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LeandroP Moderador |
# mai/04
Primeiro eu disse sobre os glossário de acordes, depois sobre motivos melódicos. Agora chegou a hora de usar na guitarra uma política de boa vizinhança.
Pra começar, é bom lembra que as melhores notas pra se resolver um solo ou delinear uma melodia estão nos acordes. Ou seja, se você vai solar sobre um Dó maior, as melhores notas estão nas que formam o acorde, neste caso: C (tônica), E (terça maior) e G (quinta justa).
Tudo bem, mas onde entra os vizinhos nesta história?
Se você fosse pensar na próxima nota em relação as 3 notas do acorde, teríamos para Dó um Ré, para Mi um Fá e para Sol um Lá.
Vamos ver na tab só as notas da tríade de Dó e depois como encrementar esta pequena seqüência de notas.
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e----3-------------------------------------------------
B-------------5----------------------------------------
G------------------------5-----------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
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agora veja com notas vizinhas (sempre notas diatônica, ou seja, que pertencem a escala de Dó):
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e----5--3----------------------------------------------
B------------6--5----3---------------------------------
G----------------------5-------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
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não saiu um fraseado que se diga [modo Madruga] Nossa, que fraseado! [/modo Madruga]. Mas já dá pra se ter uma idéia de como incrementar frases simples e licks que curte fazer, mas dando o seu toque;)
Se fossemos aplicar a mesma idéia em uma progressão que envolve um acorde G e depois um C, pegaríamos as notas que formam as duas tríades:
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e-----3---------------------------3--------------------
B---------3---------------------------5----------------
G--------------4--------------------------5------------
D------------------------------------------------------
A---(tríade de Sol maior)-------(tríade de Dó maior)---
E------------------------------------------------------
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Agora veja abaixo como pode ficar com as notas vizinhas:
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e--5--3-------------------5--3-------------------------
B--------5--3-------------------6--5---3---------------
G--------------5--4-----------------------5------------
D------------------------------------------------------
A-----(Sol maior)----------(Dó maior)------------------
E------------------------------------------------------
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...tem mais ainda...
dúvidas até aqui?
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Leandro Veterano |
# mai/04
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LeandroPanucci
Não, pode continuar. Tá muito bem explicado. =]
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LeandroP Moderador |
# mai/04 · Editado por: LeandroP
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Bom, vamos a outra parte.
Quando digo que o segredo de muita coisa está nos acordes, tem gente que acha que estou louco, que tudo é escala. Mas os acordes oferecem, na maioria das vezes, caminhos gostosos de tocar e quase sempre certeiros, mesmo pra quem ainda não possui uma técnica mais avançada e quer compor de forma coerente as suas músicas.
Outra maneira é com as notas que não pertencem a escala do acorde e muito menos ao acorde, mas dão um toque out-side muito interessante.
Pegamos todas as notas empilhadas do acorde e usamos meio tom abaixo, as notas como aproximação. O efeito parece tridimensional, como se o acorde tivesse uma sombra.
Vejam um desenho de um simples Sol maior:
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e-------3----------------------------------------------
B-------3----------------------------------------------
G-------4----------------------------------------------
D-------5----------------------------------------------
A-------5----------------------------------------------
E-------3----------------------------------------------
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Agora veja como encrementálo com meio-tom abaixo, criando uma melodia intrigante:
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e-----2-3----------------------------------------------
B---------2-3------------------------------------------
G-------------3-4--------------------------------------
D-----------------4-5----------------------------------
A---------------------4-5---1-2------------------------
E-------------------------------3----------------------
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interessante, não é?!
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Leandro Veterano |
# mai/04
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LeandroPanucci
E de onde vieram o A# e o B da corda A?
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LeandroP Moderador |
# mai/04
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Leandro
é porque o B é a terça maior do acorde de Sol Maior, e o A# é o vizinho ou a sombra da nota Si.
Mais dúvidas?
Está fazendo no instrumento?
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LeandroP Moderador |
# mai/04
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e-----------2-3--6-7-----------------------------------
B-------2-3----------7-8-------------------------------
G---3-4------------------6-7---4-----------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E--(este pode ser usado sobre um G mixolídio)----------
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LeandroP Moderador |
# mai/04
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up's....
acho que só você Leandro que parece que gostou da idéia....
bom, tá aqui... quem se interessar pode ser de grande utilidade...:P
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Leandro Veterano |
# mai/04
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LeandroPanucci
Ah, sim, vlw.
Nem repara na pergunta, estou com sono. =P
Mas achei legal mesmo esse lance. Vlw mesmo por explicar. =]
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thifm Veterano |
# mai/04
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LeandroPanucci
Chefe, parabens mais uma vez.. sempre q tiver essas ideias alucinantes, pode postar pra gente!! hehehe
flw
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MeMphis Veterano |
# mai/04
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grande LeandroPanucci!
outro otimo topico hehe !!
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Giovani Dal Mas Veterano |
# mai/04
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LeandroPanucci
Pra galera que quer escalas "Medievais" usem o método de sombra do mestra LeandroPanucci ao contrário ou seja, 1/2 tom acima nos acordes X7 de suas músicas !!!
Não sei se ele concorda comigo !?!?!?!
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LeandroP Moderador |
# mai/04
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Giovani Dal Mas
Não sei se dá esta característica medieval, mas também pode ser feito. O lance de medieval, cigano, espanhol, depende mais da aplicação do que de uma escala propriamente dita. Com uma escala dórico por exemplo você tanto pode fazer um fado português, como um heavy metal a la "2 Minutes To Midinight"... tudo vai de como você acentua cada nota, clichês, etc....
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LeandroP Moderador |
# mai/04
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thifm
...sempre q tiver essas ideias alucinantes... eu preciso parar com a bebida he he he
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LeandroP Moderador |
# mai/04
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MeMphis
Espero que tirem proveito. Principalmente naquelas horas que vier aquele vazio na cabeça e não saber como improvisar. Um fraseado montado assim pode cair como uma luva:)
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Melqui Veterano |
# mai/04
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LeandroPanucci
É isso ae ..depois da Batida Rancheira o seu madruga mandou vê msm hein!;) sempre ajudando! e ae kra..tu num tem msn ñ? eu tinha adicionado um teu lá..só q tu nunca aparece.
mas é isso ae Seu Madruga...Manda ae Lembranças pro Chaves e Pro Kiko tb! ;-)
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GrungeMan Veterano |
# mai/04
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LeandroPanucci
esse lance das "sombras" ae.. é a Aproximação Cromatica.... certo ?
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LeandroP Moderador |
# mai/04 · Editado por: Moderador
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GrungeMan
Exato! Mas as notas vizinhas não são, pois pertencem a escala.
Melqui
Eu quase não uso o Menseger senão eu não consigo fazer nada na net... só de vez em quando.
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MeMphis Veterano |
# mai/04
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up =p
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LeandroP Moderador |
# mai/04
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Agora sobre um acorde de Sol, vou demonstrar como misturar os tons vizinhos e notas de aproximação. Experimente usar tercinas, acentuando a última nota da célula. Eu vou dar um destaque pras notas, em que vou chamar de:
V = visinhos
T = notas do acorde
A = nota de aproximação cromática (sombra)
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e---3----|----------------5-2-3---------|--------------
B---3-6--|----------5-2-3-V-A-T-6-4-5---|--------------
G---4----|----5-3-4-V-A-T-------V-A-T---|-7-4-5--------
D--------|----V-A-T---------------------|-V-A-T--------
A--------|------------------------------|--------------
E---G7---|------------------------------|--------------
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Não sei se esse negócio de VAT ilustrou bem a idéia. Se não entender, pergunte.
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Leandro Veterano |
# mai/04
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Up =]
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LeandroP Moderador |
# mai/04
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up's!
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DeFoDoN Veterano |
# mai/04
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LeandroPanucci
outro grande tópico (2)
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LeandroP Moderador |
# mai/04
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Entenderam esse negócio de V, A, T ???
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Agente Smith Veterano |
# mai/04
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outro grande tópico (3)
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MacCa Veterano |
# mai/04 · Editado por: MacCa
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essa "sombra" se chama cromatismo,ou seja usa-se notas da escala cromática; normalmente se vê o cromatismo entre 2ª e 3ª, 5ª e 6ª em melodias em cima de modo maior, e por consequência, entre 4ª e 5ª, e 7ª e 8ª no modo menor, ou a melodia pode estar baseada em modos exóticos ou outros modos gregos.
algo pertinente que foi esquecido de se enfatizar no começo da explicação é que apesar das progressões de acordes na harmonia(por exemplo, aqulea de G pra C), a melodia mantem-se baseada no campo harmônico que entona a música(Dó, por exemplo, pois é o mais simples por conter apenas notas naturais), a não ser que ocorra modulaçao(mudança de campo harmônico).
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LeandroP Moderador |
# jun/04
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MacCa
O cromatismo pode pintar usando outras escalas, modo exóticos mesmo. Mas neste caso não foi usada uma escala se fazer a tal "sombra", e sim o próprio desenho do acorde. É sobre esta intenção de cromatismo. Existem outras formas de cromatizar, que são as que você disse.
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MacCa Veterano |
# jun/04
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sim, e eu gostei nuito da sonoridade que se consegue com essas aproximações(lembra escalas orientais) que você mostrou. eu estava pensando também em outras formas de cromatismo que se usa em melodias que saem do campo harmônico que entona a música, e possibilitam harmonias bem imprevisíveis, porém sem modulação(por isso eu adoro os beatles).
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LeandroP Moderador |
# abr/05
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MacCa
É velho, Beatles pira mesmo... falando em escalas orientais, onde é que os caras foram buscar inspiração, né?! Beberam na fonte!
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stenyosullivan Veterano |
# set/05
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aff, to igual um bosta boiando no vaso, diboa nu entendi muito bm nao, ae, se fo possivel detalha mais um poco, tipo 1+1=2, so mei iniciante ^^, vlw. Mas o topic ta mto bom msmo =-).
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vinyguitar Veterano |
# set/05
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Parabéns pelo tópico. eu aprendi isso como notas de repouso e notas de passagem. As notas de repouso seriam as notas dos acordes e/ou notas com menos tensão, e notas de passagem seriam as notas que possuem mas tensão. Isso é muito útil e ajuda a treinar o ouvido pra saber compor um solo num improviso. É isso ae !!! Show de bola este tópico !!
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