Potenciometros: o que muda????

Autor Mensagem
afonsoramoa
Veterano
# mai/05


Tenho uma giannini gi300 com 3 caps single e to afim de trocar os potenciometros. Queria saber o que eu sentiria de difetente no som da mesma (toco punk estilo nofx), tipo: Se eu colocar um tipo de pot. ela vai ficar mais encorpado ou mais estridente??? Quais os tipos que eu encontro de pots???? E o som vai ficar mais bonito ou só trocando os captadores???

lagwagon
Veterano
# mai/05
· votar


vc ta loco de tocar NOFX com single cara, esquece os potenciometros e coloca um humbucker na ponte...

afonsoramoa
Veterano
# mai/05
· votar


eu vou fazer isso mas daquia alguns meses. por enquanto eu vou só tocar os potenciometros.... Acabei de comprar um cubo...

afonsoramoa
Veterano
# mai/05
· votar


e qual caps vc me recomenda??? mas que sejam baratos!!!!

hellgod
Veterano
# mai/05
· votar


afonsoramoa
pra punk um dos mais cotados eh o invader (da seymour), mas daí tu esquece o som limpo

afonsoramoa
Veterano
# mai/05
· votar


e aqueles spanich não tem nenhum que seja bom????

Iago
Veterano
# mai/05
· votar


Tem muita gente falando dos Stellfner agora cara, deve ser uma boa opção
www.stellfner.com.br

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


Os Spanich são bons sim, bem como os Stellfners.
Os potenciômetros são de 250K, e em qualquer loja de instrumento ou lutiería ou mesmo em eletrônicas vc encontra.
Existe uma regra para os pots: quanto mais baixo o valôr (falando resumidamente), menos agudos o pot "deixa passar". Assim, os pots de 250K (usados em guitarras tipo Strato) "deixam passar" menos agudos que os de 500K (usados em guitarras tipo Les Paul). No seu caso vc pode experimentar também pots de 200K.
Abç

afonsoramoa
Veterano
# mai/05
· votar


Mas o som das les paul nao é melhor que o strato??? se eu colocar esses de 200 não vai ficar muito abafado o som? e as notas mais agudas nao vao ser abafadas ou nao ficarao baixas demais em relação as mais graves??? Alguem sabe qual os pots que vem nessa giannini??

afonsoramoa
Veterano
# mai/05
· votar


o que significa o valor de k na ficha tecnica desses captadores stellfner??? se eu pegar um cap com o mesmo valor vai ter o som parecido???

edugrelha
Veterano
# mai/05
· votar


nao eh pior, eh diferente

afonsoramoa
Veterano
# mai/05
· votar


e me diz uma coisa qual o melhor valor de k em um cap pra tocar punk estilo nofx???

afonsoramoa
Veterano
# mai/05
· votar


e me diz uma coisa qual o melhor valor de k em um cap pra tocar punk estilo nofx???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


afonsoramoa
Não existe isso de melhor. São sons e concepções diferentes.
Se sua guitarra é strato use 250 ou 200K, para Lespaul use 500 ou 470K
Abç

maurice
Veterano
# jul/05
· votar


Que marca de potenciometro é ideal para guitarra? Vi na Sta Efigênia uns da marca condor que não senti firmeza, acho que eram coreanos.
Na Mult tem os potenciômetros Alpha. Servem para guitarra?

maurice
Veterano
# jul/05
· votar


up
Para volume devem ser logaritimos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/05
· votar


maurice
Se vc achar os logarítmicos coloque eles, mas o lineares também vão funcionar.
Abç

maurice
Veterano
# jul/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou outro camarada


E quanto à marca, comprei(talvez apressadamente) dois Alpha 250 k "B". Estou envenenando uma Giannini antiga. Ainda posso trocá-los. É melhor certificar se estes são logaritimos? Se não, a marca é poa e insta-lo estes mesmo?

Abç

Rico Branco
Veterano
# jul/05
· votar


Tbm tenho esta duvida. a marca o pot. influencia ? se influenciar; tem alguma marca que seja indicada ? onde compro?

abraços

maurice
Veterano
# jul/05
· votar


sobe

maurice
Veterano
# jul/05
· votar


sobe

oak
Veterano
# jul/05
· votar


os alpha sao bons
o 'k' nas infos dos captadores sao 'kohms', a resistencia dc deles, quanto maior esse valor mais saida ele vai ter, sendo assim vai distorcer mais nos pedais e consequentemente vai ter menos clareza nas notas

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/05
· votar


Existem potenciômetros de melhor qualidade sim (Gotoh, Fender), mas são importados, caros e difíceis de achar. Eles atuam igualmente os de outras marcas (na verdade a diferença é pequena). Os pots com "A" são logarítmicos e os "B" são lineares. A diferença entre eles é a atuação, sendo os lineares mais "abruptos" (a atuação aumenta ou diminui derrepente).
A regra é a seguinte: Em princípio usa-se pots de 500K (ou 470K) para humbuckers, e 250K para "singles". Se vc "abaixa" o valor do pot ele "deixa passar" menos agudos (por isso a colocação de pots de 200K em stratos ou teles e afins).
Abç

Sávio_RJ
Veterano
# nov/12
· votar


Sei que estou desenterrando o tópico, mas preciso corrigir uma única palavra da explicação do Mauricio Luiz Bertola: não são os "lineares" mas sim os "logarítmicos" que atuam de forma abrupta. Os logarítmicos avançam de forma exponencial (daí serem logarítimicos) e por isso causam percepção rápida (abrupta) aos ouvidos humanos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


Sávio_RJ
Cara, não é isso não...
Os lineares (B) é que atuam abruptamente, no final de seu curso, por isso são mais utilizados em pots de volume, pois um pequeno toque na parte final do curso já produz alterações.
Nos logarítmicos(A), a atuação é mais ou menos uniforme em todo o curso de giro do pot, por isso são mais utilizados para a tonalidade.
De qualquer forma, todos os dois funcionam.
http://www.te1.com.br/2011/02/potenciometros-linear-e-logaritmos/#axzz 2B4bkT4Cp
Abç

Lelo Mig
Membro
# nov/12
· votar


Sávio_RJ

O Mauricio Luiz Bertola esta correto.

O linear ou Logarítmico não é em função da resposta do mecanismo de acionamento do Pot, e sim da curva de variação que ele produz.

O que ocorre é que nossos ouvidos têm uma curva de sensibilidade não linear para os sons. Nossos ouvidos são mais sensíveis aos sons fracos do que aos sons fortes.
Isso significa que, um controle de um aparelho de som que tenha uma curva de variação semelhante à da sensibilidade do ouvido humano, ou seja, uma curva de variação de resistência logarítmica, tendam a soar mais uniformes para nossos ouvidos.

Felippe Rosa
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A regra é a seguinte: Em princípio usa-se pots de 500K (ou 470K) para humbuckers, e 250K para "singles". Se vc "abaixa" o valor do pot ele "deixa passar" menos agudos (por isso a colocação de pots de 200K em stratos ou teles e afins).
Então, se eu quero colocar um pot que não tire agudos em uma guitarra com Humbuckers, eu colocaria qual ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


Felippe Rosa
500K.
Abç

123nove
Veterano
# nov/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, se eu por POTS de 500k (volume e tom) num esquema H-S-S, o que acontece? Pode daz "zica"?

TatoPetry
Veterano
# nov/12
· votar


123nove
Esse é um questionamento que muita gente tem, considerado até um problema pra alguns, zica não vai dar mas a guitarra vai soar diferente.
Nesses links que vou mandar você pode tirar duvidas sobre isso e aprender algumas maneiras de solucionar o problema.
http://guitarra99.blogspot.com.br/2010/12/o-grande-problema-da-guitarr a-com.html
http://guitarra99.blogspot.com.br/2012/10/o-grande-problema-de-guitarr as-com.html

A dica do segundo link achei bem legal, quando eu tiver uma guitarra HS ou HSS vou testar.
Um Abraço e espero ter ajudado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Potenciometros: o que muda????