Les Paul e Velocidade

Autor Mensagem
Grimc
Veterano
# 09/jun/23 13:45 · Editado por: Grimc
· votar


Mas assim, muita coisa do que ele falou faz sentido mesmo, sobre ergonomia e tals. Não é o modelo de guitarra mais confortável de se tocar, assim como as Telecasters.

Então, perguntaram a opinião dele e ele deu. Não entendo pq ficaram pistola por ele dizer coisas óbvias tipo "a chave seletora fica num lugar burro" e "o headstock quebra". São problemas conhecidos do modelo. Além disso, é uma guitarra projetada em 1950, pra competir com a telecaster e atender as necessidades do Les Paul que era guitarrista de country e jazz, e não metal progressivo moderno. Dá pra tocar qualquer coisa nela? Dá, mas claramente existem guitarras que se adequam melhor a certas necessidades.

Eu tenho uma lespa, adoro ela, mesmo ela machucando o antebraço, tendo um cutwayzinho mixuruca, braço que parece de violão de tão grosso, escala curta deixando meio ruim pra afinação dropada, corda G que tem vida própria, chave seletora num lugar bizarro, a posição da ponte deixando meio desconfortável pra fazer bases de thrash metal...

Drinho
Veterano
# 09/jun/23 14:39
· votar


Marcelo Barbosa falou

Independente do teor do vídeo, esse tipo de polêmica na internet é extremamente bem vinda para movimentar nosso meio, somos muito fracos em chamar audiência.

Me lembro do bafafá dos handmades que deu uma novela legal também.

Não adianta achar que estudo do modo dórico e treino de cromatismo dá grandes audiências.
-
Sobre a guitarra, Marcelo tem razão, não é guitarra para quem quer tocar sério, é guitarra para rockstar e de fato é linda.

Wanton
Veterano
# 09/jun/23 15:12
· votar


Lembro de ver o Marcelo Barbosa tocando quando eu tinha uns 17 anos. Ele devia ter 20 e poucos. Show da banda Khallice para umas 50-100 pessoas. Aquela Ibanez JEM feia pra caralho, parecia um acidente radioativo. Primeiro fritador que eu vi ao vivo na vida. Era admirável ter aquelas habilidades quando tudo era mato.

Grimc
Veterano
# 09/jun/23 19:37
· votar


Drinho
Sobre a guitarra, Marcelo tem razão, não é guitarra para quem quer tocar sério

Foda de defender as Gibson caras é que a PRS existe, faz a mesma coisa, é tão bonita quanto, e resolve 90% dos problemas da LP.

NeoRamza
Veterano
# 10/jun/23 12:40
· votar


Grimc
Foda de defender as Gibson caras é que a PRS existe, faz a mesma coisa, é tão bonita quanto, e resolve 90% dos problemas da LP.


Ser tão bonita quanto é questão de gosto. Tem muita gente que odeia o visual das PRS. Eu particularmente gosto, mas isso não resolve nada porque dá vontade é de ter das duas.

Drinho
Veterano
# 10/jun/23 15:41 · Editado por: Drinho
· votar


NeoRamza
Grimc

Eu não tenho mais essa coisa por guitarra, hoje vejo mais como algo que tem que ser funcional e muito confortável, tipo roupa e os shapes fender strato e tele para mim são os que mais se adequam a essa ideia.

Além do que esses instrumentos foram concebidos para fazer, se eu fosse montar uma guitarra para som pesado eu certamente usaria o shape strato e se eu fosse montar uma guitarra para som jazz/blues usaria o shape tele, no máximo alterando o madeiramento tradicional .

Os shapes da prs são mais amigáveis do que o gibson lespaul, mas ainda estão bem longe de favorecerem a performance como o fender e seus derivados, pelo menos para o meu gosto.

NeoRamza
Veterano
# 11/jun/23 09:30
· votar


Drinho

Pra mim o ruim da Les Paul é o acesso às últimas casas, tirando isso eu acho um guitarra confortável. Claro, se for uma boa Les Paul, não uma que pese 5 quilos. O shape da Les Paul pra mim é muito melhor que o de uma tele.

renatocaster
Moderador
# 12/jun/23 07:57
· votar


Grimc

Foda de defender as Gibson caras é que a PRS existe, faz a mesma coisa, é tão bonita quanto, e resolve 90% dos problemas da LP.

Aqui eu discordo um pouco. No quesito visual/estético, nenhum outro modelo de guitarra barra as LP's, nem as PRS.

Aquela Custom Black com hardware dourado, os modelos Gold Top, a R9 lemon burst...são verdadeiras obras primas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Les Paul e Velocidade