ME EXPLIQUEM ISSO: Motivo de posicionamento!

Autor Mensagem
Thundercat
Veterano
# out/04


Colegas,
Eu só sei tocar violão e nunca toquei guitarra e nem intendo nada tb, e tenho algumas dúvidas em relação a captadores:

Qual o motivo de guitarras usarem mais de um captador, um perto do braço e um perto da ponte e as veses um no meio tb, o som fica diferente com a posição de cada um?? Qual a função e a diferença de usar um perto do braço e o outro na ponte?? O do braço serve mais pra solar e o da ponte é mais para base??

Entenderam as minhas perguntas?
É BASICAMENTE PRA VCS ME EXPLICAREM O MOTIVO DA POSIÇÃO DOS CAPTADORES, OK?!

Se alguém tiver um pouco de paciencia pra me explicar eu agradeceria mto.

paulgilbert
Veterano
# out/04
· votar


Thundercat

O do braço serve mais pra solar e o da ponte é mais para base??
mais ow menos
é que o do braço eh mais grave e nao imbolora, e o da ponte eh mais agudo, e fica melhor pra base

Thundercat
Veterano
# out/04 · Editado por: Thundercat
· votar


paulgilbert

Ué nao te entendí mto bem, pois se o da ponte é mais grave entao ele é malhor para base; e se o da ponte é mais agudo entao ele é melhor pra solo. Não é o certo? Ou não?

Igor Martins
Veterano
# out/04 · Editado por: Igor Martins
· votar


Thundercat

Sim, isso mesmo. O captador do braço para bases, e do ponte para solos.

Em geral é válido, mas isso não é regra... tipo, se eu vou tocar Megadeth deixo no captador da ponte. E na hora dos solos aumento do tom. Ou se quiser tb. pode ser feito com controle de volume.

Bishop
Veterano
# out/04 · Editado por: Bishop
· votar


Geralmeeeeeennnnte se usa os da ponte pra fazer base mesmo(Heavy-metal por ex) por que eles tem o timbre mais grave q os do braço. E os da ponte sao mais usados para solar pois seus timbres sao agudos por estarem mais perto do braço.

Exemplos:

Ex 1: O Zakk Wyld usa dois captadores, um EMG na ponte(81) e um no braço(85), ele usa o da ponte pra fazer base e o do braço pra solar.
Ex 2: O Satriani tb usa 2, um Dimazio na ponte(Paf-pro) pra base ou solos pesados(encorpados), e um no braço(Freed) pra solos definidos e agudos.
Ex 3: Dave, Adrian, Janick (Iron Maiden) usam os SeymourDuncan's da ponte(JB) pra fezer as bazes e os rifs, e os HotRails do braço pra solarem.
(exemplos meramente ilustrativo)

Mas foi como o Igor Martins postou, isso não é uma regra pq se pode solar ou fazer baze com qualquer um, beleza!

paulgilbert
Veterano
# out/04
· votar


Igor Martins
Sim, isso mesmo. O captador do braço para bases, e do ponte para solos.
eita, uso o contrario

Bishop
Veterano
# out/04
· votar


Igor Martins
"O captador do braço para bases, e do ponte para solos."

Nao tá ao contrário nao?

paulgilbert
Eu tb, uso os da ponte pra base e os do braço pra solo.

guitarist from hell
Veterano
# out/04
· votar


eu uso o captador da ponte a maioria do tempo.. pra mim o som fica melhor, mais "estalado".. questão de gosto

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


O normal é usar o da ponte pra bases e o do braço pra solos, eu uso assim.

Thundercat
O captador do ponte realça graves q é bom pra base; o do meio realça os medios(tenho uma strato mai nunca uso o do meio); e o da ponte realça os agudos e é bom pra solar.

guitarist from hell
Veterano
# out/04
· votar


o malmsteen viaja trocando a captação.. a cada nota ele muda

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


Igor Martins

"...O captador do braço para bases, e do ponte para solos."

Eu hein, lógico q não.
O capt do braço pra base? Nada haver.
Tudo bem q nao existe régra pra isso mas fazer base com o do braço só se for pra um Country etc, ou músicas puxadas pra um timbre estalado e olhe lá...
Mas aí é questao de gosto tb né, mas dexa pra lá.

Igor Martins
Veterano
# out/04
· votar


uia!! todos dizem o contrario!
hhehe

Tipo, na minha guita, da forma como ela tá, o meu captador da ponte é bem mais agudo e agressido que o do braço. E tb. nao tem muita definicao, fora interferencia (tah isso eh outra historia).

Então por isso uso do braço para bases, esse é mais equilibrado e grave, tem mais "corpo". Tanto que para fazer harm. artif. eu prefiro fazer mais perto do braço que da ponte, senão fica muito agudo.

Mas pelo que estou vendo a maior parte das guitarras apresenta caracteristica contrária da minha...

felipe_sp
Veterano
# out/04 · Editado por: felipe_sp
· votar


eu nem mexo mto na captação.......
eu so uso os do braço qdo toco com clean e taus.... fica um som mais encorpado...
e tb pra alguns solos do iron (wasting love eh um bom exemplo) o resto eu deixo tudo com captação da ponte ou ponte/medio

legal eh que a minha guita tem 5 posiçoes e da explora bem a timbragem de cada captador..

guitarist from hell
Veterano
# out/04
· votar


legal eh que a minha guita tem 5 posiçoes

acho q todas tem né..
mas eu so uso do braço ou ponte.. do um tapa na chavinha e passo direto de um pro outro.. =)

felipe_sp
Veterano
# out/04
· votar


nem todas.... ate onde eu sei..... tem de 2 e 5 posiçoes

paulgilbert
Veterano
# out/04
· votar


guitarist from hell
depende, strato tem 5
les paul e PRS tem 3

felipe_sp
Veterano
# out/04
· votar


e de 3 tb :P

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


Igor Martins

"o meu captador da ponte é bem mais agudo e agressido"
"uso do braço para bases, esse é mais equilibrado e grave, tem mais "corpo"."

Ihh, eu hein...
Primeira q vejo alguém q tenha uma guita assim, ta tudo ao contrário, ahuahuahuahuahauh.
Ela vaio assim ou vc ja mecheu nos captadores dela?

guitarist from hell
Veterano
# out/04
· votar


putz.. é mesmo.. falei merda

Tomcat
Veterano
# out/04
· votar


A Strato tem 5 combinaçoes pq tem 3 capts, as LesPaul sé tem 3 combinaçoes pq só tem dois capts.

felipe_sp
Veterano
# out/04
· votar


Igor Martins

"o meu captador da ponte é bem mais agudo e agressido"
"uso do braço para bases, esse é mais equilibrado e grave, tem mais "corpo"."

Ihh, eu hein...
Primeira q vejo alguém q tenha uma guita assim, ta tudo ao contrário, ahuahuahuahuahauh.
Ela vaio assim ou vc ja mecheu nos captadores dela?


isso eh deve se eletrica ou potenciometro.... a posição eh sempre a mesma e isso eh o q mais influencia

Tomcat
Veterano
# out/04 · Editado por: Tomcat
· votar


felipe_sp

"isso eh deve se eletrica ou potenciometro.... "

Só pode. Pq o certo é q quanto mais perto o captador está da ponte mais timbres graves ele capta, e quanto mais perto do braço mais timbres agudos ele capta. E o dele ta ao contrário, com certeza é elétrica.

Igor Martins
Veterano
# out/04
· votar


Ela vaio assim ou vc ja mecheu nos captadores dela?
Veio assim mesmo cara. Tipo, foi 350$...

isso eh deve se eletrica ou potenciometro.... a posição eh sempre a mesma e isso eh o q mais influencia

felipe_sp
Tomcat
Blz caras, acho q vou levar em algum luthier para revisar, pq. pela física não faz sentido ela ter esse som atual.

oak
Veterano
# out/04
· votar


?!
o timbre da ponte eh mais agudo q o do braço, axo q vcs tao fazendo confusao

felipe_sp
Veterano
# out/04
· votar


ahhahaha o cara que monto divia ta meio breaco e soldo uns fiozinho errado

felipe_sp
Veterano
# out/04
· votar


a minha pelo menos eh assim
chave: _\|/_ (nao levem pelo desenho maconheiro :P)

PP PM M MB BB

P: PONTE
M: MEDIO
B= BRAÇO
\
H=======[ || | ||] <<< MINHA GUITA :D IBANEZ linda

paulgilbert
Veterano
# out/04
· votar


felipe_sp
mas calma, se ta pensando em que a direita ta pro lado do braço da guitarra né

oak
Veterano
# out/04
· votar


talvez o braço da guitarra de vcs seja mais agudo por causa do tipo de captador, essas stratos vem com um humbucker na ponte e 2 singles no meio e braço, o som do humbucker eh bem gordo e grave
eu tenho uma les paul, ou seja, a unica coisa q influencia no som eh a posiçao do captador, e o da ponte eh mais agudo e limpo, o do braço eh mais grave e xeio

Igor Martins
Veterano
# out/04
· votar


a mimha eh o contrario a chave

B BM M MP P

E sim, tenho certeza absoluta sobre qual captador que ativa.
E tb, outra coisa q tava lembrando. Vejam se concordam:
se perto da ponte as cordas são mais firmes, então não vibram tanto, logo o som é mais grave, e no braço estão mais soltas, então agudos. Mas na pratica nada disso acontece graças a captação

Cara... q guita eu tenho ahuahuahuahuahuahuahuaha

felipe_sp
Veterano
# out/04
· votar


o meu tb..... como eu falei uso os do braço pra sons acusticos por ter um som mais encorpado que o dos medio e da ponte que sao mais estalados e mais agudos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ME EXPLIQUEM ISSO: Motivo de posicionamento!