regular a guita pra trocar de corda ??????

Autor Mensagem
Guitar_Fury
Veterano
# mar/03


ae galera....primeiramente um abraço a todos.......
bom, vejo muitos falando q vai mandar a guita regular no luthier pq vai trocar de cordas e tal........
Eu só usava giannini 0,09 (sim, aquela merda) e agora comprei ernieball 0,10, entaum quer dizer q tenho q mandar em um luthier antes de coloca-la na guita..?

Slashinhu
Veterano
# mar/03
· votar


tipo...e a minha era 0.09...ai colokei boomers 0.10...o braço deu uma descida...mas n mta coisa...mas eh melhor mandar...pq se naum o braço acostuma na posiçao errada com as cordas

MadMan
Veterano
# mar/03
· votar


Guitar_Fury Isso não é motivo para mandar num luthier. Como sabe o barço tem tensor e é fácil regular. Também não é muito comum o braço ceder tanto numa troca de cordas com espessuras tão próximas. Se fosse de 0,08 pra 0,10 ou ,11 até pode se mexer... Mas não é motivo pra preocupação. Pra isso existe o tensor, e somente se o tensor já estiver no limite ou com problemas, vc deve procurar o luthier. Valeu???

Errol
Veterano
# mar/03
· votar


Tipow, u q q eu falo pro luthier?

Errol - Aee tiu, regula a minha guita e coloca cordas Fender 0.09 pra mim aee.

É só isso? Ou eu tenho que entregar aquelas chavinhas que vem junto da guita pra ele usar... quanto é q custa regular a guita?

yvo
Veterano
# mar/03
· votar


ele deve ter as chavinhas...

Errol
Veterano
# mar/03
· votar


Minha guita tem duas molinhas daquelas e eu quero colocar mais uma, aí eu falo pra ele:

Errol - Aee tiu, regula a minha guita, coloca cordas Fender 0.09 pra mim aee e colok mais uma molinha aee.

Essa molinha tem um nome ou é só "molinha" mesmo?

Qto custa pra regular?

Slashinhu
Veterano
# mar/03
· votar


tipo...deve ser uns 70 pau...mas ai ele jah poe as cordas regula as tals molinha e a ponte tb...

Guitar_Fury
Veterano
# mar/03
· votar


MadMan Valew :-)

NeoBH
Veterano
# mar/03
· votar


hehe a minha guita tem ponte Floyd...nunca mandei em luthier mas é um saco pra mudar de corda....no começo a ponte fica alta e tal mas depois volta ao normal..


;o)

Bramires
Veterano
# mar/03
· votar


Guitar_Fury
Se não fosse fácil pra mexer, as guitas aum viriam com as chaves =)

Guitar_Fury
Veterano
# mar/03
· votar


Bramires verdade mesmo........ mas é q eu naum tenho nem noção de onde eu teria q regular a minha guita....
(ah, lembrando q a ponte dela é normal, daquela mais simples...)

Bramires
Veterano
# mar/03
· votar


Guitar_Fury
A guita veio com 0.09 original? Se veio, pode ser q trsteje um pouco com as 0.10. Daí vc pode subir os carrinhos da ponte com aquela chave allen minúscula q vem c/ a guita.Antes de subir os carrinhos, solte bem a corda pra q não fique pressionando o carrinho pra baixo.
Cada carrinho tem 2 parafusos. Procura subir tipo meia volta cada parafuso por vez, pra não ficar torto..
Daí vc afina a corda. Se ficar trastejando ainda, vc deixa a corda bem solta de novo e sobe mais meia volta.... até conseguir.... QQ coisa pode perguntar aí..

MadMan
Veterano
# mar/03
· votar


E verifique onde se faz o ajuste da pressão das molas da ponte. às vezes também pode precisar de um ajuste...

GuitarHouse
Veterano
# mar/03 · Editado por: GuitarHouse
· votar


e ai.

Putz, a regulagem aki em BH (Beggiato) é uns 25, 30..com acorda sai uns 50 no maximo.

quando c leva para o luthier por as cordas, ele ja sabe que deve regular.

O ideal eh tirar uma corda, e trocar, e assim por diante. Mas no luthier ele tira td, limpa o braço, corpo, etc e por as cordas. Qualquer problema ele regula no tensor. Depois ele mexe nos carrinhos pra regular as oitavas(vc pode fazer isso tb..mas ele faz d uma vez). As oitavas servem pra q a diferenca de nota de cada casa seja um semi-tom mesmo. Vc pode perceber se as oitavas tao reguladas qnd vc da um harmonico natural na 12ª casa d qualquer corda e a nota tem q ser a mesma que tocar essa 12ª casa pressionada normalmente. Caso contrario, tah desregulada. Vc regula mexeno os carrinho pra frente ou pra tras, dependendo se o tom esta acima ou abaixo. Outro sintoma de desregulagem de oitava eh qn a guita ta afinada com as cordas soltas, mas qnd vc faz pega por exemplo a casa 5 da Si e nao soa como a Mi..fica um pouco diferente

Outra vantagem do luthier eh q ele regula a floyd rose se vc tiver..pq eh meio chato, principalmente se trocar o calibre das cordas...e se vc for baixa-las, ele deixa numa altura baixa de um jeito que nao trasteje, etc etc.

Eu troco as cordas eu mesmo e regulo algumas coisas..mas eu levo no luthier pelo menos 2 vezes ao ano pra dar uma geral, dos 100mil km, hehe.

Lembrano q as regulagens do luthier, essas simples de trocar cordas, vc pode fazer tb, mas tem q tem umas pekenas nocoes.

Flw

Guitar_Fury
Veterano
# mar/03
· votar


entaum rapaziada......me corrijam c eu estiver errado...
o problema é q eu nunca toquei com cordas 0,10 ..essa vai ser a primeira vez...ouvi dizer q ela da mais peso, foi por isso q comprei.........mas e c eu naum gostar..? ai eu mando em um luthier para ajustar a guita pra 0,10 ai eu naum gosto.........ai quero voltar pra 0,09 vou ter q mandar pra um luthier mais uma vez..???
essa é minha duvida.....ajuda ai....
por enquanto to achando mais facil eu mesmo tentar regular me baseando na explicação do bramires, guitarhouse etc...

MadMan
Veterano
# mar/03
· votar


Guitar_Fury Sem problemas, somente prepare-se para fazer bends e outros tipos de técnicas, pois fica mais difícil com cordas mais espessas. Quanto ao instrumento, não vejo problema. Conheço um luthier, muito profissional, que além de sua marca própria (Cast) trabalha na Giannini e ele sempre me disse que troca de cordas entre medidas próximas, não deve causar nenhuma alteração ao braço da guitarra e se ocorrer é mínima e se ajusta no tensor. A ponte também tem seu sistema de regulagens próprio para isso. Se o instrumento é bom, tranquilo.
Agora, voltar de 0,10 para 0,09 é mais tranquilo ainda, pois
a tensão é mais leve. O problema é VOCE se adaptar às cordas mais pesadas, pois como disse antes, para solar fica um pouco mais complicado e sinceramente falando, acho que as 0,10 não dão tanto ganho em peso como dizem não. Vai de gosto de cada um certo? Se não der troque de novo e siga em frente.

Bramires
Veterano
# mar/03
· votar


Guitar_Fury
Já eu entendo q a diferença no peso é significativa, tanto q eu toco até no meu violão com 0.10......
Pra bends e coisa e tal ,nem dá tanta diferença assim, na minha opinião..
Minha guita veio com 0.10 original, experimentei 0.09 e naum gostei, as bases ficavam chochas, fraquinhas.......
Só toco com Earnie Ball 0.10 agora.

Abraço..

Guitar_Fury
Veterano
# mar/03
· votar


MadMan valew cara....um abração !!! ;-)

Bramires poizé cara.....apesar de nunca ter usado a 0,10 eu sempre achei a 0,09 chocha.........pode ser q eu naum goste como o madman me falou.........mas vale a tentativa......!!!
Abração .!!!

silvio_rp
Veterano
# mar/03
· votar


aqui é 30 reais com cordas giannini ... eu to usando 010 mas vo desce pra 009 ... e vo mandar pro luthier pq ele regula as oitavas, faz um check up na parte eletrica e no braço (lixa ou puli) fica show quando volta .. nem parece a guita q foi .. o som volta muito melhor

Errol
Veterano
# mar/03
· votar


Errol - Aee tio, dá uma geral aqui na guita pra mim, ajusta a pressão das molas da ponte, regula o tensor, as oitavas, faz um check up na parte elétrica e no braço (lixa ou puli), põe mais essa molinha e coloca cordas 0.09 Fender pra mim...

É só isso?

Errol
Veterano
# mar/03
· votar


É só isso?
UPPP

Max
Veterano
# mar/03
· votar


para errol...
vc fica levantando topicos q o cara ja teve resposta e sabe ja...para

Errol
Veterano
# mar/03
· votar


Mas num respoderam a minha ainda cara, é isso o que eu tenho que falar pro luthier?

Errol - Aee tio, dá uma geral aqui na guita pra mim, ajusta a pressão das molas da ponte, regula o tensor, as oitavas, faz um check up na parte elétrica e no braço (lixa ou puli), põe mais essa molinha e coloca cordas 0.09 Fender pra mim...


Max
Veterano
# mar/03
· votar


isso...da uma geral na guita...
a minha guita ta regulada pra cordas 0 x dai vc fala regula ela pra mim pra 09...entendeu??e da uma geral..poli td os trastes e td

Errol
Veterano
# mar/03
· votar


Valew

Anônimo
Veterano
# mar/03
· votar


Guitar_Fury, eh CLARO q tem q levar num luthier!!!!!!! naum eh taum simples quanto parece ajustar um tensor! naum faça isso sozinho se vc naum tem experiencia..

custa uns 30 reais + cordas novas

nightrain
Veterano
# mar/03
· votar


tipo.... depende principalmente do tamanho e do material do braço da tua guita... a minha eu passei de 0.08 pra 0.10 sem precisar mexer no tensor
pra vc saber se tem que regular o tensor é só fazer como se fosse mirar c/ a guita. se o braço estiver assim ( vc tem q apertar o tensor se tiver assim ) vc tem q soltar

GuitarHouse
Veterano
# mar/03
· votar


putz..eh mesmo..isso conta.
Dependendo do material do braco, muda de 0,09 pra 0,10 nao precisa de regulagem...

Anônimo
Veterano
# mar/03
· votar


pra evitar problemas leva num luthier.. =/

Rael
Veterano
# mar/03
· votar


troque vc mesmo, e se der problemas daí sim vc leva, pra que gasta sem necessidade?!
abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a regular a guita pra trocar de corda ??????