Regulagem de oitavas

Autor Mensagem
Funkyman
Veterano
# nov/04


Fala putada, ae eu queria sabe como eu regulo as oitavas na minha strato, o modelo dela eh a Shelter Fst 62.

Pq a grana ta curta pra levar a um "luthier certificado" então vai te q se na mão memo, tenta ajuda alguem ae por favor.

Valeu ae

clebinho
Veterano
# out/05
· votar


Cara, regular oitava é fácil, embora exija concentração, paciência e um bom afinador (de ponteiro, de preferência).
Vc deve afinar a corda e conferir a afinação no 12° traste. Se a afinação aí estiver "acima", "aperte" o (parafuso que prende) carrinho (saddle), afastando-o do em relação ao braço. Se estiver "abaixo", "afrouxe" o (parafuso que prende) carrinho(saddle), aproximando-o do braço.
Vá reconferindo a afinação até a mesma ser igual (440Hz) tanto na corda solta quanto no 12° traste.
Abç
quem me deu essa dica foi o irmão bertola o cara é 10

zealot
Veterano
# out/05
· votar


quase um ano depois o cara conseguiu a resposta....
ele ja deve estar craque em afinar oitavas !!!
ja deve ter virado luthier....
ou kem sabe ja deve ter morrido.... huaeheaueha

Skider
Veterano
# out/05
· votar


clebinho
Demoro. rssss.
mais essa dica confere.. :D
zealot
Tarda mais nao faia :D

TonyMad
Veterano
# dez/06
· votar


Ressucitei esse topico pq to com uma duvida na regulagem das oitavas. Tenho q afrouxar ou apertar o parafuso do carrinho (saddle), porém, nao tem como eu colocar a chave nele pq a corda ta exatamente em cima dele! Cumé q eu faço? É uma Ibanez GRG270.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# dez/06
· votar


Espera mais um ano pela resposta!

LuizLaiho
Veterano
# dez/06
· votar


já se passou quase 1 hora . . . de uma hora pra 1 ano falta pouco

Fox_scc
Veterano
# dez/06 · Editado por: Fox_scc
· votar


TonyMad

No teu caso a ponte é uma Floyd, certo? então para regular os sandles, vc precisa mexer no parafuso no final da ponte, lado contário ao braço, usando chaves hallen.

Os parafuso em baixo da corda, devem regular a altura delas.

Nunca regulei Floyd, como não sei usar a alavanca, nunca tive guitarras com Floy, pois dão mais trabalho para regular.

Quando eu começar a donimar a alavanca, eu penso em comprar um guita com Floyd.

Esta conversa toda é só pra dizer, que não teno certeza absoluta do que estou falando.

ItimuraFRK
Veterano
# jun/11
· votar


Olá pessoal,

Reutilizando o Tópico

tenho uma dúvida na afinação das oitavas

As 5 cordas eu consegui afinar as oitavas, lindo e maravilhoso!!

só a 6º corda não consegui....

tenho que puxar muuuuuuito o carrinho pra traz, e o parafuso ja ta pegando na corda...

vi que ela ta meio alta, mas não tenho ferramenta para baixa-la...

então...

o que pode ser?????

kiki
Moderador
# jun/11
· votar


ItimuraFRK
vi que ela ta meio alta, mas não tenho ferramenta para baixa-la...
isso daí voce tem que regular de acordo com seu gosto e com as demais cordas.

se voce toca mais forte, deve deixar a ação mais alta, pra não trastejar.
se toca mais macio, ou quer muita agilidade (tipo solos de metal), entao é melhor ação mais baixa. lembrando que instrumentos mais baratos são mais dificeis de abaixar a ação por que começa a trastejar.

ao acertar a altura, tem que regular de novo a oitava.

a ferramenta em geral é a chave allen (se for carrinho comum de ponte tremolo ou similar), e é baratinha por aí. vale a pena ter uma.
(apesar que as chinesas tendem a ficar lisas rapido).

só a 6º corda não consegui....
tenho que puxar muuuuuuito o carrinho pra traz, e o parafuso ja ta pegando na corda...

pode ser que mexendo na altura da corda dê.
mas existe tambem a possibilidade de sua guitarra não conseguir regular perfeitamente. principalmente se for uma guitarra de baixo custo.
=p

se for o caso, terá que se conformar com o mais perto do possivel...

qual a marca e modelo?

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


a minha tá com esse mesmo problema, só que é a D... vou tentar trocar a corda...fiquei puto pq não consegui...rs

ItimuraFRK
Veterano
# jun/11
· votar


kiki

Tudo bem???

Obrigado pelas informações, vou corer atraz de uma chave para baixar ela...

cai na besteira de limpar a ponte retirando os carrinhos, deixei na ordem, mas meu cachorro bagunçou tudo!

é uma tagima 635 qualidade ela tem, uma boa guitarra, mas agora que comecei a usar mais rif's tenho sentido muito diferença...


Vou baixar hoje, e comento depois para fins de documentar esse posicionamento

Abraçosss

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


Galera, consegui afinar as oitavas.
É o seguinte, eu tava apertando, mas na verdade eu deveria soltar o carrinho. Antes disso eu tb troquei a corda. É fácil, não sei se já foi postado aqui, mas segue um tutorial.

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


FONTE: http://reginaldoluthier.blogspot.com/2008/02/regulagem-de-oitavas-e-aj uste-de-afinao.html

Como detectar e corrigir um desajuste na afinação

Produza um harmônico no 12º traste com a corda solta a ser testada. Com a ajuda de um tuner, que é um afinador eletrônico, afine-o na nota correspondente dela mesma. Em seguida, toque-a no 12º traste, só que, dessa vez, pressionando-a.

Se a nota tocada e o harmônico estiverem exatamente na mesma altura, a afinação estará perfeita.

Entretanto, se ela estiver mais alta do que ele, significa que a distância entre o nut e o saddle está curta. Deve-se aumentá-la, puxando-se o saddle para trás.

Mas, se ocorrer exatamente o contrário - nota mais baixa que o harmônico - , é porque o espaço entre nut e saddle está muito longo e deverá ser encurtado levando o saddle para frente.

É claro que a precisão do tuner tem de ser perfeita para não compromete o julgamento e a regulagem. Tal ajuste pode ser conseguido apenas julgando a afinação pelo seu ouvido. Certas frequencias, porém, podem passar despercebidas. A altura das cordas no nut e na ponte também pode comprometer o julgamento...Elas não podem estar demasiadamente altas nem encostadas no 1º traste.

Essas dicas servem apenas para pequenos reparos em instrumentos regulados.

Se ocorrer a troca do encordoamento, por exemplo, é necessário fazer um acerto. Do contrário, recomenda-se procurar um luthier para os devidos ajustes. Pois até o ângulo da Floyd Rose pode prejudicar a afinação. Um julgamento errado por parte do músico, ou mesmo uma precipitação, pode agravar o problema. É importante lembrar que todos esses consertos só devem ser feitos qdo o instrumento estiver com encordoamento novo colocado no momento do ajuste - e de boa qualidade, pois, qdo as cordas envelhecem, vão perdendo a afinação por toda a escala. A pressão que se aplica com os dedos sobre as cordas, no momento de teste de afinação, deve ser a mesma de qdo se toca o instrumento para não haver um julgamento errado.
Um ajuste inadequado pode gerar diferenças na afinação.

LeandroP
Moderador
# jun/11
· votar


Visual dos carrinhos (saddles) na trêmulo da guitarra modelo strato:


____
| |______ e (prima)
|____|
| |_______ b
|____|
| |________ g
|____|
| |________ D
|____|
| |_________ A
|____|
| |__________ E (bordão)
|____|


Eu deixo a minha strato (visualmente) desta maneira, e depois eu faços os ajustes. Basicamente ela assume esta forma.

rocknroll1234
Veterano
# jun/11
· votar


você tem que saber afinar sua guitarra,senão vai dar burrada.

Thi_Lennon
Veterano
# jun/11
· votar


[b]LeandroP[/b]

guitarra de canhoto?

Thi_Lennon
Veterano
# jun/11
· votar


ItimuraFRK

antes de afinar as oitavas amigo, troque o jogo de cordas pelo amor de deus!!

LeandroP
Moderador
# jun/11
· votar


Thi_Lennon
guitarra de canhoto?

Éh... Ferrei os destros?
°.°

maspn
Veterano
# jun/11
· votar


já vi gente afinando pelos harmonicos do braço,
kkkkk'

atualmente afino a corda, depois aperto do 12º traste, vejo se bate no ponteiro do afinador do pc. :)

ap tuner rules.

Will Bejar
Veterano
# jun/11 · Editado por: Will Bejar
· votar


LeandroP
Visual dos carrinhos (saddles) na trêmulo da guitarra modelo strato:

Eu deixo a minha strato (visualmente) desta maneira, e depois eu faços os ajustes. Basicamente ela assume esta forma.


Fo**da-se... não consegui mostrar essa merda... hehehehe

Bonnerfl
Veterano
# jun/11
· votar


pessoal eu to com uma duvida:
eu comprei uma cort evl k4, regulei ela inteirinha, altura de floyd, das cordas, dos caps, passei um paninho... mas faltou uma coisa: OITAVAS
pelo q eu entendi o processo eh completamente diferente de uma ponte tremulo, em q vc pode "conferir" em tempo real a afinação no afinador. jah na flutuante eu teria q :
1) afinar a corda;
2) verificar se é necessário mexer no saddle;
3) se as notas estiverem certinhas, o processo terminou;
4) já que já diferença nas notas, afouxar a corda;
5) afrouxar o parafuso allen do saddle, mexê-lo e reapertar o parafuso;
6) afinar a corda;
7) voltar para o passo (1).
(copiei isso daqui) ou seja: seria uma coisa meio "tentativa e erro" q levaria um BOM tempo...
isso estaria certo? ha um jeito + pratico q esse?

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


Bonnerfl
Eu faria assim, deixa os parafusinhos da micro-afinação na metade do caminho, afina a corda, prende, aí vê se bate a afinação e mexe no saddle, afina novamente e vai fazendo esse processo.

SE ficar muito solto ou apertado o parafusinho da micro-afinação, vc solta a corda (no nut) volta a microafinação ao meio do caminho, afina a corda e prende o nut. Aí faz o processo novamente.

Bonnerfl
Veterano
# jun/11
· votar


Will Bejar
hmmm, mas qndo vc disse "mecher no saddle" vc faria como?
soltando a corda em questão, mecher nele(saddle), depois afina ela denovo e torcer q tenha dado certo?

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


Bonnerfl
Não...

-deixa os parafusinhos da micro-afinação na metade do caminho,
-afina a corda (com o nut solto),
-prende o nut,
-verifique se bate a afinação de oitava
-mexe no saddle
-afina novamente (pela microafinação)

Bonnerfl
Veterano
# jun/11
· votar


Will Bejar
desculpa, me expressei mal. a minha duvida eh como mecher no saddle

no topico oficial de regulagem de floyd rose fala que tem q empurrar com uma chave de fenda, e mostra essa imagem como exemplo, dizendo pra empurrar com a chave de fenda, so q foi isso q eu n entendi...
da primeira vez eu tentei regular eu acabei soltando demais o parafusinho e coloquei pressão de menos na chave de fenda que resultou no carrinho deslizando muito pra frente graças a tensão das cordas, e tbm um pequeno machucadinho na pintura da minha ponte ... Então antes de tentar denovo quero ter certeza de como fazer pra n correr o risco de arranhar + a ponte (ela eh preta fosca, então qq risco aparece facil)
flw

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


Bonnerfl
Ah, entendi...
http://img1.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=163925404_1121.jpg&v=O
Se sua ponte for igual a essa, tem que soltar o parafuso allenq ue fica debaixo da corda e empurrar com a mão mesmo pela parte de trás, onde fica aquele parafuso que prende a corda!!!

Bonnerfl
Veterano
# jun/11
· votar


Will Bejar
essa eh exatamente a minha guitarra (cort evl k4) !!!!!!!!
acho q entendi agora, qndo eu chegar em casa eu tento denovo (to no trampo).
vlws

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


Bonnerfl
Opa, beleza!!! Espero ter ajudado!!!

PS. tenha cuidado, e se tiver dúvida, leva no luthier... é o melhor mesmo. ;)

Will Bejar
Veterano
# jul/11
· votar


ATUALIZANDO:
Pessoal, quando consegui arrumar as oitavas, no processo eu troquei a corda D pela D de uma outra guitarra que eu tinha, só que aí essa outra guitarra tb não estava afinando a oitava corretamente.
Então, troquei essa corda novamente por uma outra e a afinação funcionou direitinho!!!

Ou seja, era a corda mesmo.
Alguém saberia explicar pq isso ocorre???
Seria a espessura da corda???

Achei estranho pq soltava o carrinho todo e apertava ele todo, parecia que não mudava nada na afinação...

Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Regulagem de oitavas