Tópico oficial sobre a captação Stellfner (review)

Autor Mensagem
Ronaldoebt
Veterano
# abr/05
· votar


Fala pessoal eu tenho uam tagima 735 , para eu ter um som mais pesado que caps vcs recomendam ?

Yan Vai
Veterano
# abr/05
· votar


Ae tenhu uma guitarra memphis da tagima e to afim de colocar um captador stell bucker da stellfner na minha guitarra o problema é que esse captador é duplo, e a minha guitarra tem um captador por vez.Tem como eu colocar esse na minha guitarra mesmo sendo duplo???

silvio_rp
Veterano
# abr/05
· votar


Yan Vai
Tem... vai ter que cortar o escudo e tirar um pouco de madeira (talves pq algumas ja vem com o buraco). Tem que levar no luthier pra ele fazer esses serviços.

Fisioterapeuta
Veterano
# abr/05
· votar


Ronaldoebt


manda um email pro cara que ele te diz melhor vei eu mesmo vou colocar o esteel bucker f15 se eu nao me engano ele e equivalente ao jb da seymor

vacaum
Veterano
# abr/05
· votar


mandei um mail perguntando se tem caps. estilo o Duncan Distorcion e o Duncam Custom e até agora nada

Fisioterapeuta
Veterano
# abr/05
· votar


vacaum
o cara deve ta meio ocupadao entra no site e ve as especificacaoes dos caps vai na engenharia ve o nivel de saida etc...

vacaum
Veterano
# abr/05
· votar


Fisioterapeuta

blz, vlw pelo comentário e por ta ajudando o pessoal a pegar algo barato e de qualidade, se o cara tiver esses dois captadores do mesmo nivel dai fechou :)

Fisioterapeuta
Veterano
# abr/05
· votar


vacaum
tenho certeza que vai ter e que se vc comprar nao vai se arrepender eu mesmo nao me arrependi nem um pouco

Fisioterapeuta
Veterano
# abr/05
· votar


um atabela comparativa

http://s50.yousendit.com/d.aspx?id=1UZUG3QX33WFX02TKW84RYQGP9


e somente alguns que ele colocou pois eles tem muito mais modelos de caps


abracos

deathmeister
Veterano
# abr/05 · Editado por: deathmeister
· votar


Fisioterapeuta

kra, recebi um email com essas comparações e minhas perguntas respondidas, muito atenciosos mesmos, mas agora eu quero que por favor alguem que entende de captadores me indique o melhor desses ae pra tocar um estilo Metallica, Megadeth, etc...

ki_suco
Veterano
# abr/05
· votar


cara o Power eh o mais porreta.... tipo um EMG(comparação grosseira)

Fisioterapeuta
Veterano
# abr/05
· votar


ki_suco
concordo agora so tem que ver se combina com a guita do cara

edugrelha
Veterano
# abr/05
· votar


ou, respondam aih...vale a pena por em fender ou nem

Fisioterapeuta
Veterano
# abr/05
· votar


edugrelha


esse topico e sobre a captacao stellfner , ma qual fender que é

Metal Fuzz
Veterano
# abr/05
· votar


Galera, eu tenho uma Tagima Zero antigona aqui... qual sles eu posso colocar? onde? vale apena?
E alguém que tem ai os seymor e esse stellfner... ele deve ser bom... mas acho que não dá pre comparar...
Vlw!!!

Fisioterapeuta
Veterano
# abr/05
· votar


Metal Fuzz
manda um email pro cara

ANZucarato
Veterano
# abr/05
· votar


Ai pessoal, sou novo no forum. Queria agradecer a ajuda em primeiro lugar. Estava em dúvida entre quais captadores colocar e decidi pelos Stellfner depois das sugestões de vocês e de muita pesquisa. Não queria gastar 400 paus, tava vendo uns Spanich e uns artesanais aqui em Floripa.

Vou pegar 2 humbuckers de alta saída (15k de resistência ohmica), ambos de pino fixo e com 4 finos. Um de cerâmica pra ponte e um de alnico 5 pro braço. Assim que tiver pronto (tou zeradao, vai ser por mês que vem, hehe) eu posto o som da bagaça, blz?

Valeu mesmo!

keystone
Veterano
# abr/05
· votar


deathmeister
quais stellfner o cara te indicou?, tb quero uns prá som pesado!
valeu!

edugrelha
Veterano
# abr/05
· votar


eh uma fender highway, made in Usa......s captadores originais dela são fender vintage..,...esses aih batem um captador desse...isso quw quero saber

ANZucarato
Veterano
# abr/05
· votar


deathmeister
keystone
Eu sugiro que vcs usem uma configuração similar da que eu pretendo colocar. Liguei pros caras e eles informaram que a sonoridade entre alguns deles são idênticas, o que muda é o acabamento (tipo do modelo Power pro modelo Stellbucker). Em poucas palavras, os de cerâmica apresentam melhor desempenho pra distorsões pesadas, enquando os de alnico apresentam um som mais "timbroso" (não achei outra palavra, foi mal). Quanto maior a resistência (tem de 7k, 12k, 15k) maior a tensão de saída (satura mais fácil) porém perde-se em som limpo (dá pra explicar fisicamente esta relação maluca). A configuração com 4 fios permite que se desligue uma das bobinas do humbucker, para ele se comportar parecido com um single (melhorando o som limpo)

T+

keystone
Veterano
# abr/05
· votar


ANZucarato
valeu mesmo!
mas vc já decidiu quais modelos vai colocar?
eu tava querendo dois humbuckers o mais parecido com os 496R e 500T da gibson, que são cerâmicos!

ANZucarato
Veterano
# abr/05
· votar


keystone
Não estou procurando exatamente um timbre de algum captador famoso (gibson, seymours ou dimarzio), até porque ter características físicas parecidas (como resistência, impedância e saída) não necessariamente leva ao mesmo timbre (sem contar que o timbre também vai depender da tua guita...). Mas vamos ao que interessa em linhas gerais: pra tocar metal bota captador de ganho alto, ponto. Vi na página da gibson que os captadores que vc citou são os de maiores ganhos (mas não tinha os valores). Apenas a título de comparação, os de maiores ganhos da seymour são os cerâmicos Duncan Distortion e Invader, com resistência de aprox. 16,6k (tirando os ativos, que ai é covardia...). Os Stellfner Stellbucker ST47/48 (cerâmicos, 4 fios e pino fixo - os que eu tou vendo) tem resistência de 15,2k e saída em 310mV. Observe que um de alnico da Stellfner com a mesma resistência tem saída em 280mV - daí a prefrência por cerâmico pra distorcer legal. Se o fabricante oferece os dados técnicos do teu captador preferido, fica mais fácil de vc comparar com os do mercado de baixo custo. Foi o que fiz e quero ver como fica. Com certeza, melhor do que os pau-véio koreano que veio na minha guita, hehehehe, e os 2 por 150 paus!. Qquer dúvida posta aí.

T+

deathmeister
Veterano
# abr/05 · Editado por: deathmeister
· votar


ANZucarato

Qual a diferença de eu colocar um de ceramico na ponte e um de alnico no braço? outra coisa, esse ST47/48 eh melhor que o ST49/50 que equivale, segundo o email que o kra me mandou a um dimarzio tone zone p90.

keystone

Ele nao indicou, apenas passou uma lista comparativa que o fisioterapeuta ja upou eh a mesma, mas nao mostra a comparacao de todos os captadores, soh alguns e como nao entendo muito disso, fica dificil decidir.

keystone
Veterano
# abr/05
· votar


ANZucarato
qual é a sua guita?
como vc mesmo disse, eu tb não estou procurando exatamente igual aos gibson, mas com características parecidas, pq minha guitarra é uma epiphone les paul standard, os caps originais são horríveis, então gostaria de colocar uns caps parecidos com os 496R e 500T pq são os originais da gibson les paul classic, tava pensando nos stellfner de 12K, 2 condutores, pq quero só som de humbucker mesmo, não curto caps single!
uma dúvida, esse pinos reguláveis realmente fazem diferença no som e vc notou que a regulagem desses pinos parece ser através de chave alen e não fenda como é o tradicional?
valeu!

ANZucarato
Veterano
# abr/05
· votar


keystone
Bom, eu tenho uma Golden véia (aquela que tem cara, só a cara..., da Ibanez). Vou trocar a captação e dar um trato do braço pra ver se consigo um instrumento melhor sem gastar muito.
Bom, se vc não quer som de single, pega os com 2 fios (como a diferença no preço é pequena, vale pensar sobre variedade de timbres).
Essa história de pinos reguláveis é o seguinte: uma coisa é a regulagem geral da altura do cap, normalmente usando um parafuso de cada lado da moldura. Essa regulagem é importante, e tudo captador deve ter, para manter os caps na distância ideal das cordas. A parada de pinos reguláveis é quando dá para alterar a altura individual em cada corda. Na boa, eu acho isso frescura (mas nada contra quem curte), tem que ter muito ouvido pra sentir a diferença...
Acho que os Stellfner usam chave alen mesmo (é o que dá pra ver na foto).
Ia falar pra vc ver a linha Swinger, deve ficar massa na tua les paul um ST73 no braço e um ST74 na ponte.

T+

deathmeister
Veterano
# abr/05
· votar


ANZucarato

Vc parece que entende kra, me indica dois humbuckers ae, pra botar numa Shelter SST 62.

Metal Fuzz
Veterano
# abr/05
· votar


ANZucarato
Intende msm!! pow eusó toco guitarra... monto um pedalzinho... mas ñ nd de captadores!!!
Bom... vc pode me aconselhar um humbucker pra eu colocar na ponte?

silvio_rp
Veterano
# abr/05
· votar


deathmeister
Cara, depende do que voce quer. Se voce quer um captador com saída mais alta que o normal, um verdadeiro humbucker, mas com um timbre mais definido, claro, pega o de Alnico mesmo (Seymour duncan Jb e 59 sao de alnico). Se nao liga pra som limpo (nao muito pois da pra timbrar) quer mais porrada na orelha, um som mais sujo, pega captador com imã ceramico.

A resistencia interfere da seguinte maneira: quanto maior, maior a saída do captador em milivolts, e mais puxado pros graves será o som. Existem excessões.

Saída alta significa mais saturação, no amp ou no pedal, mas nada impede voce de tocar metal com um captador de saída baixa e resistenciabaixa tb. O Malmsteen usa captadores que possuem 93mV apenas de saída, mas 23.72K de resistencia.

-------------------------------------------------------------

Na minha opiniao, na hora de escolher um captador voce deve analisar o imã (mais ou menos como eu disse acima), a saída (pra saber se vai ter punch) e depois de escolher alguns modelosda lista ligar para o cara. Ele atende super bem e responde todas suas duvidas claramente.

silvio_rp
Veterano
# abr/05
· votar


Ah, deem uma olhada no site da dimarzio (www.dimarzio.com) porque la tem os dados como resistencia e saída dos captadores. Da pra ter uma boa idéia.

deathmeister
Veterano
# abr/05
· votar


silvio_rp

valew mesmo kra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial sobre a captação Stellfner (review)