Como estudar partitura? Dicas por favor!

    Autor Mensagem
    Acoustico
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Acoustico


    Faz uns 3 meses que faço aula de música, comecei com violão e agora faço guitarra, e o meu professor de aula prática passa muitas musicas em partitura para estudar, só que eu não consigo interpretar direito a partitura, eu sei onde estão as notas, só que demoro para "ver" qual é a nota alí, e depois pra mentalizar o compasso inteiro e achar as notas tudo no braço e de um jeito que fique facil de colocar os dedos então é um sacrifício!
    Por favor se alguém tiver alguma dica de como estudar partitura poste aqui! Sério mesmo preciso muito de ajuda!

    Obrigado a todos!

    EDIT: Se também tiverem dicas de como tornar o estudo da partitura mais fácil, eu agradeço muito, porque eu não tenho paciencia de ver as notas ali na partitura, mentalizar o compasso, e procurar as notas na escala da guitarra, ai depois vejo que ainda tenho que deixar os dedos numa posição confortável, e ainda falta uns 15 compassos...
    Mas... também quero muito saber lidar com a partitura, e não ficar so nas tabs...

    juninho2204
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Se vc paga um professor, ele te passa partitura,
    pede pra ele te ensinar, tire as duvidas com ele rapaz,
    qualquer coisa fala,,, To Pagaando!
    ;]

    Acoustico
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    juninho2204
    Entom, ele ensina, eu sei a teoria, clave de sol, mi sol si ré fá, fa la do mi...
    Só que é complicado mentalizar o compasso inteiro e procurar as notas na escala =s
    Quero dicas de como tornar isso mais fácil!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Acoustico
    Quero dicas de como tornar isso mais fácil!


    Treinando, quebrando a cabeça.
    É igual a aprender a ler.

    Acoustico
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    The Root Of All Evil
    To ligado, até pensei nisso, mas não tem dicas de como memorizar as notas no pentagrama e na escala? Nenhuma dica?
    Ou é quebrando a cabeça mesmo que nem aprender a ler?
    Vlw...

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    Acoustico
    To ligado, até pensei nisso, mas não tem dicas de como memorizar as notas no pentagrama e na escala?

    Cara, no pentagrama só você lendo e treinando mesmo, uma hora você vai decorar elas.
    Em livros de teoria costuma ter uns exercícios de transposição de uma clave pra outra, isso ajuda a você a memorizar as notas logo em duas claves, matando 2 coelhos com uma cajadada só.

    Agora, na escala, quando eu tava começando eu desenhei um braço de guitarra e botei o nome de cada nota nele e ficava lendo ele quando tinha tempo livre, tipo quando ia cagar ou coisa do tipo.

    Mas isso nada mais é do que ler várias vezes.


    O segredo é a repetição, meu caro.

    Konrad
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Repetitio mater studiorum est.

    É, eu escrevi latim aqui no fórum.

    Jânio F. Lira
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Saudações Acoustico

    Não sei se é essa a sua dificuldade mas pode te ajudar:

    a 1º linha suplementar inferior é o chamado Dó central. Esta nota, na escala da guitarra é a 5ª corda na terceira casa. Co-relacionando as demais notas da pauta com a posição desta (dó central) você deduz a posição correta das demais. Por exemplo: a 4º corda (ré) solta corresponde ao 1º espaço suplementar inferior na pauta. A nota G da segunda linha na pauta é a 3º corda solta e assim vai.

    Considerando que são exercícios passados por seu professor, certamente seguirão uma lógica e sua mão estará em uma posição
    confortável desde que associe corretamente cada nota no braço da guitarra a sua correspondente na pauta.

    A melhor maneira para fazer isso seria:

    1- decore em que posição da pauta estão as seis cordas soltas;
    2 - escreva escalas maiores na pauta e faça-as na guitarra sempre associando cada nota na pauta a sua posição no braço.
    3 - decore um compasso por vez e repita-o indefinidamente.
    4 - aprender a ler pertitura é como aprender um novo idioma. É preciso paciência e praticar constantemente. Quando menos esperar, já estará dominando e não terá mais problemas.

    Boa sorte. Espero ter ajudado.

    Acoustico
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Jânio F. Lira
    Poxa cara valeu mesmo!
    Vou começar a usar esse método aí que você me passou!
    Ajudou muito vlw mesmo!

    pr0view
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Acoustico
    Solfejo rezado ajuda bastante, assim como ritmico e melódico, pergunte ao seu professor para ele te passar solfejo.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Acoustico
    Lembro que, quando aprendi a ler partitura, meu professor insistia para que eu tocasse olhando a partitura e não o braço do violão.

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Acoustico
    pega partituras faceis e treina em casa
    voce vai melhorando aos poucos
    ai em breve voce ja estara lendo partituras mais complicadas

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Acoustico
    Vai no seguinte site e baixa algumas partituras: www.delcamp.net. São partituras para violão, divididas em 10 níveis. O primeiro nível é bem fácil, é bom pra começar a aprender.

    Badu
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Badu
    · votar


    Eu dei sorte nessa parada...
    Antes de aprender violao, eu jah estudava
    Flauta Doce e Teclado ha uns dois anos, jah sabia ler partitura suça...

    O segredo eh passar, re-passar, rere-...
    e assim vai, uma hora se vai olhar pra partitura,
    e o dedo vai ir automaticamente para sua posiçao...

    t+

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu comecei estudando o "Bona", foi muito fácil o aprendizado.

    alfredmad
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Acoustico
    mentalizar o compasso, e procurar as notas na escala da guitarra, ai depois vejo que ainda tenho que deixar os dedos numa posição confortável
    Este é o maior problema relacionado a partitura e instrumentos de cordas: uma única nota pode ser tocada em diversas regiões do braço.

    Vai uma dica: pegue uma partitura simples (de preferência um exercício) e toque apenas em uma região, depois passe para a região seguinte e por aí vai.

    Guido2010
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Galera sou novo no estudo do violão e ainda não sei nada sobre partituras, queria saber se há algum material bom disponível na net, pra começar a estudar!

    horwatich
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Tem o método do Pozzoli que é muito bom, são dois livros, no primeiro você só estuda leitura ritmica e quando você termina ele (ou antes de terminar) você já conhece os ritmos só de bater o olho. Depois com a notas fica muito fácil, é só memorizar por região.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como estudar partitura? Dicas por favor!