Les Paul e Velocidade

Autor Mensagem
Deji
Veterano
# set/05
· votar


Gasoline
hehe... É que tenho uma LP, e não sou tão rapido, nunca me dediquei a isso, mas utimamente tenho me dedicado mais a velocidade.

Deji
Veterano
# set/05 · Editado por: Deji
· votar


Gasoline
Ontem mesmo passei duas horas tentando igualar a minha velocidade ao do Randy em uma parte do solo de Mr. Crowley, e até consegui, mas com muuuuuuuuita dificuldade.
Tenho uma LP Standard

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


Acho que velocidade não é da guitarra e sim do guitarrista, e a questão de cordas altas, baixas, braço gordo ou magro, é questão de pegada mesmo.

SRV fazia miséria em uma Fender com braço gordo e cordas de ação alta.

Acho que tocar rápido é treino. Literalmente.

(E saber o que se toca, obviamente).

BlaCk LaBeL
Veterano
# set/05
· votar


"os braços das standarts saum uma tora, as custon saum um poko mais finos"

Não é bem assim. O das Custom é mais grosso, conhecido como Rounded. As Standard podem vir com o braço tipo Rounded ou '50's Slim taper (mais fino).

PS: Tá... eu sei que o cara postou isso há milhares de anos atrás. Mas... vale a pena colocar a informação correta. :)

bocadecachaca
Veterano
# set/05
· votar


É questão de costume mesmo.... tipo eu tenho uma Ibanez Gax 70, que não eh im LP, mas tipo é muito parecida... ponte Tune, tudo igual a les paul, so que tipo o braco eh o tipico da ibanez, e não o gordinho natural dai eu mandei o luthier baixar as cordas, fazer a colagem do braco que tava fudido, e agora a guitarra ta endiabrada com cordas 010 uauhaauiauhauihahua

Guga Indiana
Veterano
# out/05
· votar


A Les Paul Gary Moore tem um abraço mais fino e um som maravilhoso!
Testem!

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/05
· votar


Les Paul pra fritar tem que ser ESP Eclipse, já vem preparadinha pra isso ;)

Melodic Man
Veterano
# out/05
· votar


Eu não tenho a mesma pegada na minha Jackson King V, em comparação a minha JS1

Fritz_mkvl
Veterano
# out/05
· votar


Perguntem pro Doug Aldrich se da pra fritar com uma Les Paul, quem viu o Show do White Snake sabe.

affcl
Veterano
# out/05
· votar


rafael bittencourt fazia de tudo a les paul, arpejs, sweep, taping...

Max The Iceman
Veterano
# out/05
· votar


O Deji sola muito rápido com a LP dele :]

acho que a coisa é do guitarrista, e não da guitarra

Kevinho22
Membro Novato
# 02/jun/23 13:30
· votar


oak
Ela tá bem reguladinha, cara. As cordas tão bem baixas, tá bacana. Mas, por exemplo, na hora do two hands, arpeggios fica embassado. Na Ibanez sai muito mais fácil!

Pode ser que seja por conta dos trastes que pode ser diferente, veja os trastes da ibanez e o da LP, pode ser que o da ibanwz pode ser mais largo que o da LP, fazendo voce ser mais rápido na Ibanez do que na LP

Delson
Veterano
# 02/jun/23 14:13
· votar


Não tem como eu zuar porque eu não entendi.

Grimc
Veterano
# 02/jun/23 14:17 · Editado por: Grimc
· votar


Ruim da LP é o acesso às casas altas, fazer qualquer passagem rapida q que seja acima da da 15ª casa tem que ser numa posição bem bizarra.

Fora isso, o braço mais grosso atrapalha pra alguns, depende do tamanho da mão. Ironicamente, eu acho a les paul muito melhor que a Ibanez pra tocar acordes justamente por causa da pegada mais "violonesca" do braço. Então eu uso minha Ibanez pra metal e hard rock, e uso minha Lespa pra jazz, rock classico, etc.

Edit: acabei de ver que o post é de 2005 '-'

JJJ
Veterano
# 02/jun/23 17:25 · Editado por: JJJ
· votar


oak mai/05
se for o caso manda mexer nela, afina o braço, poe as cordas bem baixas e tal

Kevinho22 há 3 horas
oak
Ela tá bem reguladinha, cara. As cordas tão bem baixas, tá bacana. Mas, por exemplo, na hora do two hands, arpeggios fica embassado. Na Ibanez sai muito mais fácil!



O cara respondeu depois de 18 anos? É isso???

renatocaster
Moderador
# 02/jun/23 18:04
· votar


JJJ

O cara respondeu depois de 18 anos? É isso???

Esperou o post atingir a maioridade.

Grimc
Veterano
# 06/jun/23 10:05
· votar


renatocaster

Pior que o timing foi interessante porque o guitarrista do Angra andou falando mal de lespa e levantou bastante essa questão das limitações ergonômicas do modelo LP. Ta todo mundo palpitando sobre isso no instagram

renatocaster
Moderador
# 06/jun/23 13:13
· votar


Grimc

Pior que o timing foi interessante porque o guitarrista do Angra andou falando mal de lespa e levantou bastante essa questão das limitações ergonômicas do modelo LP.

Eu vi o vídeo dele. Os lespaulzeiros ficaram malucos, rsrsrsrs.

Mas assim, muita coisa do que ele falou faz sentido mesmo, sobre ergonomia e tals. Não é o modelo de guitarra mais confortável de se tocar, assim como as Telecasters.

qew
Veterano
# 06/jun/23 13:18
· votar


O cara respondeu depois de 18 anos? É isso???

num ro creno no que to veno

pra ser melhor só se tivesse resgatado o mesmo user

JJJ
Veterano
# 06/jun/23 15:08
· votar


Grimc
o guitarrista do Angra andou falando mal de lespa
renatocaster
Eu vi o vídeo dele. Os lespaulzeiros ficaram malucos

Cara, esse mundo da guitarra tá uma merda, né? O marasmo é tamanho, que, qualquer comentário bobo vira motivo pra essa fofoquice toda... Que pobreza...

Até pensei em fazer um vídeo sobre isso, mas... puta merda... desisti...

Definitivamente, quando morrerem todos os boomers e uma parte da geração X, a guitarra terá sido enterrada de vez. Triste fim.

Lelo Mig
Membro
# 06/jun/23 15:55
· votar


JJJ

"esse mundo da guitarra tá uma merda, né?"

Podicrê! Esse é um dos poucos assuntos que sou conservador. Até os anos 80, guitarrista profissa, nem sabia qual era a madeira da sua guitarra. Cara apenas tocava até encontrar um modelo que melhor se "encaixasse" ao seu som e maneira de tocar e tocava.

Hoje, qualquer Zé Ruela que nunca subiu num palco de boteco sabe a bitola e quantas voltas de fio têm na bobina do captador XYZ e fica cagando sobre a "melhor resposta nas frequências médias" e oscarai.... haja saco!

Será que é tão difícil entender que alguns preferem Les Pauls? outros Stratos? outros Superstratos? outros Telecasters? outros SGs? e etc...

Que papo chato...

Delson
Veterano
# 06/jun/23 17:01
· votar


O máximo de velocidade que eu atingi foi 160km/h com uma Les Paul no porta malas do meu Ford Focus 2.0 16v 2006.

renatocaster
Moderador
# 06/jun/23 18:14
· votar


Lelo Mig
JJJ

Mas vcs sabem muito bem que guitarrista sempre foi uma raça chata pra caceta, né? Então essas discussões mambembe não me surpreendem nem um pouco.

Mas assim, esse mundinho de youtubers e influencers guitarristas é cheio de caça cliques também. Como repercutiu o assunto, todo mundo entrou na onda para tirar uma casquinha e faturar com uns likes e views. Eu só não vi se teve algum "react" do mais imbecil de todos (não vou mencionar o nome aqui pq se bobear ele aparece aqui tbm pra encher o saco, como aconteceu em outras oportunidades).

JJJ
Veterano
# 06/jun/23 18:27
· votar


renatocaster
Como repercutiu o assunto, todo mundo entrou na onda para tirar uma casquinha e faturar com uns likes e views

Pois é... isso tá chato pra caralho... Parece um monte de maria fofoca, esperando o próximo assunto besta, pra fazer um burburinho... Vou mudar de instrumento, tô pensando em aprender oboé...

o mais imbecil de todos

Pô, agora fiquei curioso...

Drinho
Veterano
# 06/jun/23 18:45
· votar


Lelo Mig

Cara apenas tocava até encontrar um modelo que melhor se "encaixasse" ao seu som e maneira de tocar e tocava.

Essa é a única e melhor justificativa para desencanar de equipamento e eu só me dei conta dela há uns dois ou três anos.

Se pensar nos caras que criaram o som de guitarra que é referência para nós, qual a probabilidade deles terem consciência relevante sobre o que eles usavam e se havia tantas outras coisas melhores ou piores naquela época? Nenhuma.

renatocaster
Moderador
# 07/jun/23 07:56
· votar


JJJ

Pô, agora fiquei curioso...

Foi só um desabafo espontâneo meu, melhor deixar quieto e não ficar dando palco para essa galera.

BrotherCrow
Membro Novato
# 07/jun/23 15:02
· votar


Pior é que nada que o Marcelo Barbosa falou é mentira. Falou do problema do headstock que sempre quebra, da afinação, da ergonomia... tudo pura verdade, mas é a opinião dele, o gosto dele, e ele deixou muito claro desde o começo.

Dependendo do estilo que você toca, de repente ergonomia nem faz diferença. Pra ele faz diferença, porque ele toca no limite. Um blueseiro pode gostar do braço gordo, porque dá um pivô melhor pra fazer bend ou algo assim. Mas se for comparar ergonomia de uma Les Paul com uma dessas Strandberg modernosas, é covardia. E nem tinha como não ser, porque o design da Les Paul mudou pouquíssimo nas últimas décadas, e essas marcas modernas criam tudo em cima de pesquisa e desenvolvimento de ponta.

Mas Les Paul virou guitarra de doutor, né? Aí o "senhor adevogado" que pagou milhares de dólares numa guitarra pra pendurar na parede fica indignado com uma opinião pessoal de um músico profissional, opinião que ele criou com a prática, tocando profissionalmente num nível alto pra cacete.

É uma merda mesmo esse mundo da guitarra rs.

Les Strato
Veterano
# 08/jun/23 14:13 · Editado por: Les Strato
· votar


BrotherCrow

Pior é que nada que o Marcelo Barbosa falou é mentira. Falou do problema do headstock que sempre quebra, da afinação, da ergonomia... tudo pura verdade, mas é a opinião dele, o gosto dele, e ele deixou muito claro desde o começo.

Pior que o YouTube bombou esse vídeo no feed de todo mundo que acompanha um mínimo de guitarra (e olha que meu algoritmo nem é recheado nesse tópico), até porque, a própria tumbnail do vídeo é um clickbait forte.

Embora as colocações dele sejam válidas, eu realmente não creio que são a exata opinião dele, pois a forma que foi colocada, é exatamente um copia e cola do que se vê em foruns guitarristicos da gringa (alguns são comuns até em tópicos antigos aqui do FCC também) e ao menos pra mim, ficou bem com cara daqueles tópicos onde a galera vinha pagar de entendido, mas a opinião deles era claramente a de alguém propagando algo que leu e nunca fez.

Sem querer chamar o cara de mentiroso, até porque certamente já deve ter tido a oportunidade de tocar N guitarras desse modelo, mas duvido muito que ele realmente "experienciou" todos esses ítens da lista.

Por exemplo, a parte de quebrar headstock... mesmo sendo mais "fácil" em uma Gibson, ainda é necessário que ela caia de uma altura considerável com ele orientado pra baixo, coisa que precisa ser muito cavalo ou descuidado para acontecer. Pra um cara com roadie e equipe de som, acho extremamente improvavel de ser experiencia própria. Além disso, colocou no vídeo que quebra fácil até com pancada "simples" dentro ou fora do case, o que não procede, pois precisa ser uma baita colisão. Mesmo dentro do case, se for o correto pra Les Pauls, não tem como quebrar.

A parte da afinação é outro mito que sempre vejo, entretanto, nunca tive problema aplicando grafite nos sulcos e afinando naquela técnica de afinar - dar uma baita bend - afinar de novo. O curioso é que até minha Ibanez desafina no meio da tocada se não fizer esse passo a passo e olha que nela as cordas passam retas pelo Nut.

Questão de ergonomia e peso nem comento, isso é implícito desse modelo e muita gente passa trabalho pra se adaptar mesmo.

Mas enfim, o vídeo do cara deu certo, só ver a atenção que gerou, view pra caramba e ainda deixou meio alerta a comunidade, pra ele foi um sucesso.

ejames
Membro Novato
# 08/jun/23 20:51
· votar


Les Strato

Cara, eu acho toda a polêmica bem tosca pois não falou nada de demais (fora a questão boba do fator clickbait), mas acho que você tá "reading into it" demais.

pois a forma que foi colocada, é exatamente um copia e cola do que se vê em foruns guitarristicos da gringa (alguns são comuns até em tópicos antigos aqui do FCC também)

É um senso comum que não deixa de ter fundo de verdade.

Por exemplo, a parte de quebrar headstock... mesmo sendo mais "fácil" em uma Gibson, ainda é necessário que ela caia de uma altura considerável com ele orientado pra baixo, coisa que precisa ser muito cavalo ou descuidado para acontecer. Pra um cara com roadie e equipe de som, acho extremamente improvavel de ser experiencia própria. Além disso, colocou no vídeo que quebra fácil até com pancada "simples" dentro ou fora do case, o que não procede, pois precisa ser uma baita colisão. Mesmo dentro do case, se for o correto pra Les Pauls, não tem como quebrar.

Cara, eu acho bem fácil sim. Não precisa cair apenas "de costas" para quebrar, impactos frontais e laterais podem sim facilmente quebrar. Tem que ser meio cavalo? É, mas no palco muita coisa acontece, é bem diferente de tocar no quarto ou no estúdio. Não tem como, é muito pouca madeira num ângulo frágil. Não duvido quebrar em cases, tem que se lembrar que em grandes turnês os equipamentos são transportados muitas vezes em "flight cases" no bagageiro de ônibus e aviões, nem sempre ele tá perfeitamente ajustado pro instrumento, ou vezes o roadie bota no case errado, acontece. Uma folga pequena folga, teu instrumento sendo arremessado como bumerangue pelos carregadores, já era.

A parte da afinação é outro mito que sempre vejo, entretanto, nunca tive problema aplicando grafite nos sulcos e afinando naquela técnica de afinar - dar uma baita bend - afinar de novo

Pra quem tem esse interesse na mecânica do instrumento é fácil entender por que o problema ocorre e como remediar. Mas isso é minoria, a maior parte das pessoas não sabe nem diferenciar uma chave de fenda duma phillips. Não é um mito, é uma realidade - ainda que facilmente remediável. É igual o famigerado neck dive das SG, também muito comentado: é exagerado, muita gente que nunca tocou numa já vai pronta para comentar sobre, mas não dá para dizer que é mentira.

Les Strato
Veterano
# 08/jun/23 23:45 · Editado por: Les Strato
· votar


ejames

Cara, eu acho bem fácil sim.

Não é não

É, mas no palco muita coisa acontece, é bem diferente de tocar no quarto ou no estúdio.

Uso a minha há uns 8 anos pra apresentações ao vivo, muitas vezes em palcos claustrofóbicos. Já acertei pedestal, amplificador, colega de palco e afins, por vezes até com maior intensidade, até agora nem sequer um trinco.

é muito pouca madeira num ângulo frágil

O curioso é que a minha Ibanez além de ter menos madeira (braço mais fino) usa o mesmo ângulo no headstock que a Les Paul e também já levou umas boas pancadas sem susto. Além da Ibanez, a Jackson também é uma marca que utiliza ângulos expressivos em um head até menor e nem se vê essa preocupação toda e olha que alguns modelos ainda usam dois parafusos até que grandes pra prender o lock nut nessa parte mais frágil entre o head e o braço.

Quanto a questão de cases e afins, se tentar colocar uma les paul em case genérico de stratocaster (maioria dos retangulares) a guitarra vai ter a parte mais de fora do head como ponto de apoio, e justamente ali que absorve pacanda. Cases de Les Paul, mesmo os de entrada, apoiam tudo no corpo da guitarra, podendo dar um pau que for que não vai afetar o head. E essa do flight case em onibus e avião, eles usualmente usam rack onde os instrumentos ficam de pé e presos na metade pra baixo do braço, novamente, sem risco de quebra (se não nem fariam tour com SG e Les Paul.

é exagerado, muita gente que nunca tocou numa já vai pronta para comentar sobre, mas não dá para dizer que é mentira.

Mas é justamente ai o ponto, o vídeo do cara força muito alguns pontos, que duvido que ele tenha experenciado ou até que concorde e olha que é um musico que certamente já tocou em várias. Tem o pingo da verdade ali, definitivamente ergonomia não é o forte num modelo tão antigo (que a Gibson só foi resolver na SG em diante) mas o clickbait e a forçação dão muita view...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Les Paul e Velocidade