Aprenda pentatonicas!!!

Autor Mensagem
trunks10
Veterano
# abr/05 · Editado por: trunks10
· votar


Vou Bostar ai uma escalinha bem legal de blus que peguei na net
eh bala
se estiver errado me corrijam
- ------------------------3-6-
- --------------------3-6-----
- --------------3-5-6--------
- ----------3-5---------------
- ----3-4-5-------------------
- 3-5-------------------------

eh soh descer e subiur

fica bem legal.

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


trunks10
Tá certinha. É uma penta menor 7 com blue note (4º aumentada), também chamada de penta blues.

Só não pode ficar subindo e descendo essa escala e achar que tá tocando blues, né? :)

guitargod
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL
hehehe

Canjica
Veterano
# out/05
· votar


É legal pensar em intervalos na hora de fazer os solos, mas em improvisos com solos rápidos é preciso ter um conhecimento completamente absorvido dos shapes em sua mente.

Camera Man
Veterano
# nov/07
· votar


valeu td ae.
mais soh rpa saber
1 tom na penta= 2 casa e 1,5 tom eh = 3 casas?
mais umas.. pra eu saber a pentatonica doqq eh.. (G ou D etc.) , eu procuro no braço do jeito que eu procuro a casa pra fazer uma pestana?

BlaCK LaBeL
vc jgoa os ervidor X Angel? se jogar sabe doq eu to falando.. c naum nem pergunte oqq eh issu xD

jimmy vandrake
Veterano
# nov/07 · Editado por: jimmy vandrake
· votar


A teoria de jimmy Vandrake.

A
e----5--------------------------------------------------
B----5--------------------------------------------------
G----6--------------------------------------------------
D----7-------------------------------------------------
A----7--------------------------------------------------
E----5--------------------------------------------------

Então vamos lá: Observe

e------5------7-8-----------------------------------------
B------5------7-8-----------------------------------------
G------5---6--7-------------------------------------------
D------5------7------------------------------------------
A------5------7------------------------------------------
E------5--------8----------------------------------------


Razão simples, a penta forma-se em cima do acorde maior como este exemplo acima, e assim sucessivamente, maior menor etc...

Princípio básico para iniciantes, Mais a frente é preciso ver como ligar as escalas para percorrer o braço todo e arrasar.

Não requer pratica nem habilidade, qualquer dona do lar pode fazer.

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# nov/07 · Editado por: _Felipe_Rock_n_Roll_
· votar


pessoal,eu queria saber se nessa penta menor 7,a ordem vai ser sempre 1 1/2 - 1 - 1 - 1 - 1 1/2 - 1 1/2,e se for,ela sempre começa na tonica?A tônica da pentatonica é localizada pela nota do braço?Ex:escala de D:tonica =qualquer D no braço

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# nov/07
· votar


ninguem?????????????????????????????????????

thiaguinhu
Veterano
# nov/07
· votar


_Felipe_Rock_n_Roll_
sim.

Estude os modos gregos e veja que as notas se repetem! Apenas a ordem que muda ^^

Penta_Blues
Moderador
# nov/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

_Felipe_Rock_n_Roll_
eu queria saber se nessa penta menor 7,a ordem vai ser sempre 1 1/2 - 1 - 1 - 1 - 1 1/2 - 1 1/2,
Particularmente não gosto de chamar de Penta Menor, pois apesar de haver um intervalo de Terça com 1 1/2 tom esta escala pode ser Maior dependendo do tom que se considera. Então sou mais o nome de Penta Blues.
Ainda assim, esses intervalos que vc colocou não são os de Penta Blues, que são: 1 1/2 - 1 - 1/2 - 1/2 - 1 1/2 - 1

e se for,ela sempre começa na tonica?
Qualquer Escala sempre começa na tônica. Afinal, é ela que dá o nome à mesma.

A tônica da pentatonica é localizada pela nota do braço?Ex:escala de D:tonica =qualquer D no braço
Sim, desde que se respeitem os intervalos da Escala considerada, até porque D é D em qualquer lugar, não é mesmo? O tal do "shape" que muita gente gosta de dizer por aqui é que vai mudar para se poder respeitar os intervalos.

Saca só esta aulinha de Penta Blues e repara porque eu disse aquilo sobre chamar o "shape" de Penta Menor:
Vamos ver os cinco modelos de Penta Blues, apesar de ser meio complicado esquematizar os modelos aqui num texto, mas vamos tentar assim:
O primeiro número se refere à corda, o segundo número ao traste e, quando estes estiverem entre parênteses serão a tônica.
Primeiro Modelo: (6/3), 6/6, 5/3, 5/4, 5/5, 4/3, 4/5, 3/3, 3/5, 3/6, 2/3, 2/6, 1/3, 1/6. Para este exemplo a Tonalidade da Escala está em G, pois a sexta corda no terceiro traste (6/3) é justamente Sol. Vc pode transportar todos os modelos para qualquer traste e a tônica será sempre aquela por onde vc começar a escala (a nota entre parênteses) Assim, caso vc queira este modelo na tonalidade de A, basta subir o mesmo dois trastes. Ficará então (6/5), 6/8, 5/5, 5/6, 5/7, 4/5, e assim por diante. Como vc pode obter qualquer tonalidade ao longo do braço, não se preda aos trastes que colocarei aqui para esquematizar os outros modelos de Penta-Blues, pois não estarão todos na mesma tonalidade. O objetivo é que vc identifique os shapes de cada modelo.
Segundo Modelo: 6/2, 6/4, 6/5, 5/1, 5/4, (4/1), 4/4, 3/1, 3/2, 3/3, 2/2, 2/4, 1/2, 1/4, 1/5
Terceiro Modelo: 6/2, 6/3, 6/4, 5/2, (5/4), 4/2, 4/4, 4/5, 3/1, 3/4, 2/2, 2/5, 1/2, 1/3, 1/4
Quarto Modelo: 6/2, 6/5, (5/2), 5/5, 4/2, 4/3, 4/4, 3/2, 3/4, 2/3, 2/5, 2/6, 1/2, 1/5
Quinto Modelo: 6/2, (6/4), 5/2, 5/4, 5/5, 4/1, 4/4, 3/1, 3/4, 2/2, 2/3, 2/4, 1/2, 1/4
Para os exercícios vc deverá iniciar e terminar a sequências de notas pela tônica assinalada (porque ao longo do shape vc encontrará mais tônicas só que oitavadas).
Para o primeiro modelo, comece pela corda 6, desça atá a corda 1 e depois volte para a corda 6, assim vc tocará a tônica assinalada duas vezes.
Para os demais modelos acontecerá uma coisa interessante: vc tocará a tônica três vezes. Por exemplo no segundo modelo, comece pela corda 4, desça até a corda 1, suba até a corda 6 (nessa hora vc tocará a tônica assinalada pela segunda vez mas não vai parar nela, pois continuará até a corda 6) e finalmente desça até a corda 4 onde vc tocará pela terceira vez a tônica assinalada e terminará o exercício.
O legal deste exercício é que quando um determinado modelo for Maior, o modelo seguinte é seu Menor, ou seja quando o primeiro modelo for Maior, o segundo Modelo é seu Menor qualquer que seja o tom. Observe que quando o quinto modelo for Maior, o primeiro modelo será seu Menor, o que significa que em determinada situação o "shape" do primeiro modelo será Maior, mas em outra, este mesmo "shape" será considerado menor.
Toque com o auxílio do metrônomo e acostume-se com a sonoridade das escalas. Depois me conta o que achou.

Valeu!!!

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# nov/07 · Editado por: _Felipe_Rock_n_Roll_
· votar


Penta_Blues

valeu,cara.ta meio dificil mas eu to entendendo.Até agora eu só tinha aprendido "tipo"(não sei se se fala assim) de pentatônica.Aquela:

----------------------------------------5--8--
---------------------------------5--8---------
---------------------------5--7---------------
--------------------5--7----------------------
------------5--7------------------------------
-----5--8-------------------------------------

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# nov/07
· votar


Penta_Blues

vc podia me falar quais as pentatonicas q existem?

pacificpoker
Veterano
# nov/07 · Editado por: pacificpoker
· votar


ordem vai ser sempre 1 1/2 - 1 - 1 - 1 - 1 1/2 - 1 1/2

como? esses intervalos vc ta falando entre as notas da escala? por exemplo se eu tenho uma penta de blues em dó... apartir dessa nota eu vou ter 1 1/2 - 1 - 1 - 1 - 1 1/2 - 1 1/2...é isso?

se alguem puder colocar um desenho de pentatonica mas ao inves de numeros colocar nota... para agente comprovar essa regra... pq quando eu aprendi pentatonica eu n aprendi com essa regra... pelo menos n me lembro

pacificpoker
Veterano
# nov/07
· votar


trunks10
essa é o primeiro desenho da escala pentatonica de sol... mas ele colocou a blue note... ou seja... um fa #

Penta_Blues
Moderador
# nov/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

_Felipe_Rock_n_Roll_
valeu,cara.ta meio dificil mas eu to entendendo.Até agora eu só tinha aprendido "tipo"(não sei se se fala assim) de pentatônica.Aquela:
Ok. Esta é a Escala Pentatônica Maior

vc podia me falar quais as pentatonicas q existem?
Este é um assunto que vc encontrará vários defensores de pontos de vista muito diferentes entre si.
Existem os que dizem que Escalas Pentatônicas são aquelas compostas por 05 notas (daí o Penta) e se for pensar assim existem centenas delas já que qualquer combinação de 05 notas seria classificada como Pentatônica.
Pra mim Escala Pentatônica é o nome da Escala que obedece um intervalo específico e portanto, só existem duas:
Escala Pentatônica Maior e Escala Pentatônica Menor. Quaisquer outras que não obedeçam os intervalos destas Escalas, mesmo que possuam 05 notas não devem ser chamadas de Pentatônicas, até porque possuem mesmo outros nomes, como a Escala Aumentada, por exemplo.

pacificpoker
apartir dessa nota eu vou ter 1 1/2 - 1 - 1 - 1 - 1 1/2 - 1 1/2...é isso?
Isso é o intervalo entre as notas que compõe uma Escala. Neste exemplo, se a Tônica for um C, a segunda nota será um tom e mais um semitom (1 1/2) acima desta nota, ou seja, um D#; a terceira mais um tom (1) depois da segunda, F, e assim por diante.
Mas repito que esta Escala que foi postada com estes intervalos não é uma Penta Blues.

essa é o primeiro desenho da escala pentatonica de sol...
Este desenho não é o de uma Pentatônica de G. É uma tentativa errada de uma Penta Blues de G, pois a segunda nota (corda 6/casa 5) está errada. A casa correta é a sexta.

Valeu!!!

pacificpoker
Veterano
# nov/07
· votar


Penta_Blues
É uma tentativa errada de uma Penta Blues de G

é que eu só vi as primeiras notas e já falei que era uma penta menor em sol... vc disse que vc nacha certo falar pentatonica menor... e sim penta blues... pq?

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# nov/07 · Editado por: _Felipe_Rock_n_Roll_
· votar


tbm queria saber pq se chama penta blues.As pentatonicas so obedecem ao intervalo q vc disse ou sao 2:um da maior e outro da menor?

Penta_Blues
Moderador
# nov/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

pacificpoker
vc disse que vc nacha certo falar pentatonica menor... e sim penta blues... pq?
Na minha opinião, por duas razões:
- primeiro porque esta Escala não obedece aos intervalos que formam a Escala Pentatônica Menor, e
- segundo porque esta Escala possui a Blue Note, nota que se configura como uma passagem da 2ª para a 3ª notas da Escala, o que dá à mesma Escala uma sonoridade maior e menor, portanto, uma Penta Blues.

_Felipe_Rock_n_Roll_
As pentatonicas so obedecem ao intervalo q vc disse ou sao 2:um da maior e outro da menor?
Ambos! Pra se chamar Escala Pentatônica Maior ela deve obedecer a um intervalo específico e pra se chamar Escala Pentatônica Menor a escala deve obedecer a outro intervalo específico. Além disso, elas devem guardar entre si a mesma relação que guardam as Escalas Diatônicas Maior e Menor, já que ambas possuem três semitons pra baixo, da maior para a menor, e três semitons para cima, da maior para a menor. Coisa que, até onde sei, nenhuma outra Escala de 05 notas possui, daí na minha opinião não poderem ser chamadas de Pentatônicas, apesar de possuirem 05 notas outras Escalas que não tenham esta característica intervalar.

Valeu!!!

Tico_McCready
Veterano
# nov/07
· votar


Penta_Blues

No guitar PRO eu achei a "Menor de blues"

Tipo...
Em de blues


------------------------------7--10--------------
---------------------------8----------------------
---------------------7--9------------------------
-------------7-8-9------------------------------
-----7--10--------------------------------------
--------------------------------------------------

Eu estou no trabalho e aki n tem guitar PRO =P
Então não tenho certeza sobre a 2ª corda...

Mas vê isso aí e me explica o que ela teria de diferente pra ser uma escala "menor de blues" já que se assemelha a uma pentatônica =)

Valeu aew

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# nov/07
· votar


Penta_Blues

valeu cara , c ta ajudando pra caramba.

Penta_Blues
Moderador
# nov/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Tico_McCready
Eu não daria o nome de "menor de blues" para esta Escala.
Considerando E como tônica, esta Escala é uma Penta Blues de Em se a Penta Blues Maior for de F#. Dando uma lidinha naquele "post aula" trata-se do Quarto Modelo de Penta-Blues. Portanto, pode ser uma Penta-Blues de E bastando pra isso vc considerar para esta Penta Blues Maior uma Penta Blues de C#m.
Vamos ver o porque da confusão:
Perceba que lá na Escala que vc postou existe um intervalo da segunda pra quarta nota de um tom e meio. Sem a terceira nota (a Blue Note) esta Escala seria uma Pentatônica Menor pois a característica de intervalo de tom e meio é da Escala Menor, mas com esta terceira nota introduzida, o intervalo entre a segunda e ela fica em um tom, ou seja característica de Escala Maior. Esta sonoridade Maior e Menor é que identifica uma Penta Blues e dá a ela esta "capacidade de mutação" entre Maior e Menor, já que ela possui ambos os intervalos.
Espero que me tenha feito claro. Ou o mais claro possível...rsrsrs
Ah! Faltou citar que na segunda corda estão faltando duas notas. Os trastes 10 e 11.
Valeu!!!

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# nov/07
· votar


Penta_Blues

deixa eu ver se eu entendi com todos os seus posts:

Existem duas pentatonicas:a maior e a menor.Cada uma tem seus próprios intervalos e quando uma escala tem tanto caracteristicas de penta maior e penta menor,ao que se relaciona aos intervalos,ela se chama penta blues.É isso?

Penta_Blues
Moderador
# nov/07
· votar


Boa noite!!!

_Felipe_Rock_n_Roll_
Perfeito cara! E tudo isso por causa de uma só notinha adicionada. A tal da Blue Note...rs
Valeu!!!

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# nov/07
· votar


Valeu cara,c ajudou pra caramba,e pensar q até hoje de manha eu nem sabia nada de pentatonica além daquela escala q eu postei

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# nov/07
· votar


Penta_Blues

Cara hehehe,sem querer se aproveitar de vc,mas vc podia postar o resto das pentas,os modelos da menor e maior pra complementar o tópico,já q o de escalas tá uma bagunça.Faz um resumão ai pra gente,blz.

Penta_Blues
Moderador
# nov/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!

_Felipe_Rock_n_Roll_
Ok. Já que colocar todos os modelos vai deixar o post enorme, então como resumão, vou te mandar os intervalos das Pentas e vc vai fazer como dever de casa as Escalas em suas várias tonalidades pra depois passar para o braço da guitarra, combinado?...rs

- Pentatônica Maior:
Intervalos: T - T - T+ST - T - T+ST
Exemplo C: C (T) D (T) E (T+ST) G (T) A (T+ST) C
- Pentatônica Menor:
Intervalos: T+ST - T - T - T+ST - T
Exemplo C: C (T+ST) Eb (T) F (T) G (T+ST) Bb (T) C

Legenda:
T = 1 tom
ST = 1/2 tom
T+ST = 1 1/2 tom

Valeu!!!

ed VH
Veterano
# dez/07
· votar


eu ainda prefiro decorar os shapes

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Bom dia!!!

ed VH
eu ainda prefiro decorar os shapes
Questão de opção...
Só chamo a atenção para o fato de que "shape" não significa nada, pois como se pôde observar o mesmo shape que serve pra uma Escala Maior numa situação, serve para uma Escala Menor em outra e com resultados diferentes quando se está, por exemplo, improvisando sobre uma determinada base. E isso não é exclusividade da Penta, pois o "shape" de uma Escala Diatônica de C é o mesmo que o de Am.
Lembre-se que subir e descer "shapes" sozinho é uma coisa. Tocar em conjunto, em cima de uma base é outra totalmente diferente e os "shapes" vão te ajudar muito pouco nesta hora se vc não tiver noção do que e pra que está fazendo...
Valeu!!!

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues

Valeu cara

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues

cara agora fiquei com uma duvida: vc colocou só 5 intervalos,não seriam 6?um em cada corda?Não sei se entendi muito bem

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprenda pentatonicas!!!