro, antes abrir. Feito isso, é quase impossível se surpreender. Mas eu prefiro o WinMX (pra músicas internacionais, não tem melhor). O Kazaa uso mais pra pegar "novidades".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dilermando e outros Reis