Cordas Altas

Autor Mensagem
Munhoz
Veterano
# jun/03
· votar


Falou Leo!

Cara, eu percebi que eu te enchi o saco duas vezes, né? Primeiro na parada do Sultans of Swing e agora! Não fique puto, não é marcação contigo, é que sou meio mala valeu!
Mas na boa, meu, essa parada de "alma" me fez cagar nas calças de tanto rir!
Um abraço e cuidado para não ser possuído pela "ALMA" da guitarra do cara do KLBosta!

LuanP
Membro Novato
# jul/15
· votar


Boa noite

tem uma coisa incomodando no meu violão, nas primeiras casas é bem baixinho, normal, só que depois da metade do braço elas começam a ficar altas, por exemplo na hora de dedilhar eu sinto que meu dedo ''desce'' muito e atrasa a ir pra próxima nota ou quando faço um bend meus dedos entram de baixo das cordas de cima .
Eu levei em um Lojista de musica aqui e ele disse que as cordas estão é baixas e que se abaixa-las mais irão trastejar .

oque acham ?
http://i.imgur.com/lu7zdsQ.jpg
http://i.imgur.com/9cbw1gP.jpg

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Eu te respondi isso já não?

LuanP
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: LuanP
· votar


meu post foi bloqueado kkk
provavelmente sua resposta não foi enviada

marcelosz
Membro Novato
# jul/15
· votar


Até uns 4 milmímetros é considerado normal. Mais que isso acho que não.
Que violão é? Parece Godim (ou similar). Pergunto isso pois se for sólido então basta ajustar o tensor (levando a um luthier, de preferencia). Ou então pode estar dando "barriga" no tampo (mas acho que não é o caso do seu).

LuanP
Membro Novato
# jul/15
· votar


eu medi com uma régua as primeiras casas e deu 3mm, na 12°casa deu 5mm

sim, é um godin 99, ele é flat como guitarra mas não acho que seja sólido porque ele tem uma camará acústica dentro, mas vou tentar levar a outra pessoa hoje . obrigado

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


LuanP
meu post foi bloqueado kkk
provavelmente sua resposta não foi enviada


Isso explica muita coisa rs

Mano velho, vc deveria levantar o nut, e abaixar a ponte. Aí vai resolver o problema de trastejamento, e das cordas altas.

marcelosz
Membro Novato
# jul/15
· votar


LuanP
Rapaz... eu particularmente to achando alto 3mm nas primeiras casas...

Fui dar uma pesquisada aqui. Pra você ter uma idéia, a StewMac "recomenda" o seguinte:
- fret 1: 0,6mm na mizona e 0,3mm na mizinha
- fret 12: 2,3mm na mizona e 1,8mm na mizinha

http://www.stewmac.com/How-To/Online_Resources/Neck_Building_and_Repai r_and_Setup/String_Action_Gauge_I-0670.html

LuanP
Membro Novato
# jul/15
· votar


Os 2 únicos luthiers daqui da cidade são não sabem mexer com isso e nem descobriram oque é , é mole ? não sei se é falta de experiencia ou não tão afim de fazer mesmo

me entregaram o violão do mesmo jeito, só mexeram no tensor e cobraram uma nota

eu mesmo cheguei em casa e descobri oque é
nas cordas 6,5,4,3,2 nas primeiras casas a altura das cordas é 2mm entre a corda e a escala, e nas ultimas casas é 3 mm
na corda 1 , primeiras casas a altura é 1mm, nas ultimas é 2mm

ou seja, o problema que tava acontecendo de trastejar na primeira corda é culpa provavelmente do nut ou do rastilho, o trastejo acontece da 2°casa até a 9° se eu tocar na corda com força e com violão desplugado .

agora tenho que ver oque vou fazer

MMJr
Veterano
# jul/15
· votar


LuanP

As medidas devem ser tiradas do topo dos trastes e nao da escala...Afinal as acordas trastejam nos trastes e nao na madeira da escala...

As medidas variam de acordo com o gosto pessoal e estilo de tocar de cada um...Porem as medidas apresentadas acima pelo marcelosz geralmente satisfaz a maioria das pessoas....

Valeu...

LuanP
Membro Novato
# jul/15
· votar


MMJr

ah , se for assim então a mizona da 1mm, e a mizinha 0,5 mm, mas agora tenho que trocar o rastilho ou o nut pra subir a mizinha e parar de trastejar

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


LuanP

Calçar o nut não é uma saída mais eficaz pra ver se de fato é isso?

LuanP
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: LuanP
· votar


Ismah

você leu meu pensamento rsrs

papelzinho da loteria

http://i.imgur.com/fjvMeci.jpg

nivelou legal

http://i.imgur.com/B9mj65L.jpg
http://i.imgur.com/zDeXMDf.jpg (antes)

resolveu 100% do trastejamento. agora vou trocar o rastilho e deixar o tensor um pouquinho convexo pra deixar as cordas mais baixas.
Poxa, a maior loja de musica da cidade não descobriu isso e eu descobri, acho que vou virar luthier.

Ramsay
Veterano
# jul/15
· votar


LuanP
Isso é gambiarra da brava e só vai funcionar por algum tempo, até o papel dar fadiga e baixar.
O único jeito aí é trocar o rastilho mesmo.

LuanP
Membro Novato
# ago/15
· votar


Ramsay
sim eu sei, só fiz pra saber se era ali mesmo o problema, a corda comeu o papel rapidinho.

Ramsay
Veterano
# ago/15
· votar


LuanP

Aproveita e manda fazer um rastilho de osso que vai durar pra vida toda.

LuanP
Membro Novato
# ago/15
· votar


Ramsay


poxa, se eu não me engano esse já é de osso, é meio amarelado e não parece ser frágil não

Ramsay
Veterano
# ago/15
· votar


LuanP
O fato de ser amarelado não quer dizer nada.
Acho que o único jeito de resolver o seu problema é levar o violão a um luthier conceituado e pedir pra ele fazer um rastilho sob medida.

LuanP
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: LuanP
· votar


acabamos de ter uma reviravolta pessoal

fui procurar umas imagens de rastilhos pra ver se achava um parecido ou igual pra substituir o meu até que vejo uma foto de um violão igual o meu só que uma diferença, o rastilho tava diferente, fui ver com mais atenção e o rastilho estava AO CONTRARIO

tirei as cordas troquei o rastilho de lado e surpresa ? a altura das cordas se regularam, estão da mesma altura, até a 12° casa ta 2mm baixinha e depois sobe pra 3mm nas ultimas casas, o trastejamento acabou e eu não sei se eu to doido mas o som do violão ta melhor o.O

ok né, vou até dormir depois dessa

obs:não fui eu que cometi tamanha prova de inteligencia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cordas Altas