Progressive Rock

Autor Mensagem
Leandro Meneses
Veterano
# mai/05
· votar


Com certeza foi o Cream que antecipou aquela história de power trios...Posteriormente chamado de rock progressivo.

Eric Clapton
Veterano
# mai/05
· votar


Leandro Meneses
Com certeza foi o Cream que antecipou aquela história de power trios...Posteriormente chamado de rock progressivo.

Em partes..pois a intenção de Clapton, na verdade, era fazer um "blues diferente" e "sem querer" acabou dando origem ao hard-rock e ao psicodelismo...o progressivo foi a consequeência disso!

Guitarrante
Veterano
# mai/05
· votar


Qual seria adiferença de progressivo e psicodelismo?

Eric Clapton
Veterano
# mai/05
· votar


Guitarrante
Qual seria adiferença de progressivo e psicodelismo?
Cara, do meu ponto de vista eu definia estes dois estilos assim:

Estes dois estilos surgiram na metade da década de 60, onde o rock, o blues, o jazz, o country e o folk já eram bastante conhecidos e tinham um "padrão estético definido". Mas as principais bandas destes estilos abusavam muitos das drogas- o q era fato comum pra época- e bandas como Cream, Jimi Hendrix Experience e Jefferson Airplane, foram os que mais abusavam das drogas e naum obeciam estes "padrões estéticos da época". Eric Clapton e Jimi Hendrix abusavam muito das drogas nesta época (muito mesmo-heroína, cocaína, LSD, saum alguns exemplos) e tanto em shows ao vivo como em estúdio esles estavam sempres "chapados" o que lhes davam toda autonomia para criarem e inovarem, por exemplos, eles estando chapado nos shows, era impossível eles seguirem um padrão rock'n roll (ex. tres acordes, etc), eles faziam o q davam na cabeça(cheia de drogas) e naum ligavam para o q estavam fazendo, criavam musicas com sons pesados e distorcidos, as letras naum tinham sentido e ficavam horam improvisando, criando uma sensação do eles alí na hora estavam sentindo drogados...e está é minha definição pro psicodelismo.

Eric Clapton
Veterano
# mai/05
· votar


Agora o progressivo já é mais complicado desvendar sua origem, para muitos começou com Pink Floyd e Beatles, mas na minha opinião foi com Jefferson Airplane.

John Johns
Veterano
# mai/05
· votar


De Prog, eu só gosto de Pink Floyd. Essa banda é uma das melhores

Eric Clapton
Veterano
# mai/05
· votar


Guitarrante
Agora pra falar de progressivo eu interpreto dessa forma:

As bandas que se enquadravam no progressivos, podem ser destacadas:
Genesis, Yes, Pink Floyd, Supertramp, Emerson, Lake and Palmer, Jethro Tull, Focus, King Krimson entre outras. Estas bandas tiveram seu início progressivo no final dos anos 60 até a metade dos anos 70(basicamente, até a maioria delas tomarem um rumo mais "pop").
Estas bandas elas elaboram albuns muito conceituados, ou seja, o albun tinha quer ter uma definição, mas a definição do próprio album, por exemplo, as musicas abordavam letras extremamente conceituadas, praticamente todas as musicas se relaciovam ou se complementavam entre si abordando o mesmo conteúdo(seja na letra , na melodia, no ritmo, harmonia, etc) o q deixava o album super produzido, a parte melódica se compunham de muito virtuosismo intrumental ou naum, havia contraste no tempo das musicas, algumas chegavam a ter 40 minutos ou 30 segundos, abusavam de sintetizador. Nos shows, a maioria usavam recursos tecnológicos visuais e auditivo, os shows eram muito longos e havia muito improviso, assim como no psicodelismo, eles interpretavam as músicas (como Peter Gabriel fazia no início do Genesis de uma forma teatral), enfim, eles eram muitos criativos e originais e se preocupavam com muito perfeccionismo em relação ás musicas (ao contrario do psicodelismo)

BaDComPaNY
Veterano
# mai/05
· votar


O melhor aeu acho Yes,supertramp e jethro tull como foi falado aki em cima todas as bandas muito noas com uma puta sonzera!!!

Claudio Natureza
Veterano
# mai/05
· votar


PF e J. TULL, pra mim, os melhores.

mas já enchi um pouco de escutar PF, são mais de vinte anos direto.

já o JT nunca cansa.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Progressive Rock