VIOLÃO ELETRICO OU GUITARRA ACÚSTICA?

Autor Mensagem
albertoelobo
Veterano
# ago/05


Qual é o melhor pra tocar plugado. Violão elétrico ou guitarra acústica (Aquelas tipo do Elvis e do Raul)?

Gtosco
Veterano
# ago/05
· votar


Depende do estilo. Se precisar de efeitos e velocidade que uma guitarra dispõe, é uma guitarra! Mas se o seu estilo for mais para violão, é um violão! :)

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Gtosco
É pra gravação. Eu acho muito bom o timbre das guitarras acústicas, mas acho que elas perdem em sensibilidade. É um som mais seco, direto, enquanto o violão elétrico, principalmente jumbo ou folk, soa mais rico, harmonioso... São observações minhas.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo,

Eu acredito que o instrumento musical é apenas o veículo para uma concepção, uma idéia. Desta forma, não existe tipos melhores ou piores, depende da sonoridade e do estilo musical que o músico/compositor quer explorar. A música regional (de raiz) é concebida para violão elétrico e cordas de aço, em uma guitarra acustica ficaria um lixo. Já o Jazz mais contemporâneo de Miles Davis, por exemplo, já não encaixa muito bem com um solo em violão. "Something" dos Beatles, sem AQUELE solo de guitarra, não seria a mesma.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Concordo plenamente. Eu estou tentando desenvolver um estilo mais "singer/player", tipo Donova, Dylan, Lou Reed, Neil Young, renato Russo. O que, às vezes me confunde, é que esses caras usam tanrto o violão eletrico quanto a guitarra acústica. Mas valeu pela dica!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


alberto

Nesse estilo que você está se desenvolvendo o violão tem mais evidência, mas a guitarra acustíca, também com utilização de slide, muitas vezes se combina com o violão, dialoga com ele - Lou Reed faz muito isso. Acho que seu caminho é saber combinar os dois.
Abç.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Valew, brou!

albertoellobo
Veterano
# set/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


Vou comprar uma guitarra semi-acústica. Ví uma da Stagg muito linda e com um preço superconvidativo para o tipo de instrumento que é (R$ 820). A primeira impressão foi das mehores: testei e gostei muito. Só que saber se é ou não um bom instrumento, já são outros quinhentos, pois não conheço muito bem essa marca. Só sei que ela é importada pela Equipo (www.equipo.com.br). O Modelo da bichinha é A300, uma dessas aqui: "http://br.geocities.com/albertoellobo/stagg.htm." Alguém conhece ou tem uma Stagg (dessas ou outros modelos)? O que vcs acham dessa marca?

albertoellobo
Veterano
# set/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


O link certo: http://br.geocities.com/albertoellobo/stagg.htm."

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Aproveitando, vocês podiam me dizer a diferença entre uma guitarra acústica e uma normal, fora o fato que uma tem algum som acústico e outra não? Dá alguma diferença plugado, tipo efeito, timbre, essas coisas?

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark
Aproveitando, vocês podiam me dizer a diferença entre uma guitarra acústica e uma normal, fora o fato que uma tem algum som acústico e outra não? Dá alguma diferença plugado, tipo efeito, timbre, essas coisas?
Bastante diferença. A guitarra maciça (normal) tem mais peso no som, o timbre mais agudo e fixo, mais agressivo. Permite o uso mais abusivo de pedais de efeito e é perfeita para rock. Já as acústicas e semi-acústicas, são mais harmoniosas, com mas riqueza sonora, melhor grave, pegada mais macia e som mais agradável de se ouvir. Muito usada para o blues, o folk, etc, podendo ser usada também para o rock.
Faz o seguinte: pega na internet essas duas músicas: "Bilhetinho azul" e o "poeta está vivo", do Barão vermelho, versão acústica da MTV (CD "Na Balada"), onde o Frejat usa uma guita semi-acústica. Depois compara com "Layla", do Derek & The Dominos, onde há um dueto de Fender maciça (normal) entre Eric Clapton e Duane Allmann (no CD "The Best Of Clapton" tem ela). PS: existe uma versão acústica dessa música, que já é outro assunto. Faça isso e perceba a diferença de timbre, pegada e estilo, entre as guitarras, apesar de essas três músicas terem a mesma estrutura padrão (Rock n' Roll básico).
Teste depois tb "Guarde essa canção", do Barão Vermelho (guitarra semi-acústica no solo), e "Cuidado", essa nova do Barão (guitarra maciça Fender). Nesse caso estaremos comparando as diferenças apenas das guitarras, já que os músicos são os mesmos. Observe vc mesmo e perceba tuda a diferença...

Wilson Fisk
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo
Eu tenho uma guitarra (R500) e um baixo (BC300) da Stagg, são instrumentos honestos na minha opinião, ou seja, valem o preço que se paga por eles. O acabamento é muito bom e o som tem boa qualidade... só os captadores da guitarra não me agradaram muito, não que sejam ruins demais, apenas estão muito abaixo da qualidade da guitarra como um todo.

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Wilson Fisk
Valew, cara, vou observar isso quando for na loja de novo.

Centauro
Veterano
# jan/06
· votar


Achei interessante a discussão e tenho dúvida em relação ao som de uma guita acústica de corpo largo como violão comparada à um violão elétrico com captação ativa...o som dela fica bom prá tocar sozinho com voz (tudo plugado)??? Falo de guita acústica mesmo (corpo oco e largo com captadores humbucker) e não semi-acústica de corpo fino... alguém já tocou em uma dessas???

teuabreu
Veterano
# jan/06
· votar


Centauro

Eu tenho uma Guitarra Crafter Feg Acustica e e fica bom sim para tocar so com a voz é diferente de um violão mas fica bom, Ela desplugada da pra acompanhar a voz tranquilamente tambem, so não coloque junto de um violão que o volume desse é bem maior, o som desplugado é bem agudo, mas plugado os graves transbordam bem macio e encorpado o som, funciona legal com efeitos, a questão de tocar so acompanhando a voz é coisa de costume, pois estamos mais habituados a so violão acompanhar e não so a guitarra, se for para uma coisa mais rocker aconselho a guita, so nunca testei nada da Stagg pra dar uma opinião sobre a qualidade da marca.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


É sempre bom essas escavações arqueológicas nos arquivos do FCC. Até já tinha me esquecido desse tópico, hehehehehe....
Foi na ópoca que o "YES" ainda se chamava "Prático"....

Por falar nisso, ALGUÉM SABE POR ONDE AND AO YES?

teuabreu
Certo! É isso mesmo que pretendo.
Pra algumas músicas mas acusticas, uso o violão elétrico, preferencialmente os Folk ou Jumbo. Pra coisas mais "ácidas", adoto a guitarra acustica, pois ela oferece mais timbre, recursos de efeitos, e posso simular melhor um "peso" quando for preciso usando uma Zoom 505 dessas da vida.

Centauro
Veterano
# jan/06
· votar


teuabreu
albertoellobo
Então...estou nessa intenção também, costumo usar reverb e chorus pro violão e penso que numa guita acústica possa ficar até melhor sem contar que são lindas... mas como faz prá microfonia??? no violão agente usa aquele abafador na boca e na guita como faz???

ROTTA
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo

Eu sou fã do som dos Folks/Jumbos, tanto desplugados quanto plugados.
Abraços.

teuabreu
Veterano
# jan/06
· votar


Centauro

Na guita a microfonia é resolvida colando-se Contact transparente nos buracos em "f" durante apresentações, não compromete o visual e acaba 90% desse problema, a microfonia so é intensa tambem se o ampli ficar bem proximo da guitarra, agora eu acho Duka que quando toco com distorção, tipo num final de uma musica eu viro pro amp e sustento a nota atraves da microfonia(feedback) controlada o som fica muito foda, e fica mais facil fazer essas paradas modulando as notas como um e-bow!

asda
Veterano
# jan/06
· votar


Nunca comparei.

Mas eu prefiro uma semi-acustica... Acho mais confortável... O foda é que nunca acho uma com o braço largo.

Mas pelo som, o violão, se for um bom mesmo, sai mais brilho, mais som mesmo.

Aí junta tudo, divide por dois e toca.
...

Depende do som que vc vai tocar tb... E se vc colocar um pedal na guitar fica bom.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


asda
O foda é que nunca acho uma com o braço largo.
Foi por isso que eu gostei dessa Stagg A300... o braço dela é bem confortável e tem uma boa largura tb...

E se vc colocar um pedal na guitar fica bom.
Exatamente o que eu quero fazer... usar um pedal ou pedaleira! Elas aceitam melhor esses recursos que um violão elétrico, e eu não precisarei de uma guita maciça pra ter um som mais pesado...

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


Marco Alan Rotta
Eu sou fã do som dos Folks/Jumbos, tanto desplugados quanto plugados.
Com, certeza! Eu tb sou fã! Depois que toquei num Folk eu só quero saber de violãozão agora...
Mas pretendo ter uma Guita Acustica tb, porque ela dá algumas opções que o violão não oferece, como, por exemplo, usar uma pedaleira.

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Centauro
Então...estou nessa intenção também, costumo usar reverb e chorus pro violão e penso que numa guita acústica possa ficar até melhor sem contar que são lindas...
São muito bonitas, sim. Já vi um cara colocar um pano dentro da guitarra pra evitar microfonia... o som ficou do caralho! Dava a impressão que eu estava nos clubes da velha Chicago dos ano 60/70 ouvindo uma "vintage" tocar!

ROTTA
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
porque ela dá algumas opções que o violão não oferece, como, por exemplo, usar uma pedaleira.

Eu já ouvi comentários, mas nunca testei, de algumas pedaleiras para violão. Você chegou a testar alguma?

Abraços.

Centauro
Veterano
# jan/06 · Editado por: Centauro
· votar


Na verdade pedais ficam bons no violão sem problemas, uso apenas chorus pois o reverb é do ampli, às vezes um delay também e não tem qualquer problema. Tenho um Shelter SX34 CE e aprecio bastante o som dele, mas tô pensando em versatilidade também...

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


Marco Alan Rotta
Eu já ouvi comentários, mas nunca testei, de algumas pedaleiras para violão. Você chegou a testar alguma?

Cara, eu já testei das pedaleiras de guitarra no violão (Zoom505)... fica uma B*** o resultado sonoro. dos 36 patches de efeitos que na Zoom505, só 1 ou 2 ficam apenas razoáveis no violão.

Mas eu estou louco pra comprar uma Zoom 504 Acoustic, pra poder experimantar... dizem que fica legalzinho o produto final, principalmente pelas possibilidades de simular diversos tipos de violão...
Enfim, só testando mesmo pra saber.
Abraços, cara!

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
Marco Alan Rotta

Não entendo nada de pedaleiras nem de violões. Mas um amigo meu tem um Gianinni Estudo eletrificado e uma pedaleira zoom que ele usa com o gianinni, e funciona legal.

Esse gianinni desse meu amigo é a clássica "exceção que confirma a regra". O diacho do violão é praticamente uma anomalia, no bom sentido. Primeiro ele botou cordas de aço no bicho, sem nenhum reforço nem nada. Depois ele botou cordas de aço 0.011!! Ai ele resolveu abaixar o braço, levou num carinha que simplesmente ARRANCOU o braço e botou de volta mais baixo. Depois ele comprou um captador, e levou num cara pra botar, e o energúmeno deixou um buraco no violão dele. Nisso esse violão já tem 5 anos de uso, ele usa até hoje com a banda dele e taí, firme e forte!!!!!!

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


CaimDark
Putz!
Isso não é mais violão... pode ser qualquer outra coisa, menos violão...

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
Isso não é mais violão... pode ser qualquer outra coisa, menos violão...

Pois é cara, e o mais incrível é que o violão ainda funciona!! Não sei se está empenado, deve estar, mas plugado o bicho tira um som legal ainda. E como eu disse, ele toca com a banda dele com essse violão, e já se apresentou em alguns bares com ele também.
Um violão desse não deveria nem estar empenado, deveria era ter estilhaçado em mil pedacinhos... imagine o quanto ele foi maltratato, e ainda mais que é apenas um gianinni estudo, nem aguenta tanto... mas tá lá, se segurando ainda. Esse mesmo amigo me disse que assistiu alguns amigos botarem cordas de aço nos seus violões e se fu****... mas ele realmente tirou a sorte grande com esse violão. É bem verdade que o que ele já gastou com esse violão ele já tinha comprado um bem melhor, mas enfim...

MyNameIsRevolution
Veterano
# jan/06
· votar


guitarra acustica = violão

acho q vc quis dizer guitarra "semi - acustica"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a VIOLÃO ELETRICO OU GUITARRA ACÚSTICA?