Duvidas na guitarra

    Autor Mensagem
    Pamela_metal
    Veterano
    # dez/04


    Toh com umas duvidas aih queria alguem pra esclarecer:

    1ª Como se toca notas abafadas?(eu sei q tem q tirar a pressão das cordas, mas algumas vezes o som sai com uns harmonico, queria q alguem me explicasse pra ver se eu toh fazendo certo)

    2ª Os harmonicos, me disseram q a nota do harmonico tem q soar como tal (ex. hipotetico toca harmonico na casa 7 soa como 9) Como eh q eu faço pra saber como q nota tem q soar? E o harmonico se alguem tiver tempo dah pra me explicar como se toca tb? Eu tento fazer certo mais eles naum saem com o msm som das musicas q eu ouço.

    3ª Como posso transcrever as musicas? tipo exercitar o ouvido e tal?

    eu tb queria pedir se naum for demais alguem poderia me enviar um bom exercicio pra treinar acordes?

    Brigadão

    LeandroP
    Moderador
    # dez/04
    · votar


    Pamela_metal

    Você abafa as cordas com a mesma mão que segura a palheta. A sua mão fica levemente apoiada nas cordas na região da ponte da guitarra. Se gera harmônicos é porque você está abafando numa região de harmônicos mesmo ou está tentando abafar com a mão da escala.

    Se você fizer um harmônico na corda sol, no 7o traste, a nota tem que sair como a nota sol da casa 15 da corda mizinha. Se isso não acontecer, é sinal de que as oitavas estão desreguladas ou a finação está errada mesmo.

    Pra transcrever uma música, além de ter um ouvido muito bem treinado, é importante saber ler e escrever muito bem. É como uma conversa... você até pode repetir o que eu disse, mas se não souber escrever, não adianta nada, certo?!

    Pra treinar acordes a melhor coisa é ampliar o seu repertório. Tente tocar diversos gêneros musicais. Há uma infinidade de acordes diferentes e o caminho é esse mesmo!

    Boa sorte!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    E aí, Pamela!

    Seguinte... Pelo que entendi, você deve estar abafando as cordas apenas usando a mão esquerda (no caso de você ser destra), ou seja, aquela que pressiona as notas no braço da guitarra. A melhor maneira de se tocar abafando as cordas é usar a mão da palheta. Você repousa o canto da mão sobre as cordas, bem perto da ponte e toca normalmente. quanto mais pressão você colocar, mais abafado fica. A técnica de abafar com mão esquerda eu costumo usar quando quero literalmente cortar o som da corda, ou seja, faço-as parar de vibrar.

    Sobre os harmônicos... tem os naturais e os artificiais. Os naturais você consegue fazê-los encontasdo o dedo suavemente sobre a corda e tocando (Por isso, saíam alguns harmônicos quando você abafava com a mão esquerda). Para saber a nota que o harmônico tem que soar, você precisa sacar um poucos de intervalos. Vou colocar uma tabelinha:


    Distância: 12 casas, Intervalo: 1 oitava
    Distância: 9 casas, Intervalo: 2 oitavas + terça maior
    Distância: 7 casas, Intervalo: 1 oitava + quinta
    Distância: 5 casas, Intervalo: 2 oitavas
    Distância: 4 casas, Intervalo: 2 oitavas + terça maior
    Distância: 3 1/3 casas, Intervalo: 2 oitavas + quinta
    Distância: 2 2/3 casas, Intervalo: 2 oitavas + sétima menor
    Distância: 2 1/3 casas, Intervalo: 3 oitavas

    Por exemplo:

    -na primeira corda (Mizinho): se você fizer o harmônico na 12º casa (12 casas de distância), o que vai soar é um Mi, uma oitava acima. Ou seja, soa como a nota Mi da 12º casa ao invés da corda solta.

    -na primeira corda (Mizinho): se você fizer o harmônico na 5º casa (5 casas de distância), o que vai soar é um Mi, duas oitavas acima. Ou seja, soa como o Mi da 24º casa.

    Os harmônicos artificiais você vai conseguir tocando a corda com a palheta, de uma maneira que, logo após palhetar, o cantinho do dedão raspe na corda. É meio esquisito explicar assim escrevendo, mas na prática não é tão difícil assim. Basta você pegar a manha do movimento e descobrir os melhores lugares para fazer os harmônicos saírem.

    Sobre os acordes... a melhor maneira é tocando mesmo. Pegue cifras de música, veja os acordes, tente tocá-los na sequência da música. Depois mude a sequência, mude o ritmo, etc... O importante é estar sempre atenta para que todas as notas do acorde estejam soando claramente.

    Qualquer dúvida, estamos aí!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Ops... parece que escrevi quase ao mesmo tempo que o Panucci... Bom, quanto mais informações, melhor! Hehehehe!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas na guitarra