"Splitando" Humbuckers...

    Autor Mensagem
    DudzLisbão
    Veterano
    # fev/05


    E aê galera, tudo em cima?
    Meu primeiro post aqui nesse Fórum...

    É o seguinte:

    Eu sou o feliz propietário de uma Epiphone Les paul Custom da decada de 70 pra 80. O timbre dela eh algo animal! E eh o motivo pelo qual, ainda não instalei captadores ativos nela [consta q, captadores ativos anulam um pouco o efeito q a madeira passa ao timbre] pois não valeria a pena perder esse som... Mas eu pretendo organizar um circuito, onde vou dispor de duas novas chaves [além da seletora de captadores q vai ser trocada tb] onde eu vou poder anular qualquer uma das bobinas, ou acionar as duas ao mesmo tempo [humbucking]. Com isso, o plano eh q o som dos captadores possam alternar entre 'single coil' e 'Hum.'...

    A questão eh:
    eu gostaria de saber se alguem aqui, ja faez algo parecido em sua guitarra... Será q vale a pena? Eu estava estudando o caso nesse fds, e tudo me pareceu coerente... Certinho...
    Tb queria sugestões quanto as posições das chaves... Eu tava pensando em instala-las no escudo, mas tem o perigo de q eu esparre nelas enquanto toco... =/

    Qualquer sugestão, crítica, xingamento etc, são ben-vindos...

    P.S.: Putz... Deu mto trabalho organizar o portugues desse post... Do contrário, ninguem ia entender! heahaeuhaeuhaeuhaeu


    Abraço!!

    Fernando
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Você vai trocar os caps da sua Epi, né? Porque se não me engano os originais só têm 2 fios, e é preciso 4 pra poder splitar. Como você curte pacas o som dela, não bote ativo não, vai mudar a característica do timbre.

    Quanto às chaves, não precisa furar a guitarra. É só instalar um push pull nos botões de volume ou tonalidade. Quando quiser splitar é só puxar o botão pra cima. Não vai mudar em nada o visual, e é muito prático. Se der instale push pulls separados pra cada captador, vai ter uma variedade de timbres muito grande.

    []s

    Light Angel
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mas tá ae cara...Se vc curte o som dela ,deixe-a como estar.Mas se o som o estiver incomodando ,troca logo.

    oak
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    DudzLisbão

    se voce nao quer alterar o aspecto visual da guitarra use potenciometros push pull, eles tem uma chave acoplada ao eixo. Sao meio caros (cerca de 30 reais), mas acho que vale a pena
    usando 4 potenciometros push pull eh possivel fazer dezenas de combinaçoes de som (serie, paralelo, single, em fase, fora de fase..), apesar de ser um pouco mais complexo do que simplesmente splitar
    se for o caso, de uma olhada nesse topico:
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=73969&forum= 3&page=-1
    eu postei ali um site que tem esses esquemas de ligaçao (pretendo fazer aquele esquema de 20 combinaçoes assim que comprar o captador do braço :P)

    DudzLisbão
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Fernando,

    É cara, eu jamais trocaria por ativos... pra colocar um som mais "Zeca" Wylde, eu preferiria arrumar uma Les Paul de madeira menos 'refinada'... Mas naum uma special... ja testei, e odiei! huaehahuae

    Mas cara, esse era outra dúvida q eu tinha... Pq tipo, eu não consegui distinguir se os capt. dela possuem 4 ou 2 fios... E não gostaria de trocar eles tb, pq eles são Captadores Gibson de série.. Mas se tiver q trocar, neh? fazer oq?

    Alguem sabe me dizer como eu descubro quantos são os fios?

    Fernando
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Se for captadores de fábrica é quase certeza que são 2 fios. Mas não custa nada averiguar, um luthier faz isso fácil...

    Light Angel
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    DudzLisbão

    o q significa esse splitando????

    DudzLisbão
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Oak,

    eh cara... Eu to vendo se rola colocar os Push-pull... eu ja tinha uns desses na minha Washburn, mas eu queria chaves pq poderia colocar eles de 3 fases... Assim: |1ª - Bobina superior|2ª - humbucking|3ª - Bobina inferior|
    Isso sendo, separadamente pra cada captador... Mas sei lá, se naum rolas, vai o push-pull mesmo...

    oak
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    DudzLisbão

    abre a tampinha atras e olha, se for 2 fios vai ser um cabo blindado comum (1 fio + malha)
    se for 4 fios vai ser um cabo blindado com 4 fios, 2 vao estar soldados um no outro, 1 vai estar soldado junto com a malha, o outro vai estar soldado no pontenciometro

    oak
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    DudzLisbão

    usar uma bobina ou outra nao faz muita diferença (nenhuma pra ser franco), o que faz diferença eh splitar (fica com som de single), ligar em paralelo (fica com som mais limpo, mas a saida fica bem baixa), ligar as bobinas em serie fora de fase (fica com um som bem estranho)
    o humbucker normal usa as bobinas em serie em fase

    DudzLisbão
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: DudzLisbão
    · votar


    Oak,

    To vendo o site q tu me indicou... uns lances mto massa aqui... =]
    Poxa... Se de fato num faz diferença uma bobina da outra, vou fazer nesse esquema de Push-pull mesmo...

    Valew cara! Por todas as dicas e explicações...
    A gente se vê por aqui! (pareceu vinheta da rede Globo)

    Abraço

    P.S.: vou postar aqui quando souber a classificação dos capt.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    DudzLisbão
    Splitar captadores é um serviço comum em luthiería, mas, para isso seus captadores devem possuir 4 ou 5 fios (que ligam e desligam as bobinas dos mesmos). O uso de potenciômetros "push-pull" é mais comum, e não altera as caracteristicas visuais do instrumento, embora eu prefira o uso de mini-chaves, pois são menos propensas a defeitos e são mais fáceis de trocar se der.
    Sua guitarra é de muito boa qualidade, leve-a a um luthier habilitado e caprichoso, e peça inclusive dicas de quais captadores colocar nela para esse fim.
    Abç

    Deji
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Primeiramente parabéns bela guitarra, segundo bem-vindo, terceiro eu não faria isso com ela...

    DudzLisbão
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Deji,

    Valew cara... To me amarrando nos tópicos daki. Mto úteis e bem feitos [nem todos...]

    mas vem cá... pq vc não faria isso com ela? Vc ja fez algo assim..? Sei lá... Quais são seus motivos?!!! haeheheauea
    Tipo... Se eu tiver q trocar os captadores, vou pensar mtoo antes d fazer qqr coisa com ela... Eles são ''do cão''

    oak
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Pois é, eu soh faria isso se os captadores tivessem 4 fios

    Zacarias
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    DudzLisbão

    Cara, eu tenho uma Epi Custom e instalei recentemente dois Seymour Duncan nela: o SH-1 59 Model no braço e o SH-5 Duncan Custom na ponte, cada qual com a possibilidade de ser splitado via pot. push-pull de tom...... e te digo uma coisa, vale a pena, e muito..... o som muda completamente, fica animal, super-versátil........ os caps precisam ter quatro fios + malha.

    Dá uma olhada nos caps da Seymour, são mto bons,vale o investimento......

    bulldog
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ninguém aqui colocou push-push? É mais difícil de conseguir poteciometros push-push??? Queria colocar um assim.

    flavio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Caso vc queira trocar os captadores de sua guitarra bote Paf Pro da Dimarzio ou entao os proprios capatdores da Gibson

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Splitando" Humbuckers...