Guitarra talento ou treinamento?

Autor Mensagem
fabãorenato
Veterano
# fev/09
· votar


Treino ou talento?
MODO CHAVES ON

AS DUAS COISAS!!!!

MODO CHAVES OFF.

estúpido
Veterano
# fev/09
· votar


O Satriani disse q o Kirk hammet naum tinha talento p/ coisa.. e ele c/ muita persistencia conseguiu seu objetivo, e criou grandes feitos p/ musica,,, ate mais do q o satriani......


entaum é , ele treinou muito... axo q foi superação mesmo.!!

conandrade
Veterano
# fev/09
· votar


É... mas no fim das contas, o talento é o que diferencia.

Eu acredito na técnica, na prática e tudo mais. Tenho certeza de que um guitarrista "sem talento" possa vir a ser um ótimo guitarrista no futuro. Mas o talento individual pode ser o diferencial. Então, certamente é uma característica pessoal que não tem como medir.

Discutir talento é tão dificil qnto discutir feeling...

ganja2
Veterano
# fev/09
· votar


cara a repetição leva a perfeição alguns precisam repetir 100 vezes outros menos, outros 10000. Vc precisa ter uma autocritica e tentar descobrir isso e estudar ate conseguir seu objetivo.
Como ex: andre agassi rebatia 1000 bolas por movimento por dia, nao tinha estatura nem tanta força e veja o que fez no tenis.
Eu, a 6 anos atras, (aos 28anos) nao sabia nem pegar num instrumento, hoje toco musicas que nunca imaginei tocar, e ate tenho uma banda como hobbie.
Tenho lido na guitar player sobre guitarristas profissionais de alto gabarito e talento, que estudam de 8 a 10 horas por dia.
Precisei e preciso estudar bastante para tocar as musicas que gosto, e toco todos os dias, mas para mim tocar guitarra é um prazer enorme.
Com o tempo e estudo as tecnicas vão melhorando, as musicas, o timbre, etc

fabãorenato
Veterano
# fev/09
· votar


Repetição leva a pefeição=perfeito.
O que acontece é que existem pessoas mais propensas a certas atividades. Mas essa "propensão" n é talento. Se for assim, uma pessoa que nasceu com má formação em uma das pernas, tem um "talento" enorme em mancar!!! E ainda por este caminho n teríamos músicos cegos por exemplo.
A programação Neuro Linguistica explica isso. Se vc treinar vc pode até melhorar algo que já foi inventado. Mas tem pessoas, como um garotinho passou no antástico, que com 8 anos toca piano de ouvido, e basta ouvir uma vez uma música que ele toca. Haverão pessoas que vão dizer que DEUS o tocou antes dele nascer.....o no caso de uma pessoa com má formação? Foi tocada tb?
Comecei minha vida acadêmica cursando matem´´atica, e troquei para Ciências Atuariais, que n deixa de ser um curso com grande conhecimento de matemática superior, só que mais direcionado(óbvio). Matemática sempre é dita como o bicho de 7000 cabeças, e quem entende é "cabeçudo"....se estudar, qualquer pessoa pode aprender matemática!!!

Konrad
Veterano
# fev/09
· votar


Rizzo

Fala meu caro, não te critiquei por ressucitar um tópico antigo, só achei curioso...

Abraço

luckseven
Veterano
# fev/09
· votar


Petrucci = treinamento
Hendrix = talento

BulletForMyValentine
Veterano
# fev/09
· votar


BlacK Dog

Condordo com você.

Maaaaassssss:

Ressucitar um tópico para tirar uma dúvida relacionada com a questão é normal.

Agora, ressucitar um tópico pra dizer : "No meu caso é talento" já é abusar da inutilidade.

Rockscwb
Veterano
# fev/09
· votar


A realidade é uma só... E parece que foi ignorada no forum.
Treino é necessário mas só o talento consegue impressionar.
Assim como jogadores de futebol, existem milhões de guitarristas que treinam dia e noite. No entanto, para se conseguir fazer algo que impressione, o simples treino não é suficiente.
O treino faz aprender a reproduzir uma técnica, mas o talento faz inovar. Para reproduzir o que aprendeu, desculpe, mas ninguem vai precisar de vc, pois já terão o original, aquele que vc aprendeu e copia. Agora se vc quer ter destaque: SÓ O TALENTO PODE TE DAR.
Observem como todos os novos shredders soam que se dissessem: I WANNA BE MALMSTEEN! Por isso ele é o rei.
Então a verdade é que talento e treino devem andar juntos.

conandrade
Veterano
# fev/09
· votar


fabãorenato,

Matemática é uma ciência exata. Duas pessoas atingem exatamente o mesmo resultado mesmo com fórmulas diferentes.

A música, embora tenha seu lado matemático de ser (como tudo na vida, eu acho), tem suas raízes na arte e na expressão. É 'arte' e isso implica em atingir algum sentimento por vias sensoriais, basicamente. Isso não pode ser obtido de modo igual por duas pessoas diferentes, por incrível que pareça. Hell... duas pessoas vendo/ouvindo a mesma coisa, não sentem o mesmo!

Mesmo vendo um John Mayer tocando um Stevie Ray... dá pra perceber na hora que não é ele, mesmo imitando direitinho. Como explicar isso? John Mayer certamente sabe até mais que SRV... mas não passa a mesma "carga", a mesma emoção (tocando SRV)... e isso não tem técnica no mundo que te ensine.

Ao meu entender, isso faz parte do talento natural do indivíduo. John Mayer pode não soar como SRV, mas não significa que ele não tenha talento. Eu diria até que pelo contrário, o fato dele fazer a MESMA coisa do SRV e mesmo assim, soar como John Mayer, é a expressão mais pura do talento próprio dele (JM).

Mas como vc disse, a neuro-linguística ensina que uma pessoa, pode obter resultados impressionantes com a repetição, o esforço pra conseguir obter o resultado desejado. E a técnica é justamente um método pra conseguir chegar em algum objetivo prático. Então, a repetição (entre outros) é uma técnica de aprendizado e aperfeiçoamento.

Eu concorco com aqueles que dizem que "quem só tem técnica" não tem um diferencial, justamente porque certamente, existem outros iguais. As excessões até conseguem uma inovação, até pelo conhecimento obtido com a técnica, mas aquele "extra" vai sempre faltar.

Àquele "extra", os Blueseiros se referem ao famoso "MOJO".
E é uma minoria que o tem!

[]´s

fabãorenato
Veterano
# fev/09 · Editado por: fabãorenato
· votar


conandrade

Concordo com vc. E concordo com o luckseven. Mas o SRV deve ter praticado pacas, como o Jimi tb! Eles amavam o instrumento...eu vejo que para eles "aparecer" eles era consequência e não a causa de suas músicas!
Eu comecei ouvindo Rock ouvindo Guns e Nirvana....cara hoje até acho legal, mas prefiro o trabalho deles em estudio, como o Led Zeppelin.
Mas ao assistir Rush, Who, SRV, AC/DC pecebo o quão são bons e qual é melhor ouvi-los ao vivo!!!!

Mas eu não gosto quando colocam talento como algo sobrenatural ou divino.
Eu penso que existem pessoas que fazem as coisas maravilhosas porque gostam, porque acreditam, porque querem fazer o melhor que podem, porque querem fazer algo diferente e não imitar alguém! Cara, eu n sei o que é melhor, Vodoo Chile com SRV ou com o Jimi. O srv "melhorou" ama coisa já maravilhosa, entende? Eu acho que ele nem sabia o que é neuro-linguistica rsrsrsrs
Isso é a diferença de um SRV e de um Jimi Hendrix.

É o caso do Kirk lá do Metálica cujo seu prof satriani..bla..bla...bla..(como eu queria ter um professor desses).
Apesar de n gostar, ele toca pacas. Como o Vai toca (MUITO É POUCO para ele)....só que nenhum deles me impressionou como SRV, Jimi e o Angus, mas aí já entra o GOSTO!!!!

Mas sabe qual o maior "talento" procurado hoje, principalmente no Brasil? Um rostinho bonito + dinheiro para comprar o seu espaço! Ou então se promover como alguma gíria (créu) ou fruta (melancia, melão, maçã....)
Esse é o problema da falta de talento hj

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra talento ou treinamento?