| Autor | Mensagem | 
| ricardo metallica Veterano
 | # mar/05 
 
 meu professor falou q em certas situacoes pode se fugir das escalas e usar notas cromaticas de passagem sem causar dissonancia, alguem sabe como?
 
 
 | 
| Deji Veterano
 | # mar/05 · Editado por: Deji · votar
 
 Sim, como ele disse seria uma Nota de passagem. Por exemplo:
 
 C7
 <pre>
 e------------------------------------------------------
 B------------------------------------------------------
 G----5---3-----------------------------------------------
 D-----------5-4-3-2---------------------------------------
 A---------------------3---------------------------------
 E------------------------------------------------------
 
 </pre>
 ou
 
 D
 <pre>
 e---2-3-4-5-2-----------------------------------------------
 B--------------3----------------------------------------
 G------------------------------------------------------
 D------------------------------------------------------
 A------------------------------------------------------
 E------------------------------------------------------
 </pre>
 
 
 | 
| Deji Veterano
 | # mar/05 · Editado por: Deji · votar
 
 .
 
 
 | 
| John Johns Veterano
 | # mar/05 · votar
 
 na verdade a dissonancia vai existir,
 
 o q pode ser evitado eh uma dissonancia desagradável
 
 MPB nao usa as escalas convencionais, se vc ver ta cheio de cromatismo
 
 o cromatismo ate pelo sentido etimologico eh colocar cor na musica, e dar algo a mais q nao se pode conseguir com calculos
 
 
 | 
| deathmeister Veterano
 | # mar/05 · votar
 
 Pergunta pro Petrucci hehe.
 
 
 | 
| Deji Veterano
 | # mar/05 · votar
 
 Pergunta pro Pat Metheny hehe.
 
 
 | 
| ricardo metallica Veterano
 | # mar/05 · votar
 
 deathmeister
 verdade ele usa uns cromatismos massas
 
 
 | 
| ricardo metallica Veterano
 | # mar/05 · votar
 
 mais nao existe nenhuma regra para isso, posso sair usando essas notas de boa?
 
 
 | 
| Deji Veterano
 | # mar/05 · votar
 
 Sim, soou legal, pode mandar bala.
 
 
 | 
| Deji Veterano
 | # mar/05 · votar
 
 Mais cuidado com o soou legal
 
 
 | 
| BlaCk LaBeL Veterano
 | # mar/05 · votar
 
 ricardo metallica
 Você mesmo já respondeu a pergunta: notas de passagem. Ou seja, use as em meio à frases, mas termine sempre em nota da escala (também é possível terminar nas notas cromáticas e soar bem, arrisque... experimente...).
 
 
 | 
| ricardo metallica Veterano
 | # mar/05 · votar
 
 BlaCk LaBeL
 só isso mesmo? entao ok
 
 obrigado
 
 
 | 
| Deji Veterano
 | # mar/05 · votar
 
 ricardo metallica
 
 Se seu professor fala outra coisa, posta ae...
 
 
 | 
| LeandroP Moderador
 | # mar/05 · votar
 
 Escolhendo a nota alvo (nota que pretende resolver a frase) e dividir o cromatismo no tempo.
 
 Exemplo em Dó maior, onde cromatizo a terça maior (nota E) com a quinta justa (G). Este é um dos tipos mais comuns de cromatização.
 
 
 e------------------------------------------------------
 B-----------------5-6-7-8------------------------------
 G---------------5---------9----------------------------
 D-----2-3-4-5------------------------------------------
 A---3--------------------------------------------------
 E------------------------------------------------------
 C
 
 
 
 | 
| ricardo metallica Veterano
 | # mar/05 · votar
 
 Deji
 foda q so vou conversar com ele segunda, mais se ele falar algo interessante eu posto ae ok
 
 LeandroPanucci
 mais parar nas notas cromatizadas nao da certo mesmo então ?
 
 
 | 
| Adriano Medeiros Veterano
 | # mar/05 · votar
 
 ricardo metallica
 respondendo o q perguntasse pro panucci... nao!!!
 q dizer, claro, a "regra" diz q nao é bom, mas e seu ouvido??? ele sim pode te dar a resposta dessa pergunta
 
 musica é experimentaçao, é alma
 
 
 | 
| LeandroP Moderador
 | # mar/05 · votar
 
 ricardo metallica
 
 Sobre acordes dominantes (acorde maiores com sétima menor) é legal fazer experiências com tensões além da escala. Acordes dominantes são os mais abertos pra este tipo de experiência. Por que não tenta repousar numa #5 sobre um acorde X7, ou um b9 sobre um acorde X7 e tente notar o que estas tensões provocam.
 
 X7 = qualquer acorde maior com sétima menor, ex.: G7, E7, F#7, etc...
 
 
 | 
| ricardo metallica Veterano
 | # mar/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 fica um tanto estranho, diferente
 
 por q os dominantes sao mais abertos a esse tipo de esperiencia?
 
 
 | 
| Deji Veterano
 | # mar/05 · votar
 
 ricardo metallica
 
 Pq é acorde de tensão...
 
 
 |