I7 / IV7 / V7 : G7/ C7/ D7: pq usar o sol mixolídio em vez de jônio???

Autor Mensagem
gemeo
Veterano
# mai/05
· votar

Muito legal esse site! Eu vou ver se eu consigo fazer uma apostilinha pra mim, tipo o meu tira dúvidas! Eu tb sou auto-didata, eu naum tenho muito tempo pra estudo de guitarra!
Mas qualquer coisa eu posto minhas duvidas aqui. Valeeeeeu!!!

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar

A única coisa que naum rola é aquele bigodinho safado... hehehehe

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar

No que eu puder ajudar, pode contar comigo.

Também sou autodidata... se puder mandar uns trechos (scanear) do livro do Ford pra mim eu fico muito grato... 8)

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar

gemeo

Pode ficar tranüilo que caiu um caminhão de prestobarba aqui perto de casa e eu tô abastecido pelo menos por um ano hehehehe

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar

LeandroPanucci

Na verdade eu já tenho scaneado, peguei na net...
Eu só naum sei como eu faço pra te mandar... tu quer mesmo??
Eu tenho mais de 100 livros aqui ( sem exagero), desde mozart mello, nelson faria, até esses monstros que eu já citei. Além de muitos vídeos muito interessantes ( eu tô tentando ver se consigo colocar legendas) desses mesmos caras!!
Tu tem aquele livro do Almir Chediak?? Eu tô querendo comprar ele há muito tempo. Vc aprendeu tudo com ele??

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar

gemeo

Manda pro e-mail que tem no site.

Eu tenho um colega que me emprestou o livro do Chediak. Eu li o livro todo (muito bom)... mas não aprendi tudo com ele.

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar

LeandroPanucci

Naum sei se o seu e-mail aguenta mas está na base de 80 Mb cada um( tenho 3 livros dele) (pq além do livro, tem o cd de áudio). Será que o teu e-mail vai aguentar??

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar

gemeo

então manda pro gmail... o endereço é o mesmo, só que gmail

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar

LeandroPanucci

leandropanucci@gmail.com.br?

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar

Ah ... tu quer só um?

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar

gemeo

O que você puder mandar...

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar

LeandroPanucci

Cara, vê se tú pode me ajudar: eu tô começando agora, e queria uma aleira pra mim: q q vc acha da alesis? e da zoom gfx 707?
Pq a alesis vai sair usada, mas em perfeito estado por R$ 210 e a gfx 707 naum vai sair por menos de R$ 350 (usada). Tem muita diferença entre as duas?

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar

Ou será que a X- vamp é melhor (nova: R$ 350)????

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar

gemeo

Eu sairia atrás de uma Digitech Rp-1 ou uma Boss Me-6 (fora de linha)

X-Vamp é brinquedo... comigo não daria certo ao vivo.

ALEX LEITE
Veterano
# mai/05
· votar

Eu tenho uma dúvida:
Se estamos improvisando no tom de G (Iº grau), seu mixolídio não seria então em D (5º grau).

ALEX LEITE
Veterano
# mai/05
· votar

Eu tenho uma dúvida:
Estudando modos gregos pelo livro do Joe Mogrhabi, ele diz que o mixolídio, corresponde ao Vº grau de uma escala. Então para improvisarmos em G7, não deveríamos utilizar a escala maior partindo de D (G-Iº T A-IIº T B-IIIº ST C-IVº T D-Vº ).

Adriano Medeiros
Veterano
# mai/05
· votar

gemeo
bá cara, me consegue ae uns livro tb
fala comigo pelo msn
nicevestruz@hotmail.com

falo

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar

ALEX LEITE

Não, porque G não é o Vº de D

1 2 3 4 5 6 7M 8
D - E - F# - G - A - B - C# - D

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar

ALEX LEITE

Eu tb tinha a mesma dúvida, mas já foi esclarecida

Detona_G3
Veterano
# mai/05
· votar

Aew galera, eu sou novo na guitar, se algém poder me dar umas noções básicas de harmônia eu agradeço.
Se alguém poder me informar sobre as escalas mixolíco e jônio seria bom.
meu msn: tamiralmeida@hotmail.com

Detona_G3
Veterano
# mai/05
· votar

poderia talvez ser Jônio a diatônica menor e mixolídio diatônia menor harmônica? ou quel sabe eu esteja boiando? hehehehehe

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar

Detona_G3

Jônio é a escala diatônica maior, o mixolídio é o modo que começa pelo Vº grau (5a nota) desta mesma escala.

As notas são as mesmas, mas se você muda a nota tônica (ao invés de ser a primeira nota ser a tônica, passa a ser a quinta) você acaba mudando as tensões desta escala.

C - D - E - F - G - A - B - C (T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8) - esta escala é do modo jônio.

Se você começar a escala pela 5a nota (Vº grau), você vai obter uma otra escala, a de G mixolídio:

G - A - B - C - D - E - F - G (T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8)

Observe que nos dois casos nós temos um intervalo diferente - o de "sétima".

Da tônica da primeira escala (C) até a 7a nota (B) nós temos 5,5 tons.

Da tônica da outra escala (G) até a 7a nota (F) nós temos 5 tons.

Ou seja, na primeira temos um intervalo de 7M - sétima maior (5,5 tons), e na outra escala temos um intervalo de 7 - sétima menor (5 tons).

São estas diferenças que caracterizam cada modo. Se este G fosse do modo jônio, teria que ter 7M como o acorde C jônio.

O modo menor natural é o VIº grau (6a nota) da escala diatônica- do modo jônio. Partindo da 6a nota da escala maior diatônica nós conseguimos a menor diatônica ou natural.

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar

Se uma escala tem 7 notas, e se nós mudarmos a tônica pra cada nota desta escala, teremos mais 6 escalas diferentes.

O mesmo acontece com as pentatônicas (5 notas), hexafônicas (6 notas), tríades (3 notas), tétrades (4 notas).... é só inverter a nota tônica.

Phanton
Veterano
# mai/05 · Editado por: Phanton
· votar

É importante lembrar de algumas coisas: os modos não são gregos, apenas tem nomes de cidades gregas, e eles não são pra vc sair solando em cima igual um doido... cada modo dá origem a um acorde. E tensões possiveis para esse acorde. O uso dos modos, na real, é vc tocar um acorde (melodicamente) em cima de outro acorde (harmonicamente) é só prestar atenção nisso...

ex: C7M - C,E,G,B (acorde harmonico)

escala de G - G,A,B,C,D,E,F#

gerou o acorde C7M(#4/6/9) ou C Lidio

Isso quer dizer que quando vc tiver um acorde C7M, e vc quiser dar um sotaque Lidio nele, vc pode tocar a escala de G, que é no caso, C Lidio

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar

LeandroPanucci

Fala cara!!
Olha só, com quais livros vc aprendeu toda essa teoria??? Me indica alguns livros de teorias em português ( geralmente os que etão em inglês, mostram apenas licks ou musicas dos caras)!!!!!
ps: Eu naum sei o que q há q qdo eu tento mandar o livro pra vc ( do robben ford), dá erro! Tu tem msn?

Gussouledge
Veterano
# mai/05
· votar

essi modo(mixilidio) parece ser legal =P

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar

gemeo

Aprendi na vida mesmo, ligando uma coisa com a outra. Mas o livro "Harmonia & Improvisação" do Almir Chediak me ajudou a organizar as coisas. Vale a pena e é um livro relativamente barato.

Manda pra leandropanucci§gmail.com

§ = @

Detona_G3
Veterano
# mai/05
· votar

Para eu descobrir o mixolídio,lódrio ou qualquer outro modo, eu preciso começar a escala pelo nota
correspondente i ir adaptando(?). eX: A nota DóM. Seu mixolídio é G,
mas não é o G comum mas sim G7.

C=C-D-E-F-G-A-B-c

G=G-A-B-C-D-E-F#-G

G7=G-A-B-C-D-E-F-G
[u][/u]

Detona_G3
Veterano
# mai/05
· votar

tenho uma dúvida sobre o q Phanton falou no post acima:
a escala de G combinou com o acorde C7M(#4/6/9), mas ele existe? eu posso sair solando em G, em cima do acorde C7M sem receber essas dissonâncias?

Eu to gostando muito desse fórum, e to aprendendo muito. Músico que não anda com outros músicos fica pra trás. Agente não pode andar, mas agente tecla. Eu tenho muitas dúvidas, mas se eu for botar tudo aqui de vez vai dar confusão. Eu to iniciando, mas se eu poder ajudar estarei a disposição.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a I7 / IV7 / V7 : G7/ C7/ D7: pq usar o sol mixolídio em vez de jônio???