Tópico sobre luthieria

Autor Mensagem
PabloDiego
Veterano
# dez/04
· votar


N3kr0N vc diz serrinha de arco?

João Gravina
Veterano
# dez/04
· votar


Alô, N3krON

A serrinha para cavar o sulco dos trastes você resolve comprando numa boa loja de ferramentas um serrote de moldura da marca Ramada (portuguesa). Daí você coloca ele deitado sobre uma superfície plana e rígida (de aço preferencialmente) e com um martelo vai eleminando um pouco da trava dos dentes. Com um bom paquímetro você vai medindo até ficar com .022 a .024 de polegada, pois é a medida de espessura da maior parte das marcas de trastes do mercado.

Boa sorte!

N3kr0N
Veterano
# dez/04
· votar


João Gravina
Obrigado, valeu mesmo! Só mais uma perguntinha vc sabe onde eu posso encontrar aquele material, uma tira q fica nas bordas do corpo das guitarras, tem um exemplo aqui
http://community.middlebury.edu/~sax/guitar_building/guitar_making/scr aped_purfling&binding.jpg

a página completa está aqui! http://community.middlebury.edu/~sax/guitar_building/perfling&binding. htm


OBRIGADO!!!!!!



visite: http://aprendizluthier.cjb.net

Arquiteto
Veterano
# dez/04
· votar


Estou com uma dúvida.

Vou comprar um guitarra Jackson com 5 captadores e queria saber se dá pra colocar nela uma ponte floyd rose flutuante, como micro-afinação ?! Ela já tem ponte fixa.

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


Arquiteto
5 captadores??? o maximo que eu vi foram 4 (HSH + captador piezzo)

Bigode Ozzy
Veterano
# dez/04 · Editado por: Bigode Ozzy
· votar


lula_molusco

2 hum e um single deve ser...


Arquiteto

Da pra colocar sim...mas da trabalho...

To com um problema...nauma cho madeira pra fazer! Procurei por mogno e naum achei...

quero fazer uma explorer...tenho a planta e tudo já, só naum começei a fazer pq naum sei q madeira usar nem pro corpo nem pro braço, e os tamanhos tb...alguem pode me ajudar?

N3kr0N
Veterano
# dez/04
· votar


Bigode Ozzy
E na planata não tem os tamanhos, já que é uma planta!!!! Ela já não está do tamanho pronta para imprimir não????






visite: http://aprendizluthier.cjb.net

White Explorer
Veterano
# dez/04
· votar


Bigode Ozzy
Eu estou construindo uam explorer tbm... como é mais para aprender estou usando a madeira marupa... usada em guitarras TAGIMA GIANINI e muitos Luthiers...
Ela é clarinha e facil de trabalhar.

de uma olhada nas fotos...

http://whitexplorer.webblogger.com.br

eu tenho um topico tbm...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/67916/

tubemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


por favor acompanhem o meu raciocínio:

A caixeta ou marupá como queiram é uma madeira largamente utilizada por luthiers e fabricantes nacionais! certo?!
Apesar disso a mesma eh considerada pelos madeireiros como uma madeira ruim e barata pois não serve para aplicações gerais como construção civil por exemplo; tomando tudo isso como verdadeiro não seria apropriado afirmar que o "pinus" madeira extremamente barata (creio eu que a mais barata) que possui características extremamente semelhantes as do marupá (leve,clara,fácil de trabalhar e de grana orientada) seria uma madeira apropriada para a confecção de corpos de guitarra?

O que voces acham ?

alguém de vocês já trabalhou com pinus?

White Explorer
Veterano
# fev/05
· votar


Eai pessoal agora to com mais duas guitas pra montar, uma Flying V e uma Les Paul...
Alguem sabe onde posso encontrar aqueles tensores com ação dupla e por quanto mais ou menos???

Ahhh e trastes tbm.... agora to construindo braços tbm( marfim e Ipê )

Vajem as fotos...

http://www.rodguitars.myalbum.com.br

paperinik
Veterano
# fev/05
· votar


e aí galera, gostei muito desse forum, sempre me interessei em saber como se faz uma guitarra. Será que vocês poderiam me mandar a planta da explorer e da flying V e também a recomendação de qual madeira seria a melhor para fazer? Tenho muito curiosidade sobre isso

meu msn e e-mail de contato é: bccanisano@hotmail.com

Rock And Roll.

oliverkiles
Veterano
# fev/05
· votar


alguém sabe o endereço do Luthier: Marcio Zaganin

o Giácomo foi o q fez o escudo da minha guitarra q quebrou agora nem sei se levo nele denovo...

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


oliverkiles
putz eh na lapa... sei chegar lá mas não sei o endereço... mas eh tipo umas 4 ruas pra bx daquele camelódromo da lapa (r. 12 de outubro)

oliverkiles
Veterano
# fev/05
· votar


hmm vlw vo tentar pegar o telefone

PabloGilberto
Veterano
# fev/05
· votar


Alguém aí sabe o método que o Eddie VH usou pra pintar as guitas dele?
Pelo que eu sei, é mais simples, e foi usando spray...

E o resultado parece satisfátório...

Posso fazer o selamento da madeira, passar a massa corrida, lixar,
e dar umas duas mâos de spray automotivo, passar verniz e polir?

Eu tenho pistola e compressor para pintura, mas o spray é uma
alternativa mais barata, pela lata variar entre 8~12 reais.

Valeu!

toni_punkss
Veterano
# mai/05
· votar


João Gravina
veio como q eu faço pra abaxa as corda da guitarra sem prejudica a sonoridade dela??
se possivel me adiciona no msn pra me ajuda melhor, vlw!!

toni_punkrock@hotmail.com

gxama
Veterano
# mai/05
· votar


João Gravina
guilhermerizzo
Obrigado pelos elogios. Os instrumentos à venda na Pro-Music, você sabe, são de consignação com músicos. Certamente foi alguém que revendeu alguma guitarra feita por mim. Quanto às guitarras do Xandão (o RAPPA), aquela mão vazada tem vários motivos funcionais, além de criar um visual diferenciado e chamativo. Valeu!



Que guitarra é a que o Xandao usa?? Acho muito legal tanto o som, quanto o visual... qual a marca? qual captacao q ele usa? ele usa muito camiseta da gianinni mas eu ja procurei essa guitarra no catalogo da gianini e nunca vi.. vc sabe me dizer?

SagaDiGemini
Veterano
# jun/05
· votar


ae galera, alguem ja uso PINUS em guitarra? eh bom? e pro braço? serve ou tem q ser outra? valew e t+

vanilla
Veterano
# jul/05
· votar


Devido a indicação de lojistas levei a minha guitarra nova com floyd rose para uma regulagem completa na GuitarTech (www.guitartech.com.br). Tal serviço é feito por um "luthier" chamado Rodrigo Agua. Como o preço cobrado era extremamente caro (R$ 120,00 para as guitarras com floyd) e como o ambiente na sala de espera parecia ser organizado, resolvi deixa-la. Porém para meu espanto quando fui retirar a minha guitarra depois de 4 dias de espera (descumprindo que o trabalho seria feito em 2 dias) ví que o serviço realizado era de péssima qualidade.
A guitarra era nova e voltou: 1- com um teco na pintura!!! e com vários micro-arranhões (como se tivesse sido limpa por um pano áspero). 2- com a cabeça dos parafusos que prendem o braço da guitarra comidos (provavelmente devido ao uso de parafusadeira elétrica), 3- Com a floyd rose mais desequilibrado do que estava, 4- o braço da guitarra voltou do jeito que foi entregue, ou seja, ligeiramente côncavo por a corda "MI" não encostando em todos os trastes (embora ele tivesse dito que o problema seria resolvido com a regulagem do tensor e o lixamento dos trastes e por fim o pouco caso foi tanto e o desleixo tamanho, que nem sequer afinada foi entregue. A única coisa que parecia estar ok era o ajuste de oitavas e o brilho dos trastes (devido ao suposto lixamento). Agora eu me perguto: "R$ 120,00 para que seja regulada apenas as oitavas e para que a guitarra volte nestas condições". A verdade é que toda a classe dos luthiers são diretamente atingidas devido a falta de respeito de pessoas como esta. Fiquei sem confiança e agora prefiro ficar com uma guitarra desregulada a levar em um Luthier. Aliás já estava com a guitarra a 1 ano e não tinha levada ainda num luthier justamente pelo medo do serviço. As pessoas que me indicaram este cara ficaram espantadas com o descaso pois dizem que o cara é bom. Mas é aquele negócio, uma coisa é atender o Lulu Santos com sua fender e outra coisa é atender um cliente comum (pois estava afastado a 10 anos do mundo das guitarras) com uma guitarra que não custa R$ 8.000,00. Embora o preço cobrado para ambos seja o mesmo. Preferi não reclamar nada na hora, pois arranhões e teco não tem jeito e porque deste sujeito não quero mais nada (perdi a confiança). Mas como bom cidadão e por não ser "espírito de porco" estou tendo este trabalho em escrever a minha história para que outras pessoas não sejam lesadas como eu fui. Final das contas prejuízo de R$ 120,00 + 20,00 de encordoamento.

frutog3
Veterano
# jul/05
· votar


Joao Gravina
eu to terminando de pintar minha guita mais eu queria achar um produto da Sayerlack voce sabe se tem alguma loja q vende pela net ou algo assim? pq na minha cidade so achei o esmalte transparente e eu to querendo a tinta de fazer craquelagem.

e so uma pregunta aos luthiers eu tava querendo inverter o hardsotock da minha guitarra o q vcs acham rola fazer isso ou tem perigo de estragar a guitarra? Valew

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


vanilla
Pinus não serve para braço e desaconselhável para o corpo também, pois ela gerlamente possui muito nós e as partes mais claras são muito moles e fáceis de amassar. Não tem a resistência necessária para fazer braços. Em resumo, é ruim até para fazer caixas de feira.
Marupá é muito diferente de Pinus; ok?

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


N3kr0N
Você tá procurando filetes, não é? essa primeira foto que vc mandou é de filete para violão e é geralmente feita em madeira, mas as que são usadas em guitarras elétricas são feitas em plástico (na maioria). São vendidas em casas de materiais plásticos e requerem cola especial, pois a maioria das colas não aderem à vários tipos de pláticos.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


O tópico é antigo, mas o assunto é atual.

Alguem conhece algum pigmento para dar cor à massa. Se souber pode dizer a marca? O que eu estou usando não está correspondendo as expectativas. Eu sei que tem massas em diversas cores, mas não acho a que eu estou precisando.

Um abraço

tindão
Veterano
# mar/10 · Editado por: Moderador
· votar


Olá meu nome é Reginaldo sou luthier na zona leste em Itaquera e gostaria de deixar meu contato para quem queira tirar duvidas ou precise de algum serviço como construção reparos trocas de trastes pintura etc.

-EDITADO PELA MODERAÇÃO-

Patheus
Membro Novato
# jan/20
· votar


Olá, meu nome é Matheus e sou novo aq, queria saber se alguém pode me indicar algum lugar em joão Pessoa que de curso de lutheria

Obg..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/20
· votar


Patheus
Não há.
Abç

Delson
Veterano
# jan/20 · Editado por: Delson
· votar


EDIT

Postei aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre luthieria