Cordas Altas

Autor Mensagem
Guitar Slash
Veterano
# jun/03


Olá galera......eu peguei uma Golden Strato. com o otro guitarrista da minha banda...ele pediu pra mim mecher, pra tentar abaixar um pouco as cordas...elas estao mto altas e da um desconforto dakeles...ki c até perde a vontade de toca...ahhaha......o que posso fazer?
"nao falem pra mim levar num luttier" huahuahua.....
di boa....tipo....eu tenho que soltar o braço, dexa ele reto e apertar os parafuso de novo ou mecher na ponte?
Valew

duguitarrero
Veterano
# jun/03
· votar


Guitar Slash
quando eu comprei minha guitarra ela estava com as cordas muito alta,
dai meu professor falou para eu mexer no braco primeiro para que ele fique reto e depois ir mexendo nas cordas
para que elas fiquem mais baixas o possivel para que nao trasteje!!!!!!

bele??????

duguitarrero
Veterano
# jun/03
· votar


mas para fazer isso tem que ter muito cuidado,
pois se dar errado pode dar erros irreverssiveis!!!!!!!

tome muito cuidado, e pense duas vezes antes de fazer isso.

Guitar Slash
Veterano
# jun/03
· votar


mas mecho como no braço? Soltando os parafusos, deixou o braço reto e aperto os parafusos de novo?

nobre
Veterano
# jun/03 · Editado por: nobre
· votar


primeiro vc tem q ver se o braço está empenado... aperte ao mesmo tempo a primeira e a ultima casa da guitarra
lá no 12o traste tem q ficar uma altura de no maximo uns 2mm entre o traste e a corda pressa
se tiver colado no braço a corda, o braço está empenado pra tras, entao vc vai ter q apertar o tensor (sentido horario)
se a corda estiver com um espaço muito grande, o braço está empenado pra frente, e vc vai ter q soltar o tensor (sentido anti-horario)
pra alcançar o tensor provavelmente vc vai ter q afrouxar umas duas cordas (D e G). gire 1/4 de volta no sentido necessario, afine de novo as cordas, espere um tempo (10,15 minutos) e cheque de novo a inclinaçao do braço. faça isso até a hora q qd vc apertar a 1a e a ultima casa ao mesmo tempo, na 12a fique um espaço de +- 1mm (geralmente umas 2 ou tres vezes q vc faz o ajuste já eh suficiente, se vc nao ver diferença nenhuma na inclinaçao do braço, nao mexa mais)
depois que o braço estiver certo, veja como estão os rastilhos das cordas na ponte da guita. Use uma chave allen pra rodar os parafusinhos , um pouco de cada lado, e vá descendo a altura das cordas, afinando (vai desafinar a cada ajuste) sempre checando se a guitarra não começa a trastejar. A hora que a corda começar a trastejar, afrouxe a corda e suba o rastilho até parar o trastejamento.
Faça isso em cada corda e está pronto... Vc pode aproveitar e regular as oitavas, andando o rastilho pra frente e pra tras, checando se no afinador mostra exatamente a mesma nota com a corda solta e ela presa na 12 casa (esse ajuste nao vai valer nada se as cordas forem velhas)

Guitar Slash
Veterano
# jun/03
· votar


Consegui regular kra.....valew =), agora ta bem loka =)
E tipo. me explica outra coisa....
Queria saber pra que serve o rastilho....tipo, se eu regular ele + pra frente a corda irá desce ou subir mais?
E tipo....os da minha guita, nao estao alinhado...tem uns mais pra frente e outros mais pra traz...o certo nao seria todos em um alinhamento soh?
Valew

Ronin
Veterano
# jun/03
· votar


E tipo....os da minha guita, nao estao alinhado...tem uns mais pra frente e outros mais pra traz...o certo nao seria todos em um alinhamento soh?

Se vc está falando dos parafusos que tem na ponte... que controlam um cavalete que vai para frente e para trás... a resposta é não... eles regulam as oitavas... ou seja, eles fazem com que a nota na 12a casa seja a mesma da corda solta (fazendo com que a guita afine em todas as casas do braço). Conseqûentemente deve ser regulada independentemente para cada corda.

No site: http://www.rbonelli.hpg.com.br <-- na parte de lições... tem um material bem grande e completo sobre manutenção... é para baixo mas tbém é util para guitas.

naka
Veterano
# jun/03
· votar


fala serio mano... c vai acaba destruindo a guitarra do mlk pro quere se mostra

Ronin
Veterano
# jun/03
· votar


c vai acaba destruindo a guitarra do mlk pro quere se mostra

A única coisa mais perigosa... e que eu não me arriscaria a mexer sem total conhecimento do assunto, é o tensor do braço... um movimento em falso acaba com o braço.

Mas o resto... altura das cordas, oitavas e coisa e tal... qualquer dano é facilmente revertido.

Leo Barreto
Veterano
# jun/03
· votar


rapaiz, uma coisa, nunca mexa nem na altura , muito menos na alma da guitarra ( um cano de aço que fica na madeira no meio do braço ). não mexa tb nesses parafusos, tentando deixa-los alinhados, eles geralmente saõ desalinhados mesmo.

procure qualquer loja de guitarra que faça manutenção que eles regulam direitnho sua guitarra por 30 reais, no maximo 50 de for micro afinação.

se vc mexer, poderá deixar sua guitarra pior, trassejando, afinada em apenas algumas notas, outras notas ttalemnte desafinadas. etc...

oque vc pode mexer eh unicamente na altura do captador, mas tb eh desnecessário pois se vc levanta-lo demais a corda pode encostar, ou entao captar o som de forma destorcida , fica horrivel

vinicius69
Veterano
# jun/03
· votar


Ronin
nunca kra.... os alinhamestos que afinam as escalas.. num tem q ficar igual naum !!!

Guitar Slash
Veterano
# jun/03
· votar


ae...eu nem vo mais mecher nela...eu consegui regular ela =)
Agora ta bunitona, ta dano mo tesao agora toca com ela....valew ae todos que me ajudaram...Falows

MadMan
Veterano
# jun/03
· votar


Gente, pelamordeDeus hein???? Acho que quando se começa a tocar, o músico deve conhecer o instrumento! Os carrinhos servem pra regular as oitavas. Pegue o afinador e toque a corda solta e afine. Depois prenda a corda na 12 casa e o som deve ser o mesmo. Se não for ajuste o carrinho até que a oitava seja afinada. Cada corda tem uma espessura diferente e por isso não ficam alinhados!!!
Quanto à "alma" da guitarra que falaram aí, chama-se TENSOR e não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Se apertar o tensor o braço enverga pra tras e se soltar o braço enverga pra frente (lado das cordas). Beleza? Percam o medo de mexer no instrumento...

Guitar Slash
Veterano
# jun/03
· votar


Eh isso ae MadMan
Qnd eu fui mecher na minha, eu nem tive medo, sei la...fiquei um pouco, mas dpois que vi que era facil e era soh tomar cuidado....agora ela ta dahora =)

MadMan
Veterano
# jun/03
· votar


Guitar Slash É... ela não morde não. Este tipo de problema é "ajustável", o usuário deve saber fazer. É como configurar um software. Agora, tem coisas que só o luthier mesmo, mas aí já é outro tipo de problema e não ajustes, certo? Valeu!!!!

Ronin
Veterano
# jun/03
· votar


vinicius69
Num foi isto que eu disse?!

MadMan
Eu sei que é bom aprender e coisa e tal... mas tem gente que nem visão apra ver se o braço está ou não empenado, quanto mais para mexer no tensor... quando falamos do perigo do tensor, o problema não está em ser ou não complicado de mexer... mas sim no fato de que, se vc exagerar, vc pode danificar o braço permanentemente.

MadMan
Veterano
# jun/03
· votar


Ronin Concordo, mas eu quis dizer que não é intocável, basta aprender e conhecer o instrumento. Óbvio que não se pode sair mexendo, mas sim aprender... tem muito luthier por aím livros, revistas etc... Mexer no tensor requer cuidado sim, e muito! Mas o que eu quis dizer é que o pessoal não sabe nada sobre o instrumento que toca.

Guitar Slash
Veterano
# jun/03
· votar


Pode cre....varias pessoas que tocam, num sabe o que eh realmente a guitarra....so sabe tocar...
eu to curtindo pra caramba de aprender a mecher na regulagem dela e tals........eh bem loko.....e eh mto bom tbm....pq qnd acontecer algo, vc sabe mecher, e nao gasta grana com luthier.....valew =)

Ronin
Veterano
# jun/03
· votar


Guitar Slash
MadMan

É isso aí gurizada...

Eu comecei a mexer num velho samick que eu tinha... como não usava, mexia na regulagem dele vez ou outra para ver até onde chegava... hoje em dia eu mexo até mesmo no meu cheruti... sem medo de ser feliz... e consigo deixá-los do jeitinho que eu gosto.

Mas... para quem ainda é inseguro... nós estamos aqui no fórum para dar aquela força, né gurizada?! ;)

nobre
Veterano
# jun/03
· votar


Guitar Slash
Blz veio :)
O lance do rastilho é como o MadMan falou...

O problema é q o pessoal poe terror demais na regulagem da guita... É claro que não se pode abusar ou mexer sem saber o que faz "soh pra ver no que dah"
com um pouco de auxílio a gente vai aprendendo a mexer no instrumento, e ainda economiza uns trocados quando só se tem coisas simples a fazer.

Guitar Slash
Veterano
# jun/03
· votar


Soh...entendi o negócio do rastilho.....e ae pessoal...nao tenham medo de mecher nas suas guitas....eheheheh.....eh mto loko pq tipo. vc ve como eh feito os negócios, aonde eh ligado cada fio...etc.....eh desmontei minha guita inteira...foi ate legal...mas eu abri pra dar uma limpeza e aproveitei p/ ver como ela eh por "dentro" hehehe
Falows

Max
Veterano
# jun/03
· votar


Guitar Slash
eh mas tem q te um poco de medo sim..pq se vc mexe errado ja era..fudeu td e pode ate da perda total..huahuahuhauhua

Guitar Slash
Veterano
# jun/03
· votar


ahuhuahuahuahu pode cre......mas soh alguem sem noçao que vai fuça onde nao deve, aí foda memo....ahhaha, tem ki toma um cuidado da bixiga,..ahahah
falows

Munhoz
Veterano
# jun/03
· votar


Pelo amor de Deus, o que é "ALMA" da guitarra????

Eu nunca vi nem ouvi isso! Que eu saiba é TENSOR! Se não sabe, não inventa, e melhor, não ensina errado, e melhor ainda, não sai por aí ensinando os outros a guardar a guitarra c/ as cordas frouxas, a não ser que vc queira foder a "ALMA" da guita da galera!!!

Ah!, escorar a guita na parede? De costas? Ô Leo Barreto, você é louco, ou tá sacaneando a galera???? ALMA da guitarra, há, há, há! Eu morro e não vejo tudo!

MadMan
Veterano
# jun/03
· votar


Munhoz Já pensou se a guita ficar "possuída"? Já pensou se baixar um espirito pagodeiro na bichinha????

Ronin
Veterano
# jun/03
· votar


Munhoz

Hehehe... eu já escutei tantas vezes o termo "alma" que eu nem me importo mais... agora, estas outras q vc falou, estão na lista de LENDAS da guitarra/baixo:

- Escorar na parede de costas;
- Desafinar as cordas para guardar;

Entre outras diversas.

Guitar Slash
Veterano
# jun/03
· votar


- Desafinar as cordas para guardar;
essa eh mto boa.....hahahahahahhaa

Leo Barreto
Veterano
# jun/03
· votar


huahuahauhauhauahuaha, locura, cada um com suas manias... UM amigo meu me dizia isso logo que comprei minha guitarra a 5 anos atras, dai desde entao eu meti isso na cabeça e eh um vício ateh hoje, dexo a guitarra de captador virado pra parede e se fico mais de 1 semana sem toca ( coisa impossivel , soh se eu for viaja mesmo , assim mesmo levo o violão ) eu afroxo as cordas...

huahauhau eh coisa de doido mesmo, mas eh mania, mas ateh que tem fundamento se forem analiza

Mesma coisa eh deixar a guitarra esposta ao sol , nunca ouviram essa ????? hauhauhauahuahuahauahuahauha

um abraço turma, teh mais

Leo Barreto
Veterano
# jun/03
· votar


pra dexa claro, não deixem a guitarra exposta ao sol heinh, :))

Overdoser
Veterano
# jun/03
· votar


Leo Barreto
vei, vc tem que guardar a guitarra SEMPRE afinada, senao o braço empena, o tensor é regulado para o braço ficar um pouco empenado sem cordas, como se as cordas fossem ficar altas, quando vc coloca as cordas e afina com a afinaçao padra (EADGBE) elas tensionam o braço com a força necessaria para ele ficar reto.

um colega meu me mostrou a guitarra dele com o braço retinho, quando ele tirou as cordas e me mostrou o braço estava um pouquinho empenado, tanto que é bom vc trocar as cordas uma a uma para nao forçar o braço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cordas Altas