Les Paul, Stratocaster ou Telecaster?

Autor Mensagem
Ant--
Veterano
# nov/08
· votar


Eu acho a Strato a mais versátil das 3.
Tiro som de Tele com a minha há anos, desde que instalei o micro-switch que liga os caps da ponte e braço juntos. Clean insuperável.

Mas concordo que cada uma tem sua característica. Por isso adquiri a Lespaulzinha da Condor.
No entanto minha main guitar é a strato. Quase uma obrigação.

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar


Ant--
Como funciona esse microswitch?
Onde vc comprou?
Quanto custa?
Vc colocou ou levou num luthier?

Ant--
Veterano
# nov/08
· votar


Guitar_RdS
Ant--
Como funciona esse microswitch?
Onde vc comprou?
Quanto custa?
Vc colocou ou levou num luthier?


É apenas uma chavinha ON/OFF, que liga o captador da ponte. Quando está ON vc pode associar com o do braço ou os 3 juntos (duas ligações que a chave de 5 posições não permite). Antigamente eu tinha invertido a ligação do captador do meio com o da ponte, só para poder usar a combinação braço/ponte sem ter que mexer no escudo. Mas a desvantagem é que perdi a opção do captador braço/meio (ótimo timbre para distorções). Então resolvi colocar a chavinha mesmo, e furar o escudo. Atualmente temos muita facilidade de comprar peças de reposição.
Esse recurso é muito usado. Tem gente que coloca potenciômetro push-pull (eu não gosto). Prefiro a chavinha instalada na mesma posição da Black Strat do David Gilmour.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ant--

Ótima idéia! Farei isso na minha Strato, que está como Bertola!

Abs.

Ant--
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia

Cara, é uma boa mesmo. A minha Strato tem corpo de cedro e um ótimo sustain, e com a combinação Braço/Ponte eu tiro um som clean incrível, dependendo da equalização fica próximo ao som de um violão folk. Equalizando mais agudo fica mais para Telecaster.
Mas atenção quanto ao calibre das cordas e espessura da palheta, pois isso faz diferença. Eu uso D'addario 010 e palheta medium. Palheta Heavy arruina completamente o processo, e cordas abaixo de 010 nem pensar.

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar


Ant--
Quanto custa?
Vc colocou ou levou num luthier?


ClaudioSF
Veterano
# nov/08
· votar


meu sonho de consumo é uma tele igual aquela do Keith Richards, cor de madeira com escudo preto.

Ant--
Veterano
# nov/08
· votar


Guitar_RdS

Ant--
Quanto custa?
Vc colocou ou levou num luthier?


Eu coloquei. Eu mesmo faço a manutenção dos meus intrumentos e sempre gostei de mexer com eletrônica/luthieria/artesanato/mulheres...

Clauber guns
Veterano
# nov/08
· votar


Sou fã de Les Paul! \o/

Eu tenhu uma strato Sunburst (a melhor cor pra strato na Minha opnião) mas meu sonho é uma Lp preta com o escudo branco (branco, ñ creme, branco mesmo)


ñ sou fã de teles, acho elas feias....



PS: Eu me refiro a aparência, nunk toquei nem uma Lp, nem uma tele!!!!

guitarplayer_MG
Veterano
# nov/08
· votar


meu sonho é possuir esses 4 modelos um dia: les paul, telecaster, sg e firebird! Nunca gostei muito da stratocaster, acho um modelo muito comumzão...

Zandor
Veterano
# nov/08
· votar


Les Paul é a mais tr00 de todas

Ant--
Veterano
# nov/08
· votar


guitarplayer_MG
Nunca gostei muito da stratocaster, acho um modelo muito comumzão...

É, mas o som que sai dela... só ela.

bpv
Veterano
# nov/08
· votar


wppereira

cara, mas estou não estou falando da affinity (nem bullet) pq essas são lixo mesmo, estou falando de guitarra, não um pedaço de madeira com cordas (haha :P), to falando dos modelos "respeitáveis" da squier. e quando disse das teles que não são string-thru-body, eu me refiro a modelos da Fender mesmo.

B.Frusciante
Veterano
# nov/08
· votar


estou falando de guitarra, não um pedaço de madeira com cordas


E guitarra é o que?

FT_ISLAND
Veterano
# nov/08
· votar


sou bem mais STRATO !!!

In The Navy
Veterano
# nov/08
· votar


Pra vcs verem, tem todo um perfil do povo que acham teles feias
Eu vou comprar uma :D
Eu sempre achei a tele linda
Nas stratos e superstratos que eu toquei, nunca achei NADA de mais nelas.
Tenho uma Les Paul e lhe digo, aquele braço grosso me faz sentir poderoso (uiii ahahhahahahhaha)! Les Paul e Telecaster são guitarras pra poucos, são guitarras com personalidade própria, se assim pode-se dizer

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08 · Editado por: Guitar_RdS
· votar


In The Navy
Tenho uma Les Paul e lhe digo, aquele braço grosso me faz sentir poderoso (uiii ahahhahahahhaha)! Les Paul e Telecaster são guitarras pra poucos, são guitarras com personalidade própria, se assim pode-se dizer

Modo convencido/on
huahuhauhuha
Zueira, malz aê!

wppereira
Veterano
# nov/08
· votar


bpv

Quais são as Teles Fender que não são string-thru!???

edukotzen
Veterano
# nov/08
· votar


Telecaster da fender é meu sonho de consumo, sou fanático pelo som ardido e brilhante quando saturado das tele, sem conta o som limpo que é um dos melhores

também adoro stratos, elas tem características bem parecidas com a tele, um pouco mais aveludado e menos brilhante

na verdade ainda vou ter as 2 da fender heehheh

richie kotzen na veia heeheh

conandrade
Veterano
# nov/08
· votar


Guitar_RdS

"Pôr a guitarra no colo" foi metáfora pra "já tocou em alguma?"! hehehe

Tocar em pé tb serve! :D

[]´s!

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar


conandrade
huahauhauhuahuhua.
Eu pensei q estava ao pé da letra pq tem algumas guitarras q são menos confortáveis pra se tocar sentado, tipo a explorer e as flying (acho q são esses modelos...).
De boa
Abç!

henrique.marin
Veterano
# nov/08
· votar


Galera, Não tem jeito... Guitarra é que nem time de futebol, vc escolhe um e não vira a casaca nem a pau.

Não sei se todos leram meu outro tópico em que contei que minha Epiphone LP Custom foi roubada. Pois bem, como estou me recuperando do baque e tenho que ter outra guitarra, comecei as pesquisas.

Testei nesse fim de semana: stratos, teles e les pauls (fenders, squiers, tagimas, gibsons, epiphones, shelters e guitas de luthiers). Todos os comentários que os amantes das stratos fizeram aqui estão cobertos de razão. È uma excelente guitarra e tal, tem um agudo bem limpo, o tal do "quack" é bem legal também... o som dela é maravilhoso (principalmente o da fender) Mas não tem o peso da les paul...

Juro pra vocês, falam mal do braço da les paul por ele ser gordo... mas eu (por estar acostumado às lespas) não consegui ficar à vontade com o bracinho da strato... é muito delicado. Eu consigo dar bens, vibratos e afins muito mais fácil na les paul, por incrível que pareça.

É verdade, nas stratos o acesso às últimas casas é mais fácil, mas mesmo isso não fez mudar minha opinião.

A tele eu achei uma puta guitarra legal. Achei que ela tem o som mais "vintage" das 3. O legal é que quando vc toca nela, vc sente a ressonância vibrando seu corpo inteiro! Ela até que deu uma balançadinha em mim...

Mas, embora sejam guitarras mais caras (na média), acho que vou continuar com a Les paul por um bom tempo!! Talvez compre uma tele mais pra frente como segunda guitarra, mas não consigo ficar sem uma lespa. O som dela é demais, é gordo, é imponente! Uma lespaul é pau pra toda obra, vc toca de tudo com ela, e o som da sua banda fica bem mais encorpado!

Com esses testes que estou fazendo, vi que isso é de gosto pessoal mesmo! Nenhuma das 3 são melhores ou piores, são diferentes e excelentes!!! mas pra mim a Lespaul agrada mais.

wppereira
Veterano
# nov/08 · Editado por: wppereira
· votar


henrique.marin
Eu consigo dar bens, vibratos e afins muito mais fácil na les paul, por incrível que pareça.

Isso acontece pq o braço das les pauls são mais curtos que das stratos e teles, o que faz com que a tensão das cordas seja menor, facilitando bends e vibratos...

henrique.marin
Veterano
# nov/08
· votar


wppereira
Isso acontece pq o braço das les pauls são mais curtos que das stratos e teles, o que faz com que a tensão das cordas seja menor, facilitando bends e vibratos...

ótima explicação! eu senti essa facilidade quando comparei... só não tinha feito essa relação na teoria!
com certeza isso faz diferença mesmo

LuCas_Try_it_solo
Veterano
# jan/09
· votar


eu era loko por les paul(e tb sg)...
já toquei em uma,sei lá não axei lá essas coisas...prefiro a strato,até pq eu axo q les paul e sg combinam mais com bases...
pra solar melhor é strato!

unplugged
Veterano
# jan/09
· votar


Stratocaster voce pode tocar tudo..
mas sei la nao gosto dela, prefiro a telecaster

pra mim

Gibson Les Paul>>>Fender Telecaster>>>Strato>>>SG

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Todas são ótimas!

brandfbr
Veterano
# jan/09
· votar


(já que ressucitaram o topico de 2004)

Todas são ótimas ²

mas para mim:

Tele>>>ES-335>>>Les Paul>>>Strato>>>Wolfgang e Super Strats>>>SG...

Tivertimailaif
Veterano
# jan/09
· votar


Putz, qualquer guitarra, mais menos a tele, o guitarra feia do cão, se eu tivesse uma era só pra "ponhar" fogo nela mesmo, numa apresentação.....

Nelton88
Veterano
# jan/09
· votar


depende do q vai tocar..lp é pra rock e blues...strato e eclética..e telecaster tem um som mais seco...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Les Paul, Stratocaster ou Telecaster?