O que vc´s acham dessa materia?

Autor Mensagem
Danielc
Veterano
# set/04


Será que o solo de guitarra está mesmo morrendo?
J. Junior


E ai pessoal, hoje eu trarei pra vocês uma reportagem que saiu na revista Veja no dia 25/06 que fala sobre a decadência do solo de guitarra nas músicas. Muitos falaram dessa reportagem, mas apenas semana passada tive a oportunidade de ler. Pra quem ainda não viu, ai vai.

Solo de guitarra é coisa de velho?
Como eles sumiram dos atuais discos de rock, a resposta é sim

Agarrado em êxtase ao instrumento, o sujeito se contorce, faz caretas e dispara notas em alta velocidade. Ele é um guitar hero – ou gostaria de ser. Sua idade? Provavelmente, alguém que uma turma de adolescentes chamaria de "tio". Pois o herói da guitarra se tornou uma relíquia da cultura pop. Nos palcos, pouca gente ainda assume a pose – dinossauros como Jimmy Page, de 59 anos, ou Carlos Santana, de 55. Aqueles que ainda têm o personagem como modelo não são muito mais jovens. Uma pesquisa realizada pelo jornal inglês The Independent mostrou que, na Inglaterra, os maiores consumidores de guitarras são homens de meia-idade, prontos a gastar 15.000 reais num equipamento de primeira linha. É gente que já havia passado da infância em 1967, quando Jimi Hendrix fez um show antológico no Festival de Monterrey e fixou a imagem do virtuose incendiário. Enquanto isso, a garotada tem outros modelos em mente. Para muitos, é mais bacana e mais ousado operar um computador com batidas eletrônicas. E até aqueles fiéis ao ideal roqueiro concordam: solos de guitarra, nem pensar. O instrumento ainda pode ser a alma do rock. Mas de um outro jeito.

Uma prova cabal da decadência do estilo "soleiro" acaba de chegar às lojas no disco St. Anger, do grupo americano Metallica. O heavy metal – e suas várias subdivisões, que vão do "melódico" ao "nü" – é um dos poucos gêneros que ainda exibem alguma tolerância a músicos que, no meio do show, dão aquele passinho à frente anunciando que vão fazer um solo. Os dois guitarristas do Metallica, James Hetfield e Kirk Hammett, tornaram-se conhecidos por sua habilidade com o instrumento e pela disposição para exibi-la a qualquer deixa, em solos ultravelozes que pareciam romper a barreira do som. Não mais. Em St. Anger, eles optaram pelo barulho em estado bruto e deixaram de lado qualquer firula ou demonstração de virtuosismo. O que torna esse fato significativo é a influência exercida pelo Metallica. Surgido em 1981, o grupo vem se mantendo na vanguarda de seu gênero. Eles foram os criadores do estilo acelerado conhecido como trash ou speed. Foram também os primeiros representantes das novas vertentes do metal a alcançar o topo da parada americana, vendendo 15 milhões de cópias do álbum Metallica, em 1991. Trata-se de uma banda cujos passos são seguidos não apenas por fãs, mas também por outras bandas. E, se eles decretaram que a era do herói guitarrista acabou no metal, pode-se apostar que serão ouvidos.

Movimento semelhante ocorre em outras vertentes do rock. Dois dos nomes mais reverenciados do instrumento na atualidade são os americanos Tom Morello, do Audioslave, e John Frusciante, do Red Hot Chili Peppers. Ambos estão na faixa dos 30 anos e são fãs de Jimi Hendrix, mas não por seu virtuosismo. Morello aprendeu com Hendrix a encaixar efeitos e microfonias em suas canções. Frusciante admira o suingue do ídolo. "Eu passava dias inteiros ouvindo seus discos e tentando adaptar aquilo às canções do Red Hot", diz ele. Em vez de hipnotizarem uma platéia com cascatas de solos, os dois guitarristas tentam criar arranjos e efeitos empolgantes para as músicas de suas bandas. Alguns jovens músicos brasileiros vão pelo mesmo caminho. Marco Antônio Valentim Brito Júnior, o Marcão do grupo Charlie Brown Jr., é considerado um dos melhores guitarristas do rock nacional. Quando empunhou o instrumento pela primeira vez, sonhava em ser um guitar hero. Depois mudou de idéia. "Música cheia de solo é muito chata. E guitarrista que fica se contorcendo para chamar atenção é deprimente", sentencia ele. Por trás dessa atitude, parece esconder-se uma concepção mais pragmática e menos romântica do ato de tocar guitarra. O contrário do que pensa um instrumentista à moda antiga como Jimmy Page. "Fazer um bom solo tem algo a ver com fazer sexo. E deve-se tratar a guitarra com carinho", disse ele recentemente a VEJA.

Reportagem de: Sérgio Martins

MINHA OPINIÃO

Quem é Sergio Martins?

Agora me digam. Quem é Sergio Martins? Será que o cara toca algum solo do Iron ou do Ozzy, nem vamos falar de Vai, Malmsteen e compania. Será que o cara sabe ao menos fazer um G maior na guitarra? Quem é Sergio Martins, pra falar de solo? Tenho algumas alternativas. O cara é desses “jovens” que criam pseudos ídolos para guitarra, já que às vezes nem sabem o nome do guitarrista, ele deve gostar de Charlie Brown, Audioslave, Red Hot, e as bandas que estão na parada, mas só descobriu o nome dos donos das 6 cordas em suas respectivas bandas porque tinha que fazer uma reportagem, antes se referia como o “cara que toca guitarra no Audioslave” e etc. Na minha segunda alternativa, o cara é um péla saco que é amigo do Marcão do Charlie Brown Jr, pois para falar que o mesmo é considerado um dos melhores guitarristas do rock nacional tem que ser amigo, ou ter um campo de visão muito pequeno sobre o que ele está escrevendo, talvez seja até um pagodeiro querendo acabar com o Rock. Será que nem passou na cabeça do cara ir em uma escola conceituada como o EM&T, para perguntar a grandes músicos quem são os grandes guitarristas de Rock Brasileiro? Lá com certeza ele ouviria Eduardo Ardanuy, Kiko Loureiro, Frank Solari, Sergio Buss, Juninho Afram, etc. E alguém têm dúvida de que esses caras são a favor do solo de guitarra? Mas não, ele deve ter perguntado pro seu filho que assiste MTV o dia inteiro. E seu filho deve ter respondido da seguinte forma:_Ferro na boneca, pedrada na vidraça, tudo que eu tenho eu conquistei na raça, pow pai, o melhor guitarrista de Rock nacional é o cara do Charlie Brown Jr. Ou em uma terceira opinião, o cara deve gostar de Nu Metal e simplesmente escreveu que o solo está acabando porque não o vemos muito desse estilo. O único cara em pró da causa que ele citou, ele chamou de Dinossauro, será que Jimmy Page e seu grupo são dinossauros? Pelo o que eu sei o DVD e o álbum triplo do Led Zeppelin estão vendendo super bem e são alguns dos mais vendidos nas lojas de todo o mundo.

Comentário Geral sobre a Matéria

Será que eu com os meus 20 aninhos já sou considerado “tio”, porque sim eu gostaria de ser um Guitar Hero. Será que o tal jornal inglês The Independent é como a Veja que é uma revista que eu respeitava até mostrar que certos “jornalistas” não se aprofundam muito em suas matérias. Será que os britânicos estão tão dopados pelos Oasis da vida que já esqueceram que as maiores bandas do Rock saíram de lá. Ou será que as pessoas de meia-idade citadas pelo o jornal devem ser colecionadores dispostos a pagar qualquer quantia pela guitarra que falta em sua coleção.
O que ele falou sobre o Metallica, na minha opinião é digno de indiferença, assim como o Metallica tem sido nesses últimos 10 anos. Será que ele acha que somos tão influenciáveis que a partir de agora iremos parar de estudar e buscar apenas Atitude já que o Metallica não quer mais solar? Será que o Slayer vai falar:_ Nossa, eles inventaram o estilo, vamos deixar de solar rápido e tocar mais “leve” para vendermos milhões e tocarmos nas rádios, assim como eles. Hum, difícil. Ou diria impossível. Não sei, as vezes é implicância minha, mas acho que se ele realmente ouvisse e conhecesse bem o Metallica ele pelo menos comentaria, que o álbum de 1991, o que vendeu 15 milhões de cópias é conhecido pelos fãs como Black Álbum.
Eu realmente acho o Tom Morello um “puta” guitarrista, fico impressionado com a capacidade de loucuras que ele consegue fazer na guitarra, vide solo de Like a Stone do Audioslave, assim como admiro o John Frusciante que na minha opinião é o guitarrista certo para o Red Hot Chili Peppers, com suas bases swingadas, os caras não são virtuoses, mas fazem coisas muito boas, cada um no seu estilo. Agora se basear neles para falar de solos é o mesmo que chamar o “Felipão” pra falar de Vôlei ou Bernardinho pra falar de Futebol.
Talvez eu esteja errado, talvez o solo de guitarra realmente esteja decadente como ele citou, talvez ele tenha razão em muitas coisas como em citar essa decadência na cultura Pop, mas pra quem as vezes assiste MTV, já deve ter visto aquele comercial que dizia que o Iron Maiden é Pop, já que vende muitos discos. E com certeza a Donzela de Ferro não dá nem uma suspeita que enterrar os seus solos.
E vocês, o que vocês acham dessa reportagem? E a minha opinião? Comente falando a sua e se precisar para expressar sua revolta ou concordância deixe quantos comentários quiser.
Um Abraço

J. Junior

Alexandre Souza
Veterano
# set/04
· votar


eu acho que essa matéria é muito extensa pra se ler...

flpmartin321
Veterano
# set/04
· votar


eu acho que essa matéria é muito extensa pra se ler...

Claudio Natureza
Veterano
# set/04
· votar


eu li tudo e acho que alguma coisa que el falou tem sentido.

primeiro a questão dos jovens europeus e americanos, que são sim muito influenciados pela música eletrônica e o hip hop, o que os afasta das músicas "de verdade" (desculpe quem gosta, é minha opinião.

segundo com relação ao aspecto comercial da música, pois músicas com excesso de solos muito extensos só são agradáveis para os guitarristas, e não vendem para o povão.

terceiro, vir falar em Led Zeppelin no ano 2004 como modelo de banda é meio ultrapassado em termos comerciais, queiram ou não, sem desmerecer o Led Zeppelin, de quem sou fâ.

quarto, o cara fez uma análise de mercado, e em nenhum momento falou mal dos dinossauros da guitarra, pois um cara com quase 60 anos é sim um dinossauro em se tratando de rock.

quinto, ele até analisou com coerência o mercado, mas não entende nada de música.

Marisco
Veterano
# set/04
· votar


Claudio Natureza

É, mas na verdade ele já tinha uma opinião formada antes de escrever a matéria. Tanto que um dos músicos com os quais ele entrou em contato foi o Rafael Bittencourt, e o Rafa obviamente disse que os solos não estão "morrendo"... Resultado: o cara desconsiderou a opinião de um grande músico brasileiro pra ouvir a opinião do guitarrista do Charlie Brown, que ele afirmou ser "um dos melhores guitarristas de rock nacional"... parece até piada!

LOW Fl
Veterano
# set/04
· votar


Marisco

Esse assuntou ate ja saturou pra quem leu esse artigo. Eu sei que quando eu li esse artigo na Veja, na epoca eu tinha a assinatura, eu ria a cada linha do artigo.

Todo mundo sabe dessa Historia de que ele IGNOROU o Rafael Bittencourt, tanto que depois ele nem quis ficar comentando sobre esse assunto. O nome dele nem foi citado no artigo.

Foi por essas e outras que falaram que o cara de certo modo era "amigo" ou "fa" do guitarrista do Charlie Brown Jr.

Sempre aparece um ou outro aqui no forum que cria um topico falando que os solos de guitarra acabaram.

Homem Cueca
Veterano
# set/04
· votar


Se fosse assim o The Darkness não teria solos de guitarra e nem estariam na mídia INTERNACIONAL, TOCANDO NAS RÁDIOS, e os kras são novos.

niredsystalaringologista
Veterano
# set/04
· votar


eu acho que essa matéria é muito extensa pra se ler...
ahehahhe. eu tb acho . xo postar aki pa amanha lembrar de opinar

Danielc
Veterano
# set/04
· votar


vc´s acham que os solos de guitarra podem acabar?

GuitarHouse
Veterano
# set/04
· votar


nop

Danielc
Veterano
# set/04
· votar


Claudio Natureza pra vc o que seria excesso de solo , por exemplo qual banda ou musica temos isso?

BlaCk LaBeL
Veterano
# set/04
· votar


O Sérgio Martins não está de todo errado. Acho que apenas que deixou meio fora de contexto. Ele devia dito mais claramente que entre as bandas mainstream, os solos de guita estão decandentes. E isto é verdade. Se observarmos as novas tendências e aquilo que é mainstream, vamos ver que os solos morreram. Ou alguém acha que ele ainda está presente da mesma forma que nos anos 80 e início de 90?!?!? É óbvio que ainda tem muita gente que curte, mas já é um público bem mais restrito.

Agora... fora do contexto mainstream, ele não morreu e nem vai morrer!

Makoto
Veterano
# set/04
· votar


Eu acho que oq eu vou perguntar vai fugir um pouco do assunto. Se vcs acharem mehlor eu abrir um outro tópico eu abro.Aqui vai ela

Por que as musicas de hj tendem a nao terem solos ?
O que vcs acham que pode ter causado isso?

italo_angra
Veterano
# set/04
· votar


TU ACHA QUE EU VOU LER ISSO...TENHO MAIS OQ FAZER

yvo
Veterano
# set/04
· votar


Sérgio Martins com certeza ouviu meia duzia de discos mais vendidos nas lojas e fez esse texto... se ele tivesse procurado um pouco melhor, ia achar ainda musicas com solos... e com certeza nao é guitarrista....

em solos ultravelozes que pareciam romper a barreira do som

ta certo q alguns solos deles sao fodas, mas dizer que sao rapidissimos é brincadeira... e ele generalizo tudo, falo que os jovens agora nao querem saber de solos...

gustavo macaco
Veterano
# set/04
· votar


os solos acabaram geralmente qdo a musica voltou pro verso.

as vezes volta pro riff tb, mas os solos sempre acabam.

Marquin
Veterano
# set/04
· votar


realmente o cara nao vai muito longe ...
meio superficial a meteria ...
so da umas bandas de exemplo ...

quando vi o titulo da materia na hora pensei no metallica ...
batata ...
só pq o disco novo do metallica nao ta lotado de solo não quer dizer que eles acabaram ...
ultimo cd do red hot tem solos ...
e varias outras bandas novas e antigas lançam cds com solos bem locos ...
entao sei la acho que o cara esta totalmente errado ...

mas é a opniao do cara ...
o negocio e respeitar ...

abraços...

flpmartin321
Veterano
# set/04
· votar


gustavo macaco
eh nada, ouve symphony x q os solos nao acabam!

Digao
Veterano
# set/04
· votar


Pior do q jornalista q faz materia "nas coxas" (afinal eh o trabalho dele e ele tem prazo pra entregar um texto...) eh essa molecada q se borra toda por causa da opiniao de qq mela cueca...

O mania do povo de querer q todo mundo concorde com a sua opiniao/gosto...

Se o cara nao conhece metallica foda-se... e dai... metallica e tao importante assim??? se for pra vc... meu vc q se foda...

Faca o q tu queres pois e tudo da lei... mas nao espere q as pessoas pensem igual a vc...

Nem entrei na questao da materia... q fala dos solos...
mas essa historia eh antiga... Rock'n'roll will never die... e baboseiras mais... pra quem curte samba (ou qq outra coisa)... sempre tem coisa do tipo... Nao deixe o samba morrerrrrr...

tem gente q prefere ficar na ******* do q pegar mulher de verdade... fazer o q...

Drinho
Veterano
# set/04
· votar


Eu renascerei o Solo de guitarra!

DeatH_SparK
Veterano
# set/04
· votar


Os solos de guitarra estão morrendo na mídia do Brasil na minha opinião,esse povão que só escuta o que vem dos EUA... maldito imperialismo americano, solo de guita aqui praticamente só no underground, pq vc pode v, grandes bandas como angra quase não tem publicidade aqui...já na europa onde as pessoas são mais abertas em relação a isso e outras coisas os solos vão muito bem...

Homem Cueca
Veterano
# set/04
· votar


ESSE KARA NUNCA ESCUTOU THE DARKNESS PRA DIZER QUE OS SOLOS ACABARAM, O THW DARKNESS ESTÁ NAS PARADAS DE TODO O MUNDO E TEM SOLOS MUITO LOCOS!

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


"Música cheia de solo é muito chata

Realmente, é um saco.

Sergio Martins? Será que o cara toca algum solo do Iron ou do Ozzy

Tirar estes solos é uma questão de prática, são fáceis e qq um tira.

será que Jimmy Page e seu grupo são dinossauros?

Vc não entendeu, Dinossauro significa percurssores.

Será que eu com os meus 20 aninhos já sou considerado “tio”, porque sim eu gostaria de ser um Guitar Hero.

Não, no entanto esta não é a preocupação da maioria dos jovens atuais. Os jovens que pensam assim são minoria.
Se vc sair a noite perguntando no boca-a-boca, a cada jovem que encontrar, sobre Vai, Satriane, solos, etc... Vai encontrar 1 a cada 100 que conhece, ou seja 1%, minoria absoluta.

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


Marisco
Rafael Bittencourt, e o Rafa obviamente disse que os solos não estão "morrendo"... Resultado: o cara desconsiderou a opinião de um grande músico brasileiro pra ouvir a opinião do guitarrista do Charlie Brown,

O Rafael é muito chato e repetitivo, não inovou nada, e fica copiando o que existiu no passado, é um virtuose, mas e daí? O Marcão faz coisas diferentes e interessantes, é menos sacal, pode ser que ele seja um virtuose e não se apresente desta forma.

Marisco
Veterano
# set/04
· votar


Fly Never Die

"Música cheia de solo é muito chata
Realmente, é um saco.


Questão de gosto.

Sergio Martins? Será que o cara toca algum solo do Iron ou do Ozzy
Tirar estes solos é uma questão de prática, são fáceis e qq um tira.


Se fosse tão fácil assim qualquer um tocava, não é mesmo?

Será que eu com os meus 20 aninhos já sou considerado “tio”, porque sim eu gostaria de ser um Guitar Hero.
Não, no entanto esta não é a preocupação da maioria dos jovens atuais. Os jovens que pensam assim são minoria.
Se vc sair a noite perguntando no boca-a-boca, a cada jovem que encontrar, sobre Vai, Satriane, solos, etc... Vai encontrar 1 a cada 100 que conhece, ou seja 1%, minoria absoluta.


Isso lá é verdade... mas porque os apreciadores de solos são uma minoria não quer dizer que os solos estão sendo extintos. Até porque, quem entende assim é o público que nao toca nenhum instrumento. Qualquer bom músico sabe apreciar um solo bem feito.

Marisco
Veterano
# set/04 · Editado por: Marisco
· votar


Fly Never Die
O Marcão faz coisas diferentes e interessantes
O Rafael é muito chato e repetitivo, não inovou nada, e fica copiando o que existiu no passado

Bom, depois dessas nem tenho mais o que dizer!

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


Marisco
Se fosse tão fácil assim qualquer um tocava, não é mesmo?

É o que ocorre aqui no fórum, a molecada toca e não são profissionais, são iniciantes.
Depois do Guitar-Pro e da internet, tocar guitarra ficou bem mais fácil. Encontramos músicas com solos completos e de graça. BT para treinar, desaceleradores que reduzem a velocidade da música, efeitos que timbram como no disco, métodos e video-aulas gratis e a vontade, qqcomputador grava seu som de guita e fica fácil vc identificar os próprios erros, além de foruns para trocar idéias,etc..

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


Marisco

O que dizer de um cara que fica enfiando e cuspindo uma porrada de notas, arpejos e escalas. Tocam um milhão de notas por segundo, mas não são capazes de fazer um solo realmente legal, nem uma base ou riff.

Solos legais são emocionantes e vc canta com ele, ouça Santana, Mark Knoplfer, Eagles, Hendrix, até Darkness. Como vc disse, é uma questão de gosto. Mas Hotel Califórnia, Black Magic Woman, Sultans of Swing, Hey Joe e etc..., fazem sucesso até hoje.

Agente Smith
Veterano
# set/04
· votar


acredito que isto esta na cabeça mais de pessoas que não ouvem musica, elas "assistem" musica na mtv. acredito que as pessoas andam tirando ideias musicais pela visão e não pelo ouvido. O linkin park utiliza muitos elementos visuais de primeira qualidade em seus clipes, e isso esta se tornando sinonimo de musica boa, e na cabeça de muita gente.O marcão do charlie brown junior é um caso perdido.Ele esta sendo mascarado. Na edição de solos de guitarra do jornal da mtv, ele falou bem de ac/dc,kiss, e outras bandas, que ele diz que foram influencias, e tocou um solo, digamos, muiito ruim.Ele esta negando suas raizes.E muitos aqui no forum jah disseram que nos shows ele toca varios solos, com a guita nas costas e etc. então ele é , como ele mesmo disse, deprimente.
Alguns dos meus amigos da escola, que escutam hip hop e nu metal, quando pintou um violão, pediram pra mim tocar algumas maravilhas, tai como hey joe, do hendrix(do hendrix, com o solo, não a versão zuada do rapa), sunshine of your loving e cocaine do eric clapton, e pediram akele negocio do van halen, que nos conhecemos como eruption9mas so toquei alguns licks q eu sabia, e a parte de 2 hands meio lento). acredito que metade do povo que consome musica esta cada vez mais deixando de lado essa babakice de musica visual. Muitos conhecidos meus que amavam linkin park e korn , por exemplo, estão comessando a procurar uma coisa mais a la ACDC,Ozzy, IRon, van halen etc.
Acredito que nesses ultimos, digamos 16 anos, a guitarra teve poucas "fagulhas de vida". com o imperio grunge, acredito que o ultimo bom guitarrista que apareceu e todos conhecem é o slash, que por sorte apareceu antes do nirvana, se tivesse aparecido depois, duvido que nos teriamos conhecimento dele hoje em dia.

Essas são minhas opiniões, valeu ae

Marisco
Veterano
# set/04 · Editado por: Marisco
· votar


Fly Never Die
Cara, não adianta a gente discutir... Os argumentos que tu apresentaste, pra mim não são válidos... Se tu conhecesse mesmo o trabalho do Rafael tu verias que o que tu falou está bastante incorreto. Ele faz solos muito bonitos, e também faz solos com bastante virtuosismo. Eu, particularmente, admiro ambos...

Agora, tu não vais mudar a minha opinião, e acredito que eu também não vá mudar a tua, então não adianta nada a gente discutir...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que vc´s acham dessa materia?