david gilmour - timbres

Autor Mensagem
king_arthur
Veterano
# dez/04


e ai galera blz?

po to tentando conseguir uns timbres parecidos com o do gilmour, mas nao sei como ele tira aquele som da guitarra :/ coisa do otro mundo, eh uns timbre bem diferente do q resto das guitarra de rock...

os que mais me impressionam sao

os da Dogs, todos eles, ele usa uma distorcao bem aguda nessa musica... mas nao sei que efeito ele usa no primeiro solo (1:50) , mas parece algum efeito de modulacao nao sei o q eh... no solo do meio (5:32) tb eu sei que ele usa um doubling estereo, com fone da pra ouvi... mas a distorcao eh impossivel de tira, quero sabe se alguem ai pode ajuda!

o primeiro da comfortably numb, nao preciso fala nada!

o da time, quero sabe como ele consegue aquela dist chorada, meio que engasgada, parece tah gargarejando...

o solo da have a cigar tb! porra, o que mais me indigna eh que o gilmour consegue fazer o som ficar legal soh com um overdrive! o som fica poderoso, vivo, mas nao eh distorcao, distorcao... eh um overdrive, se ouvir com atencao da pra ver que nao tem muito ganho... mas qando eu uso assim, soh overdrive, o som nao fica com a mesma vida =( ele usa uma modulacao nesse solo que eu nao consigo saber o que eh tb!

postem alguma coisa ae
falou!

Caique_Vita
Veterano
# dez/04
· votar


Big Muff nos solos

comfortably numb é o captador do braço da estrato dele q é muito boa! Mas não sei se ele usa algo mais...

king_arthur
Veterano
# dez/04
· votar


Caique_Vita
mas eh tudo big muff?

Sgt_Peppers
Veterano
# dez/04
· votar


Vixi velho, é meio foda mesmo... eu acho q no Dogs naquele primeiro solo ele deve usar um phaser, mas bem de leve
no Time pra ficar parecido eu uso a distorção do cubo com meu pedal de over-drive, fica bem sujo.. mas tb seria muito legal usar um delay.. dá pra enganar

Sgt_Peppers
Veterano
# dez/04
· votar


Caique_Vita

acho q no solo de comfortably numb ele usa uma les paul

Caique_Vita
Veterano
# dez/04
· votar


king_arthur
não, não é tudo Big Muff não... ele usa muitos (muitos mesmo) pedais de efeito, só q normalmente o overdrive p ganho nos solos é o Big Muff mesmo... é só uma referência de timbre...
assim como p delays ele usa o memory man... então seria legal um delay analógico p ficar com o timbre mais parecido

Caique_Vita
Veterano
# dez/04
· votar


Sgt_Peppers
vc tem certeza de q é uma Les Paul??? ...acho q deve ter me acostumado a ver ele com strato e pus na cabeça q era o som de um strato...

Sgt_Peppers
Veterano
# dez/04
· votar


Caique_Vita

quase certeza q sim, o timbre nesse solo é bem diferente do solo do pulse por exemplo, e acho q Another Brick In The Wall ele deve usar Les Paul tb... não sei aonde vi mas um cara já me falou até a guitarra q ele usa

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# dez/04
· votar


Ele nunca usou Les Paul, é som de Strato com certeza, a única vez q ele usou outra guitarra foi em Run Like Hell q foi uma Tele. Como disse o Caique_Vita, ele usa mtos efeitos, mas eles são usados de um jeito tão discreto q quase não dá pra perceber. Os efeitos q ele mais usa são delay, eco(década de 70), phaser(Have A Cigar), Leslie(Breathe), entre outros.

Caique_Vita
Veterano
# dez/04
· votar


alguém sabe qual o ampli dele?

Sgt_Peppers
Veterano
# dez/04
· votar


brunoepronto

É claro q ele já usou Les Paul, eu tenho o show do The Wall de 1980 e em Another Brick In The Wall ele sola com uma Les Paul,
No Comfortably Numb ele usa uma Strato, mas tem um timbre completamente diferente da versão de estúdio, e ele usa um Flanger ou Phaser tb

Na Turnê do Animals sim, ele usa uma Telecaster, alem da Run Like Hell q vc citou...

king_arthur
Veterano
# dez/04
· votar


brunoepronto
na breathe acho que eh um phaser nao?
e o phaser da have a cigar tem que ser antes da distorcao nao? depois eu jah tentei, fica estranhao... o da dogs talvez seja phaser sim



Sgt_Peppers
Caique_Vita
eu vi uma vez que o solo da Another Brick In The Wall foi gravado com uma les paul, o da comfortably numb nao sei... saiu uma guitarplayer ha um tempo com os maiores timbres e comfortably numb era um deles, e os cara tavam falando que o gilmour uso fender com uns falante giratorio (leslie)... mas sei nao

KISS
Veterano
# dez/04
· votar


king_arthur

Há algum tempo atrás fui assistir uma banda cover do Pink Floyd ...
O cara usava uma guitarra estilo a Jaguar Baritone Custom da Fender (http://www.fender.com/products/show.php?partno=0259400)


Quanto aos pedais:
- Delay, Rotovibe, Wah Wah (Cry Baby) e um Overdrive (não me lembro qual era).

Destaco que esse é um Set pra você usar ao vivo ... se você for analizar música por música, cada uma é constituida por uma série de equipamentos.

paulgilbert
Veterano
# dez/04
· votar


oq um rotovibe faz?

stratopeido
Veterano
# dez/04
· votar


king_arthur

entao eh 2.. faz tempo q to pesquisando sobre o timbre do sujeito, o kra tem um bom gosto fudido pra gear e riffs.. pra ser sincero eu acho q pra timbre mais do começo do floyd, uma boa strato com captador fender e um valvulado ja vao resolver metade do problema.. eu to ouvindo have a cigar e acho q ele ta usando um chorus ou um phaser.. no solo acho q um overdrive ajuda (alem do q eu falei) cortando um pouco os agudos, o resto e mais questao d equalizacao.. e nunca use muita distorcao

BNM
Veterano
# dez/04
· votar


Qual ampli ele usa ?

stratopeido
Veterano
# dez/04
· votar


brunoepronto

putz ta certo q o gilmour so aparece com strato, mas ele ja usou uma porrada d guitarra, alem da tele ja vi ele duo jet, na gravacao d dark side of the moon ele usa uma estilo sg acho q ludwing ou algo assim.. talvez vc estejam confundindo gibson com a duo jet, vi uma vez um muleque tocando o solo d another brick in the wall com uma lp e ficou bem proximo.. eu tenho minhas duvidas se ele gravou o solo com aquela fender de pups ceramica, ou com a duo jet, botando uns agudos nela e uns efeitos fica meio dificil d diferenciar

stratopeido
Veterano
# dez/04
· votar


BNM

hiwatt, marshall, fender...

gustavo macaco
Veterano
# dez/04
· votar


eu sei que ele usa um set EMG

paulgilbert
Veterano
# dez/04
· votar


gustavo macaco
seu msn ta funcionando?

meu MSN nao ta abrindo og

KISS
Veterano
# dez/04
· votar


paulgilbert

O Rotovibe é um pedal de Chorus/Vibrato em "forma de Wah Wah". Ele é um Chorus em pedal de expressão.

http://www.jimdunlop.com/products/electronics/rotovibe/index.html

king_arthur
Veterano
# dez/04
· votar


stratopeido
eh! isso mesmo, nas gravacoes do dark side of the moon ele fala no dvd que usou uma Lewis tb... pra money

paulgilbert
Veterano
# dez/04
· votar


KISS
eita
mas PQ eh tao caro? e NOQ o zakk usa?

KISS
Veterano
# dez/04
· votar


Definitivo:

- Guitarras

Inicialmente ele usava Telecasters, depois de algum tempo ele passou a usar as Stratocasters. Quase sempre utilizou as Stratos, somente algumas vezes ele utilizou outras guitarras e explorou as Teles algumas vezes. Usa em suas guitarras cordas Gibson 0,10 e palhetas Herco heavy-gauge.

- Amps

Cabeçote Selmer 50-watt com 4x12 speaker cabinet. Por volta de 1970 ele encontrou seu verdadeiro som com o Cabeçote Hiwatt 100-watt com WEM 4x12 cabinets (essa combinação pode ser conferida no Meddle e no Dark Side Of The Moon). Em estudio ele as vezes adicionava um Fender Twin Reverb 2x12 no seu lineup.

- Pedais

No inicio:

Binson Echorec tape delay
Dallas-Arbiter Fuzzface fuzz box
Uni-Vibe
Vox Wah Wah
Pedal de Volume DeArmond
Leslie e Yamaha RA-200 (Gabinetes rotatorios)

Depois (por volta de 1972):

Binson Echorec
Fuzzface
MXR Phase 90
Cry Baby Wah Wah
Electro-Harmonix Electric Mistress Flanger
Big Muff fuzz
Orange treble and bass booster


Em estudio ele utilizava efeitos como o ADT (Automatic Double Tracking, desenvolvido inicialmente pelo Abbey Road Studios para os Beatles), um Tremolo Kepex, varios tape effects, studio echo chambers e guitarras de fundo. As vezes ele inrementava com um EMS Synthi Hi-Fi sintetizador de guitarra (ouça em "Time" do Dark Side of the Moon) e um lap steel para os Slides.


Espero ter ajudado ...

KISS
Veterano
# dez/04 · Editado por: KISS
· votar


paulgilbert

Normalmente os pedais da Dunlop já são caros

KISS
Veterano
# dez/04
· votar


paulgilbert

É esse mesmo que o Zakk usa

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Se alguém precisa eu consegui uma regulagem legal para a Confortably Numb na Zoom 606.
Acho interessante que ele faz o solo desta música no captador da ponte, mas na minha guitarra, só alcanço aquele timbre encorpado se usar o captador do braço.
A preferência do Gilmour sempre foram as Stratos.

immunity vector
Veterano
# dez/04
· votar


Galera o que sei é que o Gilmour sempre usou Strato. A propósito, uma strato Fender, vermelha. Em apenas 2 musicas que eu me lembre ele trocou de guitarra... nao lembro qual. Mas uma das musicas é Run like hell... ( Tenho a fita do Pulse)...

demolidorrr
Veterano
# dez/04
· votar


alguen sabe como o slash regula a guitarra dele,tipo;ponte,cordas etc..???

Agente Smith
Veterano
# dez/04
· votar


demolidorrr num sei, mas deve ser melhor q vc, hehehehehe, zueira, mas crie um topico para issso, não roube o topico dos outros, mas aproveitando, eu sei que são earnie ball.11, bem baixas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a david gilmour - timbres