Progressive Rock

Autor Mensagem
Eric Clapton
Veterano
# abr/05


Como está na temporada de bandas progressivas fazerem uma "visitinha" pelo Brasil (como Jethro Tull e agora confirmado Focus), gostaria que alguém postassem álbuns progressivos de qualidade (mesmo q sejam d bandas naum conhecidas...o q seria até melhor!)...
Como, por exemplo, eu tenho o album "Selling England By the pound" de 1973 do Gênesis...exixtem musicas foda como Firth of Fifth e Dance with the moolit knigth...alguem tem mais opções???

angus junior
Veterano
# abr/05
· votar


Murillo Wendel
eu fui no show do rush :)

spainEL
Veterano
# abr/05
· votar


O Deep Purple as vezes tem um ar meio progressivo, escuta a musica Bananas do álbum Bananas =] Agora se o assunto for metal progressivo, Scenes from a memory do DT dá show.

Rodrigo rvssvr
Veterano
# abr/05
· votar


Gentle giant - In a glass house

muito bom esse ai!

ScreaM
Veterano
# abr/05
· votar


axo q pink floyd tem todos os discos bons (menos the final cut :P)
principalmente o wish u were here!

progressivo isso nao eh?

Eric Clapton
Veterano
# abr/05
· votar


ScreaM

Vc sabe em q album do Pink Floyd esta a viagem "Interstellar Overdrive"???

Eric Clapton
Veterano
# abr/05
· votar


Qual foi a primeira banda d rock progressivo a existir?????Fica a pergunta...
Eu acho q foi o Jefferson airplane...

angus junior
Veterano
# abr/05
· votar


Murillo Wendel
eh..
surf music misturado com progressivo acertei?

Fellipe Quirino
Veterano
# abr/05
· votar


Murillo Wendel
tem varias... acho que é o Led ou Yes

angus junior
Veterano
# abr/05
· votar


Fellipe Quirino
led fiko progressivo bem dps
la pro psycal grafitti( n sei escrever)

musicplayer
Veterano
# abr/05
· votar


Murillo Wendel
Interstellar Overdrive está no primeiro álbum "The Piper at the gates of Dawn", de 1967.

Murillo Wendel
Cosutma-se dizer que o album citado acima, juntamento com Sgt. Peppers dos Beatles, ambos de 67, foram o marco do Rock progressivo. Agora quanto à se são os primeiros... fica difícil afirmar.

Bandas como Yes, Jethro Tull, Rush, Pink Floyd são nomes que estão eternamente intrínsecos no progressivo!!!

Curly
Veterano
# abr/05
· votar


Uma banda progressiva legal é o PFM (Premiata Forneria Marconi)...

roniel goldfeller
Veterano
# abr/05
· votar


pra mim fizeram ( e fazem) rock progressivo toda banda de rock que optar pela total liberdade artistica e por fazer uma musica que não seja vazia, por isso voc pode colocar todos os albuns do led, floyd, emerson laker palmer, jethro tull, yes, jeferson airplane, os ultimos dos beatles, alguns do black sabbath, jimi hendrix (que copiou syd barret), the who (que criaram o album conceitual).....
sabe costuma-se dizer que rock progressivo é aquela musica cheia de viagens com contratempos e mudanças de tons, que toca sabe que isso não é verdade, no progressivo existe desde de musicas simplerrimas como anothre brink in the wall, soon, até coisas complicadissimas como thick as a brick, o concerto de orquestra do deep purple.....
esse rotulo foi posto pelos punks pra dizer que o progressivo ers só complicado e sem emoção e ficou, mas na verdade os punks acabaram com a liberdade de criatividade que o progressivo deu e que é a grande e unica caracteristica do estilo

rushrush
Veterano
# abr/05
· votar


Murillo Wendel
Com toda humildade, gostaria de mostrar o trabalho progressivo de minha banda q tem influências de Rush, Yes, Marillion e Gênesis.
A banda é formada por mim e umas "puta veia" da cena progressiva do Sul
Um abraço.
http://alf.palcomp3.com.br

Schenker
Veterano
# abr/05
· votar


Murillo Wendel

Escuta o seguinte:

- Kansas (principalmente os primeiros).

- Marillion (os primeiros tb).

- Grobschnitt (este é para pirar o cabeção)

- Camel

- Mike Oldfield

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Schenker
E ae! Saiu a viagem "pras Europa"?

Adriano Medeiros
Veterano
# abr/05
· votar


Murillo Wendel
Focus no brasil???? vai passar em Porto Alegre????

Eric Clapton
Veterano
# abr/05
· votar


Adriano Medeiros

Naum sei se vai pra POA, mas em São PAulo já está confirmado...!

Eric Clapton
Veterano
# abr/05 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Mas a questao de progressivo é mto relativa...Na minha opinião td começou com Jefferson Airplane, depois foi definido "progressivo"com o album The Piper at the gates of Dawn do Pink Floyd...Mas ainda nos anos 60, tinha bandas virtuosas com estilo complexo mas naum mto progressivo(como Jimi Hendrix Experience e Cream)o q contava com sonoridade forte e pesada...Mas eu acho que os álbuns "Foxtrot" de 1971 do Genesis e "Time and a Word" de 1970 do Yes marcaram definitivamente a história da música e do estilo "progressivo"...Naum faz muito tempo q conheço o repertório do Yes e dos Genesis. Genesis principalmente, pois por falta de informação só conhecia a sua fase pop dos anos 80 (albuns como "Abacab" e "Invisible Touch"), mas depois q eu vi um show antigo em que a formação original era Peter Gabriel, Michael Rutherford, Anthony Banks, Stephen Hackett e Phillip Collins ao vivo só os cinco e eles interpretavam a música de uma forma original...foi de mais! Antes eu pagava pau pra "Moby Dick" e músicas do rush e dream theater onde Neil Peart e Mike Portnoy (faziam algo q pra mim nenhum baterista conseguiria fazer) eu achava q eles eram intocaveis...q Bonham era incopiável...E q Phil Collins era um careca d musica pop comercial...mas depois q eu vi ele fazendo um solo de bateria no Genesis em um dvd de 1973 de quase 35 minutos e o seu projeto brand-x em 1979...eu juro q fiquei com medo...muito medo...naum me importa o q é ele hj, mas o ele fez como baterista vale a pena para classificá-lo como Perfeito e Completo, sei q mtos estarao achando estranho e engraçado isto aki...mas é verdade...procurem saber sobre sua carreira como baterista e todos verao q é verdade o q eu disse...nem Neil Peart e Mike Portnoy me impressionam, mas o Genesis sem duvida foi a banda mais original do Progressivo!!

angus junior
Veterano
# abr/05
· votar


Murillo Wendel
hendrix era psicodelico e n progressivo
tem grande diferença isso

Eric Clapton
Veterano
# abr/05
· votar


angus junior
hendrix era psicodelico e n progressivo
tem grande diferença isso


Eu sei, por isso q eu indentifiquei q hendrix e cream eram em partes "vituosos", mas naum progressivo, porem contribuíram com uma parcela pro movimneto progressista...

Eric Clapton
Veterano
# abr/05
· votar


mas o Psicodelismo e o Progressivo sempre andaram lado a lado...na verdade o q predomina hj é o psicodelismo (Bjork e David Byrne...ao q Bjork era do movimento Punk-como Sugarcubes por exemplo)mas o progressivo naum tem uma forma definida, existem uma porrada de bandas progressivas mas o auge mesmo do progressivo foi os anos 70...

Adriano Medeiros
Veterano
# abr/05
· votar


Murillo Wendel
é verdade... mas eu gostaria de acrescentar... o progressivo começou a surgir junto com o jazz fusion, na epoca em q começou a surgir varios jazzistas misturando o jazz com o rock... só q alguns colocaram mais rock e ai veio o rock progressivo
hehe, q doidera

Eric Clapton
Veterano
# abr/05
· votar


E nos anos 80...alguem se arrisca a dizer uma banda progressiva...Bandas como Yes, Pink Floyd e Genesis seguiram um rumo pop alternativo nesta década o q se originou em suas decadências (progressivamente)..

Alguém aí concorda q Depeche Mode e Tears for Fears (ambas do inicio dos anos 80) sao banda progressivas?

Eric Clapton
Veterano
# abr/05
· votar


Alguém aí concorda q Depeche Mode e Tears for Fears (ambas do inicio dos anos 80) sao banda progressivas?

Sem contar q tb tinham RoxyMusic e Steve Muller Band...

_Prog_Drummer_
Veterano
# abr/05 · Editado por: _Prog_Drummer_
· votar


Não sei como vcs ainda não falaram da banda mais técnica e´pesada do rock progressivo, o Emerson, Lake and Palmer. E que eu saiba, eles nem usavam LSD (raridade pra época) sem esquecer também da magnífica Mahavishnu Orchestra que muitos classificam como fusion, mas tem um som muito parecido com o de outras da época (e tão ou mais técnico quanto).

roniel goldfeller
Veterano
# abr/05
· votar


cara pra mim o hendrix era progressivo: 1983, if 6 was 9, little miss stranger, que mais progressivo que isso..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


Escute Tangerine Dream, Caravan, Triunvirat, Eloy, Premiatta Forneria Marconi, Le Orme, Banco del Mútuo Socorso, Krzak, Juan de La Cruz Band, Satin Whales, Camel, Gentle Giant, ELP, King Crimson, Yes, etc e muito Genesis, de quem sou fã absoluto (meu 1° show de rock foi em 1978 no Maracanâzinho, assistí a Genesis, levado por meu tio, no 1° horário).
Abç

colega
Veterano
# mai/05
· votar


mocada na verdade na virada do anos 60 para 70 temos varias bandas com tanta criatividade que em um mesmo disco o cara colocava um blues mesclado com folk com psicodelismo todas as bandas acima citadas no seus primeiros albuns tinham um um pouco de tudo.
ate mesmo o renaissance, yes, T2 mais uma banda da alemanha eram uma mistura so e nao eram progressivas.
agora quando ouvea virado so som o pink floyd tomou conta naum por ser a melhor, mas por ter tido mais precenca, muita banda boa ficou no anonimato por esse motivo, e nao podemos nos esquecer que este movimento musical foi mundial e na mesma epoca destas existem outras com mesma criativida.

colega
Veterano
# mai/05
· votar


opss..
eu esta me esquecendo, nao e por que sou brasilerio.
mas o brasil teve tanda contribuicao para estino nesta mesma epoca.
o terco que no seu primeiro disco e totalmente psicodelico , casa das maquinas , mutantes milton e o clube da esquina , sa rodrigues e guarabira , som imaginario sao algumas, a bolha , o peso , joelho de porco e tantas outras.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Progressive Rock