modo mixolidio

    Autor Mensagem
    slash_BH
    # nov/02


    modo mixolidio

    Slash_BH
    # nov/02


    o q é isso?

    para [nobre]...no tópico como solar, vc disse pra fazer a escla de sol, sobre a base C D EM G...e disse q sol está no modo mixolidio de dó...como funciona esse modo? existe alguma tabela q agente possa ver qual nota se encaicha com outra?

    Gugamania
    # nov/02


    Estude os modos Gregos... Jonio Dorico Frigio Lidio Mixolidio Eolio e Locrio, depois de saber todos tenho certeza que vc será musicalmente muito melhor! e sabera exatamente onde e qual sonoridade tem cada um dos modos... sabera onde encaixalos, qual nota sobre qual nota... Falow

    |nobre|
    # nov/02


    "do maior seria equivalente ao modo mixolidio de sol"
    tipo, as notas da escala de dó são as mesmas q tem no modo mixolidio de sol. A diferença eh q a tonica será sol, e nao dó, entao vc vai dar enfase as notas referentes a Sol.
    Só lendo a respeito q dah pra sacar direito mesmo cara...
    eu faço dum jeito pratico, pensando em escalas que tem as mesmas notas q o modo que eu quero, e nao decorar mais uma penca de formas novas... nao eh o ideal, mas assim q funciona pra mim...

    |nobre|
    # nov/02


    se quiser posso te passar uns txt q eu tenho q explica isso +-

    cabiludo
    # nov/02


    passa pra mim tb esdrasalves@yahoo.com.br ou coloca aqui no forum

    Renan
    # nov/02


    passa pra mim tbm
    azwingz88@hotmail.com

    |nobre|
    # nov/02


    Modos: Utilizando escalas equivalentes

    Bom, muitos guitarristas já ouviram falar sobre Modos Gregos, provavelmente já viram as fórmulas, até sabem como montar certo Modo, mas sempre caem no mesmo problema: como usá-los na prática, na hora de solar?
    Uma tática muito utilizada é comparar os modos à escalas já conhecidas. Vamos supor que em uma "jam" da sua banda o baixista inventa uma sequência, por exemplo: C G Em. Aí o guitarrista faz todo o solo na escala de C. Mas e se ele quiser mudar o clima do solo, utilizando um modo, como aplicá-lo na prática? Fácil, vou usar C Lídio. Mas aí o cara pensa: como diabos é o modo C Lídio no braço da guitarra? É aí que utilizar escalas conhecidas facilita a nossa vida. De acordo como vou explicar mais a fundo abaixo, em poucos segundos o cara poderia ter à sua disposição várias escalas, C Jônico, C Lídio, C Mixolídio, E Dórico, etc.


    D||----|----|-MX-|----|-LI-|----|----|----|
    A||-DR-|----|--T-|-LO-|----|-EO-|----|----|
    E||----|----|----|-FR-|----|-DR-|----|----|


    T -> tonica / modo Jônico (maior natural)
    DR -> modo Dórico (menor)
    FR -> modo Frígio (menor)
    LI -> modo Lídio (maior)
    MX -> modo Mixolídio (maior)
    EO -> modo Eólio (menor natural)
    LO -> modo Lócrio (diminuto)

    Meu antigo professor me ensinou a teoria de como formar os modos e eu nunca sabia como solar usando os modos ou tinha que ficar 10 minutos pensando algum modo pra usar. Então, observando que alguns modos possuíam as mesmas notas de certas escalas, deduzi esta "fórmula".
    De acordo com o box acima, que pode ser transposto para qualquer lugar do braço, temos a representação das cordas E, A e D, por serem mais fáceis de se visualizar.

    Pegando a tônica, por exemplo o Dó na 3a casa da corda A, você teria o modo C Frígio em FR, que está na 4a casa da corda E. Sua escala equivalente será então a escala de Ab. Ou seja, ao improvisar com a escala de Ab, você estará utilizando as mesmas notas do modo C Frígio, o que muda é apenas quais notas terão maior ênfase e quais serão apenas "passing notes".

    outro exemplo: Fazendo a tônica ser Sol, na 10a casa da corda A, você tem modo G Mixolidio em MX, 10a casa da corda D. A escala equivalente será então a escala de C.

    Para improvisar, é só usar as escalas equivalentes aos modos desejados. De acordo com a escala da sequência de acordes que você irá solar, apenas escolha quais modos serão utilizados.
    Você pode solar também com os modos em relação ao acorde tocado no momento.
    No nosso exemplo do início do artigo, você poderia solar com C, que é o tom da sequência, também com os modos maiores de C (escala de G (modo C Lídio), escala de F (modo C Mixolidio)), ou durante o Em, com os modos menores de E (escala de C (modo E Frigio), escala de D (modo E Dorico), escala de G (modo E eolio)).

    Geralmente modos maiores soam bem durante toda a sequência, modos menores soam bem sobre acordes menores, e o modo Lócrio soa bem sobre acordes diminutos. Mas isso quem faz é voce, sabendo dar ènfase às notas mais harmônicas, é possível solar com qualquer modo sobre qualquer progressão.

    |nobre|
    # nov/02


    Se nao sacarem algo pergunta ae q eu tento explicar...

    Digao
    # nov/02


    É isso ai nobre, lembrando tambem que sempre e bom ver o acorde que ta na base, se na progressao tivesse um acorde com 4sus seria legal usar o lidio. Acordes de setima menor o mixo e assim vai pq o modo que vc usa tem algum "parentesco" com acorde da progressao. Mais isso nao e regra e so um "caminho". Como o mario falou em outro topico nao existem notas erradas e sim "escolhas pobres" (gostei dessa frase...)

    Valeu...

    Slash_BH
    # nov/02


    aí [nobre], passa esses modos pra mim...loucooo@ig.com.br

    onde eu consigo algo pra ler sobre esses modos, aqui no cifraclub tem?

    Slash_BH
    # nov/02


    ou então posta aqui no fórum mesmo...

    Digao
    # nov/02


    Teve um topico que eu expliquei os modos, o nome do topico era Modos Gregos...

    Slash_BH
    # nov/02


    aí, passa pro meu e-m...loucooo@ig.com.br

    |nobre|
    # nov/02


    O topico do Digao tava super completo mesmo, procurem nas paginas do forum q acha.
    O que mais tem sobre modos por aih tah tudo em ingles. No www.guitarworld.com tem a seçao de aulas, as colunas do joe satriani fala tudo de modos...

    Slash_BH
    # nov/02


    mas vc não tem nada falando sobre isto?

    tipo livros q vc possa escanear e mandar por e-m?

    luisfree
    # nov/02


    fala ai meu camarada Slash_BH, olha só o que eu achei

    http://www.guitarplayer.com.br/anteriores/curso/27/e_solando.htm
    ou

    http://www.guitarraonline.com.br/mixolidi.htm

    gostei mais do primeiro

    Emerson Guita
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    |nobre|
    É a melhor explicação que eu já vi.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a modo mixolidio