tópico de esclarecimento sobre produtos corea

    Autor Mensagem
    nofx2804
    Veterano
    # ago/04


    galera, eu keria dar uma explicação meio longa sobre produtos coreanos ok? Bom, eu n tenho certeza disso, mas pra mim é 80% d q é isso q acontece. No fórum q um garoto perguntou se guitarra cara tem qualidade e tal, um outro veio dizendo q os produtos coreanos são melhores, e q a coreia é mais avançada q os states. Depois q lí akilo, deu pra perceber q MTA GENTE pensa q um produto vai ser fabricado na coréia pq lá é td tecnológico. Galera, eu to morando no japão, e já com meus olhos msm como isso funciona. Sabe o pq eles devem mandar fabricar produtos na coréia? Por causa de um simples fator chamado CUSTO DA MÃO DE OBRA. Eu trabalho numa firma q faz peças pra mitsubishi e yamaha. A parte da yamaha caiu em 50% a produção. E pq? Pq mandaram as mákinas pra china e malásia, pq o preço de um funcionário aki no jp, ekivale ao de 5 ou mais lá fora. Mas é óbvio, fica akela dúvida se a qualidade é igual a um made in japan. Continua...

    nofx2804
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Mtas vezes n. Mtas pessoas q moram aki, qdo vão comprar eletronicos principalmente, procuram sempre pelos made in japan, mas está ficando cada vez mais difícil encontrar, pois mtas estão fabricando os produtos fora, ou num segundo caso, ela fabricam fora, mas montam no japão, aí elas colocam como made in japan, mas n é 100% japones. Sobre o caso da coréia é a MSM coisa. por exemplo, a ibanez viu q fabricando suas guitas nos states, eles venderiam ao preço de 600 dólares um modelo..vamos supor, mas se eles usarem mão de obra coreana, q é MTO mais barata, essa guita vai custar 350 a 400 dólares. Eles terão no começo mta despesa com envio de makinarios e tal, mas msm assim, no fim eles saem ganhando. E podem ter certeza, q se uma fizer isso, as outras vão começar a fazer tb, menos algumas q seguem o rigor, como fender e gibson. No brasil n tem disso pq a mão de obra brasileira já é bem barata, e n tem o pq mandarem fabricar produtos no exterior. Pena q nosso país fica longe dos países desevolvidos, senão com certeza o desemprego seria bem menor, pois mtos países de fora enviariam empregos para nós. Espero q tenham entendido.

    Soulface
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    nofx2804
    Eu preciso dar uma pesquisada pra confiramar com certeza oq vou dizer, mas à primeira vista eu percebi q pelo menos no caso da Ibanez, os modelos top não são feitos na Coréia, e sim no Japão. Pelo menos qndo eu bato o olho nas lojas, apenas os modelos "mais simples" são feitas na Coréia. talvez por tradição, ou pelo fata da qualidade ser realmente um pouco inferior...
    Mas como eu falei, não estou afirmando nada. Vou pesquisar um pouco pra poder falar algo com mais convicção.

    sithknight
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    nofx2804
    cara, concordo plenamente com oq vc falou, mas acho o problema do Brasil não é estar distante dos países desenvolvidos, senão os países desenvolvidos europeus e os estados unidos não investiriam na Ásia por exemplo, mas isso é um problema q não cabe ser discutido aqui, pois a gente vem aqui por música e é isso q importa aqui

    Randy78
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    eu posso estar enganado, mas na fabricação de guitarras em série a parte de corte da madeira é tudo robotizada, tanto faz se é no japão, corea, eua... e nisso quanto mais nova a fábrica melhores as máquinas, ou seja, uma fábrica nova na corea pode fabricar uma guitarra até melhor que nos eua (em termos de corte da madeira - corte, só corte, a escolha da madeira é outra coisa) e falando em guitarras em série, depois do produto cortado, falta montar e nisso estando bem cortado montar não é algo que um americano faça melhor que um coreano só por ser americano, a menos que o braço seja colado e aí é mais complicado e exige mais técnica, e parte elétrica é na maioria tudo igual, fios de cobre e solda. Acredito que hj em dia a qualidade da guitarra ta mais relacionada ao tipo e qualidade da madeira do que ao pais que é feita e se o captador coreano é ruim é só trocar.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    É verdade tem gente que fala que os Pedais Boss japoneses são melhores que os made in Taiwan. Mas li na GP que o Henry Ho visitou a fábrica antiga da boss no Japão, e depois a nova em Taiwan. Segundo ele a fábrica de Taiwan era melhor, tinha uma bancada de soldagem mas limpa, e equipamentos mais modernos e precisos. Enfim, pelo menos nesse caso específico o o produto feito em taiwan ficou melhor que o feito no japão, mesmo a boss tendo economizado uma grana violenta em M.D.O. .

    The Hellraiser
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Sabe o pq eles devem mandar fabricar produtos na coréia? Por causa de um simples fator chamado CUSTO DA MÃO DE OBRA

    Pois sim... É o mesmo caso da Zona Franca de Manaus, lá os custos devem ser beeeeeem menores, senão as empresas não fariam suas fábricas lá longe, no meio da Amazônia... hehe

    Passoka
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Pois sim... É o mesmo caso da Zona Franca de Manaus, lá os custos devem ser beeeeeem menores, senão as empresas não fariam suas fábricas lá longe, no meio da Amazônia... hehe


    Bom, na amazônia o caso é um pouco diferente. O que realmente pega lá é a carga tributária e o cash flow que são bem diferentes. Se fosse só mão de obra acho que não valeria a pena pelos altíssimos (e põe alto nisso) custos de logistica (transporte e seguro)

    Com relação aos produtos da Coreia, acho que não tem muito o que se discutir. Qualquer Contract Manufacturing tem hoje padrões de qualidade altíssimos respeitando rigorosamente os padrões de qualidade impostos. O que pode rolar é que as empresas decidam distribuir linhas de produtos mais caros nos USA e as mais baratas na Coreia, afinal, depois de produzido, o seu estoque fica uns 15 dias flutuando no mar e andando de trens e caminhões. Imagina quanto dinheiro parado significa isso. 15 dias de vendas nos Estados Unidos não são brincadeira.

    Outra coisa é a escala. Não vale a pena vc ter um contrato de fabricação para um modelo que vende pouco. Estas empresas montadoras exigem um volume mínimo para implementar a linha de montagem. Talvez por isso só as mais baratas estejam na Coréia, Indonésia, China, etc.

    É ingenuidade dizer que a fábrica dos Estados Unidos tem maior capacidade técnica na montagem, mesmo porque é o pais que cada vez terceiriza mais sua produção ficando apenas com o gerenciamento e serviços.

    Já para as Tops, o papo é outro, como vc tem uma escala muuuuito menor para elas, nenhum CM (contract manufacturer) aceita o contrato de produção, então eles devem possuir uma linha bem menor e mais artesanal que cuida destas guitarras.

    GuitarHouse
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Por causa de um simples fator chamado CUSTO DA MÃO DE OB
    ah..isso todo mundo sabe..quem nao aprendeu sobre o capitalismo no colegio
    :)

    Jucapirama_NarKeS
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Pois sim... É o mesmo caso da Zona Franca de Manaus, lá os custos devem ser beeeeeem menores, senão as empresas não fariam suas fábricas lá longe, no meio da Amazônia... hehe
    The Hellraiser

    rapaiz... lá é ZONA FRANCA... no caso da ZONA FRANCA, fica barato porque não se cobra impostos... é ZONA FRANCA, entendeu?

    stratopeido
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    q eu saiba a serie memphis da tagima e fabricada na coreia, ou tailandia..

    The Hellraiser
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Jucapirama_NarKeS

    Então, isso que eu quis dizer... As empresas não devem pagar impostos, ou algo do tipo...

    Jucapirama_NarKeS
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    FUI EU QUEM ESCREVEU O TOPICO AO QUAL O CRIADOR DESTE TOPICO SE REFERIU.... eu tava com o nome Dennis C...
    eu escrevi também sobre o que voce falou da Coreia e dos EUA... todo mundo pegou a minha frase pra ficar criticando e muitos até deixaram de comentar sobre o que topico pediu pra falar disso... na verdade, eu tava explicando prum carinha q argumentou que valia pagar 6000 a mais numa gibson do que numa epiphone porque as Gibson eram dos EUA... eu quis na verdade contra argumentar dizendo que no ramo de exportação de eletrônicos os coreanos sao mais desenvolvidos... nao quis dizer que eles tem tecnologia melhor (até pq toda tecnologia é americana ou européia) ou que a Coreia é mais desenvolvida que os states (pelo amor de deus, interpretar dessa forma é querer tirar onda comigo...), quis dizer simplesmente que não é porque é fabricada nos EUA que tem, necessariamente uma qualidade melhor, principalmente qualidade suficientemente maior para ter um valor de 6000 reais a mais no produto... aí vieram outros comentarios de outras pessoas explicando melhor: disseram que era por causa da madeira cuidada por nao sei quantos anos, das fábricas com equipamentos mais atuais e tals... aí tudo bem... mas o que quis falar é que do mesmo jeito que nos states tem uma madeira tal, na Coreia, Japao, China, podem ter até uma melhor... mesma coisa para o maquinario empregado na produção... OUTRA COISA!!!!!! MINHA EPIPHONE É FABRICADA NA CHINA!!!!!!!!!! .... E MAIS UMA COISA AINDA...!!! SE OCORRER O QUE O CRIADOR DO TÓPICO MENCIONA (E ARGUMENTA MUITO BEM) DE QUE O VALOR É MAIS BAIXO PELA MAO DE OBRA SIMPLESMENTE, ENTÃO ISSO REFORÇARIA AINDA MAIS O QUE DEFENDI NO TÓPICO ANTERIOR, DE QUE A DIFERENÇA DE PREÇO COLOCADA PELA GIBSON É MUITO ALTA, REVELANDO SER JUSTIFICADA PELO NOME QUE A MARCA TEM... OU SEJA: EXPLORAÇÃO POR CAUSA DO NOME!!! mesmo assim, nao discutam essa coisa da diferença de preço aqui... o topico q fala sobre isso ta lá, se quiserem, vao até ele...

    FDG
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    mas uma pergunta:
    as guitarras coreanas da Ibanez são boas?

    Passoka
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    FDG
    mas uma pergunta:
    as guitarras coreanas da Ibanez são boas?


    Tudo depende do seu nível de exigência. Como todos já falaram ai em cima, as tops não são feitas lá. Mas são ótimas guitarras. Agora não espera querer comparar com uma JEM777 porque não vai ser igual. Mas isso não tem a ver com o local de fabricação. Se a JEM fosse fabricada na coréia, ainda assim seria melhor que todas as que são fabricadas por lá hoje.

    É a mesma coisa que falar que o carro fabricado aqui é pior que o do méxico. Quando montam a fábrica, os dirigentes definem o mix de produto mais apropriado com o mercado e não se vão ter qualidade ou não.

    FDG
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Passoka
    então,é que eu tinha visto uma Ibanez RG muito louca,1000 reais,mas acho que é coreana.

    Jucapirama_NarKeS
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    É a mesma coisa que falar que o carro fabricado aqui é pior que o do méxico. Quando montam a fábrica, os dirigentes definem o mix de produto mais apropriado com o mercado e não se vão ter qualidade ou não.
    Passoka

    justamente cara... é isso mermo... eles querem produzir de acordo com a demanda, isso é basico em economia... nao adianta produzir guitarras fodonas a 12000 reais se ninguem tem dinheiro ao montes pra comprar assim... e até pq tem a parada da exigencia que voce falou... como eu falei no outro topico que postei, toquei numa gibson_usa SG e nao achei taaaaaanta diferença como o povo fala e como o preço sugere que tenha para a minha epiphone chinesa... muita coisa influencia... esse negocio de preço no ramo de instrumentos musicais nao pode seguir a logica de quanto mais caro, melhor a qualidade... só se for entre os modelos de uma mesma marca/fabrica... e ainda assim, olhe lá!...

    Passoka
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Passoka
    então,é que eu tinha visto uma Ibanez RG muito louca,1000 reais,mas acho que é coreana.


    E ?

    nofx2804
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Jucapirama_NarKeS
    amigo, mas calcula o tempo q uma ibanez leva para ser fabricada, e uma gibson leva. Eles contam isso tb. Com certeza a gibson é feita com alto rigor de qualidade, como se fosse feita a mão, uma por uma, eqto outra marca, é fabricada em alta quantidade, com maquinas e tal. E como fabricar uma F50, e um audi. Os dois são ótimos, mas vai ver o rigor q é montado uma ferrari...com certeza n tem nada a ver com uma linha de montagem dos outros carros

    STY
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Na minha opiniao a Gibson e muito mais cara que a Epiphone para pagar a mao de obra, afinal o salario de um americano com certeza e maior do que um coreano ou chines. outro motivo seria a qualidade de madeira, mesmo as duas marcas usando o mogno, as Gibson sao usadas as melhores e as Epiphone sao inferioes. E mesmo acho que se a JEM777 fosse fabricada na Coreia acho que seria mais caro que outros modelos da Ibanez, por ter pecas e madeira mais caras do que outros modelos.

    LOW Fl
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    nofx2804

    Acho que vc ja ouviu falar ,no que o pessoal fala ate meio que brincando, do Barracao da Samick. Onde muitas vezes nem se monta as guitarras, mas faz que praticamente todas as partes dela tirando as ferragens.
    Isso existe desde as antigas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tópico de esclarecimento sobre produtos corea