I7 / IV7 / V7 : G7/ C7/ D7: pq usar o sol mixolídio em vez de jônio???

Autor Mensagem
gemeo
Veterano
# mai/05


Galera, eu tenho um livro aqui do Robben Ford( grande blueseiro), e ele faz essa seguinte progressão : G7 / C7 / D7( I7 / IV7 / V7 ).
pQ, EM VEZ DE USAR O sol jônio (já que G é o primeiro grau da escala), ele usa como se fosse o 5º grau, o mixolídio??????

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar


ele improvisa com a escala de G mxolidio, e naum com a escala de G jônio

ALEX LEITE
Veterano
# mai/05
· votar


SE VOCÊ ESTÁ EM G, TEM

ALEX LEITE
Veterano
# mai/05
· votar


SE VOCÊ ESTÁ EM G, TEM QUE USAR O MIXOLÍDIO PARTINDO DE D, POIS ESTE É SEU 5º GRAU. É SÓ COMEÇAR A ESCALA PARTINDO DO D.

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


gemeo

Porque o modo jônio tem uma tensão de 7a maior que certamente entraria em choque com a 7a menor do acorde G7 (sol com sétima menor).

A escala do acorde G7 (ou outros X7) é o modo mixolídio, que tem as notas perecidas com o modo jônio, mas que uma nota diferente faz toda a diferença.

Modo Jônio:

G - A - B - C - D - E - F# - G (T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8)


Modo Mixolídio:

G - A - B - C - D - E - F - G (T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8)

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


ALEX LEITE

Partindo de C né!

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


gemeo

Uma dica pra você perceber melhor usando o blues:

Não é só pra ficar fazendo isso (tem muito mais), mas veja como a 7a menor do modo mixolídio soa a cara do blues num bend de 1 tom carregado de emoção:



e------------------------------------------------------
B------------3--6(b8)-------5~~~~~~~~------------------
G----------4------------4/5----------------------------
D------3-5---------------------------------------------
A--2-5-------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
G7 C



---6(b8)--- = bend de um tom - atinge a mesma altura do 8o traste

--5~~~~~--- = vibrato no 5o traste


Ouça muito Robben Ford, o cara é o mestre no estilo.

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar


LeandroPanucci

Entaum tipo: naum importa muito a posição da escala, a gente tem que ver as dissonâncias dos acordes e ver em qual grau ele se encaixa. Tô falando besteira??
No caso do blues, como se usa muito o acorde com 7 (menor), podemos imaginar os acordes da progressão como sendo miixolídios????

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar


LeandroPanucci

Eu posso entaum, na hora de improvisar no blues, usar as pentatônicas menores (com 5b, a 6, e a 7m normal), usar os modos ( na maioria são mixolídios), usar as tríades ( arpeggiando talvez) ????????

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


gemeo

Tá falando exatamento o certo!

Partindo deste princípio você já pode pensar ainda de modo mais amplo.

Outros modos derivados de outras escalas também geram acordes X7

Uma lição que aprendi ouvindo Robben Ford é o uso do Bm7(b5) como inversão do G7(9). Se você comparar a formação dos dois acordes verá as notas em comum.

Bm7(b5) --> B, D, F, A (T, b3, b5, 7)

G7(9) --> G, B, D, F, A (T, 3, 5, 7, 9)

O Bm7(b5) soa como um G7(9)/B - com 3a no baixo

ALEX LEITE
Veterano
# mai/05
· votar


C É LIDIO.
D É MIXILÍDIO. TTSTTTTST ( LEMBRE QUE A TÔNICA ABORDADA AQUI É G.

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar


LeandroPanucci

Você poderia me explicar o exemplo que me deu, dizendo o que você usou (pentatônicas menores, ou modos, ou tríades), para os acordes de C e de G7??????

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


ALEX LEITE

Você está economizando palavras e fazendo confusão.

O acorde G7 mixolídio é o Vº grau de Dó maior

LEMBRE QUE A TÔNICA ABORDADA AQUI É G.


A tônica abordada aqui é G7 - tá bem claro no título do tópico e na pergunta dele.... Deus tá vendo! Deus tá vendo!

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar


Eu tenho dúvida nisso: sua progressão é G7 e C. Você pode usar as pentatônicas menores, ou o modo mixolídio, ou as tríades para quando estiver tocando o acorde de G7. Mas quando entra o acorde de C??
Vc continua com as notas que você usou no acorde predecente(g7)? Elas encaixam certinhas no acorde de C???
Eu tenho uma grande dúvida nisso!
Eu tô começando na guitarra, e acredito que estudando blues, jazz, essa parte teórica, de aplicação de escalas, pentatônicas, o que usar.... vai ficar mais fácil se eu quiser improvisar num rock, ou outros gêneros!!!

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


gemeo

Pois é, eu vejo a penta menor sobre um acorde G7 de duas maneiras:

A primeira é imaginar a 3a menor da penta como uma #9 (nona aumentada)... aquela tensão que tem no acorde purple haze - G7(#9)

Pode prestar atenção: escala menor tem característica mais "triste", e ela não soa "triste" no acorde G7.

A segunda é imaginar uma meia cadência.

Vou explicar:

Se você fosse fazer uma cadência II, V, I de Fá, os acordes seriam Gm, C7 e F, certo?!

Quando você está em G7, você faz uma penta m6 (modo dórico - IIº de Fá) e quando você vai pro C7, passa pra uma penta de C7.

Isso é uma meia cadência, porque você não vai resolver no Fá... você só fez o II e o V (penta Gm6 + penta C7).

acredito que estudando blues, jazz, essa parte teórica, de aplicação de escalas, pentatônicas, o que usar.... vai ficar mais fácil se eu quiser improvisar num rock, ou outros gêneros!!!

Pode apostar nisso!

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar


Naum sei se entendi ( eu tô iniciando), mas dixa eu ver se eu eu sou mais claro: vc tem a progressão G7/ C7/ D7. quando vc for improvisar, vc deve pensar em cada acorde de maneira isolada, ou seja, quando estiver tocando o acorde de G7, vc deve pensar em aplicar tudo o que vc pode, mas apenas para aquele acorde, ou você pode tocar... sei lá... uma pntatônica ou uma escala ( mixolidio) para a progressão inteira( desde o g7 até o d7)????

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar


Pq nesse livro que eu tenho, ele usa essas duas possibilidades: pensar em cada acorde separadamente, ou aplicar uma pentatônica, por exemplo, na progressão inteira!!!!

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


gemeo

Se você não pensar em cada acorde de maneira isolada, você vai estar aplicando outras tensões ao acorde.

Por exemplo, se você usa uma penta de Gm6 (penta dórica) sobre um C7

Penta Gm6 --> G - Bb - C - D - E (T, b3, 4, 5, 6)

As mesmas notas desta penta seria sobre C7 --> G(5) - Bb(7) - C(T) - D(2 ou 9) - E(3)

Ou seja, ela soa muito bem porque utiliza as notas de um C7(9) --> C - D - E - G - Bb

O acorde que antes era um simples C7 ganha uma 9, que "suaviza" o efeito de dominante.

Mas tem outros casos de notas de uma escala não soar tão bem em um outro acorde, por isso antes de despejar notas solando é bom saber onde seus pés estão apoiados.

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar


Claru!!!!
Nesse caso, você utilizou a pentatônica de Gm6 sobre o acorde de C7, pq todas as notas encaixam sobre o acorde, menos o D. Entaum, para '' suavizar'' o efeito, vc coloca essa dissonância (9) no acorde de C7 pra ficar certinho!!!
Entendi... mas naum é errado tocar essa pentatônica sobre o c7 naum, né???? Só fiacria melhor com o C7 (9). Tô certo?????

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar


LeandroPanucci
Cara tô com outra dúvida: eu tenho aqui tb um vídeo do kiko loureiro( o mais antigo) que ele dá um exemplo de blues. A tonalidade é E ( mi com 7: E7). Ele diz que na hora de improvisar, você pode pensar nesse mi como mixolídio ou dórico. Mas pq dórico??? O modo dórico não é menor??
Ele tb não poderia pensar como lídio ou jônio( não na hora de improvisar, pq vc já me explicou que a dissonância 7 entraria am choque com 7m)??
Ma a questão é essa: pq dórico?

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


Entendi... mas naum é errado tocar essa pentatônica sobre o c7 naum, né???? Só fiacria melhor com o C7 (9). Tô certo?????

Não é errado. É que as notas da penta Gm6 formam um C7(9) com uma 5a (G) no baixo... só uma inversão.

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar


Mas a questão é essa: pq dórico?
Será que é aquilo que todos falam: teoricamente é errado vc aplicar uma escala maior sobre uma menor, mas o blues vem muito daí... aplicar uma escala maior sobre uma menor????

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


gemeo

Justamente pelo modo dórico ter tensões que coicidem com o mixolídio:

G dórico: G - A - Bb - C - D - E - F - G (T, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8)

G mixolídio: G - A - B - C - D - E - F - G (T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8)


Perceba que mudou apenas a terça. Se você encar a terça menor (b3) - Bb - como um nona aumentada (#9 ou #2) - A# - a escala vai soar como um dominante.

Isso permite que você cromatize entre a 9 até a 4 (A - Bb - B - C) e se você pegar emprestado uma quarta aumentada (#4 - C#) você cromatiza até a 5a do acorde (9, #9 ou b3, 3, 4, #4, 5 --- A, A# ou Bb, C, C# D)



e-----------------------|------------------------------
B-----------------------|------------------------------
G-----------------------|------------------------------
D------------------3-5--|---5-----5-----5--------------
A--------1-2-3-4-5------|-5---5-4---4-3---3-1/2--------
E----3-5----------------|-----------------------3------
G7 turnaround em G7



gemeo
Veterano
# mai/05
· votar


Tá certo!
Perceba que mudou apenas a terça. Se você encar a terça menor (b3) - Bb - como um nona aumentada (#9 ou #2) - A# - a escala vai soar como um dominante
Quando vc diz que a escala vai soar como um dominante vc quis dizer o mixolídio, não é? Só que em vez de uma 3 ( que tem no mixolídio) vc vai ter uma 2#. Você pode encarar então como sendo uma escala mixolídio, só que tirando a terça e colocando uma 2#. E cromatizando( colocando a 3) vc consegue ter uma escala mixolídio completa, e podendo até pegar a 4# emprestada ( essa aí eu naum entendi muito bem! Existe critério pra esses cromatismo???). Tô certo, Leandro???

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar


Esse lick que vc colocou encaixou certinho cara!!!
Mas só naum entendi esse critério do cromatismo. Tu podes me explicar??? Quais notas eu posso colocar, para cromatizar e naum soar estranho???

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


gemeo

Tá indo pelo caminho certo mesmo.

Quando eu disse dominante eu me referi a mixolídio mesmo.

O que ocorre é que em outros campos harmônicos existem acordes com a mesma função de dominante.

Por exemplo, o Vº grau da escala dó menor harmônica tem uma escala de G7, que é um mixolídio, mas tem alteração na nona (vira b9) e na 13a (vira b13 - ou b6 se preferir).

Dó menor harmônica:

C - D - Eb - F - G - Ab - B - C

IVº grau desta escala:

G - Ab - B - C - D - Eb - F - G

Então, por eu estar 4 compasso de um blues tocando apenas G7, porque eu não posso pensar que o G7 é um Vº de Dó menor harmônico?! É G7 também....

Isso dá um outro sabor na melodia, de cara gera um clima mais oriental (por causa da 9a menor - Ab) e mais melódico (por causa da 13a menor)


Se você transportar essa idéia pra escala menor melódica, vai observar que acordes X7 também faz parte da brincadeira.

Dó menor melódico:

C - D - Eb - F - G - A - B - C

No IV e no V graus temos acordes X7 (F7 e G7 respectivamente)

Cada um com características diferentes, mas são X7

F7 --> F - G - A - B - C - D - Eb - F (T, 9, 3, #4, 5, 13, 7, 8) - lidio b7 ou mixolídio #4

G7 --> G - A - B - C - D - Eb - F - G (T, 9, 3, 4, 5, b13, 7, 8) - mixolídio b13


Porque não usar se é tudo X7 ???

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


gemeo

Eu mostrei cromatização de 2a até a 5a

Você pode cromatizar ainda da 5a a té a sétima menor, pegando dos modos que postei algumas tensões emprestadas.

D - Eb - E - F ou vice e versa F - E - Eb - D

gemeo
Veterano
# mai/05
· votar


Pô cara, valeu mesmo! Muito obrigado!
Tu manja muito de teoria. Pq vc naum faz uma apostilinha???
RSRSRS
qUALQUER COISA EU VOU TE ENCHER O SACO, VALEU???
Brincadeira! É que eu tenho alguns videos de alguns feras aqui, tipo gambale, scott henderson, robben ford, joe pass, além de muitos livros e às vezes eles falam algumas coisas que a gente naum entende muito bem (naum pelo fato de ser em inglês mas pelo formalismo nos conceitos).
E às vezes é muito mais fácil explicar de uma maneira mais coloquial, pq fica muito mais fácil!!!
Gostei muito desse tópico!

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar



e------------------------------------------------------
B-6(b8)--6-5-4-3---------------------------------------
G----------------6-5-3/4----3(b4)~~~~------------------
D------------------------5-----------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
cromatismo em G7



LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


gemeo

visite meu site:

www.bendseligados.hpg.ig.com.br

ou

www.guitarhouse.com.br/bendseligados

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a I7 / IV7 / V7 : G7/ C7/ D7: pq usar o sol mixolídio em vez de jônio???