American Series x Standard (Fender)

Autor Mensagem
Slash Teacher
Veterano
# nov/04


Qual a diferença fundamental entre essas 2 stratos da Fender, tirando a captação e que a Standard tem uma gaivota a mais de afinação? Valeu!

Homem Cueca
Veterano
# nov/04
· votar


As Standard são mais "vintage", o timbre delas cai mais pro bluesão antigo, saca?
As American Series são mais pra sons mais modernos, tipo bon jovi, the calling (hugh), lenny kravitz...por aí...

ESP
Veterano
# nov/04
· votar


Tipo a american tem 22 casas
Standart 21

wemerson maia
Veterano
# nov/04
· votar


cara o outro guitarrista da minha banda comprou uma standard a pouuco tempo e era 22 traste...como vc prova que as standard sao 21...so pra ter certeza ...valeu

ESP
Veterano
# nov/04
· votar


Bom a maioria q vi era assim.

silvio_rp
Veterano
# nov/04
· votar


Po, a Series eh o novo modelo. Ela entrou pra substituir a Standard.

A series eh melhor. Ela vem com varias melhorias (coisas pequenas como o braço que vem "amaciado", os buracos dos captadores sao para single mesmo e nao humbucker como na std...) ...

A std foi tirada de linha e vc só acha usada, nova só se for as que sobraram.

Em ordem de qualidade fica assim: (pior pra melhor)
Highway << Standard << Series

Sobre o som das duas eu nao sei nao mas quem compra a series fica com os captadores de fabrica mesmo e dizem que são muito bons.

Hitcher
Veterano
# nov/04
· votar


Slash Teacher
American Standard - deixou de ser fabricada em 2000, sendo substituída pela American Series. Entre as duas existem algumas diferenças mas nada muito significativo. Mesmo hardware e mesma elétrica. Como o silvio_rp já disse, "o braço que vem "amaciado", os buracos dos captadores sao para single mesmo e nao humbucker como na std...", lembrando que nem todas as American Standard tem cavidade tipo "piscinão". Visualmente, a única diferença é que a American Standard tem duas gaivotas e a American Series só tem uma e ambas acompanham case original.
Atualmente a filial mexicana da Fender fabrica uma linha de guitarras denominada "Standard". Esta é uma guitarra totalmente diferente, pois tem 21 casas, ponte tipo "vintage tremolo" e é totalmente produzida no México, inclusive hardware e elétrica e não acompanha case, somente um bag.

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


ESP
As que possuem 21 trastes são as Fender Standard Stratocaster, que são mexicanas. O Slash Teacher está se referindo às Fender American Standard, que são a linha anterior às Fender American Series.

Slash Teacher
É até complicado responder precisamente porque as American Std. passaram por várias alterações ao longo dos anos. E já fucei bastante sobre esse asunto... vou tentar ldesenterrar da memória, hehehehe. As alterações na American Series são basicamente pra melhorar a tocabilidade e tonalidade. Rolou que, em 1998, a Fender começou a produzir numa nova (ou reestrutrada) fábrica, na Califórnia. A qualidade aumentou bastante a partir daí. E, logo em 2000, encerraram a linha American Standard e lançaram a American Series. Então, existem muitas semelhanças entre uma Fender American Std. pós 1998 e uma American Series.

O pessoal já falou algumas das diferenças, mas vou tentar fazer uma listinha:

- As Series (todas) não têm cavidade tipo "piscinão". Sendo assim, o corpo tem mais madeira, o que reflete em ganho na sonoridade. Porém, como o Hitcher disse, nem todas as Std. tem cavidade "piscinão", principalmente as feitas na nova fábrica da Fender.

- As Series tem apenas uma gaivota, do tipo Ezy Glider, e as Std. tem duas e só as mais recentes são Ezy Glider.

- As Series vêm sistema Delta Tone e TBX. Nem todas as Std. vêm com esse esquema.

- As Series vêm com canceling hum nas posições 2 e 4. As Std. também. Mas, se não me engano, nem todas.

- As Series e as últimas Std. possuem acabamento com poliuretano no corpo e satin no braço.

Isso é o que eu lembro de cabeça. Não sei dizer quanto à sonoridade.

silvio_rp
Esqueceu das Deluxe e das Signature nessa classificação das melhores. \o/

claptonmaniac
Veterano
# mai/05
· votar


o que é gaivota?

claptonmaniac
Veterano
# mai/05
· votar


Mais uma vez....o que é gaivota?

willian oliveira
Veterano
# mai/05
· votar


a diferença q as standard saum as feitas antes de 200 pelu q eu lembru
e as american series depois

claptonmaniac
Veterano
# mai/05
· votar


willian oliveira
ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.......

E a minha pergunta....pode responder?

willian oliveira
Veterano
# mai/05
· votar


so pra registra na historia uma singela homenagem q eu esperu q todos me ajudem!!

O Terrível Urubu Gay
O Terrível Urubu Gay

Iago
Veterano
# mai/05
· votar


claptonmaniac
é aquela pecinha de metal no headstock que abaixa as cordas...
geralmente é uma pras cordas E e B e uma (ou nenhuma) pras cordas G e D.

mhpaula
Veterano
# jun/05
· votar


Bom pessoal destas duas, standart e series, eu posso falar porque tenho as duas, uma standart de 94 e uma series de 2002, existe diferença de timbre muito claro entre as duas, estou mais feliz com a series e até já vendi a standart. As duas possuem ótimo timbre, mas com a series consegui timbres de hendrix a clapton com mais facilidade, ligadas em marshall e usando DS-1 mais Tubescreemer é matadora. Não dá pra estabelecer qual das duas é melhor porque as duas são fender, acredito que vá depender da aplicação que o guitarrista está procurando. O timbre limpo da series é maravilhoso, já a standart tem um pouco mais de saturação nas distorções, porém a diferença é pequena, tanvez seja por isto que o timbre limpo da series seja melhor. Sobre o TBX, na standart no botão de tone do agudo existe um pico que estabelece o uso do TBX rolando do 1 até o pico seria o normal do timbre, após o pico os capitadores 1 e 2 recebem um pouco mais de grave, não existe nada no circuito pra tirar o hum, nem na series nem na standart, pra tirar isto só usando os singles de bobina dupla, ou mini humbukin como são conhecidos. Sobre a cavidade dos capitadores, são cavidades normais pra single tanto na standart como na series, esse negócio de cavidade piscinão é equivoco de quem postou. Sobre a gaivota, a series tem apenas uma porque as tarrachas das cordas sol, si e mi tem o pivo(pino da tarracha) mais baixo que dispensa o uso de uma segunda gaivota. Em acabamento as series são impecáveis amigo é perfeito. Outro detalhe é o logo fender no headstock que voltou a ser fininho como o das primeiras fender lançadas até a metade da década de 60. As standart de 99 também tem esse logo fininho. Existe muito mito criado, isso é normal no ser humano, especialmente com relação a instrumentos vintage, é legal ter uma fender meio surrada, é como usar uma calsa desbotada ou um blusão de couro esfolado, dá aquele visual de rodado né, mas é preciso ter sorte pra conseguir um instrumento em bom estado, os captadores envelhecidos oxidam e perdem potencia de volume, não tem conserto, tem que rebubinar, a madeira sim, envelhecida é melhor, mas ai é outra história. O fato é, a series atendeu minhas espectativas, estou contente.

BlaCk LaBeL
Veterano
# out/05
· votar


mhpaula
Ressucitando...

"não existe nada no circuito pra tirar o hum, nem na series nem na standart, pra tirar isto só usando os singles de bobina dupla, ou mini humbukin como são conhecidos"

Claro que tem, se vc utiliza o switch nas posições 2 ou 4, não há hum. Isso não há em todos os modelos e independe de captadores.


"Sobre a cavidade dos capitadores, são cavidades normais pra single tanto na standart como na series, esse negócio de cavidade piscinão é equivoco de quem postou"

As Standard passaram por muitas modificações ao longo dos anos. Nas mas antigas, era utilizado o esquema "piscinão". Não sei dizer o ano em que aboliram isso. Mas, pelo jeito, as fabricadas em 1994 já não eram mais assim.

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/05
· votar


Tive uma american standard de 96 e a cavidade era pra singles mesmo

Sobre a American Standard e American Series, não se enganem -> É EXATAMENTE A MESMA GUITARRA

A Fender só mudou de nome, nem sei pq !!!

A partir do ano 2000, começaram a fabricar elas com o nome American Series (e parece q agora em 2005 já mudaram novamente, agora é só American)

Sobre algumas melhorias de um modelo pro outro, existem sim, mas são bem superficiais, não estão relacionadas apenas a troca do nome de modelo, acho q se não tivessem trocado de nome teriam lançado as melhorias mesmo assim, todo ano eles mechem em alguma coisinha.

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/05
· votar


silvio_rp
coisas pequenas como o braço que vem "amaciado"

viajei, explica melhor pra mim ae ?

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/05
· votar


li melhor o titulo do topico

se vc comparou Standard com American Series, ai a diferença é bem grande

Fender StratoCaster Standard estão sendo fabricadas no Mexico e realmente teem somente 21 casas, madeira inferior, acabamento inferior e por ai vai.


é que a American Series antes de se chamar assim se chamava American Standard, acho que confundi o que voce queria saber

edugrelha
Veterano
# out/05
· votar


bom.....quanto ao hum, que falaram aí...na minha highway só a posição 2 corta o hum....na 4 parece até que é pior...hehehe

ALAN ANDERSON
Veterano
# out/05
· votar


Bom gente...tenho uma american standard de 1986 e ela tem 22 trastes, o que é uma mão na roda. O som dela é animalesco e por estar surrada, arranhada, um pouco descascada tem um visual bem vintage...quanto à captação eu coloquei um humbucker di marzio evolution na ponte e tive que rasgar o escudo, os outros dois saõ singles originebas e são muito bons. Adoro esta guitarra e acho difícil uma maerican serie ser melhor do que ela...
Abraço a todos

BlaCk LaBeL
Veterano
# out/05
· votar


ALAN ANDERSON
"coloquei um humbucker di marzio evolution na ponte e tive que rasgar o escudo"

Precisou cortar a madeira tbm?

guiguilhermão
Veterano
# out/05
· votar


a pior é a Telecaster

Kursk
Veterano
# nov/05
· votar


Pintou um lance de troca da minha guitarra (ibanez RG350EX nova) por uma fender stratocaster de 2001, com case, completa, e tenho que dar mais 1800 (em 6 vezes).
Acho que é essa american series, tem esse deltatone que falaram.
Vale a pena?

Kursk
Veterano
# nov/05
· votar


Ninguém responde?

DIEGOGUITAR
Veterano
# nov/05
· votar


Kursk

Eu trocaria , mas esquece daqueles sons pesados da Ibanez !

Kursk
Veterano
# nov/05
· votar


DIEGOGUITAR

valew!

eredder
Veterano
# jan/11
· votar


só pra constar, tenho uma American Series e realmente na ha ruidos no 2 e 4

juninho_overdrive
Veterano
# ago/12
· votar


Mas enfim, qual é melhor a standard ou a series????? Ambas fabricadas no EUA!!! E ai??? Alguém já testou as duas pra saber!!

Drinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Drinho
· votar


juninho_overdrive

já... não tive a oportunidade de tocar na standard atual e estou bastante curioso pois eles modificaram a guitarra com captadores fat custom shop então acredito que o som deve estar desgracento de animal...

mas falando da standard anterior e a "velha" series (que não é tão velha assim hehehe) eu tenho uma certa preferencia pela series, mas isso é bastante relativo pois acho que só gostei mais da series porque dei a sorte de pegar uma puta guitarra porque as american standards recentes na minha opinião são uma loteria ou você pegava uma guitarra maravilhosa ou você pegava uma decepcionante e isso era uma critica comum entre vários guitarristas talvez isso tenha feito a fender recriar o modelo para 2012 com peças superiores e talvez um padrão superior... digo decepcionante porque quem compra uma guitarra dessas espera o que tem de melhor em termos de strato (por mais que exista guitarras superiores e mais caras da própria fender até)

então prefiro a series (mas não testei uma standard 2012 e mesmo assim há american standards maravilhosas)...

acho que não é seguro você tirar essa dúvida em um fórum porque são guitarras digamos muito similares (para não falar que são identicas, diferenças mais em hardware se muito pois o negocio foi mudar o nome mesmo) , teste e compare com cuidado ... as vezes você encontra uma standard abençoada que pode deixar uma series no chinelo, quando muito uma deluxe no chinelo (acredite se quiser)....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a American Series x Standard (Fender)