Dado Villa Lobos

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# jun/15 · Editado por: JJJ
· votar


rcorts
Mais ou menos igual ao The Ronnie Wood Show.

O do Ronnie Wood (vi uma ou outra vez só) me parece mais intimista, não? Uma coisa mais de apenas ele e um convidado, discutindo e eventualmente tocando. Esse do Dado é um clássico ensaio de banda ("e aí, qual é a próxima?" é a frase mais falada! kkkkk)

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


JJJ

Ah, saquei a diferença.

MauricioBahia
Moderador
# jun/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: (e teve como produtor um dos maiores músicos/produtores do país também, né MauricioBahia?)

Isso aí! :) A hora que meu primo "abrir o baú", acho que vamos saber de muitas coisas bacanas! Eu tô contando os dias! Hehe

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/15
· votar


À proposito, aquele riff inicial de Tempo Perdido foi criação do Dado. TALVEZ o riff mais emblemático do Rock nacional junto com o de Inútil, do Ultraje. Quanto vale isso?

:)

EduJazz
Veterano
# jun/15
· votar


MauricioBahia

Realmente, esse riff é ímpar. Quantas e quantas vezes foi a primeira coisa que eu toquei quando peguei um violão.

MauricioBahia
Moderador
# jun/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


EduJazz: Quantas e quantas vezes foi a primeira coisa que eu toquei quando peguei um violão.

E quase todo mundo que ouve vibra logo na primeira tríade. Nem precisa o riff todo para "assinar". hehe Esse é o poder do grande riff: ele pode trazer a música inteira à mente mesmo antes dela começar.

o/*

thmenezes_RJ
Veterano
# jun/15
· votar


MauricioBahia
EduJazz

Na verdade, todo o arranjo de Tempo Perdido é espetacular. Além do riff inicial, eu acho o dedilhado que ele faz na música ainda mais fantástico. Pra mim o Dado é um grande guitarrista. Não tô nem aí para as ditas limitações técnicas dele, o arsenal criativo do cara é fenomenal.

MauricioBahia
Moderador
# jun/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


thmenezes_RJ: Não tô nem aí para as ditas limitações técnicas dele, o arsenal criativo do cara é fenomenal.

Pois é. Eu acho que existe uma confusão ao qualificar um músico apenas por sua habilidade no instrumento. O cara pode ser hábil, mas não consegue criar. Já o criativo constrói sem habilidade. Aí que reside o gênio, no meu modo de ver! Ele é criativo, hábil e, ainda, sabe a hora de ser simples e/ou complexo. É ilimitado! Por isso um exemplar tão raro!

O Dado não é (ou era) hábil mas bastante criativo dentro de suas limitações.

:D

renatocaster
Moderador
# jun/15
· votar


MauricioBahia

À proposito, aquele riff inicial de Tempo Perdido foi criação do Dado. TALVEZ o riff mais emblemático do Rock nacional junto com o de Inútil, do Ultraje.

Curioso é que a maioria dos riffs marcantes (além de Tempo Perdido) das bandas de rock nacional naquela época eram riffs gravados com a guitarra clean, ou seja, sem drive ou algum tipo de distorção. "Sonífera Ilha" do Titãs, "Me Chama" do Lobão, "Casa" do Lulu Santos, "Lanterna dos Afogados" dos Paralamas, "Infinita Highway" dos Engenheiros do Hawaii...Isso só para citar alguns.

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


MauricioBahia
O Dado não é (ou era) hábil mas bastante criativo dentro de suas limitações.

Exatamente como penso.

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


renatocaster

Pra mim uma memorável que segue a mesma linha: Ira - Dias de Luta, além da mensagem, é claro.

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


MauricioBahia

Outro riff que segue a mesma linha é de "Daniel na cova dos leões".

As guitarras de "Andrea Doria" também são lindas.

renatocaster
Moderador
# jun/15
· votar


LeandroP

Outro riff que segue a mesma linha é de "Daniel na cova dos leões".

Esse riff é bem marcante mesmo!

Cito também a intro de "Pais e Filhos". É "simplona", mas a melodia é bem marcante também.

Lelo Mig
Membro
# jun/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MauricioBahia
renatocaster
rcorts

Diferente de Lulu Santos, Hebert Viana, Edgar Scandurra, Frejat e outros, eu acho o Dado bem fraquinho, bem meia boca.

Respeito o cara, sem dúvida. Mas, prá mim, estava na hora certa no lugar certo... nada mais que isso. Legião prá mim nunca foi uma banda... era o Renato Russo..... e o resto! Qualquer um que estivesse lá na hora daria conta do recado.

Mas, é questão de opinião pessoal.

renatocaster
Moderador
# jun/15
· votar


Lelo Mig

Diferente de Lulu Santos, Hebert Viana, Edgar Scandurra, Frejat e outros, eu acho o Dado bem fraquinho, bem meia boca.

Ahn, mas eu acho que a coisa pegou e deu certo assim, dessa forma...com ele "fraquinho" mesmo. Talvez se fosse um outro cara mais fodão, ia estragar tudo! kkkkkk!

LeandroP
Moderador
# jun/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Lelo Mig

Cara, eu acho que o Dado tem muito bom gosto. Tanto nos licks quanto na composição dos timbres. Lulu Santos é um monstro na guitarra, sem dúvida. Hebert Viana também. Mas o Dado foi providencial. Talvez outro guitarrista mais técnico, com mais conhecimento musical, não faria o mesmo que o Dado fez na Legião. Pegando como exemplo a introdução de Tempo Perdido, quem pensaria nos 3 arpejos com aquele formato: C7M, Am7 (sem a terça) e Em7 (sem a terça)? Fora o dedilhado da música que não segue um padrão de digitação, o arpejo é bem "solto". O Bm com a nota característica do frígio tocada de forma despojada, que se não tiver faz falta... Enfim, o cara é bom, mesmo sendo considerado ruim.

Lelo Mig
Membro
# jun/15
· votar


renatocaster
LeandroP

Isso dele talvez ser o cara ideal, mesmo sendo fraco, acho que vocês estão certos.
De qualquer forma, bom ou ruim, me agrada muitas coisas que ele fez e no final é isso que importa.

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


Lelo Mig

e no final é isso que importa.

O importante é o que importa rsrsrs

maspn
Veterano
# jun/15
· votar


E no final a intenção do Legião Urbana era fazer um som simples, olha pais e filhos, uma música linda e super simples.

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


Lelo Mig
De qualquer forma, bom ou ruim, me agrada muitas coisas que ele fez e no final é isso que importa.

É isso.

Legião prá mim nunca foi uma banda... era o Renato Russo..... e o resto

No geral isso é verdade. mas...

Qualquer um que estivesse lá na hora daria conta do recado.

Acho que essa afirmação tem um quê de perigosa, he he....

Talvez um guitarrista com muito mais conhecimento e técnica bem apurada tivesse levado a legião para um outro caminho (mais "rock n' roll", menos cult). E talvez um cara muito pior que ele não tivesse feito nem mesmo o "pouco" que ele eventualmente fez.

Acho que boa parte da identificação que se criou e se cria até hoje com a estética poética e madura que a Legião sempre transmitiu se deva ao fato de que o instrumental sempre fez apenas a sua devida parte, mas com o proporcional bom gosto, deixando as portas abertas para que as letras e toda a mensagem sobressaisse.

LeandroP

Pegando como exemplo a introdução de Tempo Perdido, quem pensaria nos 3 arpejos com aquele formato: C7M, Am7 (sem a terça) e Em7 (sem a terça)? Fora o dedilhado da música que não segue um padrão de digitação, o arpejo é bem "solto". O Bm com a nota característica do frígio tocada de forma despojada, que se não tiver faz falta...

Despretensiosamente marcante e autêntico.

thmenezes_RJ
Veterano
# jun/15
· votar


O dedilhado de tempo perdido é genial. Obra prima.

Aliás, no álbum Dois, tem uma coleção de arranjos muito bem feitos. Daniel na cova dos leões, Quase sem querer, Fábrica... trabalho impecável do Dado.

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


O dedilhado de Sete Cidades também tem um lance muito legal. A letra também é uma declaração de amor. Fantástica!


https://www.youtube.com/watch?v=J08bILF8PYc

cafe_com_leite
Veterano
# jun/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


MauricioBahia
renatocaster

A respeito dos riffs brazucas marcantes, dá pra citar vários do Charlie brown Jr ai. Confesso que não sou grande fã, gosto de música ou outra, mas tu percebe quando o trem é bom. Falo sobretudo das linhas de baixo que sempre foram o diferencial do instrumental da banda. Senhor do tempo é um exemplo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dado Villa Lobos