Partitura faz a diferença ou não?

Autor Mensagem
Fernando Favareto
Veterano
# abr/05


E ai o que voceis oupinao sobre esse asunto, ler partitura faz a diferença na hora ou vcs achao que não faz a difereça alguma?

angus junior
Veterano
# abr/05
· votar


sim
faz mta ainda

Wagner
Veterano
# abr/05
· votar


pra mim naum......

Fowkes
Veterano
# abr/05
· votar


é sempre bom saber cara... alem de ser muito interessante

Lord_Mackenzie
Veterano
# abr/05
· votar


Vai melhorar o seu desempenho

_Prog_Drummer_
Veterano
# abr/05
· votar


vai ser + facil de vc aprender e se vc quiser viver de musica, eh meio caminho andado

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# abr/05
· votar


Ja vi muita gente que num manja nada de partitura toca muito melhor do que alguns que manjam. Mas sempre é bom aprender coisas novas, vc sera um músico mais completo e respeitado, mas nunca se prenda somente a ela.

Alan411
Veterano
# abr/05
· votar


o problema é q se vc pegar serio p/ estudar partitura..vc vai perder mto tempo q podia estudar outras coisas..

Wagner
Veterano
# abr/05
· votar


AlAnEsTeVeScOrMaCk

eh vero.......demora mtoooooo pra vc jah sai olhando e tocando......

musetti
Veterano
# abr/05
· votar


Fernando Favareto

eu axo bom saber ler várias linguagens, principalmente partitura.
Se um dia pintar alguma coisa tipo freelance e talz eh importante saber...
mas isso depende do objetivo de cada um, se o cara quer ser um músico, enfim estudar música, se ele tem interesse ele vai procurar aprender de tudo, na minha opiniaum saber ler uma partitura eh fundamental...

Helder Bello
Veterano
# abr/05 · Editado por: Helder Bello
· votar


Não só faz a diferença como é imprescindível para todo estudante de música. Tudo bem que a guitarra moderna só usa as tablaturas por serem mais fáceis e práticas na hora da leitura rítmica, mas acredito eu, que essa seja a única vantagem da tablatura. Como saber o tempo exato das notas sem a pauta? e não só isso, a partitura traz milhares de informações sobre a música. Enfim, a partitura é para a música como as palavras são para um poeta.

Como o instrumento que estudo depende das pautas para ser executado, (estudo violão erudito), tenho esse ponto de vista. Mas também toco guitarra, e muitas músicas produzidas na guitarra, necessariamente, não são dependentes da partitura para serem executadas. Basta um bom ouvido, ou uma boa tablatura.

Como disseram anteriormente, se quiseres viver disso, ou, como eu, dar aulas de música, isso é um pré-requisito. Quando fiz a prova da OMB, para guitarra, eles fizeram um solfejo com partitura.

Em suma, se ainda não sabe ler, aprenda.

Abraços.

Wagner
Veterano
# abr/05
· votar


kra eu sei le.....mas acho q naum eh necessário

dizzy
Veterano
# abr/05
· votar


cara.. eh muito interessante saber.. agora mesmo eu queria entrar na escola de musica.. mas não posso tenho que saber ler partituras.. o jeito eh apreder sozinho ou juntar pra pagar aula mesmo...

dizzy
Veterano
# abr/05 · Editado por: dizzy
· votar


opa postei no lugar errado

tiago_rsilva
Veterano
# abr/05
· votar


acho q a partitura se faz necessária mais na parte da definição dos tempos da música, compassos e etc

francisco2004
Veterano
# abr/05
· votar


Acho legal a partitura com a tablatura embaixo. Na partitura o cara vê os tempos e na tablatura ganha tempo vendo o braço da guitarra... não precisa ficar procurando as notas.

maxfrage
Veterano
# abr/05
· votar


pra mim faz bastante diferença pq a partitura te mostra o tempo da musica e etc e tablatura ñ tem muito essa vantage mas e sempre bom aprender valew ai fuiiiiii

Helder Bello
Veterano
# mai/05
· votar


Francisco2004
Pow velho, se tu fica "catando milho" no braço da guitarra, é pq não sabe ler partitura.

SoldierOfFear2
Veterano
# mai/05
· votar


Depois de muito treino, a leitura da partitura se torna mais rápida que a da tablatura.

lagwagon
Veterano
# mai/05
· votar


eu sei ler, com muita dificuldade haha... e só o básico. faz tempo q não faço aula de guitarra :\

Dungeon
Veterano
# mai/05
· votar


Seria bom incluir ao tópico indicações para quem acabar resolvendo aprender a ler. :)

Wagner
Veterano
# mai/05
· votar


lagwagon

_o/.........somos 2

Mackabr0
Veterano
# mai/05
· votar


prefiro guitar pro!

Wagner
Veterano
# mai/05
· votar


Mackabr0

melhor metodo de ensino......tem 500 escalas, faz partitura pra vc.....

Palota
Veterano
# mai/05
· votar


A partitura é a linguagem do músico, não só faz a diferença, como é nosso dever saber ler. A tabalatura ajuda bastante mas só diz onde colocar os dedos. Com a partitura é possivel saber o tempo da nota, que nota deve ser acentuada, mudanças de andamento, dinamica e muitas outras informações.
Resumidamente: Ler partiura é a grande diferença entre guitarristas do mesmo nivel tecnico.
"opinião pessoal."

Penta_Blues
Moderador
# mai/05
· votar


Boa tarde!!!!!
Na minha opinião é importantíssimo.
Eu comparo àquele cara que não sabe ler nem escrever: Pode falar, conversar, se expressar normalmente, mas sempre lhe faltará a leitura e a escrita, ou seja, parte da sua expressão será prejudicada.
Valeu!!!

conte
Veterano
# mai/05
· votar


Mackabr0
o guitar pro ,apesar de ser um otimo programa pra vc aprender ( eu msm aprendi como se usam colcheias, semínimas e tercinas lá), tirar dúvidas sobre certas músicas e tdo mais, acaba criando uma "dependencia", q dai em diante vc naum vai mais conseguir tirar música sem o guitar pro, ou seja ..sem guitar pro vc fica perdido...
sem contar q ele faz tudo pra vc, mostra da musica, o ritmo, mas está facilmente sujeito a erros tb...
ou seja, guitar pro tem seus males e bens

Daniel Santos
Veterano
# mai/05
· votar


Gosto muito dos métodos de tablatura, mas com certeza a partitura é um acessório necessário em nosso preparo músical.

Existe um problema no uso da partitura: há músicos que só tocam com uma partitura na frente... São dependentes da escrita... Quando são desafiados para um improviso ficam sem reação, pois estão viciados na música dentro de formas (escritas pelo compositor).

Por outro lado há músico que possuem agilidade, técnica, conhecimento teórico, feeling e uma capacidade de improviso invejável, porém são limitados... Não são capazes de escrever o que fazem, nem lerem as belas obras do nosso Eitor Villa Lobos (recomendo o Estudo nº 01).

Em suma um músico perfeito só é completo quando consegue aliar estas duas classes de qualidades: Leitura e Escrita Musical (Partitura)+Feeling e Improviso debaixo dos dedos.

Pedro M F do Carmo
Veterano
# mai/05
· votar


CONCERTEZAA !!! partitura é a verdadeira linguagem da musica. Se vc souber bem partitura e xonseguir tocar oq vc vê se ta feito, eu to aprendendo agora e não tem comparação o antes pro agora.

claretimus
Veterano
# mai/05
· votar


kra, LER partitura nao vai fazer mal entendeu?
só tem a acrescentar ...
é q nem ler um livro kra...na boa, quem nao sabe ler e escrever, mas sabe falar, consegue se comunicar, mas em alguns momentos vai se complicar...entendeu? é uma analogia perfeita.

vc nao precisa ler/escrever partitura, mas talvez se vc soubesse ia te facilitar um monte!! fora q qnd vc estuda partitura vc compreende varias coisas de um jeito "melhor", entendeu?
estuda q vale a pena

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Partitura faz a diferença ou não?