Les Paul, Stratocaster ou Telecaster?

Autor Mensagem
Carlaum
Veterano
# nov/08
· votar


Não tem uma melhor que a outra, são simplesmente diferentes e cada uma marcou e marca diversos estilos, por seus timbres fantásticos!

Grandes guitarristas usaram e usam as Tele, Strato e LesPa. Como o Japaubatuba disse, cada uma tem seu charme!

Sou fã das três!!!

henrique.marin
Veterano
# nov/08
· votar


São todas diferentes, claro. Todas Possuem suas qualidades, Claro! cada uma na sua praia, é claro!!!

Na minha opinião, Tanto por sonoridade, graves inconfundíveis, tanto no som limpo como distorcido (e segura uns agudos também), como também pela beleza, acabamento e peso (físico e sonor) eu sou APAIXONADO pelas Lespauls!. Não acho nada desconfortavel como dizem, acho até q o braço "gordinho" proporciona uma pegada animal!! (se fosse ruim pra solar o zakk wyld não usava uma)
ficaria em 1º lugar.

Em 2º lugar eu voto na tele! Ela é feinha, mas tem um puta charme!! pra tocar funk (sem ser das popozudas) e um rock'n roll tipo rolling stones ela é perfeita, será minha próxima aquisição (tenho uma LP), tem uns agudos bem limpos e definidos, eu gosto da tele.

A strato é legal tb, tem um som limpo bacana. Os singles dão uma boa definição no som, mas eu deixaria em terceiro mesmo...

esse é o MEU GOSTO. Isso é questão de gosto mesmo, tanto que temos guitarristas consagradíssimos usando esses 3 tipos de guitarra.
Uma guitarra "boa" também depende de quem está por trás dela eheheheh

bpv
Veterano
# nov/08
· votar


Sou fã das três!!! (2)

não me contive e o G.A.S me fez comprar todas.

na ordem de aquisição:
- strato
- tele
- les paul
- les paul 2 (G.A.S me fez comprar uma gibson, a de cima é Epi :P)

fabãorenato
Veterano
# nov/08
· votar


A idéia é ter as todas!!!!
Daí vc tem as opções de tocar com cada uma delas e escolher a preferida. E dependendo do seu estado de espírito tocar a que mais lhe convir no momento!

Eu além destas, terei uma SG, uma Flying V, uma Firebird e uma Explorer hahaha!!
Atualmente apenas uma Les PAUL ...Golden......

Mas pessoalmente gosto muito das Les Paul!

Sonho em ter uma Gibson Gold Top, ou uma black beauty

conandrade
Veterano
# nov/08
· votar


Essa é a escolha mais díficil de se fazer.

A Telecaster pra mim é a guitarra mais mística de todas. "Ih... lá vem ele..." heheh

Pois então. Tenho uma Fender Stratocaster e uma Gibson Les Paul em casa. Adoro as duas mas prefiro a Stratocaster. Prefiro pq além de ser muito confortável, a palhetada é uma delícia e ela varia MUITO o timbre conforme a intensidade e localização da mesma. Isso sem falar tocando com as mãos. Além do mais os timbres dos 3 captadores são incrivelmente bem equilibrados e diversificados ao mesmo tempo. O agudo estalado, o médio 'quacky' e o neck naquela 'bolha d'água'. Todos os sons que ela produz são perfeitos. Não sei botar em palavras o que que é. A Les Paul eu sei, a Stratocaster não! Ainda tem a alavanca que possibilita alguns efeitos suavemente penetrantes. A minha conta com o melhor braço que já toquei numa guitarra, então o conjunto é algo pelo qual me apaixonei. Os trastes são baixos e adorei isso, sempre toquei com jumbo! É o som que gosto, que mais me agrada e mais me toca. Tenho mais vontade de tocar nela do que qualquer outra guitarra! Tipo... antigamente fazia questão de testar tudo que tinha ao meu alcance. Com ela a GAS foi embora.

Já a Les Paul é um absurdo. É uma Deluxe de 1968. Como o camarada aí em cima comentou, tambem não acho desconfortável não, embora seja pesada. Gosto MUITO da ponte fixa dela, o braço é uma coisa, gordo e não dá pra errar... é incrível. Os bends vão onde vc quer e ela responde lindamente aos vibratos. É uma guitarra muito mais fácil de tocar do que a Stratocaster, na minha opinião. O som limpo dela é simplesmente soberbo, gordo, rico, expressivo... é fenomenal. A "minha" possui Mini-Humbuckers. É uma Deluxe e não tem o humbucker padrão. Eu até prefiro assim pq dá uma dinâmica ainda maior na variação das palhetadas na minha opinião, e mantém o timbre gordo, especial da Les Paul. O agudo (Treble pickup) da Les Paul, com distorção é uma loucura. Gordo e estalado ao mesmo tempo... é simplesmente demais. O neck tb é Still Got The Blues total. O visual dela... é toda espetacular. Mas não me toca como uma Stratocaster. O fato dela te perdoar, de consertar seus erros e de ser tão certinha e "perfeita", me dá a sensação de que já consegui tirar tudo dela. E eu não consigo variar as minhas intenções 'guitarrísticas' tão prazerosamente qnto na Stratocaster. Ela é perfeita mas não é pra mim.

A Telecaster eu não posso ser nada além de superficial. Não tenho uma e toquei pouco tempo com ela na vida. Mas uma em especial, de um músico, antigassa, bege meio alaranjado meio surrada, placa preta, braço em maple bem usado tb (e laranja), os captadores com uma aparência antiga, linda demais³³³. MEO DEOS. Que guitarra espetacular cara... o som, o visual, a pegada!!! Mesmo desplugada ela GRITA! Nunca vi uma guitarra que GRITA!!! Ela parece uma mistura perfeita entre uma Les Paul e uma Stratocaster! As melhores de cada uma misturada na mesma guitarra! Vai ver por isso o Paige gostava tanto da Tele... e o Jeff Beck, que tocavam muito em Les Paul! É estalado e gordinho, rico pra kct, diferenciado... sei lá. Hoje eu tenho um affair com as Telecaster. E isso pq nunca gostei delas qndo era criança, até tocar numa. É a única guitarra (GAS mesmo) que tenho vontade de ter hoje em dia, fora a minha Stratocaster.

Pra fechar:
Na minha opinião não são umas melhores que as outras. São diferentes e perfeitas. Isso não é "pior", nem "melhor". Vcs saberão determinar qual escolher de acordo com o gosto musical e a intenção de "o que tocar?" de vcs mesmos.

Abraços!

wppereira
Veterano
# nov/08
· votar


Bom...falando um pouco das Telecasters, que são as guitarras que realmente tenho paixão:

Muitas coisas já foram faladas aqui sobre essa guitarra mas um dos pontos mais importantes e apaixonantes dessa guita é a ressonância!

Nunca tinha sentido nenhuma guita vibrar com cada nota como a tele vibra. Vc sente o braço e o corpo vibrando a cada palhetada. Acredito que isto esteja relacionado ao fato do corpo da tele ser string-through, isto é, as cordas atravessam todo o corpo da guita! Além do mais isso tb ajuda a conseguir o famoso "twang" do som das teles...

Pra mim a tele sempre vai ser minha primeira guitarra pra qualquer tipo de música!!! =)

Vitinhu
Veterano
# nov/08
· votar


diogocv

Discordooooooo... Hendrix usava strato também e parecia um mendigo UIAHUIhauiHUAIhui
Isso é muito relativo, vai de gosto. Eu, particularmente, não tenho NADA contra o SOM das teelcaster , porém axo a aparência muuuuuito feia!

Les Paul na cabeça!

bpv
Veterano
# nov/08
· votar


wppereira

concordo em partes. várias teles não são string-thru. com certeza deve perder um pouco em timbre e sustain, mas a diferençã não é absurda. mta gente nem nota a diferença.

wppereira
Veterano
# nov/08
· votar


bpv

Eu sei q existem telecasters que não são string-thru, já toquei em uma Squier Affinity q era assim e posso te garantir...a diferença é ENORME!!!

Quando se toca desplugado vc não sente resonância nenhuma e plugada, na minha opinião, falta bastante do twang característico das teles... Eu não recomendaria uma telecaster que não fosse string-thru para ninguém...

conandrade
Veterano
# nov/08
· votar


wppereira

Hmm discordo mas respeito :)

Essa Tele que toquei era comum, com aquela ponte clássica e tradicional da Telecaster. O corpo vibrava TODO, exatamente como vc citou no seu relato. De repente pela guitarra ser antiga, a madeira mais sequinha... não sei... ajuda a vibração das cordas. Como eu disse, ela gritava mesmo desplugada. Muito alto mesmo! Espetacular!

E sei la, não achei sua comparação justa. Uma Fender Telecaster com string-thru body não deve ser comparada a uma Squier Affinity, não? Penso que a Fender tem uma madeira de qualidade superior, peças superiores,... o legal de repente era comparar uma Fender Tele string-thru body com uma outra Tele igual com a ponte clássica.

Mesmo assim, creio que o string-thru deva sim dar mais sustain e "qualidade" na nota. Mas não creio que seja tãããão grande a diferença assim!

[]´s!!

Bigtransa
Veterano
# nov/08
· votar


entre essas aí eu escolho as 3..... tb tenho um modelo 1/2 tele 1/2 strato da squier...... muito legal.....

wppereira
Veterano
# nov/08
· votar


conandrade

Concordo q não posso comparar uma Fender American com uma Squier. Seria uma comparação beeeem injusta mesmo...hehehh

Mas já toquei em uma SX, q era string-thru, e senti diferença na vibração do corpo, no sustain e "twang", comparada à Squier...

Se não me engano, não existe fender americana q não seja string thru. Mesmo as clássicas, q vc citou, são string-thru...

conandrade
Veterano
# nov/08
· votar


Cara, viajei! É isso mesmo... a ponte clássica da Tele é string-thru body!!! Confundi completamente com a tremolo da Strato. Realmente as cordas passam por trás da guitarra, nos 6 orificios pra tal. E esses orificios são feitos direto na madeira, não é isso?

conandrade
Veterano
# nov/08
· votar


..."igual" as Stratocaster hardtail! Por esses instantes, achei que a corda entrasse por tras da ponte, como numa ponte fica tune-o-matic.

lindoso
Veterano
# nov/08
· votar


po hj um amigo meu levou a lp dele pro colegio hj
axei muito foda cara, mudou totalmente a opiniao que eu tinha sobre elas

n deu pra testar hj, mas amnha vou levar meu amp pro col e vou testar

em questao, kda um tem o seu gosto

vlw

wppereira
Veterano
# nov/08
· votar


conandrade

Exatamente, as cordas são colocadas por trás da guitarra, atravessando todo o corpo desta. Na minha humilde opinião, este é um dos pontos responsáveis pela sonaridade singular desta guita.

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


les paul.

conandrade
Veterano
# nov/08
· votar


Pode ser... não duvidaria!

Queria tocar numa Strato hardtail pra ver como é.
Acho que o Robert Cray tocava...

...ele sempre teve um som phonomenal! :P
Principalmente ao vivo!

wppereira
Veterano
# nov/08
· votar


conandrade

Qnd comprei a minha tele, procurei uma Fender Hardtail pra testar na loja, mas não tinha. Tb fiquei curioso de tocar nessa guita e ver se vibra como uma tele!

thiago_guitar_men
Veterano
# nov/08
· votar


cara,entre essas 3 da pergunta,mais sonzera é a telecaster!!!!modeloé meio feinha,maissonzera fatal!!!!Um timbre limpo bom combons graves,agundos limpos e médios gordos(explicação da revista guitar player)!!!

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar


A tele pode ser até boa (não conheço mto sobre o som dela), mas é mto, mto feia. As stratos e superstratos são minha preferidas, tanto pelo som, quanto pelo design e tocabilidade. Já a Lespaul não conheço mto também, mas quem não tem como sonho de consumo um Gibson LesPaul Custom? Acho q gostaria mto das LPs mas só comprando uma pra ver, já q não conheço ninguém q tenha, só toquei numa loja quando comprei a minha strato.

conandrade
Veterano
# nov/08
· votar


Feinha é a sua mãe :D
Ela é linda! Surfstyle! :P
Round 1 fight!!!!

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar


Eu não vou discutir com você, ouvi dizer q você é um dos caras q mais entende de fender (stratos e teles). Logo não tenho argumentos nem status pra discussão nenhuma. Mas gosto é gosto né? Eu acho ela horrível, já toquei numa não gostei do modelo, não pelo som, mas simplesmente pq acho ela feia.
Mudando o ditado: "Gosto é igual nariz, cada um tem o seu"!

wppereira
Veterano
# nov/08
· votar


Esse negócio de feia é meio relativo... Eu, pessoalmente, acho les paul feia, mas acho Tele mtooooo bonita!!! Superstrato pra mim é carne de vaca!!!

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar


wppereira
Justo o que eu disse.
Eu curto LPs, Stratos e superstratos.
Tele não tenho como meta comprar uma desse modelo.

conandrade
Veterano
# nov/08
· votar


Guitar_RdS

Meu post ali em cima foi total brincadeira!
Não era pra ser levado á sério! :D

Eu tb achava ela feiosa mas minha opinião mudou da água pro vinho, à medida que fui crescendo! Não sei explicar... vc já pôs alguma no seu colo? Só por curiosidade!

E cara, não tem nada disso. Não sou expert em Fenders nem nada assim. Certamente sei mais de Fender do que de outras marcas, mas isso não me faz um especialista no assunto. Tenho informações que podem ajudar alguem com uma dúvida. Mas não sei uma penca de coisas! Eu tive várias Stratos... mas poucos modelos diferentes e nenhuma Custom Shop.

Abraços!

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar


conandrade
Não disse aquilo num tom agressivo não, de boa.
Pra falar a verdade, toquei com ela em pé. A gente tava num ensaio e na época eu não tinha guitarra. Daí um cara tinha uma squier tele q custou uns 1200 e uma fender standard de uns 2 e alguma coisa eu acho. Lógicamente ele me emprestou a tele, e gostei do som dela, mas achei feia, inclusive no dia eu toquei e passei a guita pro meu amigo e fui pra bateria, ele tocou 2 músicas e arrebentou a corda da guitarra do cara q ele nunca tinha visto, achei mto engraçado a cara dele hauhuahua.
Enfim, só toquei em pé mesmo, não sentei. É até estranho pegar uma guitarra e não tocar sentado, mas é isso.
Quanto a modestia, vamos deixá-la de lado. Vc tem a experiência q mtos necessitam. Espero q continue ajudando a galera aí.
Abç!

Bog
Veterano
# nov/08
· votar


conandrade
Eu tb achava ela feiosa mas minha opinião mudou da água pro vinho, à medida que fui crescendo!

Não pude deixa de reparar neste comentário.

Recentemente, comprei uma Tele-like guitar (G&L ASAT, que é uma tele vitaminada). Até comentei aqui no fórum que tinha achado ela feiosa, mas como o que importa é o som, fiquei com ela mesmo.

3 meses depois, acho a guitarra linda, ahahahah. :)

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar


Outra coisa q eu acho horrível é o headstock da tele, é mto sem graça. Eu curto os headstocks das superstratos e das LP's.

Jandira
Veterano
# nov/08
· votar


auehaueh...

Na primeira vez que vi uma Tele na vida pensei comigo mesmo: "Q puta guitarra feia do caramba!"

Hj eu penso:"Eu tenho que comprar uma dessas urgente!"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Les Paul, Stratocaster ou Telecaster?