Glossário de descrição de sons

    Autor Mensagem
    Fritz_mkvl
    Veterano
    # ago/04


    Criei esse tópico para criar um glossário que explique os termos esdrúxulos que as revistas e alguns músicosusam pra definir sons de guitarra.Por exemplo o que vem a ser um som:
    -Gordo (Imagino que signifique grave)
    -Magro (Deve ser agudo)
    -Cremoso (???)
    -Crunch (???)
    -Molhado (??!!?!!?!!?!)
    -Seco (???)
    -Estalado (???)
    Juro que já li todos esses termos em revistas de guitarra em frases com: "Se você quer quilos de sustain cremoso esse equipamento foi feito para você." Que que é isso? Naum da pra entender é música ou culinária?

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Colabora aí gente alguém entende o que esses termos querem dizer?

    italo_angra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    deu fome

    Philipius
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Tentei responder.

    Gordo é preenchido, forte. Vide distorções pesadas como a do guitarrista do Nevermore ou do Symphony X. "Kam kam kam".
    Magro é seco e com espaço sobrando. Rasgadíssimo. Aumente todo o High de um Mega Distortion da BOSS e tire todo o grave que você chega nisso! hehehe
    Cremoso eu não lembro de ter escutado... pode ser o mesmo de suave, que eu diria ser aquele nos quais as notas flutuam entre as nuvens do som. Algo como a distorção solo do Eric Johnson em Manhattan.
    Crunch é rasgado mas forte, e na maioria das vezes é leve. Dire Straits - Money for Nothing. "Tcham tcham tcham".
    Molhado é espalhado, não lembro de nenhum exemplo agora.
    Seco é um Crunch pesado. Pode ser Gordo e Seco, como o do Symphony X.
    Estalado é uma Telecaster com Crunch. Ou escute o timbre do Mark Knopfler, do Dire Straits.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    italo_angra
    Frita a escala e come. Hehehe.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    O pior de todos os termos pra mim é felling. "num sei quem tem mó felling." " Tem nada ele naum tem felling nenhum."
    Quem tá certo? Ninguém, a maioria (na qual me incluo) mal sabe o que essa merda quer dizer. Sei que tem a ver com "tocar com sentimento", nossa que profundo. Mas pra mim naum explicou nada. Sem alguémpudermedizer objetivamente o que quer dizer quando diz que alguém tem felling eu agradeço.

    lbergamim
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    felling...
    é só comparar o malmsteen fritando um monte de notas com o steve vai tocando for the love of god...
    hehehehe

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Hahahaha! Muito bom tópico! Também já li esses termos nas revistas e acho, a maioria deles, toscos mesmo!

    Sobre o feeling... acredito que esse termo ficou meio "banalizado" e usado de forma errada. Parece que uns acham feeling é ficar dando bends e mais bends... outros acham que feeling é só fazer solinhos sobre uma baladinha, etc... Essa é uma questão cheia de subjetividade. Mas, na minha visão, feeling é a musicalidade, a percepção, o "tato", do músico. Pode se observar numa base, num solo (rápído ou lento), num dedilhado, numa linha de vocal...

    LOW Fl
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Meio que o Philipius ja falopu meio que tudo, mas vai por ai mesmo.

    -Gordo- no geral eles falam daquele som mais encorpado, cheio, bem definido.
    -Magro- deve ser aquele som nao muito definido
    -Cremoso- essa acho que foi mais no contexto de que o cara do artigo quiz dizer, naum acho comum ficar falando isso naum.
    -Crunch - é aquele som com impacto, mas nao necessariamente precisa de peso. Um exemplo pode ser COmmunication Breakdown do LEd Zeppelin.
    -Molhado
    -Seco - esse aqui é usado de uns modos um pouco variados.Um pode ser, gente usa por exemplo aquele termo distorcao mais seca, usa mais o drive de distorcao e naum poem efeitos como reverb, delay, etc.
    -Estalado- seria aquele som mais " plec plec", principalmente mais caracteriscos em guitarras com singlecoil, mas que existe nas guitarras com humbucker tambem. Um exemplo, sabe aqueles som bem de guitarra Funk.


    Fritz_mkvl
    Sem alguémpudermedizer objetivamente o que quer dizer quando diz que alguém tem felling eu agradeço.
    Seria meio que dizer que com um certo dominio da guitarra o cara conseguiu transmitir sentimento ao ouvinte.
    O cara nao executou simplesmente de forma mecanica a musica.

    Uma analogia seria como a forma que um poeta recitar um poema, ele pode ser eloquente e depertar o sentimento e a ideia que o poema tem nas pessoas, ou ele recitar de formar mediocre e dara te sono nas pessoas. A mensagem encaminhada esta sendo a mesma, mas o "como" faz a diferença.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    LOW FI
    Bacana. Eu também ia usar essa analogia do poeta. Mas, ao invés de falar sobre a maneira de recitar, ia usar a maneira como ele escreve o texto. Ele poderia descrever um pôr-do-sol, por exemplo, de uma maneira sem graça, usando apenas palavras corriqueiras ou criar algo mais elaborado e que passa mais "emoção".

    Mas, ressaltando: o lance do feeling não está só relacionado ao cara criar algo "bonitinho". O que está sendo transmitido pode ser algo agressivo.

    Alex Pires
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Som Gordo= Som encorpado com peso e definição. Les Paul ligada num Soldano= Som Gordo. Geralmente os humbuckings tem esse tipo de som, grave,com sustain,definido.

    Som Magro= O oposto, geralmente os captadores fora de fase tem esse tipo de som que é mais agudo e com pouco sustain

    Cremoso= Geralmente é o som mais puxado pro valvulado, onde você ouve todas as dinâmicas possiveis.

    Crunch= Distorção não muito forte. Tube Screamer e Sparkle Drive são alguns pedais que dão esse som Crunch que lembra as distorções antigas que se obtinham aumentando o volume

    Molhado= Som com delay ou reverb

    Seco= Som sem nenhum dos dois

    Estalado= Som caracteristico da Fender. Som de corda. Stevie Ray Vaughan e Eric Clapton como referencias.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Bom resumindo, esse papo de "felling" é subjetivo. Então quandoum cara diz que "naum sei quem tem felling" isso é subjetivo, naum tem como ser avaliado objetivamente.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Up, achei que essetópicoia ter mais audiência.

    Hyllop
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    lbergamim

    falou tudo hauahuahauhaha

    Raven_Heart
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    a temporada de mineração de tópicos tá a toda, ultimamente.

    MatheusMX
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    felling...
    é só comparar o malmsteen fritando um monte de notas com o steve vai tocando for the love of god...
    hehehehe


    ih , nada a ver

    LeoFS
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Bom .. vo colocar minha opiniao a respeito de Feeling :

    Feeling pra mim eh a capacidade do musico de fazer vc sentir algo ( uiiiii ) . Tipo ... Se vc ouve Xuxa e comeca a chorar ... se emociona ... toka seu coracao .. parabens .. pra vc a Xuxa tem feeling . Eh tipo isso . Pra mim isso acotnece com Steve vai , satriani , algumas coisas do John Petrucci .. Pink Floyd e talz ...

    ajudou algo ? nao ne ? auehauehaueh

    Thio
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Fritz_mkvl
    feeling é falar através da guitarra. aquilo que você é, pensa ou sente, ou quer falar, só que feito através dos sons. Então, você pode pegar a guitarra pra falar e conversar com o ouvinte, fazer um discurso teórico e argumentativo, fazer comédia, mímica... ou pode simplesmente ficar usando palavras sem saber o significado.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Feeling é o gnomo roxo que dança sobre a escala da guitarra quando eu toco.

    eeevee
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Fritz_mkvl

    Feeling é o gnomo roxo que dança sobre a escala da guitarra quando eu toco.

    o_O

    Thio
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Fritz_mkvl
    feeling é quando, tocando, nos transformamos no gnomo

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    eeevee
    descobri isso Lendo Sobre Demônios. ;)

    eeevee
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Fritz_mkvl
    lol

    Belloni
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tá decidido então... a "porra" do feeling é o tal de gnomo roxo que dança na escala da guitarra do Fritz_mkvl quando ele toca!

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Na verdade o meu feeling é um gnomo roxo, tem outro cara aqui do fórum que tem um gnomo verde. Essa frase é dele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Glossário de descrição de sons