Parece afinada, mas não está...

    Autor Mensagem
    evandroeos
    Veterano
    # jun/05


    Tenho uma guitarra Samick com floyd rose, levei pro luthier regular, porém percebo o seguinte: afino a guitarra, com as cordas soltas ela fica afinada, quando eu faço alguns acordes ela está desafinada. Ex.: Quando eu faço um E, as cordas D e a G estão com a afinação um pouco maior, quando eu faço um G com cordas soltas, tá afinada! Isto tem a ver com a altura da cordas, ou não? A floyd está nivelada, as oitavas estão reguladas... Se eu deixo com ação mais alta, piora a desafinação, se eu deixo mais baixa, melhora um pouco, porém trasteja demais nas cordas graves....Qual pode ser o problema? Também gostaria de saber o seguinte: É normal a 5a e 6a cordas oscilarem um pouco sua afinação?

    Obrigado.

    lagwagon
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    cara, estranho
    é so um chute, mas não pode ser colocação errada dos trastes?

    GuitarHouse
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    evandroeos
    afinacao de oitavas...precisa regular ali nos sadles (carrinhos da ponte), ali que deve ser feito o ajuste para que cada casa valha um semiton

    po, mas que luthier eh esse que nao faz tal regulagem?
    :p

    evandroeos
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Mas quando aumenta/diminui a altura da ponte desregulam as oitavas, ou não?

    Hugo_W
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Sim.Muda de luthier e pede uma regulagem completa nclusive de oitavas.

    Wesley R
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    evandroeos
    É uma Samick strato né??
    Porque eu tenho uma e isso acontece muito quando as cordas começam a ficar velhas... e outra coisa que tambem deve acontecer é quando você toca na 1ª corda ou 2ª da casa 12 ou 13 pra frente da um "vibrato" no som... é muito estranho.

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    evandroeos
    pára pára pára pára
    nao leva a guita em luthier, primeiro olha se as tuas cordas sao velhas ou nao, as vezes elas ficam velhas, perdem a tensao e afinam quando soltas mas quando apertadas estao desafinadas como se as oitavas estivem desafinada

    eu mesmo só troco as cordas quando acontece isso

    Atum Hendrix
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    corda velha

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ou tb tu deve dar um tiro no teu luthier...

    troca as corda e ve o q vai dar...
    falando nisso eu to sem tocar guita uma semana pq as minhas foram pro saco e ainda nao comprei corda nova

    Hammer
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    floyd rose é uma b****.....creio muito mais que seja a alavanca msmo...

    Igor Martins
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    evandroeos
    O ideal era levar num luthier né, mas...

    Qto tempo tu tem essas cordas?
    Qdo você faz bend, a ponte levanta em excesso?
    As molas não estão velhas?

    Verifica tb. se o braço não está empenado.
    Pressione na primeira casa, e na última, e veja se a corda fica "colada" com o braço. Se houver algum tipo espaço em que a corda está com espaço, está empenado.

    Gambá do Rock
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Meu camarada,
    Quando você monta um acorde no braço da guitarra, naturalmente você pressiona as cordas atrás de cada traste aonde são posicionados os dedos. Uma variação SUTIL na afinação de cada corda com um acorde montado é natural. É uma questão de física! Se você afina a corda até seu tom normalmente, ele está sofrendo uma tensão. Quando você aperta antes de um traste, você está tracionando-a mais ainda. Observe que em sua descrição do problema já se encontra a resposta:

    Se eu deixo com ação mais alta, piora a desafinação, se eu deixo mais baixa, melhora um pouco, porém trasteja demais nas cordas graves....

    É claro!!! se a ação está mais alta, a tração com a montagem do acorde é maior, desafinando mais. Quando a ação é mais baixa, logicamante desafina menos.

    Ao meu ver, não existe instrumento de corda que tenha uma afinação "perfeita" na montagem de acordes. A não ser os "fretless" (sem trastes) que tem este problema minimizado. Me corrijam se estiver errado... mas, não venham com achismos! Venham com definições físicas.
    Abraço

    evandroeos
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Respondendo a todos: As cordas são novas, a ponte está ok, existe um pequeno espaço entre as cordas e o braço (acho que menos de 0.5 mm) quando aperto entre o 1o e o último traste, a ponte está com pouco mais de 2mm de altura (fora do corpo) na 6a corda e 1mm na 1a. Alguém sabe me dizer se tem alguma relação correta entre estas alturas, aproximadamente? Com relação ao ajuste de oitavas, devo soltar a afinação somente da corda que eu irei ajustar o carrinho, né? Uma corda por vez... Eu achava que só era problema de oitavas quando desafinava nas casa maiores (depois da 12a), e não no começo do braço...

    maggie
    Veterana
    # jun/05
    · votar


    pô, mas que luthier eh esse que nao faz tal regulagem?
    [2]

    evandroeos
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Pessoal, acredito que não seja problema de oitavas, pois as oitavas estão reguladas; abaixei um pouco a ponte, melhorou. Na verdade, se eu deixar ela "perfeitamente afinada", dá diferença de afinação nos acordes; Percebi o seguinte: A corda + grave deve ficar um pouquinho acima da afinação (uníssono) da corda mais aguda.Isto acontece com quase todas elas, dá pra perceber quando afino da 5a para a 4a, da 4a para a 3a, e da 3a para a 2a (que está bem pior que as outras, que estão bem menos). Será que é eu q estou tão enjoado assim para a afinação, ou isso geralmente acontece nas guitarras com floyd rose? Na verdade, acho que nunca vi uma guitarra com afinação perfeita, algumas são um pouco melhores que outras, mas perfeitas... Ainda bem que isso não acontece com meu violão, a afinação é perfeita, graças a Deus!!! Mas esta guita tá difícil... E o pior é que a guita tinha que vir perfeita do luthier, né?

    Igor Martins
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    evandroeos
    Se tem um espaço entre a corda e o braço, apertando a primeiro e a última casa, das duas uma, ou a alma está desregulada, ou o braço está empenado.

    Cara, não arrisca, leva de volta no luthier e mostra isso. As minhas guitarras não tem nada de espaço entre as cordas e o braço, qdo aperto a primeiro e a última casa.

    HeavyMetalMan
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    problema tipico de regulagem de oitavas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Parece afinada, mas não está...