Autor |
Mensagem |
Fritz_mkvl Veterano |
# ago/04
Criei esse tópico para criar um glossário que explique os termos esdrúxulos que as revistas e alguns músicosusam pra definir sons de guitarra.Por exemplo o que vem a ser um som:
-Gordo (Imagino que signifique grave)
-Magro (Deve ser agudo)
-Cremoso (???)
-Crunch (???)
-Molhado (??!!?!!?!!?!)
-Seco (???)
-Estalado (???)
Juro que já li todos esses termos em revistas de guitarra em frases com: "Se você quer quilos de sustain cremoso esse equipamento foi feito para você." Que que é isso? Naum da pra entender é música ou culinária?
|
Fritz_mkvl Veterano |
# ago/04
· votar
Colabora aí gente alguém entende o que esses termos querem dizer?
|
italo_angra Veterano |
# ago/04
· votar
deu fome
|
Philipius Veterano |
# ago/04
· votar
Tentei responder.
Gordo é preenchido, forte. Vide distorções pesadas como a do guitarrista do Nevermore ou do Symphony X. "Kam kam kam".
Magro é seco e com espaço sobrando. Rasgadíssimo. Aumente todo o High de um Mega Distortion da BOSS e tire todo o grave que você chega nisso! hehehe
Cremoso eu não lembro de ter escutado... pode ser o mesmo de suave, que eu diria ser aquele nos quais as notas flutuam entre as nuvens do som. Algo como a distorção solo do Eric Johnson em Manhattan.
Crunch é rasgado mas forte, e na maioria das vezes é leve. Dire Straits - Money for Nothing. "Tcham tcham tcham".
Molhado é espalhado, não lembro de nenhum exemplo agora.
Seco é um Crunch pesado. Pode ser Gordo e Seco, como o do Symphony X.
Estalado é uma Telecaster com Crunch. Ou escute o timbre do Mark Knopfler, do Dire Straits.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# ago/04
· votar
italo_angra
Frita a escala e come. Hehehe.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# ago/04
· votar
O pior de todos os termos pra mim é felling. "num sei quem tem mó felling." " Tem nada ele naum tem felling nenhum."
Quem tá certo? Ninguém, a maioria (na qual me incluo) mal sabe o que essa merda quer dizer. Sei que tem a ver com "tocar com sentimento", nossa que profundo. Mas pra mim naum explicou nada. Sem alguémpudermedizer objetivamente o que quer dizer quando diz que alguém tem felling eu agradeço.
|
lbergamim Veterano |
# ago/04
· votar
felling...
é só comparar o malmsteen fritando um monte de notas com o steve vai tocando for the love of god...
hehehehe
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# ago/04
· votar
Hahahaha! Muito bom tópico! Também já li esses termos nas revistas e acho, a maioria deles, toscos mesmo!
Sobre o feeling... acredito que esse termo ficou meio "banalizado" e usado de forma errada. Parece que uns acham feeling é ficar dando bends e mais bends... outros acham que feeling é só fazer solinhos sobre uma baladinha, etc... Essa é uma questão cheia de subjetividade. Mas, na minha visão, feeling é a musicalidade, a percepção, o "tato", do músico. Pode se observar numa base, num solo (rápído ou lento), num dedilhado, numa linha de vocal...
|
LOW Fl Veterano |
# ago/04
· votar
Meio que o Philipius ja falopu meio que tudo, mas vai por ai mesmo.
-Gordo- no geral eles falam daquele som mais encorpado, cheio, bem definido.
-Magro- deve ser aquele som nao muito definido
-Cremoso- essa acho que foi mais no contexto de que o cara do artigo quiz dizer, naum acho comum ficar falando isso naum.
-Crunch - é aquele som com impacto, mas nao necessariamente precisa de peso. Um exemplo pode ser COmmunication Breakdown do LEd Zeppelin.
-Molhado
-Seco - esse aqui é usado de uns modos um pouco variados.Um pode ser, gente usa por exemplo aquele termo distorcao mais seca, usa mais o drive de distorcao e naum poem efeitos como reverb, delay, etc.
-Estalado- seria aquele som mais " plec plec", principalmente mais caracteriscos em guitarras com singlecoil, mas que existe nas guitarras com humbucker tambem. Um exemplo, sabe aqueles som bem de guitarra Funk.
Fritz_mkvl
Sem alguémpudermedizer objetivamente o que quer dizer quando diz que alguém tem felling eu agradeço.
Seria meio que dizer que com um certo dominio da guitarra o cara conseguiu transmitir sentimento ao ouvinte.
O cara nao executou simplesmente de forma mecanica a musica.
Uma analogia seria como a forma que um poeta recitar um poema, ele pode ser eloquente e depertar o sentimento e a ideia que o poema tem nas pessoas, ou ele recitar de formar mediocre e dara te sono nas pessoas. A mensagem encaminhada esta sendo a mesma, mas o "como" faz a diferença.
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# ago/04
· votar
LOW FI
Bacana. Eu também ia usar essa analogia do poeta. Mas, ao invés de falar sobre a maneira de recitar, ia usar a maneira como ele escreve o texto. Ele poderia descrever um pôr-do-sol, por exemplo, de uma maneira sem graça, usando apenas palavras corriqueiras ou criar algo mais elaborado e que passa mais "emoção".
Mas, ressaltando: o lance do feeling não está só relacionado ao cara criar algo "bonitinho". O que está sendo transmitido pode ser algo agressivo.
|
Alex Pires Veterano |
# ago/04
· votar
Som Gordo= Som encorpado com peso e definição. Les Paul ligada num Soldano= Som Gordo. Geralmente os humbuckings tem esse tipo de som, grave,com sustain,definido.
Som Magro= O oposto, geralmente os captadores fora de fase tem esse tipo de som que é mais agudo e com pouco sustain
Cremoso= Geralmente é o som mais puxado pro valvulado, onde você ouve todas as dinâmicas possiveis.
Crunch= Distorção não muito forte. Tube Screamer e Sparkle Drive são alguns pedais que dão esse som Crunch que lembra as distorções antigas que se obtinham aumentando o volume
Molhado= Som com delay ou reverb
Seco= Som sem nenhum dos dois
Estalado= Som caracteristico da Fender. Som de corda. Stevie Ray Vaughan e Eric Clapton como referencias.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# ago/04
· votar
Bom resumindo, esse papo de "felling" é subjetivo. Então quandoum cara diz que "naum sei quem tem felling" isso é subjetivo, naum tem como ser avaliado objetivamente.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# ago/04
· votar
Up, achei que essetópicoia ter mais audiência.
|
Hyllop Veterano |
# jun/06
· votar
lbergamim
falou tudo hauahuahauhaha
|
Raven_Heart Veterano |
# jun/06
· votar
a temporada de mineração de tópicos tá a toda, ultimamente.
|
MatheusMX Veterano |
# jun/06
· votar
felling...
é só comparar o malmsteen fritando um monte de notas com o steve vai tocando for the love of god...
hehehehe
ih , nada a ver
|
LeoFS Veterano |
# jun/06
· votar
Bom .. vo colocar minha opiniao a respeito de Feeling :
Feeling pra mim eh a capacidade do musico de fazer vc sentir algo ( uiiiii ) . Tipo ... Se vc ouve Xuxa e comeca a chorar ... se emociona ... toka seu coracao .. parabens .. pra vc a Xuxa tem feeling . Eh tipo isso . Pra mim isso acotnece com Steve vai , satriani , algumas coisas do John Petrucci .. Pink Floyd e talz ...
ajudou algo ? nao ne ? auehauehaueh
|
Thio Veterano |
# jun/06
· votar
Fritz_mkvl
feeling é falar através da guitarra. aquilo que você é, pensa ou sente, ou quer falar, só que feito através dos sons. Então, você pode pegar a guitarra pra falar e conversar com o ouvinte, fazer um discurso teórico e argumentativo, fazer comédia, mímica... ou pode simplesmente ficar usando palavras sem saber o significado.
|
Fritz_mkvl Veterano |
# jun/06
· votar
Feeling é o gnomo roxo que dança sobre a escala da guitarra quando eu toco.
|
eeevee Veterano |
# jun/06
· votar
Fritz_mkvl
Feeling é o gnomo roxo que dança sobre a escala da guitarra quando eu toco.
o_O
|
Thio Veterano |
# jun/06
· votar
Fritz_mkvl
feeling é quando, tocando, nos transformamos no gnomo
|
Fritz_mkvl Veterano |
# jun/06
· votar
eeevee
descobri isso Lendo Sobre Demônios. ;)
|
eeevee Veterano |
# jun/06
· votar
Fritz_mkvl
lol
|
Belloni Veterano |
# jun/06
· votar
Tá decidido então... a "porra" do feeling é o tal de gnomo roxo que dança na escala da guitarra do Fritz_mkvl quando ele toca!
|
Fritz_mkvl Veterano |
# jun/06
· votar
Na verdade o meu feeling é um gnomo roxo, tem outro cara aqui do fórum que tem um gnomo verde. Essa frase é dele.
|