O improviso para iniciantes pode atrapalhar o estudo?

    Autor Mensagem
    evair
    Veterano
    # mai/05


    Pergunto porque estudei em uma escola por sei meses,e nesse tempo o que aprendi foram 4batidas basicas de rock,a escala pentatonica e de blues ,só que o professor ñ tava me ensinando como usar as escalas,simplesmente toda aula fazia com que eu ficasse subindo e descendo com os dedos pelas cordas da guitarra usando as escalas em sequencia de notas.tive muito pouco desenvolvimento,o que valeu mesmo foi as 4 batidas que ele me passou ,agora tenho umas 10 musicas no meu imenso repertório.sai dessa escola procurei outra pagando o mesmo valor em dinheiro expliquei isso tudo p/ o novo professor.já to há um mês nessa escola e ele ta passando modos gregos,exercicios diatonicos,em terças e outros +,ligados.tudo p/mim poder improvisar ,já me deu até um cd com bases p/ improviso isso tudo já e + materia do que eu tive durante 6 meses na outra escola.+ isso pode me atrapalhar?Digo sou iniciante na guitarra + ja arranhei as cordas do violão durante um bom tempo.

    kbza
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    é foda veio, existem bons e maus profissionais, na minha opiniao a sua escola antiga acabou caindo na parte dos maus profissionais, po pra terem te ensinado 4 batidas em 6 meses. Agora sobre a sua escola antiga, não acho que seja muita coisa o que eles estão te passando, mas isso é de cada um, se não ta conseguindo acompanha fala com o professor

    nobre
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eu acho essencial acompanhar o aprendizado teórico com pratico... e improvisar é fundamental na minha opiniao... desenvolve o senso musical e dá segurança e confiança no guitarrista na hora de aplicar o que ele estuda. de que adianta saber as escalas e modos de tras pra frente se na hora de encaixar em uma melodia fica uma bosta?
    fique feliz com sua nova escola pois é assim que vc vai evoluir

    nobre
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ah, sobre escolas ruins , eu acho super comedia aqueles professores que passam meses tirando musicas pra passar pro aluno, ao inves de incentivar o aluno a tirar de ouvido as musicas que gosta !
    conheco quem ficou anos em escolas assim, e só atrapalhou seu aprendizado

    heathcliff
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Eu acho que no início, você não pode ficar nessa de improvisar. Aprenda teoria suficiente para você "saber e entender" o que está tocando (improvisando) na guitarra, e porque isso soa ou deixa de soar bem. Muitas vezes o iniciante fica chutando as notas da escala pentatônica achando que o esquema é esse, mas não é. É fundamental entender o que você esta fazendo, e não apenas "saber que se eu apertar aki no acorde tal 'dá um som maneiro'", se é que você me entende.

    Abraço =]

    heathcliff
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    nobre

    é isso que você disse. exatamente. O aprendizado teórico e o prático deve andar juntos. Mas somo isso com o que eu disse aqui em cima

    amico
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    sobre as batidas com 6 meses eu nem prcisava mas aprender, ja inventava e tirava.

    evair
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    heathcliff

    Bem conheço mais teoria do que pratica.é a pratica que eu quero agora ,até onde estudei teoria as melhores notas p/se tocar no improviso são as notas do acorde,tipo to improvisando em C penso que as melhores notas seriam C E G .paro nelas e uso as outras de passagem?

    kbza

    o foda é que eu só tenho de 2 a 3 horas p/treinar por dia

    kbza

    É que ja ouvi falar que improvisação é uma das coisas que vem bem depois p/ um guitarrista.na maioria das escolas eles preferem ensinar primeiro as batidas ,as bases,tirar uma musiquinha.+ eu já tava cheio de ficar tocando 3,4 acorde de musicas da legião,do IRA.eu quero + é tocar pink floyd, black sabath e etc.

    evair
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    amico

    pois é. esse é um tipo de coisa que até da p/ pegar sozinho ,se ligando no ritmo da musica,perdi 6 meses em dinheiro e tempo,o pior é que eu pedia p/kara me ensinar tal coisa e ele dizia que ainda era cedo demais,que eu ia ver isso + p/frente e tal.

    Hammer
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    vale só levar em consideração que aprender a tocar guitar é algo que vai se construindo aos..por isso o 1º professor lhe passou apenas o basico pois talvez neste momento vc não tivesse ainda com habilidade para improvisar... o que vc consegui no segundo pois ja tinha nossa das escalas.
    Obs: professor equivale a 30% (no máximo) do que vc aprende... os outros 70% depende puramente do esforço do aluno.

    heathcliff
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    evair

    exato. as notas da tríade são referência, pois vão sempre soar bem sobre o acorde. Porêm, se você sempre usá-las, pode soar monótono o som, Você então pode dar uma colorida usando outras dissônancias para repouso, como a 9ª e a 7ª, as mais "difíciceis" de soarem bem como notas de repouso são a 11ª e a 13ª (4ª e 6ª).

    9ª e 7ª como notas de repouso dão um tchan, fica tipo "sofisticado" entende? experimenta aí com uma base de fundo.

    fabio_gravata
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Eu acho que no início, você não pode ficar nessa de improvisar. Aprenda teoria suficiente para você "saber e entender" o que está tocando (improvisando) na guitarra, e porque isso soa ou deixa de soar bem. Muitas vezes o iniciante fica chutando as notas da escala pentatônica achando que o esquema é esse, mas não é. É fundamental entender o que você esta fazendo, e não apenas "saber que se eu apertar aki no acorde tal 'dá um som maneiro'", se é que você me entende.

    concordo, já vi muito mané que sabe todas as escalas possíveis e inimagináveis, ai na hora que vc pede pro cara improvisar o cara fica subindo e descendo essas escalas sem nem saber o que está fazendo.

    evair
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Hammer

    pegar um shape de escala eu pego sozinho,tenho livros que tem muitos shapes.o que eu quero é aprender a usar ,não acho que seria necessario eu ficar 6 meses em dois shapes tão simples como a pentatonica e a blues.não daquela maneira.

    Marisco
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Acho que é exatamente o contrário.
    O improviso é um ótima ferramente pra desenvolver a intimidade com o instrumento. Além do que ajuda muito o desenvolvimento do ouvido e das noções de se tocar com acompanhamento.

    Pedroppl
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    não acho que seria necessario eu ficar 6 meses em dois shapes tão simples como a pentatonica e a blues.não daquela maneira.

    quando eu completei 6 meses de aula, nao sabia nem o q era pentatonica!
    e elas sao simples, mas da pra toca diversas coisas com elas. elas tem mil e uma utilidades. se vc souber usar bem 2 shapes de pentatonica, com blue notes( notas da escala blues), ja da até pra começa a usa outras coisas, mas pula as pentatonicas nao é bao ideia

    evair
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Valeu pessoal,brigadão a todos pelas dicas!!!

    Digao
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    evair

    o professor nao tem interesse nenhum em atrasar a tua vida...

    Acredite é um saco um aluno q nao vai pra frente...

    Se ele falava, "isso vc vai ver depois" é pq vc ainda nao tinha condicoes de fazer tal coisa...

    Nao da pra pular etapas...

    evair
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Digao

    é .esse professor da aula de guitarra,violão,cavaquinho e banjo.ele é um maestro.acho que faz isso tudo só p/nào pagar p outros professores afinal ele é o dono da escola.nessa escola que to agora tem 10 professores ,o meu novo professor é o dono da escola e ele só da aula de guitarra.

    evair
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    pelo andar da carruagem acho que ele só ia explicar as minhas duvidas daqui a uns 5 anos.professor nenhum tem direito de ocultar conhecimentos,e eu peguei uma velocidade legal nas pentatonicas,daquele jeito subindo e descendo os dedos pelas cordas da guitarra tocando as notas em seguencia,ele queria + o que p/ me ensinar a usalas corretamente num improviso?

    bocadecachaca
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Sei la velho, para mim o melhor professor é aquele que analisa as dificuldades do aluno e passa exercicios para que o macaquinho consiga corrigir... e até o mequetrefe pegar é que ele vai mudando os assuntos :D

    Digao
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    evair

    ja viu aquelas mp3 do metal galano (ou alguma coisa assim)... entao... pode ser o caso...

    eu dou aulas e de vez em qd passo por isso...

    Nao é questao de ocultar conhecimento... mas de nao jogar muita coisa ao mesmo tempo na cabeca do aluno...

    Professor vagabundo é aquele q passa tudo o q o aluno quer do jeito q ele quer (o aluno) sem cobrar nada ou se preocupar com a evolucao dele...

    Cada caso é um caso... mas pra um professor é mais fácil e comodo fazer o certo...

    maggie
    Veterana
    # mai/05
    · votar


    evair
    Acho que depende do desenvolvimento de quem toca... tem gente que tem o tino pra coisa e em um mês já tira músicas de ouvido, outros demoram mais.

    Mas é certo que o improviso desenvolve a capacidade musical de quem toca.

    kbza
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    evair
    cara, eu trabalho de segunda a sabado, tenho aula terça, quarta e quinta denoite, tem dias que eu não toco meia hora. Tempo é uma coisa relativa, vc pode achar que duas ou três horas não sejam o suficientes, mas se levar em conta o tempo que muitos tem...
    Não dismotiva por tempo, se for deixar de tocar por horas um dia vc vai ver que perdeu meses pensando assim.

    evair
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Não vou desanimar,bem o negócio é estudar ,devagar e sempre.

    Phanton
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    evair
    Eu posso dizer que aprendi a tocar improvisando, mas sou autodidata, ou melhor, fui autodidata, depois que eu ja sabia tocar algumas coisas que eu fui fazer aula... pra mim funcionou

    Palota
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    heathcliff evair

    Eu acho perda de tempo estudar toda teoria e depois ter de revisar toda na prática.
    O ideal é levar a teoria paralelo com a pratica. Quando teu conhacimento teorico estiver bem abrangente, o seu improviso tambem estara bem desemvolvido.

    Palota
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Digao

    Concordo com tua didatica.
    Mas ficar um semestre inteiro com 2 escalas e ensinar 4 batidas é picaretagem.
    Já estudei na faculdade de musica e tembem ja dei aulas particulares.
    Hoje atuo em outra área.
    Já ensinei alunos que tinham bastante dificuldade, mas nunca vi um aluno ficar 6 meses sem tirara um solinho simplesinho e analisalo de acordo com a harmonia. Sempre uso esse estudo antes de iniciar com improviso.

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    evair
    vc já pensou na possibilidade do seu antigo professor nao achar vc seguro pra ensinar coisas novas? pense bem...

    mas claro, concordo q ele deveria estimular e te ensinar a "improvissar", isso é essencial desdo começo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O improviso para iniciantes pode atrapalhar o estudo?