partitura

    Autor Mensagem
    Bender
    Veterano
    # abr/03


    eu não entendo na partitura é quando tem sustenidos na clave alguém pode me explicar isso? quando esta improvisando é importante saber aqueles negocios de compasso pq eu vi no guitar pro que tem as vezes que aparece compasso excedio vc toca mais notas que se deve tocar no compasso ou isso num tem nada haver quando está improvisando?

    Que grande besteira! espero que ninguém ria de mim por essas perguntas idiotas

    Max
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    os sustenidos no inicio da partitura sao parte da armadura de clave...a ordem dos sustenidos é fa do sol re la mi si...se tiver um sust no comeco vc vai tocar tds os fas com sustenido...a nao ser q na frete de um fa na partitura tenha uma outra figura...o bequadro..ele anula a armadura de clave pra aquela nota...
    se tiverem dois sust significa q tds fa e do vao ser sust..
    se tiver tres...todos fa do e sol vao ser sust...
    e assim por diante...a orde é:
    1# =so o fa sera sustenido
    2# =tds fa do serao sustenidos
    3# =tds fa do sol serao sustenidos
    4# =tds fa do sol re serao sustenidos
    5# =tds fa do sol re la serao sustenidos
    6# =tds fa do sol re la mi serao sustenidos
    7# =tds fa do sol re la mi si serao sustenidos
    quanto a sua segunda pergunta eu nao entendi...ah...nao é besteira isso...a teoria nem sempre é facil..valeu!

    Johnny
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Se tá falando de compasso ana crustico?

    Tá certinho o que o Max diz... e essa variação na armadura de clave revela o tom da música.

    0# = Dó maior/Lá menor
    1# = Sol maior/Mi menor
    2# = Ré maior/Si menor
    3# = Lá maior/Fá# menor
    4# = Mi maior/Dó# menor
    5# = Si maior/Sol# menor
    6# = Fá# maior/Ré# menor
    7# = Dó# maior/Lá# meno

    Max
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    ah acho q a perhunta dele pode ser sobre tercinas....

    cara...voce deve saber o valor e tempo de cada nota em cada tipo de compasso...tipo num compasso 4/4 vc deve saber q a semibreve vale 4 tps a minima 2 a seminima 1 e a colcheia 1/2 e dai o resto deve saber tb...sabendo isso a nota q aparece nesse tipo de compasso vc vai toca de acordo com o q vale...o compasso pode ser excedido ou diminuido tb...se pode ter as tercinas...vc vai tocar cada nota das 3 valendo o msm tempo q valem sem alteracoes..é so vc saber qt cada nota vale em cada tipo de compasso...dai é so vc ler e o q vc ler tocar...

    Morello
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Nao quer dizer so que as notas indicadas serão sustenidos ou bemois. Indica que voce tem que tranpor prakele tom.

    Em sustenidos, voce pega o ultimo sustenido da clave e aumenta meio tom, pra obter a tonalidade da musica. Em bemois voce pega o penultimo bemol e ele ja eh a tonalidade.

    Isso é muito importante pra quem eh freelancer, mexe com jingles e tal. Tem que saber transpor galera, tem que saber ler partitura transpondo, pra nao passar vexame por ai. Ja penso voce vai substituir um guitarrista numa banda, o cara te da a partitura pra voce ler, e ta la que voce tem que transpor pra um tom abaixo (exemplo, a musica esta em dó, ele quer que voce a cante em Si bemol)?

    Max
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Morello
    nao cara...armadura de clave é isso q eu e o Johnny falamos..da pra saber sim o tom da musica por eles como vc disse mas ele lance de transpor eu nao entendi nada do q vc quis dizer

    Johnny
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Transpor e as modulações é mudar o tom! Mas acho que não é o caso! Conhecendo bem as tonalidades e tendo um pouco de prática vc consegue transpor facinho.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a partitura