| Autor | Mensagem | 
| zacaoamargo Veterano
 | # jan/05 

Vejo os caras falando e escrevendo muito um termo bastante subjetivo e difícil de definir: PEGADA.
 O que é pegada? O que é ter uma boa pegada?

| 
| Deji Veterano
 | # jan/05 · votar

Bota "Subjetivo" nisso... rsrsrsrs
 Pegada trata-se do timbre que  o guitarrista tira do instrumento, com a junção de alguns elementos:
 Palhetada + Feeling.

| 
| Alexandre Souza Veterano
 | # jan/05 · votar

Deji
 uhuuuuuu mandou muito bem...

| 
| Les P4ul Veterano
 | # jan/05 · votar

Alexandre Souza
 giiaueheuiaieh

| 
| makkoy Veterano
 | # jan/05 · votar

eh o q fica no chao quando voce pisa..

| 
| Caio Lampoglia Veterano
 | # jan/05 · votar

Seria mais ou menos  a forca q vc da nas notas do solo... pode ser uma pegada mais agressiva , leve e etc... depende do seu modo d tocar ..=)

| 
| BNM Veterano
 | # jan/05 · Editado por: BNM · votar

HUMMMMM

Desculpe a babaquice.

| 
| Homem Cueca Veterano

| # jan/05 · votar

Caio Lampoglia
 não necessariamente.
 Yngwie Malmsteen tem uma pegada COLOSSAL e palheta fraco, coloca poca força na palhetada.

| 
| augustosrv Veterano
 | # jan/05 · votar

Basicamente pegada é COMO vc toca o instrumento, a maneira como vc consegue se expressar atraves dele.

Na minha concepção é claro, pq realmente é subjetivo. Eu, por exemplo, acho que o que define a "pegada" do guitarrista é o vibrato que ele faz, a maneira como ele dá os bends, as dinamicas que ele sabe dar, a forma de atacar as notas (seja com palheta, ou os dedos, e até os ligados da mao esquerda)...

Resumindo, pegada é expressividade.

Vc pode reparar que tem guitarristas com uma pegada agressiva (como Zakk Wylde, SRV, Dimebag Darrell, Malmsteen) e outros com uma pegada mais doce e cristalina, como David Gilmour e Eric Johnson citando dois exemplos.

Meu conceito de pegada =)
 []'s

| 
| Dunha Veterano
 | # jan/05 · votar

Se ta numa balada, dae c ve akela gostosa e cai matando!Se deu uma ´´pegada´´ nela!

| 
| JediKnight Veterano
 | # jan/05 · votar

Bem subjetivo mesmo

| 
| thecreamofclapton Veterano
 | # fev/05 · votar

Não, não não.................não é nada disso não!
 Pegada não é nada subjetivo. É simples. Pegada é, como diz o nome, pegada!
 O termo pegada denota a sua firmeza ao tocar. Significa ter mãos que não vacilem, bends bem afinados, vibratos bem seguros e consistentes. Significa ter o controle da guitarra através dos dedos, sem vacilos.

| 
| chordman Veterano
 | # fev/05 · votar

Que tal criar um topico de dicionario guitarrista. Eu to bloqueado, nao sei como.

| 
| marcioazzarini Veterano
 | # fev/05 · votar

Pegada não é nada subjetivo. É simples. Pegada é, como diz o nome, pegada!
 O termo pegada denota a sua firmeza ao tocar. Significa ter mãos que não vacilem, bends bem afinados, vibratos bem seguros e consistentes. Significa ter o controle da guitarra através dos dedos, sem vacilos.

Concordo.

Pegada é fazer uma linha com bastante presença no som, e de forma bem equilibrada, sabendo distribuir a força com dinâmica.

|