Construção de escala (posicionamento dos trastos)

    Autor Mensagem
    alfredmad
    Veterano
    # ago/07


    Seguinte: estou trocando a escala da minha Tagima T-zero porque a bucha do tensor espanou e a escala antiga era muito fina. Mas de gênio que sou, esqueci de anotar o posicionamento dos trastos na escala.

    Então, alguém q tenha uma Tagima com 27 trastos ou algum luthier poderia me passar o posicionamento (distância) de cada trasto?

    Tô precisando com muita urgência...

    Valeu!

    bioguitarmetal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Kra vai ser meio difícil de vc encontrar. DICA: um colega meu teve que fazer isso uma vez em uma guitarra. Ele mandou um e-mail pra fábrica, dizendo que era luthier e eles mandaram as medidas... Tente!

    Blackus
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    procurou no google? lá tem alguns sites que tu poe o tamanho da escala e o nbumero de trastes e eles calculam pra você. procura em inglês, e não seja preguiçoso

    Soulface
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    alfredmad
    Ql é o comprimento da escala?

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    alfredmad
    Então, alguém q tenha uma Tagima com 27 trastos
    ao contrario do que muitos pensam, não importa a quantidade de trastes, mas o tamanho da escala (daí a pergunta do luthier soulface).

    digo isso por que já vi outras vezes duvidas sobre escala aqui no fórum, onde informam o numero de trastes, e não o tamanho da escala. dada uma escala, ela pode ter tantos trastes quanto voce quiser (ou conseguir).

    acho que não seria bom voce "anotar" o posicionamento dos trastes, por que seria muito impreciso. o bom é ter as medidas numéricas. isso voce acha em sites de luthieria.
    ou acha pronto, se for uma medida padrão (escala de strato, escala de lespaul, etc.), ou acha um programinha que calcula pra voce.
    tente em:
    www.projectguitar.com
    www.buildyourguitar.com
    acho que esses tem.

    agora, quem vai executar o serviço? voce mesmo? ou um luthier?

    alfredmad
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    kiki

    ao contrario do que muitos pensam, não importa a quantidade de trastes, mas o tamanho da escala
    Eu sei que ñ. É porque não adiantaria alguém me dar o posicionamento só de 24 ou 22 trastos.

    agora, quem vai executar o serviço? voce mesmo? ou um luthier?
    Eu mesmo vou executar o serviço. A escala antiga eu já tirei, e há alguns anos comprei uma prancha de jacarandá que me rendeu madeira suficiente para 5 escalas, ainda ñ usei nenhuma. As ferramentas eu comprei da Stewmac em Julho. Agora é tentar até acertar. Estou bem confiante...

    Vou procurar nos sites. Valeu!

    Soulface
    A escala tem 52cm, e +-64 até a ponte.

    Soulface
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    alfredmad
    Comprimento da escala diz respeito à distância entre o nut e os saddles da ponte.
    Se vc falou em ±64cm, a escala dessa guitarra deve ser padrão Fender, de 648mm.

    kiki
    Moderador
    # ago/07 · Editado por: kiki
    · votar


    alfredmad
    Eu sei que ñ. É porque não adiantaria alguém me dar o posicionamento só de 24 ou 22 trastos.
    entendo o que voce quer dizer.

    A escala tem 52cm, e +-64 até a ponte.
    mas quando voce diz isso, significa que voce não entendeu exatamente o que eu disse. como o Soulface disse, a escala da guitarra é da ponte até o nut. não é o mesmo que a escala do braço.

    se for mesmo padrão fender, o que eu acho muito provavel, mas voce pode tentar conferir nas especificações da guitarra em algum site, é facil de achar as medidas. procure naqueles sites que eu falei, deve ter.

    alfredmad
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Soulface
    kiki

    É isso mesmo, a escala do nut até a ponte tem 64cm aproximadamente, faltou o "cm" no meu post acima. Mas nos sites só encontro o posicionamento para 24 trastos, acho que vou ter que falar com a Tagima...

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    alfredmad
    nos sites só encontro o posicionamento para 24 trastos
    ah, mas vai dizer que voce usa depois disso... nem cabe mais os dedos!
    (brincadeira hein?)

    acho que vou ter que falar com a Tagima...
    pode ser. como é nacional, pode ser mais facil. mas em algum desses sites tinha um calculador de trastes, dá pra calcular os que faltam.

    agora, tenha certeza do tamanho da escala. não pode ser "aproximadamente 64cm". voce tem que ter certeza do tamanho da escala, exato!
    meça direitinho, mas não vai dar exato por que depois voce acerta os carrinhos. meça também a distancia da casa 12, que tem que ser a metade da escala.
    e procure pelas especificações da escala nos sites de venda, ou da prorpia tagima.

    por que, se voce usa mesmo as casas depois da 24, voce não pode ter erro milimétrico na escala, não vai afinar nunca essas casas.

    Soulface
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    alfredmad
    Qndo me sobrar um tempinho, vou ver se calculo pra vc.
    É q na planilha de cálculo q eu fiz aqui, só fiz até o 24º tb. (UI!)

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    quem são os Trastos ?

    thigsm
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    quem são os Trastos ?
    marido das trastas

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    TheChaosSpirit
    o traste do meu marido (UI!)

    kiki
    Moderador
    # ago/07 · Editado por: kiki
    · votar


    alfredmad
    cara, acabei de ver no site do marton koch (www.buildyourguitar.com) e no stewart macdonald (www.stewmac.com) tem fret calculator online, nem precisa baixar. é só botar o tamanho da escala e o numero de casas que ele te dá. só que tá em polegadas (inches), é só jogar no excel e converter. não tem pepino.

    http://www.buildyourguitar.com/resources/fretcalc/jscrptclc.htm
    http://www.stewmac.com/FretCalculator
    http://www.stewmac.com/cgi-bin/hazel.cgi?action=fretscale&FSI=WISL

    agora, tem que ter certeza do tamanho da escala.

    alfredmad
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    TheChaosSpirit
    Trasto foi a primeira tradução para fret. E traste foi a vulgarização desse nome. Mas acho q vc já sabia disso...

    kiki
    Soulface
    Eu consegui calcular no site http://www.buildyourguitar.com/resources/fretcalc/jscrptclc.htm, agora só falta eu construir a escala. O padrão é da Fender mesmo, de 25,5 polegadas ou 64,77cm.

    Vou colocar algumas fotos depois de terminar o trabalho.

    Valeu!!!

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    alfredmad
    Trasto foi a primeira tradução para fret. E traste foi a vulgarização desse nome. Mas acho q vc já sabia disso...
    legal, eu não sabia.

    Vou colocar algumas fotos depois de terminar o trabalho.
    mande sim. inclusive quero o tipo de serra que voce usa pro rasguinho do traste.

    Soulface
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Não é a mesma coisa, mas... Olhem aí o braço de baixo q eu trasnformei em fretless usando lâmin de maple (pro cara não se perder nas casas, já q é o seu primeiro fretless)

    http://img354.imageshack.us/img354/8362/fretless1dn3.jpg

    http://img207.imageshack.us/img207/3021/fretlessaa6.jpg

    http://img184.imageshack.us/img184/121/fretless3wp8.jpg

    http://img339.imageshack.us/img339/8494/fretless2rv7.jpg

    Stratomania
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    quem são os Trastos ?

    Na verdade é Los Trastos, uma banda de emohardcore evangélica mexicana, que canta músicas covers de outra banda de emocore mexicana, a Los Trotos, esta conhecida só pelos integrantes da Los Trastos, compreende?

    blackcorvo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Soulface
    cara, me deu vontade de fazer isso na minha guita

    Soulface
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    blackcorvo
    hauheuhauehauheauheuhauhauheuhaea!!!
    Ficou bem legal cara... Pra qm tá começando com fretless, é uma boa.
    Só não sei como ficaria numa guitarra isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Construção de escala (posicionamento dos trastos)