DICAS:Para estudar!!!

    Autor Mensagem
    Polêmico
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Polêmico


    CREIO Q SERÁ DE BOA UTILIDADE PARA ESTUDANTES DE GUITARRA!!!
    **************************************************************
    Como será que o Malmsteen toca esses arpejos? Como será que o Vai toca esses ligados? Como o Petrucci palheta essa frase? Essas perguntas são muito freqüentes, mas será que estamos fazendo a pergunta correta? A pergunta correta não seria: "Quanto tempo ele estudou para conseguir tocar determinada frase, lick, arpejo, etc?". Acredito que sim!

    Quando escutamos esses e muitos outros guitarristas que gostamos, nos é apresentado um resultado, que resultado? O do estudo diário/regular, que exercita a criatividade musical e nos permite melhorar tecnicamente, fazendo com que nós guitarristas possamos tocar tudo que quisermos, desde que a perseverança seja proporcional ao resultado a ser obtido. Aí você me diz: "Mas eu toco todos os dias e não vejo melhora?" Novamente, será que você realmente está estudando? Bom, vamos lá! O que é estudar? De acordo com o dicionário Aurélio, o verbo estudar significa: aplicar a inteligência , para aprender.

    Baseado nesse princípio estudar música ou determinada técnica, requer atenção, concentração, paciência e regularidade! O que você acha que te deixaria em forma? Jogar futebol 5 horas seguidas no domingo ou três vezes por semana durante 2 horas? Se você respondeu três vezes por semana, você acertou. Com a guitarra é a mesma coisa. Se você quer tocar alguma passagem, solo, ou base que seja complexa, estude de forma lenta e gradativa. Caso seja um solo, divida-o em várias partes, ou estude-o por frases até que as mesmas estejam soando da forma correta, pois a sonoridade é muito importante. Tocar o instrumento várias horas por dia, sem disciplina e objetivo, não trará resultado algum, por isso organize seu estudo. Reserve um horário do seu dia para estudar e depois do conteúdo estudado, se divirta com o instrumento. Existem várias formas de deixar o estudo dinâmico e interessante, motivando-nos a estudar com dedicação. Abaixo vão algumas dicas de como organizar seu estudo.

    Como estudar?

    Para se concentrar, um lugar que seja ventilado, tranqüilo e silencioso é essencial. Organize o conteúdo que você quer estudar (como no exemplo da tabela abaixo). *

    Dia da semana: Segunda
    Conteúdo Técnico: Palhetada (30 min.), Ligados (30 min.)
    Demais Itens de Estudo: Repertório (30 min.), Audição (30 min.)

    Dia da semana: Terça
    Conteúdo Técnico: Vibratos (30 min.), Bends (30 min.)
    Demais Itens de Estudo: Interpretação (30 min.), Audição (30 min.)

    Dia da semana: Quarta
    Conteúdo Técnico: Slides (30 min.), Tapping (30 min.)
    Demais Itens de Estudo: Leitura (30 min.), Audição (30 min.)

    Dia da semana: Quinta
    Conteúdo Técnico: Sweep Picking (30 min.), Alavancadas (30 min.)
    Demais Itens de Estudo: Criação (30 min.), Audição (30 min.)

    Dia da semana: Sexta
    Conteúdo Técnico: String Skiping (30 min.), Harm Artificiais (30 min.)
    Demais Itens de Estudo: Repertório (30 min.), Audição (30 min.)

    Sweep Picking: técnica que utiliza a palheta em uma única direção com a finalidade de produzir uma grande quantidade de notas rapidamente, ou facilitar a passagem de uma corda para outra.

    String Skiping: é o salto de cordas, ou seja, ao invés de palhetar ou ligar as notas em cordas seguintes, pulamos a corda. Saltamos da corda si para a corda ré, por exemplo.

    Harmônicos Artificiais: temos basicamente 2 tipos. Um é feito através do choque entre o dedo e a palheta sobre a corda, e o outro é conseguido através do toque sobre o traste correspondente a nota oitavada da qual você está tocando.

    Repertório: pegue qualquer peça que tenha vontade de tocar e estude-a. Pode ser música, riff, solo, etc.

    Interpretação: não importa o que você vai tocar e sim como vai 'interpretar', entendeu!

    Criação: crie um riff, solo, exercício com o conteúdo estudado.

    Consentre-se naquilo que estiver estudando e sempre use um metrônomo, pois assim você tem um parâmetro para medir seu desenvolvimento. Certifique-se de que a sua coluna não esteja torta, que suas mãos estejam nas posições corretas e relaxe, com tensão os resultados não serão alcançados.

    Tenha paciência! Aumente a dificuldade . Estude cada tópico de 15 a 30 minutos e depois mude, assim você fica menos entediado e cobre um conteúdo muito maior. E por último, estude com regularidade, assim você tocará muito melhor!

    guitarist from hell
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    não consigo me organizar assim.. torna o estudo chato e cansativo..
    prefiro pegar alguma backing track e fica solando encima.. usando as tecnicas q eu curto

    Paulo Feresin
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    ótimo topico!

    vc podeia colocar tbm os exercicios... exercicio de sweep, de tapping.. por aí vai hehe!! eu colocaria se soubesse algum mas num sei =P

    valeu... vo tentar seguir essa tabela... parece boa!

    Xander
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    eu tbm axo q ateh eh bom...mas tpw eu pessoalmente nao consigo estuda asssim...prefiro toka e treina oq me vem na cabeca

    Angels Crying
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Muito bom...ainda mais eu que gosto de fazer as coisas certinhas, tudo com o tempo marcado, hehehe, po foi vc quem escreveu esse texto?

    Adrianodevil
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Dia da semana: Quinta
    Conteúdo Técnico: Sweep Picking (30 min.), Alavancadas (30 min.)
    Demais Itens de Estudo: Criação (30 min.), Audição (30 min.)

    Bahhh isso em negrito sim é uma merda... Se eu parar com minha guitar e dizer: "Agora eu vou criar um riff, uma base, ou um solo..." nunca sai nada, e quando sai é uma merda...

    Eu particularmente tiraria essa parte da quinta feira e dividiria em outras técnicas e talz... Criar é mais surtos de inspiração, tipo vc tá brincando com o instrumento e talz e vai descobrindo e criando, mas não de uma hora pra outra... =/

    Tomcat
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Polêmico

    Se eu for seguir essa disciplina aê, largo o instrumento em uma semana!
    Parece obrigaçao, uma especie de dever de casa, arg...

    Polêmico
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Angels Crying
    Não fui eu qm escreveu não,mas eu peguei este texto a uns meses atras,e achei q seria uma boa colocar este método de estudo aqui.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Polêmico
    Legal, cara! Achei bem bacana! Hoje em dia é muito fácil conseguir material para estudar, mas organizar esse material de forma eficiente é um problema. Esse texto vai dar uma boa ajuda pra moçada. Lembrem-se que o texto é apenas uma sugestão de como dividir as coisas.

    Polêmico
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    BlaCk LaBeL
    Exatamente,é apenas uma sugestão de como dividir os estudos num tempo satisfatorio e que dê para estudar cada lição e técnica de forma igual....Muita gente apenas pega músicas,e o que realmente faz a gente se desenvolver são os exercicios!

    dougIRA
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Polêmico

    o cara legal essa sua ideia eu vo postar uns exercicios ai...................

    dougIRA
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: dougIRA
    · votar


    ops..............post duplo

    Ivan Baumgartner
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Muito massa!!
    disciplina é tudo... dedicação!

    agora quanto a esses exercicios de sweep, palhetada alternada, etc... é só vcs procurarem no fórum que tem post até com video... Philipius já fez alguns, muito bons... procurem!!!

    Abraço, boa malhação!!!

    stratopeido
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    acho meio estranho encarar a guitarra dessa forma, n to criticando, mas acho q isso ta direcionado pra o povo do steve vai, satriani, etc.. 2h por semana estudando guitarra, 30min so fica palhetando cordas, haja saco.. acho q a guitarra deveria ser encarada d maneira mais "natural" se tiver intençao de fazer alguma coisa faça, se vier a inspiracao pra outra faça a outra.. os kras q pra mim foram os verdadeiros genios eram semi analfabetos hehe, diz q wes montgomery mal sabia oq tava tocando.. vou dar uma de "analista" ehehe, acho q essa coisa metodica muito racional barra um pouco alguma criatividade do inconsciente.. acho q tem q tomar cuidado com isso..

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Para se concentrar, um lugar que seja ventilado, tranqüilo e silencioso é essencial.

    Eu fecho o quarto todo. Nos dias de verão fica uma sauna hahaha...

    Eu não me prendo a essas regras, estou o que tenho vontade.
    Duvido que caras como SRV, Jimi Hendrix, Eric Clapton estudaram dessa forma. É lógico que eles tocaram e estudaram bastante, mas nada dessas regras fechadas.
    Aprender a tocar bem é uma questão de tempo. É impossível estar tocando bem em um ano.
    Quando vc vê uma cara bom tocando, logo que tocar igual a ele, mas não percebe que ele já tem seus 40 anos de vida e 25 de guitarra...e você, nem havia nascido ainda quando o cara começo a estudar... aí não tem comparação né? Só a paciência e a persistência podem dimunuir esta distância.

    Xander
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    mas acho q isso ta direcionado pra o povo do steve vai, satriani, etc.. 2h por semana estudando guitarra, 30min so fica palhetando cordas

    eu toko mtu + tempo q isso...e axo q 2 hr por SEMANA nao eh porra nenhuma....
    eu toko NO MINIMO umas 2 hrs por dia!geralmente eh ++..axo q c vc keh toka bemmm mesmo tem q treina...apesar deu axa q to longe dissu!

    stratopeido
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Xander

    jimmy page mesmo falou q o bom da guitarra e q n precisa estudar, eric clapton foi considerado por keith richards um dos kras mais preguiçosos.. dizem q hendrix n sabia ler partitura.. acho q n existe esse negocio de tocar bem/estudar, seila acho q e uma coisa mais d ouvido mesmo, tua visao d musica vai mudando, pelo menos acho q pra um blues n funciona muito essa coisa d pratica-pratica-pratica.. mas acho q tocar uns malmsteen exige essa coisa da pratica, por causa da velocidade..

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    stratopeido
    É mais ou menos isso. Vai depender do tipo de som que você pretende tocar. Um Petrucci não não faria as músicas que faz se não tivesse ralado muito.

    Xander
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    stratopeido
    eh oq o black label disse....pra eu ser um guitarrista bommm...e tk oq eu kero eu tenhu q treina mtuuuu ainda....agora c eu kizesse toka soh musikinha facil....Guns ou blues...essas coissas q num tem velocidad eh facinhuu...

    dhelly
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Essa tabela e muito interessante e vai me ajudar. Cada um sabe o q quer, eu quero musica... e musica pra mim eh algo completo... não quero ter apena uma visão simplista da musica, quero entender por que estou fazendo, e como tudo se processar. Acho q estudar e ter dedicação nos favorece o crescimento. Vou tentar adaptar essa tabela as minhas necessidades...
    Valeu

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    dhelly
    Música é algo que podemos passar a vida toda estudando e não teremos visto tudo. E, se não for de maneira organizada então, piora tudo. O legal é ir adequando, à tabela, os novos materiais que for conseguindo e progredindo conscientemente.

    []'s

    guibencke
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: guibencke
    · votar


    FORMULA PRA TOCAR 348 NOTAS POR SEGUNDO

    2 horas por dia:

    -30 mins => RAMONES
    -30 mins => brica cum a alavanca
    -30 mins => toca na frente do espelho e fica fazendu pose d guitar hero
    -30 mins => mostra tudo q vc sabe pra tua mae pra ela t elogiar pra caramba

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    guibencke
    Apenas uma correção: FORMULA PRA TOCAR 348 NOTAS POR ANO

    guibencke
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    serio mesmo......eu so parente do primo do metal_defender....um dia ele veio durmi aqui em casa e falo q esse foi o grande segredo nos primeros 10 anos da carrera dele, quandu ele chego nas 34 notas por segundo, ainda naum conseguia 37

    LoVe_MeTaL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    alo!!! o q eh audição??!

    ASO
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    guitarra tem que ser levado nesse ritmo mesmo, mas não que todos sejam assim, algumas pessoas vão precisar de mais tempo, outras de menos, mas eu acho que se fo para estudar, te mque ter diciplina, senão voce não está estudando, é o que eu acho.

    Como aqule guitarrista faz isso? bom, inspiração é tudo, mas para canalizar isso, acho que a TECNICA seja nescessaria, e isso... só estudando mesmo, não adianta ter feeling e coisa e talz... até adianta, mas tem que ter tecnica.

    jason_becker666
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    achu q essa coisa d toca separado as tecnicas naum da mto certo naum, pq c vc fika um tempo sem treina vc tem q treina td d novo, vc pelo menos tem q toca um pouco pra mante ela c naum vc perde

    c vc espera dia da semana pra toca sweep, salto d corda etc vc ta na roça

    gabriel_coelho
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    kras flnd em estudo..
    ngm tem nenhum materal p/ me arrumar...
    tpo apostila, tabs, escalas...
    pq tpo eu to começandu agora a toca guita...
    comprei uma Strinberg CLG-60..
    e to precisandu d materia p/ estudar...
    me arrumem ai....
    vlw...=**

    miguelbass
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Olá pessoal, como vão?

    Confiram no site Cânone Musical também tem ótimas dicas para estudar música.

    Bons estudos para todos nós.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DICAS:Para estudar!!!