Raio-x da guitarra nº2

    Autor Mensagem
    Mr Mister
    Veterano
    # jun/04


    MADEIRAS PARA CORPO:

    Ash e swamp ash - Madeira de média densidade e muito utilizada pela Fender nas primeiras Teles (1952) e Stratos (1954). É usada hoje em dia nas reedições e modelos custom shop da Fender. Sua sonoridade é de agudos bem definidos, brilho e ataque bluseiro.

    Alder - Utilizada pela Fender a partir de 1956, difere do ash no visual e na sonoridade. Os agudos são mais comportados e o timbre é bem equilibrado.

    Sen - Madeira com visual semelhante ao ash. É muito utilizada em guitarras asiáticas. Encontrada em grande escala na China, é uma das madeiras mais usadas em modelos de baixo e médio custo. Tem uma sonoridade aguda, mas sem muito ataque.

    Baswood - Madeira de baixo custo experimentada nos anos 80 pelo luthier Wayne Charvel e pelo guitarrista Allan Holdsworth. Possui som macio, mas sem muita consistência em termos de peso. Funciona bem com captadores de alto ganho.

    Cedro - Madeira brasileira de aspecto parecido com o mogno, porém possui sonoridade mais aberta e menor peso. Seu balanço de gravs, médios e agudos é muito bem equilibrado.

    Marupá ou caxeta - De origem brasileira, o marupá é muito utilizado por fabricantes nacionais. Tem agudo encorpado e sonoridade que se aproxima de madeiras internacionais como korina, poplar e sycamore. Muito adequada para guitarras do tipo Strato e Telecaster.

    Vinhático - Outra madeira do Brasil. Seu aspecto nobre e alta densidade faz com que seja aproveitada por luthiers ingleses como Patrick Eggle e Anthony Zemaitis. Prosuz uma sonoridade que combina agudos equilibrados e graves encorpados.

    Madeira laminada - Colagem e prensagem de lâminas de madeira sobrepostas. Pela baixa condutibilidade sonora, é pocuo consistente em termos de timbre. Depende mais dos captadores e do equipamento.

    Madeira aglomerada - Constituída por aglomeração de fragmentos de madeira. Contém, em geral, resinas mineirais ou sintéticas para que haja compactação ou aglutinação do material. O som tem pouco voume e peso.

    Materiais alternativos - Fibra de carbono, acrílico e alumínio são materias de alta densidade, sonoridades agudas e brilho acentuado.
    ---
    isso ai galera, amanhã tem mais

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Raio-x da guitarra nº2