O que faz o captador MIDI?

Autor Mensagem
Jg Destroyer
Veterano
# out/09 · Editado por: Jg Destroyer
· votar


Curly
Cara, me tire uma dúvida:
Com esse captador midi, rola de fazer bends e vibratos? Porque vi seu vídeo em que você emula um Sax, e percebi que os dedos da mão esquerda ficavam sempre estáticos, sem um vibrato sequer, dando uma impressão meio artificial pro Sax, apesar do timbre estar foda!
Então, rola de fazer bends, vibratos, slides e tal?

Abraço

Curly
Veterano
# out/09
· votar


Jg Destroyer

a resposta a essa questão é complexa. os captadores roland gk2 e gk3 (ou o sistema embutido equivalente baseado em saddles piezzo, como tem na minha brian moore) não são ainda midi, eles geram uma saída de 13 pinos (daí precisa de um cabo próprio) que vai para um processador de efeitos da linha VG ou da linha GR, que são coisas completamemente diferentes. então a resposta depende de qual processador é usado

- Linha VG (VG8/VG88/VG99) são simuladores de guitarras, efeitos e amps. Nesse caso, a resposta a bends e vibratos é total, vc não nota nenhum atraso, nada, é como se estivese tocando com a guitarra e amp.

- Linha GR (GR9/GR20/GR30/GR33, etc) são processadores midi, sua guitarra é agora um teclado, com todas as possibilidades deste. Nesse caso, a guitarra responde aos vibratos e bends, mas não de forma absolutam, existe um certo delay, tudo depende do patch que está sendo usado, as cordas mais graves são menos responsivas...

Quanto ao vídeo, eu não uso vibrato no sax pelas razões acima e porque quandoo gravei esse video, não conhecia bem o equipamento

Jg Destroyer
Veterano
# out/09
· votar


Curly
Uhmmm...

Mas esse atraso é muito grande? Digo, fica muito fora?

Curly
Veterano
# out/09
· votar


Jg Destroyer

não muito, se nota mais nas cordas graves, não chega a atrapalhar e a sensação de tocar guitarra e ouvir um timbre de órgão ou trumpete é uma coisa incrível, compensa as limitações, acho que vale muito a pena essa solução, mas é coisa para quem quer ser músico e não só guitarrista, não que haja algo errado em querer ser só guitarrista mas aí esse equipamento não é para vc

Jg Destroyer
Veterano
# out/09
· votar


Curly
Então cara, eu amo teclado! Acho um instrumento fantástico e com infinitas possibilidades, mas não consigo tocar! E já que consegui avançar bem na guitarra, acho que esse captador é a melhor opção pra mim, já que nem sempre o tecladista grava as músicas, então eu tenho que fazer tudo em base de MIDI, mesmo tendo um teclado bom aqui.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


Uma opção legal ao usar MIDI na guitarra é processar no computador. O Propellerhead Reason tem timbres fantásticos, especialmente de cordas e sons de orquestra, que funciona muito bem. Em se tratando de timbres, é melhor que os Roland.

Curly
Já tentou aumentar a sensibilidade das cordas graves?

Curly
Veterano
# out/09
· votar


MMI

ajustei o tracking do sistema e do jeito que está não me incomoda.

esse lance de comandar os VST's no micro eu cheguei a usar, foi muito legal para mim, fan do rock progressivo dos anos 70, comandar aqueles mini-moogs e outros synths vintage com a guitarra !

Acho que o grande desafio com esses produtos é fazer música de verdade com eles, na maioria dos vídeos do y2b o que gente vê são brincadeiras, aí vc logo enjoa do brinquedo...

Nesse quesito, tem um excelente músico chamado Paulo Nery que faz um grande trabalho com esses equipamentos:

http://www.soundclick.com/bands/default.cfm?bandID=98768


Ele está sempre lá na comunidade do GR33 no orkut, junto com o luthier Coruja (que sabe instalar os Gk internamente na guitarra) são os caras que mais entendem dessa linha e tiram as dúvidas da galera:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1987503

-Dan
Veterano
# nov/10
· votar


Vi que esse topico tem 1 ano. To upando pq to querendo um sistema desse. Alguem sabe de alguma novidade tecnologica a respeito?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que faz o captador MIDI?