meu braço tá torto!!! ajudem!!!

Autor Mensagem
Man Well
Veterano
# mar/05


não o meu, mas o da minha guita.... eheheh....

tenho uma tagima strato 635. acho q a regulagem d fábrica é pra cordas 0.9, e o puto do meu novo professor falou pra eu botar 0.10 q não tinha problema nenhum.... semana passada levei minha guita pro guitarrista d minha banda tocar (ele vendeu a dele...) e ele comentou: po, as cordas tão altas, hein?

quando fui ver, a porra do braço tá todo côncavo!!! a corda puxou ele pra frente, sabe como?? caralho, fiquei indignado. lembrei dda galera do fórum...

os luthieres d plantão, por favor me ajudem!!! parece q se demorar muito, o problema pode se tornar irreversível... e sei q é só um ajuste no tensor pra ficar filé... só q não sei em q sentido rodar o maldito, e o quanto devo rodar.... estou com medo....

URGENTE, POR FAVOR!!!! :^(((((

MatheusMX
Veterano
# mar/05
· votar


haeuheauhae ,meu braço tah torto ... hehehe , naum faz nada por enquanto , deixa as cordas froxas enquanto vc naum puder levar a um luthier ... pq se vc regular errado vai ser pior ...

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Man Well

Normalmente as guitarra não saem de fábrica com uma boa regulagem. A regulagem de fábrica é muito rápida e os técnicos não dão a atenção necessária pra essas coisas.

Eu usava 0,09 na minha Tagima e passei pra 01,0 e até agora não apresentou problema.

Eu recomendo levar ao luthier pra dar uma geral. Num bom luthier você vai gastar em média uns R$ 80,00, mas leve em conta que além de ajustar o tensor, o profissional vai verificar as oitavas na ponte, ajustar um ou outro traste.

Faça isso e terá uma guitarra no mínimo confortável ao tocar.

Man Well
Veterano
# mar/05
· votar


EduArdanuy

porra... eu num posso fazer o serviço não??? to nervoso.........

LeandroPanucci

mas a sua tagim é strato? o braço é d pau marfim?? será q entortou por algum outro motivo???

d vez em quando eu chegava em casa d noitão e via minha guita encostada no canto da parede, em pé.... ficava PUTO!!! PUTO!!!! mas esquecia d dar esporro.... aconteceu algumas vezes, não tantas... será q foi isso???

guardo minha guita num bag, com as cordas pra virads pra baixo, debaixo da minha cama....

MatheusMX
Veterano
# mar/05
· votar


Man Well
eu naum arriscaria naum ... hehehe , do jeito q tah ai eh melhor levar num luthier , dah uma afroxada nas molas ae ...

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Man Well

Minha guita é strato, pau marfim... do mesmo jeito

Jean
Veterano
# mar/05
· votar


eu to afim de botar 0.10,faz mais de um ano que toco quase 2 e nunca mudei a tensão das corda.

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Nem nos bends eu senti diferença na hora de mudar a bitola da corda... se bem que já havia tocado muito tempo com 0,10... mas estava há mais de 2 anos com 0,09....

SoldierOfFear
Veterano
# mar/05
· votar


Fisioterapia.

Rowashburn
Veterano
# mar/05
· votar


Cara, faz assim...pega a guitarra, e aponta ela pra luz, tipo, segura ela como se fosse um fuzil ou espingarda, sei lá, desse jeito que o Edmar Luighi tá fazendo:
http://www.edmarluighi.com.br/dicas_31-guia-de-compras.asp
mas aponta e olha a lateral do braço, a linha que se forma na quina da escala, olha os dois lados, o de cima e o de baixo, se os dois lados estiverem tortos igualmente, tipo, o mesmo ângulo, daí é simples, o braço empenou um pouquinho e é fácil resolver...veja se a curva faz com que as cordas fiquem mais altas, ou mais baixas...
...se a curva faz com que as cordas fiquem mais altas, aperte o tensor, tipo, senta, põe a guitarra em pé no chão, e gire o tensor no sentido horário, ( não sei como é o seu tensor), mas de qualquer maneira aperte ele, no sentido horário!!!!
...se está deixando as cordas mais baixas, daí afrouxe o tensor, gire-o no sentido anti-horário.
Vai apertando devagar, aperta um pouco e olha de novo, até essas linhas ficarem retinhas!!!
Caso as curvas não estejam iguais, uma esteja maior que a outra, daí o braço se torceu...não vai adiantar mexer no tensor, pois quando ele deixar um lado reto, vai entortar o outro...ou seja, daí fudeu cara, se for pouca a diferença, daí dá pra lixar a escala, ou sei lá, trocar ela...mas geralmente o remédio é trocar o braço....
Daí leva em um luthier!!!!!!

Drinho
Veterano
# mar/05
· votar


meu braço tá torto!!! ajudem!!!
eu aconselho a procurar um medico

Hyllop
Veterano
# mar/05
· votar


Desiste !!!

dtplayer
Veterano
# mar/05 · Editado por: dtplayer
· votar


manda num luthier

Bard
Veterano
# mar/05
· votar


heheheheh, estranho, pq soh guitarras boas, tm esses problemas?

tipow isso nunca aconteceu com a minha. comprei ela com encordamento 008 e toh usando 010 atualmente, mas antes usei 009 tmb, e nada aconteceu a guitara naum trastejou nem nada, tah certo q o capotraste dela eh novo pq o antigo se arrebentou no processo, mas nunca tive esses problemas de regulagem

soh as cordas q costumam arrebentar dpois d um tempo qndo saum novas, e como naum tenho condiçoes financeiras boas pra ficar comprando cordas novas toda hora, eu refaço a emenda das bolinhas, ou seja, enrolo a corda lah d novo e fica muito bom, na maioria dos casos naum arrebenta ou demora muito tempo pra arrebentar......

heheheheh pq serah q toda guitarra d marca boa eh taum "delicada"?

deathmeister
Veterano
# mar/05
· votar


Aff entrei no topico pra dar conselhos ortopedicos, mas vi que fui enganado.

O Monge
Veterano
# mar/05 · Editado por: O Monge
· votar


será que chove?

The Blue Special Guitar
Veterano
# mar/05
· votar


Eu uso 0.10 na minha Michael. Ela veio com 0.09.
Nem precisa regular.
Agora, pra pôr 0.11 já é bom dar uma regulada.

A diferença de 0.09 para 0.10 é bem pequena, quase não se percebe.

EduardoSlash
Veterano
# mar/05
· votar


meu braço tá torto
acho melhor vc ir no médico.....hahuaahuahha

DioH
Veterano
# mar/05
· votar


eu usava 0.9, e agora uso 0.12 e nem regulei o braco da minha Strinberg, o braco tah retinho, se problemas =]

silvio_rp
Veterano
# mar/05
· votar


Man Well
De que cidade vc é??
As tagimas sao um tanto comum (conheço muitos casos) em dar problema no braço por falta dos devidos cuidados que o marfim necessita. Algumas vezes nao tem volta nao mas a maioria o luthier resolve. No seu caso parece que o braço empenou mesmo. Acontece quando muda as cordas (alguns braços estao mais sujeitos que outros quando o modelo eh uma loteria na hora de comprar). Leve num luthier e pede um diagnóstico.

Eu sempre brinco pro pessoal que tem tagima pra tomar cuidado com o calor pra nao ganhar um berimbau.

Man Well
Veterano
# mar/05
· votar


silvio_rp

sô d vitória, ES. aki tem um luthier mas não sei se é bão... tem muitas indicações....
po, mas quer dizer q eu dei azar? q merda.... só acontece comigo....

Rowashburn
po, essa é uma dica boa.... vou dar uma olhada e amanhã falo como foi. eu só olhei d um lado do braço desse jeito aí...

Bard
o lance é q a guita não trasteja nem nada, mas vc percebe logo q tá empenado pq no início da escala (perto do headstock) as cordas tão beleza, mas no final dela (perto do cap) as cordas estão altas. interessante é não compromete tanto o fato d tocar... não sei se é pq eu ainda não sei improvisar... eheheh... mas quero consertar isso logo.
e vc deu sorte d não dar problema pq tem um ou dois meses q eu coloquei a corda e empenou mesmo, mas como foi dito, alguns braço tem essa tendência pq a madeira não foi bem tratada.

ainda boto fé nas tagimas, mas tinha q acontecer logo na minha?? :^(

Digao
Veterano
# mar/05
· votar


silvio_rp

Esse negocio das tagimas terem o problemas no braco é loteria mesmo... depende de cada braco, da forma como é cortado etc... e como o marfim é duro... se empenou muito é bem dificil desfazer a cagada...

Eu sofro nas mudancas de climas aqui em ctba... qd acaba o verao e vem o inverno a temperatura cai de 30º pra 10º em 2 dias sei la... e qd chego em casa pra tocar a guita ta trastejando...

Man Well

Gira o tensor no sentido horario +- uma 1/2 volta... espera uma 1/2 hora (nao é instantanea a mudanca)... e olha se precisar mais um pouco vai indo ate ficar legal... nao precisa ficar completamente reto... vc pode deixar um alivio se quiser...

E depois regula oitava pq sempre q regula tensor (e consequentemente altura de corda) as oitavas vao pro espaco...

Man Well
Veterano
# mar/05
· votar


Digao

????
oitava???

seria aqueles parafusinhos daqueles suportes das cordas na ponte???? eles regulam altura das cordas e espaçamentos, não?

eheheh.... desculpe pela ignorância. eu sou um bosta mesmo. :^P

Digao
Veterano
# mar/05
· votar


Man Well

eles regulam a altura das cordas (os parafusos do saddle/carrinho) e os parafusos maiores q ficam atras regulam as oitavas... q é o q da afinacao em todo o braco da guita...

newbone
Veterano
# mar/05
· votar


eu recem trokei pra 0.10 na minha shelter st1 amadora dos inferno hauieoae e naum deu nda.. pra ver empenação eu sempre aperto a cord no primeiro e no ultimo traste , se no meio a corda naum encostar eh pq ta bumerangue jah haeuiaoeae

silvio_rp
Veterano
# mar/05
· votar


sô d vitória, ES. aki tem um luthier mas não sei se é bão... tem muitas indicações....
po, mas quer dizer q eu dei azar? q merda.... só acontece comigo....



As tagimas sao loterias mesmo pelos motivos que o Digao citou:

Esse negocio das tagimas terem o problemas no braco é loteria mesmo... depende de cada braco, da forma como é cortado etc... e como o marfim é duro... se empenou muito é bem dificil desfazer a cagada...

Eu sofro nas mudancas de climas aqui em ctba... qd acaba o verao e vem o inverno a temperatura cai de 30º pra 10º em 2 dias sei la... e qd chego em casa pra tocar a guita ta trastejando...


como onde vc mora faz bastante calor acontece isso mesmo. E a tagima nao toma o cuidado necessario com os instrumentos.

newbone
Mesmo a sua shelter sendo um modelo inferior o braço de maple (e nao eh maple dos melhores) aguenta mais que o marfim mal cortado.

Marfim bem trabalhado eh outra historia... muito bom até.

Bard
Veterano
# mar/05 · Editado por: Bard
· votar


naum deu problema msmo, naum empenou nem qndo tirei as cordas e o braço do corpo pra passar peroba na escala (de mogno)

e nunca mexi no tensor dela ateh hj e faz uns dois anos q tenho ela

Man Well
Veterano
# mar/05
· votar


é... andam falando muito bem das shelters aki no fórum....

a shelter é d onde? states??

Man Well
Veterano
# mar/05
· votar


mexi no braço um pouco, mas não deu em nada... fiquei com medo d dar merda.... vcs acham seguro mesmo??

:^(

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


mete a marreta..hahahaa

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a meu braço tá torto!!! ajudem!!!