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Van_Lorien Veterano |
# dez/04
Estou criando este topico para sanar as duvidas de muitos guitarristas iniciantes, intermediarios, etc.
O topico falara sobre as partes e componentes da guitarra.
Pesso a um moderador, se possivel, tornar fixo este topico, para um maior auxilio.
RAIO X NA GUITARRA:
Tipos de Corpo
Sólido - Feito de madeira solida, sem camaras internas.
Semi-Sólido - A construçao é iniciada com um corpo sólido e terminada com partes escavadas, coladas no final do processo.
Semi-Acustico - Sua concepção parte dda estrutura acustica. O corpo en geral, é mais fino que nas guitarras acusticas e conta com um sistema de bloco central ou uma estrutura de sustentação interna para possibilitar o uso de pontes fixas no top do instrumento. As semi-acusticas podem ser feitas com tampos solidos ou laminados. O timbre mistura o brilho do acustico com o peso do sólido.
Acustico - Nao se coloca nenhum bloco central, portanto nao é possivel fixar pontes no tampo, apenas cordais e pontes ajustaveis. A estrutura interna é feita pore tiras de sustentaçao no top e na traseira do instrumento. Essas guitarras sao mais gordas do que as semi-acusticas e podem ter o tampo laminado ou solido. A sonoridade, em geral, eh mais grave e encorporada.
Madeiras
Ash e Swamp Ash - Madeira de media densidade e muito utilizada pesa Fender nas primeiras Teles (1952) e Stratos (1954). Eh usada hoje em dia nas reediçoes e modelos custom shop da Fender. Sua sonoridade eh de agudos bem definidos, brilho e ataque bluseiro.
Alder - Utilizada pesa Fender a partir 1956, difere do ash no visual (mais singelo) e na sonoridade (possui som mais amaciado). Os agudos sao mais comportados e o timbre eh bem equilibrado.
Sen - MAdeira com visual semelhante ao ash. Eh muito utilizada em guitarras asiaticas. Encontrada em grande escala na China, eh uma das madeiras mais usadas em modelos de baixo e medio custo. Tem uma sonoridade aguda, mas sem muito ataque.
Basswood - madeira de baixo custo experimentada nos anos 80 pelo luthier Wayne Charvel e pelo guitarrista Allan Holdsworth. Possui som macio, ams sem muita concistencia em termos de peso. Funciona bem com captadores de alto ganho.
Mogno - Madeira nobre muito utilizada pela Gibson e outros fabricantes como Paul Reed Smith e Guild. Tem um som gordo, bem encorporado, privilegiando os graves. Oferece boa sustentação. Eh encontrada no Brasil.
Maple - Uma das madeiras mais utilizadas no mercado mundial. Possui alta densidade e sonoridade aguda cortante. O hard maple eh predominante em braços, enquanto o soft maple, mais utilizados em corpos, apresenta varios tipos de figuraçao: tigrado, retalhado e "olho de passarinho", entre outros.
Pau-Marfin - Parecida com o Maple, eh muito utilizada na fabricaçaõ de braços pelos fabricantes noi Brasil. Tem alta densidade, mas sua retratibilidade depende muito de estar bem seca e cortada de forma correta.
Grumixava - Com seus veios destacados, assemelha-se ao maple. Tem boa sonoridade de agudos e balanço tonal bem definido.
Cedro - Madeira brasileira de aspecto parecido com o mogno, porem possui sonoridade mais aberta e menor peso. Seu blanço de graves, medios e agudos eh muito bem equilibrado.
Marupá ou Caxeta - De origem brasileira, o marupá eh muito utilizado por fabricantes nacionais. Tem agudo encorporado e sonoridade que se aproxima de amdeiras internacionais com korina, poplar e sycamore. Muito adequada para guitarras do tipo Strato e Tele.
Vinhático - Outra madeira do Brasil. Seu aspecto nobre e alta densidade faz com que seja aproveitada por luthiers ingleses como Patrick Eggle e Anthony Zemaitis. Produz uma sonoridade que combina agudos equilibrados e graves encorporados.
Ébano Indiano - Madeira de alta densidade usada em escalas ecor quase preta. Tem som cortante e agudo. encontrada na Gibson Les Paul Custom e em instrumentos de orquesta.
Rosewood Indiano - Madeira nobre de coloraçao marrom terra. Eh usada em escalas na maioria das marcas do mundo. Oferece timbre macio e equilibrado, boa tocabilidade e resistencia.
Jacarandá da Bahia - Muito utilizada em escalas da Gibsom, Fender e Martin nos anos 60. Seu uso foi proibido em 1979 pelo tratado de Washington. O jacarandá eh uma madeira nobre de alta qualidade. Sua cor eh um marrom escuro. Tem como caracteristicas alto volume, som encorporado e ataque, alem do belo visual.
Pau-Ferro - Madeira de cor marrom avermelhado utilizada pela Jackson, Fender, Schecter e por Roger Sadowisky. Tem uma sonoridade macia e balanceada, funciona bem com captadores single-coil.
Outras - Maple, sycamore, grumixava, fresno, chesnut sao amdeiras enpregadas em escalas claras coladas ou braços claros de peça unica.
Madeira Laminada - Colagem e prensagem de laminas de madeira sobrepostas. Pela baixa condutibilidade sonora, eh pouco consistente em termos de timbre. Depende mais dos captadores e do equipamento.
Madeira Aglomerada - Constituida por aglomeraçao de fragmentos de madeira. Contem, em geral, resinas minerais ou sinteticas para que haja compactação ou aglutinação do material. O som tem pouco volume e peso.
Materiais Alternativos - fibra de carbono, acrilico e aluminio sao materiais de3 alta densidade, sonoridades agudas e brilho acentuado.
Espero que isso tenha ajudado voces. Logo, logo estarei colocando mais material sobre, pontes, captadores, etc. Aguardem!
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Hammer Veterano |
# dez/04
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vlw...maneiro
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metalbee Veterano |
# dez/04
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Van_Lorien
PARABÉNS, MUITO BOM, SUGESTÃO: QTAL FALAR TB DOS PEDAIS, RELAÇÃO PEDAL GUITA..........COMO REGULAR O AMPLI...OK?UM ABRAÇO.
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Head Hunter Veterano |
# dez/04
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Acho q eh bom fixar esse tópico
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Hocus Pocus Veterano |
# dez/04
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interessante...
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TASIVA Veterano |
# dez/04
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eh maneiro..depois eu leio o resto
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Mera Veterano |
# dez/04
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Gostei da parte das madeiras, esclarece mtas duvidas.
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lula_molusco Veterano |
# dez/04
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Van_Lorien
Já tem um tópico oficial sobr eisso...chama-se Dicas de Luthieria - Tópico Oficial. Talvez seria mais faicl a leitura se você colocasse ele lá
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xTec Veterano |
# dez/04
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interessante...²
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vagner79 Veterano |
# jan/05
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Estou com uma dúvida danada... adquiri uma shelter sst1 na loja e sei q esse modelo é feito em Alder mas na mesma loja tinha uma 3ts que é feita em Basswood e + barata, mas a olho nú não consigui ver diferença nenhuma de uma guitarra pra outra e na caixa tb n tem nada q identifique... como vou saber se a que eu comprei é realmente a sst1 feita em alder. As duas madeiras tem a msm cor !! Não tem nem um mês q comprei então seria bom saber logo pra poder trocar caso n fosse! Nem a pessoa q me vendeu conseguiu ver alguma diferença. Eu vi uma em outra loja Shelter tb e na parte onde fica os afinadores perecia ser envernizada, a minha parece ser crua n tem brilho.
Me ajdem please!
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caiohleal Veterano |
# jan/05
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por um momento eu pensei ver uma chapa de raio-x tirada de uma guitarra q algum louco teria tirado
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rafaelsales Veterano |
# mar/05
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tb pensei nisso. heuaheueahuhae
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spainEL Veterano |
# mar/05
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Você sabia?
- Os raios X, também conhecidos como raios catódicos, são provocados pelo choque dos elétrons com uma superfície dura, assim sua energia cinética é transformada parte em calor, parte em radiação eletromagnética?
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spainEL Veterano |
# mar/05
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Eu tomo as honras:
spainEL
Kralho que nerd...
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deathmeister Veterano |
# mar/05
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Muito util o tópico, mas se nao foi vc que fez, colocar fonte eh bom.
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TASIVA Veterano |
# mar/05
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por um momento eu pensei ver uma chapa de raio-x tirada de uma guitarra q algum louco teria tirado
é no começo eu também achei que fosse ahaohiuhaaa
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Adriano Medeiros Veterano |
# mar/05
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po, legal a iniciativa do cara... só q eu nao vo le agora hehe
coloquem isso em stick po
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pletz77 Membro Novato |
# ago/13
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caiohleal // TASIVA
Po vc´s acharam que raio-x ??? então olhem isso:
http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/01/alivio-de-peso-ate-onde-pode mos-ir.html
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SharedBR Veterano |
# ago/13
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E sobre o Freijó? Alguém poderia me informar as características tonais dele?
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