De cordas Normais pra Híbridas - É preciso regular a guitarra?

Autor Mensagem
Philipius
Veterano
# mar/05


Olá, pessoal!

Uso 0.10 na minha Ibanez desde sempre.
Na minha guitarra antiga, já usei 0.09 e 0.11, mas nunca usei a híbrida em uma guitarra minha.

Quero testar dessa vez, coloca um jogo de cordas que vá de 0.10 nas graves e 0.09 nas finas!

Vou precisar regular alguma coisa além da ponte? Não estou com vontade de mecher no tensor nem pagar um luthier pra fazer isso.
Se for somente um ajuste simples de ponte, eu troco! Se for algo mais complicado, deixo pra depois!

O que vocês me dizem?
Abraço!

Ivan Baumgartner
Veterano
# mar/05
· votar


eu digo: GOOOOOOOOREEEEE!!! hehehehe
foi mal não poder ajudar cara...
heheheh
Abração!

BlaCk LaBeL
Veterano
# mar/05
· votar


Philipius
No tensor não vai precisar mexer, pois a diferença vai ser pequena. Com certeza será necessário ajustar a tensão nas molas e, talvez, oitavas.

perpetual burn
Veterano
# mar/05
· votar


eu kero coloka .10 com .11 na mminha guitarrra...mas ta foda pra acha...

perpetual burn
Veterano
# mar/05
· votar


perpetual burn
vou te ki mexe nas molas, coloka mais uma e mexe no tensor

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


Philipius
Cara, eu usava 0.09 na minha. Daí eu mudei a afinação pra Eb e coloquei cordas hibridas sem precisar mandar ajustar nada... só pouca coisa na altura das cordas q eu mesmo mexi na ponte e regulei.
Agora ela está ótima (pra mim). Segura a afinação sosegada. E é floyd tb!

Sincero
Veterano
# mar/05
· votar


Philipius

Cara acho q toda vez q vc troca de calibre de corda, vc tem que regular para aquele calibre q vc vai usar, msm que seja pouco, sempre tem q regular ainda mais se vc for usar floyd. Ajuste na ponte com certeza q vc terá q fazer, agora no braço eu já não tenho certeza.

Philipius
Veterano
# mar/05
· votar


Obrigado, pessoal!

O ajuste de altura da ponte eu faço tranquilamente, mas nunca ajustei as oitavas.

O retardado aqui foi comprar corda 0.10 hoje e comprou híbrida 0.10 com 0.11! hehehe
Agora as finas são 0.10 e as grossas são 0.11!
hehehe

Então preciso regular as oitavas? Não lembro como se faz isso.

Marisco
Veterano
# mar/05
· votar


Philipius
Pra ver se precisa regular as oitavas compara os harmônicos das casas 12 e 24 com a nota pressionada nas mesmas casas. Se tiver igual não precisa fazer ajuste não.
Caso tenha que ajustar vc vai ter que mexer naqueles parafusos que tem na ponte (um pra cada corda).

Igor Martins
Veterano
# mar/05 · Editado por: Igor Martins
· votar


12 e 24

Ou se não puder, faz na casa 12 e 19, tb. serve.

Mas na 12 e 24 é mais fácil, é q a mesma nota com 1 oitava de diferença

BlaCk LaBeL
Veterano
# mar/05
· votar


Igor Martins
12 e 19 não são a mesma, hómi... :S

Igor Martins
Veterano
# mar/05 · Editado por: Igor Martins
· votar


damn clones

Igor Martins
Veterano
# mar/05
· votar


BlaCk LaBeL
Eu sei,
estou falando da 12 e 24


Mas ver a 12 e 19 para oitavar tá blz (devido qualidade dos harmonicos)

Vou editar para não dar confusão, já viu!

BlaCk LaBeL
Veterano
# mar/05
· votar


Igor Martins
Ah bão! :)

Philipius
Veterano
# mar/05
· votar


Obrigado, povo!

Vou trocar hoje de noite, acho.

Se eu precisar de ajuda, venho aqui postar! =D

Philipius
Veterano
# mar/05
· votar


Só um apontamento: é preciso colocar mais molas para passar de 0.10 para híbrida 0.10 e 0.11, sabiam?

Se vocês só deixarem 3 molas, como eu fiz, a ponte vai quebrar, como aconteceu com a minha.

E não façam essa troca em véspera de show, pois a coisa pode piorar, como é no meu caso.

Vou tocar amanhã e a ponte quebrou! hehehe

O que quebrou foi o parafuso que ajusta a altura da ponte (e que segura a ponte).
Alguém sabe onde se vende esse parafuso? Lojas de ferragens ou somente em lojas de música?

stratopeido
Veterano
# mar/05
· votar


Philipius

hahahaah, legal ver a trajetoria de seu experimento.. ate quebrar a ponte..

Vou precisar regular alguma coisa além da ponte? Não estou com vontade de mecher no tensor nem pagar um luthier pra fazer isso.
Se for somente um ajuste simples de ponte, eu troco! Se for algo mais complicado, deixo pra depois!

Só um apontamento: é preciso colocar mais molas para passar de 0.10 para híbrida 0.10 e 0.11, sabiam?

Se vocês só deixarem 3 molas, como eu fiz, a ponte vai quebrar, como aconteceu com a minha.

E não façam essa troca em véspera de show, pois a coisa pode piorar, como é no meu caso.


huahuaua, desculpa mas n consigo evitar d rir.. ehee, mexer com corda e conplicado sim, fode com o braço da guitarra se vc n tomar esses cuidados mesmo, eu coloquei uma hibrida 0.8 com 0.9 na minha strato, na epoca q eu tava bitolado em malmsteen e velocidade hehe, ja deve ta fazendo um ano q eu to com o mesmo jogo d corda, a guitarra fica bem macia e e quase impossivel quebrar a corda

Philipius
Veterano
# mar/05
· votar


stratopeido
Pior que eu também já estou rindo! hehehe

Vou tentar arrumar a ponte com novas peças, mas já pedi emprestada a guitarra de um amigo, pois se der errado, terei a dele pra tocar!

Jajá o vocalista da minha banda vem aqui em casa pra gente tentar arrumar a ponte.
Ele também é guitarrista, e já mexeu bastante na guitarra dele!

Acho que com a peça que quebrou e mais 2 molas, vai dar tudo certo!

E o pior é que a ponte só quebrou na hora que fui abaixar as cordas, mexendo justamente na peça que quebrou! =/
Nem as Ibanez são indestrutíveis! hehehe

Philipius
Veterano
# mar/05
· votar


Mas pelo menos deu pra ver que ela não é feita de compensado! hehehe

Pelo menos a parte que pude ver é sólida! =D

Philipius
Veterano
# mar/05
· votar


Cabei de voltar da casa de meu amigo (e vocalista da minha banda, Mothership V)!

Colocamos um novo "parafuso" pra segurar a ponte e, quando o processo de afinação estava terminando, o outro estourou!
Aí colocamos mais um parafuso e deu certo!

Ou seja: problema de velhice dos meus parafusos!
Isso que dá ter guitarra com quase 10 anos de idade! hehehe

Mas agora tá ok!
Vou terminar de afinar, ajeitar uns patches na pedaleira (de outro amigo hehehe) e tudo estará pronto pro show de amanhã! =D

Philipius
Veterano
# mar/05
· votar


Ah, agora ela tá com 4 molas:

-Aqui
-Aqui
-Aqui
-
-Aqui

Isso porque as cordas de cima estão mais pesadas!
Algum problema nisso?

Drinho
Veterano
# mar/05
· votar


desculpem a minha infame ignorancia

mas qual a diferença ?

Philipius
Veterano
# mar/05
· votar


Correção: a última mola está saindo da ponte na última posição e entrando na quarta!

Philipius
Veterano
# mar/05
· votar


Drinho
Das molas?
Quanto mais molas, mais sustentação das cordas!
Como o calibre da minha aumentou e o parafuso da ponte estourou, precisei colocar mais molas pra sustentar!

Drinho
Veterano
# mar/05
· votar


Philipius
hehehe .. naum cara
das cordas
hibridas e naum hibridas

Philipius
Veterano
# mar/05
· votar


Drinho
Não híbrida tem todas as cordas baseadas no mesmo padrão de espessura.
Uma 0.10 normal vem com mizinha 0.10, si 0.13, etc.

Uma híbrida vem com as 3 cordas mais graves com espessura maior!
A 0.10 híbrida começa com 0.10 e termina com 0.52, que seria a mizona de uma 0.11 normal.

perpetual burn
Veterano
# mar/05
· votar


simples...eu mudei o encordamento de .9 pra .11 1 tom abaixo ontem...eu tive ki coloka mais uma mola, girar 1/4 do tensor e regula geral as molas......mas fiko muito mole....vou coloka hibrida .11 com .12

Dungeon
Veterano
# mar/05
· votar


Forçando uma barra pra aproveitar o tópico: há risco de desregular(ponte fixa) trocando de afinação com certa frequencia(2x/dia..)?

thanatos
Veterano
# mar/05
· votar


acho q vai estragar mais rapido as cordas se trocar a afinacao com frequencia.....tipo, ficar variando mto a tensão nas cordas...e o tensor do braço acho q tb pode ser afetado, mas nem posso afirmar com ctz;....

HYBRID PRS
Veterano
# mai/09 · Editado por: HYBRID PRS
· votar


uuuuuuuuup

fui trocar as cordas da minha guitarra, está regulada com as Cordas 011-0.49, coloquei outra 0.11, até aí beleza, eis que olhei o encordoamento novo e as medidas são diferentes... 0.11-0.52, tem algum problema? tenho que regular algo na ponte fixa?

obs: não está escrito que é Híbrido ou algo parecido, mas acredito que deve ser, NIG Evolution 0.11-0.52, a guitarra não está trastejando e os harmonicos saem normais, verifiquei no afinador e o harmonico na casa 12 e a corda solta tem a mesma afinação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a De cordas Normais pra Híbridas - É preciso regular a guitarra?