Aprenda pentatonicas!!!

Autor Mensagem
_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/07
· votar


Curly

# Enviado: 1/dez/07 23:48 · Editado por: _Felipe_Rock_n_Roll_
Citar Editar

Pessoal,eu sei que a minha dúvida é pro Penta_Blues,mas alguem ai sabe responde-la?Dá uma olhada lá em cima


Editei sem problemas dessa vez :D

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


_Felipe_Rock_n_Roll_
primeira pergunta: Penta blues é a Penta normal + a quinta diminuta(blue note)

segunta pergunta nã entendi o que você quis dizer...

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


_Felipe_Rock_n_Roll_
eu sei q pentatonica com 6 notas o nome fica estranho...
mas a nota blues do caso..tipo...da pentatonica de Am, a nota blues eh a D#...
q eu sabia...e como eu uso..eh q ela serve pra dar a intenção blues na musica...mas vc num fica tocando ela sozinha...fica meio estranho..vc usa ela de passagem pras outras 5 ntoas da penta!

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


_Felipe_Rock_n_Roll_
exemplo da primeira pergunta:

pentatonica de Cm: C-Eb-F-G-Bb
Penta Blues de Cm: C-Eb-F-Gb-G-Bb

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman


primeira pergunta: Penta blues é a Penta normal + a quinta diminuta(blue note)

por isso essa escala tem um intervalo a mais?

A segunda pergunta ficou meio confusa mesmo,mas é que eu não entendi onde ficam os intervalos da penta maior e da penta menor na explicação do Penta_Blues.Ele explicou quais os intervalos dessas duas penta,mas não entendi muito bem.Aí,eu pedi pra ele monta um modelo de escala maior e outro de menor pra eu ver onde estão os intervalos que ele citou.

Agora deu pra entender melhor?

Juliano P
Veterano
# dez/07
· votar


Curly
hehehe
vc vai me matar..haha mas vou pergunta só mais uma kkkkkk

uma musica em C e G..
eu posso usar jonio de C em C..e jonio e G em G num posso?
eu sei q jonio de G nao ta no campo de C maior...
mas como C e G sao maiores..
eu usaria C jonio em C...e ao passar pro G jonio em G...eu estaria tipo mudando o campo pra G correto? e isso eu tb poderia usar neh? apesar de nao ser comum?
eh como se eu tivesse terminado uma musica em C maior...e logo em seguida fizesse uma em G maior...só que acabei emendando as duas!

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Juliano P
Dá para uaar o jonio sim no G, o G está no campo Harmonico, mas como triade, G-B-D.

Curly
Veterano
# dez/07
· votar


Juliano P

eu posso usar jonio de C em C..e jonio e G em G num posso?

poder pode, vai ficar ruim, nesse exemplo (C G) o G está no grau V então se seria melhor aplicar o mixolídio, como se fosse um G7

MANFREDINI
Veterano
# dez/07
· votar


_Felipe_Rock_n_Roll_
se você usar a busca, o que ele disse aqui ele disse em outros tópicos também, e sempre é essa mesma confusão, o cara nem ia precisar escrever um tópico, era só ele "copiar e colar" algumas coisas que ele escreveu em vários tópicos diferentes, ia ajudar pra caramba a galera aqui e ia parar com essa onda de um tópico sobre pentatônica por semana, olha a enorme quantidade de tópicos sobre a mesma escala:
http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=pentat onica&boolean=1&forum3=1

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/07
· votar


MANFREDINI

é verdade cara.

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa noite!!!

_Felipe_Rock_n_Roll_
mas porque em uma pentatônica existem 5 intervalos (maior e menor) e em outra existem 6 (penta blues)?
Porque Penta-Blues não é Pentatônica, então elas são diferentes.

E ainda não entendi como os intervalos da maior e da menor são "aplicados".Se não fosse incomodo,eu queria te pedir pra montar um modelo,do jeito que eu fiz aquela pentatonica,mostrando os intervalos
Cara, aplicação é uma coisa, montagem da Escala é outra. Para se aplicar Escalas e Modos vc precisa aprender muito de Harmonia e não será com um tópico, por melhor que seja, que vc vai aprender a dominar este assunto.
Quanto à montagem da Escala no braço da guitarra, farei apenas um como exemplo utilizando a Tonalidade de C que eu fiz no post anterior. Nas demais tonalidades vc deve usar pois só assim aprenderá a construir a Escala. Tudo de mão beijada é muito moleza não é não?...rs
Vamos lá:
- Pentatônica Maior:
Intervalos: T - T - T+ST - T - T+ST
Exemplo C: C (T) D (T) E (T+ST) G (T) A (T+ST) C
No braço da guitarra, onde vc encontra C? Corda 6, traste 8
Repetindo a pergunta para a segunda nota da Escala (D): Corda 6, traste 10
Novamente a pergunta para a terceira nota (E): Corda 5, traste 7
Encontre as outras notas da Escala nesta região do braço e as identifique até a corda 1 (as notas se repetirão em oitavas acima, mas ainda serão as notas da Escala Pentatônica)
Pronto! Está montado nobraço da guitarra sua Pentatônica Maior
Faça o mesmo com os intervalos da Menor e em todas as tonalidades para ambas (de C até B).

mas é que eu não entendi onde ficam os intervalos da penta maior e da penta menor na explicação
O que está entre parênteses é o intervalo que deve existir entre uma nota e a seguite para se montar a Escala, ou seja, se a primeira nota da sua Escala for um C e vc quiser montar uma Escala Pentatônica de C (Dó Maior), a próxima nota terá que ter um intervalo de um tom (T) em cima de C, ou seja, a próxima nota será D. A Nota seguinte terá que ter mais um tom de intervado sobre D, então será E. A próxima tem que ter um intervalo de um tom e mais um semitom (ou meio tom) (T+ST), daí vc acha G. E assim por diante...

Juliano P
É o seguinte...faz de conta q uma musica tem esses dois acordes só C G ( isso ta no campo harmonico de C maior certo?) entao...
Como eu usaria os modos gregos nisso?

Cara, vc deve considerar os acordes de maneira isolada para improvisar em cima deles.
Acho que já postei umas 5 ou 6 vezes esse passo-a-passo, mas vamos lá. Como exemplo vou usar o acorde de C (Dó Maior):
Vc pode usar todos os Modos que tenham C na sua respectiva Tonalidade. Siga este passo-a-passo:
1 - Em que CH Maior encontraremos o acorde C?
R - Nos CH de C, F e G
2 - Em que Graus, dentro dos CH acima, aparece o acorde C?
R - I, IV e V
3 - Que Modos correspondem a estes Graus?
R - Jonio, Lídio e Mixolídio
4 - Então, quando a Base estiver tocando o acorde C, vc pode tocar qualquer um destes Modos. Experimente tocar todos eles em cima DO MESMO ACORDE e tente sentir a diferença no clima de cada um deles...
Tente fazer isso com o outro acorde e, para maiores detalhes, leia este Fórum:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/147354/

MANFREDINI
cara, se eu fosse você eu criava logo um tópico definitivo pra esclarecer tudo sobre as pentatônicas e a penta blues, pois quase toda semana alguém cria um tópico sobre pentatônica e lá vai você você responder a mesmo coisa, ai podeira ver se algum moderador dava logo um stick =)
Cara, muito obrigado pelo voto de confiança. Considero seu post um tremendo elogio, mas eu não acho que tenho cacife pra abrir um tópico considerado "definitivo" pois o assunto é vasto e não se resume só naquilo que postei.
Mas acho que sua observação quanto a ficar repetindo respostas é muito pertinente e só acontece porque a rapaziada tem preguiça ou não tem paciência de usar a BUSCA.

Valeu!!!

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues

valeu cara,entendi tudo.Agora vou para de encher o seu saco. :D

junior guitar
Veterano
# jul/09
· votar


OLA GUITARRISTAS SOU NOVO NO FORUM E ACHO QUE UMA SIMPLES DICA PODERÁ AJUDAR.
SIMPLESMENTE VCS VÃO PEGAR A ESCALA MENOR NATURAL E ELIMINAR O 2º E O 6º GRAU DA ESCALA ENTÃO VC TERÁ UMA ESCALA PENTATÔNICA MENOR 7.
ESPERO TER CONTRIBUIDO PARA O SEU DESENVOLVIMENTO MUSICAL VALEU !

-Dan
Veterano
# jul/09
· votar


80% das minhas musicas sao no tom de Dm.

Foi de valia o topico.

chupscenter
Veterano
# out/11
· votar


eu ainda prefiro decorar os shapes


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprenda pentatonicas!!!