Efeito do U2 Por Favor

Autor Mensagem
axe
Veterano
# ago/04


Como faço para obter aquele efeito da música with or Without you do U2 em que as notas soam mó tempão...já tenetei de tudo...eu tenho uma zoom 505 ll e gostaria de saber se tem alguma configuração pra obter esse efeito ou quaIS pedais de vo usar...por favor me ajudem prewciso tocar essa música e não tenho idéia de qauis efeitos usar sou iniciante em efeitos por favor me ajudem....

Tripa Seca
Veterano
# ago/04
· votar


Pra fazer aquilo ele usa um aparelho na guitarra que sustenta a nota infinitamente...

axe
Veterano
# ago/04
· votar


mas qual aparelho?Quanto custa?por favor......

Carlos Eduardo Goldani
Veterano
# ago/04
· votar


Caro colega...venho tocando essa música há mais ou menos 2 anos e nesse período tive que dispender algumas horas para obter esse efeito que tu cita.
Eu não tenho o tal aparelho que sustenta a nota...mas a maneira pela qual eu encontrei pra chegar bem próximo foi colocar os seguintes efeitos: delay como +/- 80% de feedback; distorção em +/- 50% e bastante reverb. Esses valores mudam de pedaleira pra pedaleira. A minha é um RP1 da Digitech, e, por incrível que pareça, tenho recebido alguns elogios pela execução dé With or Without you.

Carlos Eduardo Goldani
Veterano
# ago/04
· votar


Um equalizador também pode ajudar. Um gráfico bem elaborado dará tb uma boa ajuda.

axe
Veterano
# ago/04
· votar


para a pedaleira zoom 505 ll vc sabe alguma configuração para obter esse efeito?Quando vc toca as notas sustentam bastante? Eu quando toco jogo o máximo de disorçao e ganho mas as notas não sustentam muito eu tenho que ficar palhetando-as várias vezes para continuar a melodia da música...eu ouvi falar que existe um pedal de oitava que ajuda a sustentar as notas mas não sei se é verdade; quanto ele custa e como usá-lo...na tab do guiatr-pro dessa música aparece a casa 27, 31 o que isso quer dizer?será que tem a ver com o tal pedal de oitavas?

Alexandr
Veterano
# ago/04
· votar


Carlos Eduardo Goldani
Aí, cara...
Venho tirando músicas do U2.
Só q realmente ñ é tão simples encontrar uma sonoridade próxima do Edge.
Vc tem algumas dicas com relação a efeitos q poderia passar?
Acredito q muita gente tem interesse nisso.

Se outras pessoas tiverem sugestões a fazer com relação a conseguir 1 som similar ao do U2 seria válido contribuirem aqui no fórum.

axe
Veterano
# ago/04
· votar


não querendo abusar mas já abusando...o que se deve tocar na parte em que o bono canta ooooooooo........?é algum solo?como se faz?

axe
Veterano
# ago/04
· votar


se alg quiser confirir eu toco assim a música Sunaday Bloady Sunday: para a intr: uso a guit limpa c/ um pouco de delay, para os versos usa a guit c/ overdrive c/ ganho médio e compressor com pouco gain e no solo distorçao média fica legal...postem os efeitos que vcs usam nas músicas do U2...

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/04 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Compra aquele sistema susteiner da fernadez. É um captador com um circuito ativo que deixa a guitarra com sustein infinito.
www.fernandesguitars.com/menu.htm

Carlos Eduardo Goldani
Veterano
# ago/04
· votar


Na parte que o Bono canta Oh ohohoho...tu pode usar um delay com no máximo 5 repetições, regulando é claro o tempo entre elas, que varia conforme a velocidade da música. Um reverb não pode faltar; no equalizador eu deixo todas as frequências no máximo pra dar a sensação de saturação e uma leve distorção pra poder sustentar um pouco das notas.
Essa sensação de saturação o The Edge faz invertendo as polaridades dos falantes quando grava no estúdio. Ao vivo não sei como ele faz. Talvez com captação ativa.

SpeedFox
Veterano
# ago/04
· votar


O The Edge usa um aparelho chamado E-Bow. Tem também um que se chama Susteiner. Você palheta a corda e ele mantem a corda vibrando. Ele não consegue tirar a corda da inércia, só se palhetar mesmo, ai ele mantem a vibração.

Alexandr
Veterano
# ago/04
· votar


Muito bom, galera.
Quanto + informações vcs tiverem e disponibilizarem aqui melhor pra todos.
Podem até detalhar as configurações q são usadas nos pedais, pedaleiras e V-Amps da vida.

kaskudo
Veterano
# ago/04
· votar


o lance é que the edge usava vários pedais de delay e reverb (naquela época não existia pedaleira) em série, com regulagens diferentes. é preciso 2 ou mais delays prá consequir aquele timbre. e também um bom compressor.

axe
Veterano
# ago/04
· votar


Alg sabe qto custa esse tal E-bow ou o Sistema Susteiner da fernandez? Quanto a parte em que o bono canta oooo....eu queria saber o que devo tocar...tipo alg solo, arpejo o q?????

axe
Veterano
# ago/04
· votar


AAAAAnnnnnn????

Carlos Eduardo Goldani
Veterano
# ago/04
· votar


É claro, o compressor é indispensável!
O E-Bow tá chegando agora no Brasil galera. Alguns guitarristas que possam tê-lo importaram. Mas não posso deixar de ressaltar que a falta de recursos nos proporciona um grande aprendizado quando só podemos trabalhar com o que temos.

Carlos Eduardo Goldani
Veterano
# ago/04
· votar


Na parte que o Bono canta oooooo eu uso as seguintes notas:
Sol (oitava casa da segunda corda); Ré(décima casa da primeira corda) e Fá sustenido (sétima casa da segunda corda) e as cordas Ré e Sol soltas,com delay, reverb, compressor, etc...

e------10----10----10------------------------------------
B---8-----8-----8-----7----------------------------------
G---------------------------0----------------------------
D-----------------------0--------------------------------
A--------------------------------------------------------
E--------------------------------------------------------

A divisão é em colcheias, sendo que a primeira nota entra na metade do primeiro tempo. Outras variações rítmicas podem ser feitas conforme o gosto de cada um.

axe
Veterano
# ago/04
· votar


Só pra esclarecer de vez: qual configuração devo usar para obter um efeito parecido c o do The Edge,qual o nível de copmpresão,distorção e etc? por favor me passem essas configurações, se for da zoom 505 ll melhor ainda...

Carlos Eduardo Goldani
Veterano
# ago/04
· votar


Eu uso máxima compressão; o nível de distorção varia inclusive dentro da mesma música...tu terás que usar o bom senso nesse caso; Reverb em mais ou menos 70% a 80%; Delay tb varia conforme o que tu vai tocar; Em resumo precisa baixar a cabeça, ter paciência e ir configurando aos poucos, escutando a música com bastante concentração, até chegar a um set satisfatório pra ti.

axe
Veterano
# ago/04
· votar


Carlos Eduardo Goldani
aí Carlos esse semi-arpejo eu já uso durante quase toda a música..mas parce(pelo que escutei no cd) que na parte do oooo.....o The edge toca outra coisa e é essa outra coisa que eu queria descobrir ou será que eu estou enganado?

Carlos Eduardo Goldani
Veterano
# ago/04
· votar


Ok..talvez tu não esteja enganado...mas se tu pegar a versão ao vivo ele só faz esse semi-arpejo...pois na versão de estúdio tem muitos outros detalhezinhos que podem ficar de fora....o legal é se concentrar no clichê que mais marca determinado trecho

axe
Veterano
# ago/04
· votar


Carlos Eduardo Goldani

Nossa cara toda essa discussão em volta dessa música e propriamente em volta do U2 mas faz pensar num tópico do fórum que vi uma vez, nele algumas pessoas diziam que o U2 era uma bosta e que o The Edge não era um guitarrista criativo imagine...o cara cria um efeito que todos batem cabeçao pra fazer parecido, faz backing-vocals animais, cria linhas melódicas simples porém marcantes e ricas dentro da música e etc...então fica a pergunta o que é ser criativo?

axe
Veterano
# ago/04
· votar


cara vc tocou num ponto legal que é o de tocar apenas as partes mais marcantes de uma música que tem muitos detalhes...eu não sei se é um defeito meu mas eu fico preocupado em tocar tudo igual ao que o cara tocou no cd,até uma raspada de corda que o cara fez eu tento fazer igual, mas tem horas em que eu penso que isso é ruim pois tem coisas que não dá pra fazer igual..muitas vezes me pego imp´rovisando em solos de uma certa música e duarnte esse improviso não paro de pensar no solo original é meio embaçado de não pensar mas eu tento...

Alexandr
Veterano
# ago/04
· votar


Se a gente começar a entrar nessa discussão, o tópico vai perder o rumo.

Daqui a pouco entra uma galera e começa a dizer q U2 é horrível e q o Edge ñ toca nada.

Acho melhor a gente se concentrar em dicas sobre como fazer 1 som próximo do cara. E, claro, só vai se interessar em contribuir quem tem interesse em tocar as músicas do U2.

Eu já vi uma entrevista com o Satriani em q ele dizia q gosta do som q caras q ñ tocam difícil, mas q fazem coisas interessantes, tipo o Edge.

Ou seja, humildade ñ faz mal a ninguém.
Se até o Satriani e os caras do Metallica podem achar algo d bom no U2, algum valor os caras devem ter.

Mas acho q ñ vale a pena discutir isso.

axe
Veterano
# ago/04
· votar


claro...eu não quero criar discxussões entre caras que gostam ou não do U2 só queria expor o meu ponto de vista mas...voltemos ao que interessa que é o U2...

Carlos Eduardo Goldani
Veterano
# ago/04
· votar


É isso aí!!! Quem faz comentários negativos sobre o U2 não sabe o que tá falando. E se o The Edge não é virtuose é pq o som do U2 exige outro tipo de abordagem com relação às linhas de guitarra. Assim como John Frussiante no Red Hot Chili Peppers. Na verdade o The Edge é super virtuose, porém se ele se concentrasse em mostrar isso nas músicas do U2, nós não estaríamos aqui debatendo sobre ele. Aliás ele seria apenas mais um e talvez o U2 não fosse essa banda a qual dispendemos tanta admiração.

Alexandr
Veterano
# ago/04
· votar


Ontem cheguei em casa do trabalho e tentei configurar o meu V-Amp pra tocar algumas músicas do U2 tipo With or without you, Where the streets have no name, I still haven't found what I'm looking for, Pride, All I want is you, Sunday Bloody Sunday, etc.
Usei uma meia dúzia d pre-sets q encontrei prontos na Internet e fui modificando-os manualmente pra ver se consigo algo próximo, mas sempre acho q ñ tá bom.
Fico me perguntando se realmente vou conseguir chegar a uma configuração boa o suficiente.
Hoje quando chegar em casa vou tentar d novo levando em conta as dicas sobre compressor, delay e reverb q foram dadas aqui no fórum.

axe
Veterano
# ago/04
· votar


Concordo em grau, gênero e número...

axe
Veterano
# ago/04
· votar


Pô legal que esse tópico esteja rendendo, coloquei pensamdo que só eu me interessava pelos efeitos de with or withou you mas vi que muita gente se interessa e muita gente não consgue fazer igual assim como eu....mas vamos continuar na batalaha e quem sabe alg não faz o efeito igual ou pelo menos muito parecido

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Efeito do U2 Por Favor