Novato

    Autor Mensagem
    PSW
    Veterano
    # jun/03


    Olá pessoal! Blz?
    É o seguinte eu toco violao a 1 ano e agora estava querendo começar a tocar guitarra, mas realmente nao entendo nd nd nd mas nd mesmo de guitarra.
    Entao gostaria de algumas dicas, explicações de qual modelo e marca de guitarra é boa/melhor, como é esse esquema de pedais, pedaleiras, etc.
    Ah! E tbm eu estava querendo comprar uma guitarra mas como num tenho muito dinheiro queria saber uma q fosse boa e nao passasse de R$500? E tipo tem q comprar o amplificador tbm ne, mas sera q da pra mim ligar no computador e usar as caixas de som do microsystem q ta instalado no PC?

    obrigadao!

    Fernando
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    PSW
    Qto plugar a guitar no pc, sem problemas, mas depois de um tempo vc vai querer um amp mesmo. Existem muitas guitarras legais pra começar, dentre elas Eagle, Golden, Fender Squier (uma linha mais acessível), etc. Mas não tenho mta noção de preço. O melhor cara, pra começar, é ir na loja, pedir pra ver as guitarras pra inciantes e tocar pra ver qual vc mais gosta. Comigo foi assim, eu tenho uma Hamer Strato, acho ela ótima pra iniciantes.
    Já a questão de pedais e pedaleiras é algo q vc vai entender com o tempo. O forum é ótimo pra isso cara, eu qdo descobri aqui fiquei dias lendo todos os topicos sobre guitarras e pedais heuehue. Qq duvida aí, pergunta meu, vc tb pode usar a busca pra ver se ja tem topicos sobre o assunto. Flw véio!

    Chicao
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    PSW. só complementando o que o Fernando disse. mesmo pra começar. nao compre guitarras tonante ou jennifer. podem ser legais para aprender e etcc mais hoje em dia as pessoas evoluem mais rapido e sao obrigadas a trocar cedo de guitarra. e essas guitarras sao muuuuito fraquinhas. mais vale voce começar com uma guitarra com trastes concavas. ahahaha
    diga nao as drogas.
    Abraços do Chicão! =) =) =)

    guitarrafuriosa
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Pode ser uma squier, samick, até mesmo golden ou eagle, são legaizinhas. Eu tenho Squier, é massa.

    PSW
    Veterano
    # jun/03 · Editado por: PSW
    · votar


    Mas dependendo da guitarra varia muito o estilo do som?
    Eu queria uma guitarra q tivesse o som muito bom, e penso q nao compençaria comprar um guitarra ruinzinha so pq ainda sou iniciante, acho q eu deveria gastar um pouco mais e comprar boa, mesmo q seja usada. o q acham?

    O que influencia no som da guitarra? Me falaram q qt mais captadores o som é melhor é verdade?

    E o q é esse tal de CASE?

    valew!

    PéZAUM
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    PSW é uma especie de caixa q serve para repousar (guardar) sua guitarra

    PéZAUM
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    a quantidade de captadores em tese influenciaria aí vem aquela velha historia de qualidade por quantidade

    Homem Guita
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    PSW

    Pense bem antes de comprar. pergunte pro pessoal que entende do assunto aqui no Forum mesmo que seja pergunta boba para que entede de guita mas o importante é peruntar e testar.

    Eu não pensei sobre qual guita ia comprar quando era iniciante, quer dizer, até hoje sou um mas a minha primeira guita foi péssima. Era uma Condor GX 10 péssima e com ajuda do Max aqui do Forum eu comprei a guita que queria antes de ontem. Então pergunte

    PSW
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Alguem poderia me explicar o q sao esses tantos de nomes q encontro pelo forum?
    tipo humbuckers, trastes jumbo, Les Paul, ponte, floyd, etc

    JPedro
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Hambuckers estão envolvidos no q vc perguntou antes: captadores. Captadores hambuckers são captadores duplos, ou seja, com duas "filas" de imãs, lado a lado. Existem os captadores singles (simples) e os hambuckers (duplos). Os singles têm um som mais brilhante, porém não agüentam muita distorção e ficam com um zumbido com distorção. Os hambuckers são mais ou menos o oposto (essa explicação foi bem resumida, pq existem outros tipos, etc).
    Trastes são aqueles ferrinhos que dividem as casas no braço da guitarra. No caso, trastes jumbo são trastes bastante altos, mas isso é questão de gosto, algumas pessoas gostam de trastes bem altos, outras um pouco menos...
    Les Paul é um modelo (formato) de guitarra. Várias marcas têm guitarras com esse formato. Isso é uma Les Paul: http://www.gibson.com/products/gibson/lespaul/images/lpspremiumplusHCS .jpg . Existem vários outros modelos de guitarra, outro famoso é o Stratocaster: http://www.fender.com/new_repository/fender_guitars/images/0117602_md. jpg
    Ponte é akele ferro no corpo da guitarra que segura as cordas. Pode-se colocar uma alavanca na ponte, e mexendo na alavanca, haverá uma variação da nota que está sendo tocada na guitarra. Existem vários modelos de ponte também, e um deles é Floyd Rose, que é uma ponte flutuante (ela não fica presa no corpo), podendo-se então alavancar para frente e para traz.
    Acho que ficou grande demais a explicação, mas foi o mais resumido que consegui fazer... PSW qualquer dúvida é só perguntar que a galera aqui do fórum te ajuda...
    Valeu!!

    PSW
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    valew JPedro!

    Ainda tenho algumas duvidas mas nao lembro todas por enquanto gostaria ainda de saber:
    -o q é chave seletora?
    -o q é microafinação?

    JPedro
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    PSW
    As guitarras têm, geralmente, mais que um captador. Algumas têm 3 simples, outras têm 2 hambuckers (duplos), etc. Chave Seletora seria tipo um pino que tem do lado dos potenciômetros (akelas rodinhas que você abaixa e aumenta o volume da guitarra, por exemplo), no corpo da guitarra. Essa chave seletora serve para selecionar o captador que você quer usar. Se você quiser usar o da ponte, você coloca o "pininho" (chave seletora) para baixo, se quiser usar o do braço, coloca o "pininho" pra cima, e por aí vai.
    Ah, eu achei um site na net que tem todas essas explicações básicas, sobre o corpo da guitarra: http://members.tripod.com.br/juan_brujo/Partes%20da%20guitarra.htm
    Microafinação está envolvido em ponte Floyd Rose. A ponte Floyd Rose, é uma ponte flutuante em que se pode alavancar para frente e para traz, mas isso desafinaria totalmente as cordas na primeira alavancada se não existe algo que as travasse: as travas. Essas travas ficam quase na mão da guitarra (extremidade do braço). Como existem essas travas, não é possível afinar normalmente, pelas tarrachas (como se faz no violão), então existe a microafinação, que são umas bolinhas na ponte Floyd Rose da guitarra, que girando-as, faz com que as cordas sejam afinadas perfeitamente.
    Veja aqui um exemplo: http://www.fender.com/new_repository/jackson_charvel/images/DK2FS_Dink y_Firestorm_xl.jpg
    Essa guitarra tem uma ponte Floyd Rose, e olhando no fim do braço da guitarra, você vê 3 bolinhas, que são as travas das cordas. Olhando para a ponte, você vê 6 bolinhas pretas, cada uma correspondente a uma corda. Isso é microafinação, é girando aquilo que afina-se a guitarra.
    Espero ter ajudado... qualquer dúvida, tamos aí!!!
    Valeu!!

    DANIEL JOHNS
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Cara só falo uma coisa as Golden são excelentes, pra se começar, porém elas tem uma problema, o seu braço torce muito facilmente, e não é empenar não é torcer mesmo.
    Procure guitarras como Epiphone ou Squier, elas tem custo um pouco maior tipo uns R$ 2000 a Epiphone e uns 1000 a Squier, porém vc naum vai mais gastar dinheiro com guitarra por vários anos.

    Do surf
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Se vc tah começando acho q uma guita boa pra vc seria uma Fender Squier(q eh fabricada na Coreia)por uma faixa de R$600,00 ou então uma Tagima Strato 535 tb eh mais ou menos esse preço ou uma Tagima Strato 635 q eh melhor q as outras duas e eh fabricada no Brasil (R$700)...Quanto a Golden, o som eh bom sim porém as que eu conheço são muuuito pesadas...Mais uma coisa: compra uma guitarra modelo Strato q eh mais versatil, (dah pra fazer qualquer tipo de som com ela), se vc curte rock com 2 single e um Hanbucker..
    Flw...

    PSW
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    blz pessoal valew, eu vo ver se nao compro uma usada q esteja em um bom estado, qq coisa eu volto a perguntar bl?

    valew

    Lhurgoyf
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    eu tb comecei agora cara... comprei a minha na semana passada... comrpei uma eagle strato e um atomic drive... eu to satisfeito... emboa saiba que logo logo precisarei de uma melhor... ehhe :))

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novato