Bons vizinhos - mais uma pra ajudar nos solos!

Autor Mensagem
The Blue Special Guitar
Veterano
# out/05
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Um tópico desse rende duas páginas.
Agora abre um "Hendrix vs Malmsteen" pra ver quantas páginas rende...
Esse lance de "sombras" eu nem manjava heheheeh...

heathcliff
Veterano
# out/05
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Eu acho difícil pra caramba fazer melodias legais

darkwolf
Veterano
# out/05
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LeandroPanucci
muito bom cara!

PedroGtr
Veterano
# out/05
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up pra da uma chance do pessoal ve esse topico bem legal

Canjica
Veterano
# out/05
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Kra na minha opinião, o estudo do "Outside" deveria ser feito assim: roda uma escala e vai solando na doida(fora de qualquer conceito mesmo), dae se vc sakar q uma certa nota combinou com certo acorde, dae tu começa a estabelecer regras, tipo a diferença de intervalo entre a tônica e essa nota q soou legal, dae tu jah deixa isso na kbeça e quando rolar outro tom vc somente faz a transposição desse intervalo para o respectivo tom.. fui claro?? ps: isso eh completamente teórico, naum pratiquei ainda, porém fui guiado pela razão.. =)

conte
Veterano
# nov/05 · Editado por: conte
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opa...eu tinha uma duvida, mas ja a tirei jah
vlw msm assim, ehehe

conte
Veterano
# nov/05
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a minha duvida era sobre a mistura das notas de aproximaçao com as notas vizinhas, mas eu vi errado a legenda
ahhasehase
flw

Pseudonimum
Veterano
# nov/05
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Bem interessante, cara!

LeandroP
Moderador
# nov/05 · Editado por: LeandroP
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Canjica

isso eh completamente teórico, naum pratiquei ainda, porém fui guiado pela razão..

Mas é por aí mesmo. É você saber qual sensação provoca um intervalo sobre um determinado acorde.

LeandroP
Moderador
# nov/05 · Editado por: LeandroP
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Outro lance legal que dá um sabor oriental é pegar uma tríade maior e tocar 1/2 tom acima de qualquer grau do acorde.

Exemplo sobre tríades de E:


e--0--1p0----------------------------------------------
B--0------1p0------------------------------------------
G--1----------2p1--------------------------------------
D--2--------------3p2----------------------------------
A--2------------------3p2------------------------------
E--0----------------------1p0--------------------------



e--4--5p4----------------------------------------------
B--5------6p5------------------------------------------
G--4----------5p4--------------------------------------
D--6--------------7p6----------------------------------
A--7------------------8p7------------------------------
E--7----------------------8p7--------------------------



e--7---8p7---------------------------------------------
B--9-------10p9----------------------------------------
G--9------------10p9-----------------------------------
D--9-----------------10p9--7p6-------------------------
A--7---------------------------8p7---------------------
E--7--------------------------------8p7----------------



p = pull-off ou ligado ascendente (voltando)

Clima oriental e completamente inside sob o ponto de vista da escala de Am harmônico.

Mesmo sendo sempre intervalos de 1/2 tom, as notas são diatônicas da escala de Am harmônico, logo sobre O acorde E7 (Vº de Am) cai como uma luva, pois as notas vizinhas são do proprio acorde F (bVIº de Am).

Guitar_L
Veterano
# nov/05
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LeandroPanucci
Boa Panuccci! Vlw aew...

LeandroP
Moderador
# nov/05
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Guitar_Luppi

Eu curto muito usar isso.

Guitar_L
Veterano
# nov/05
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LeandroPanucci
Fica bem legal pra improvisação, eu nem manjava isso.
Bem q podia rolar esses tópicos semanais hein man?
Aprenda com Panucci - aula tal...semana tal...
uahuahau...

LeandroP
Moderador
# nov/05
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Guitar_Luppi

hehehehe eu que tenho muito que aprender ainda... isso são só algumas curiosidades... eu não sei nem o que é "série hamônica" e todo lugar que eu vou ler alguma teoria tem esse papo que eu não sei pra que serve... lacunas vazias.

LeandroP
Moderador
# nov/05
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e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------7---6-------3---2-------------------------------
A--------8---7-------5---3-2p0-------------------------
E--0-0--------------------------1--0~~~~---------------


U1000D
Veterano
# nov/05
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LeandroPanucci
na teoria, como vc chegou nesse ultimo exemplo?

LeandroP
Moderador
# nov/05
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U1000D

Ouvindo um som do Malmsteen hehehe acredite!

U1000D
Veterano
# nov/05
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LeandroPanucci
nao nao. vc nao entendeu... tentei perguntar qual seria a explicação desse exemplo

LeandroP
Moderador
# nov/05
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U1000D

Neste último exemplo eu usei as notas de Fá maior e Mi Maior - 1/2 tom de diferença, só que acentuando nos graus do acorde E.



e--1-0-------------------------------------------------
B------1-0-----------------------------------5(b6)5----
G----------2-1-----------------1(b2)1----5-4-----------
D--------------3-2---------3-2-------------------------
A------------------3-2---------------------------------
E----------------------1-0-----------------------------



b= bend - número ao lado é o tamanho do bend

Ex.: 1(b2)1 = dar o bend na casa 1 até a nota da casa 2 e voltar a nota 1

U1000D
Veterano
# nov/05
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LeandroPanucci
entendi.. acho q preciso estudar acordes cara.. tem alguma sugestão pra começar?

LeandroP
Moderador
# nov/05
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U1000D

Na verdade eu não usei nenhum acorde complicado. São dois acordes fundamentais que se aprende logo que começa a tocar.

Você leu o tópico do começo? A teoria disso é o desenvolvimento dessa idéia...

As notas vizinhas estão ao lado do acorde. 1 tom, um semitom, 2 tons... isso é você quem determina. Só tome cuidado pra não criar armadilhas. /resolver nas notas do acorde em questão é um bom começo.

LeandroP
Moderador
# nov/05
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Isso me lembrou um som do Queen --> Innuendo

joao 5murf
Veterano
# nov/05
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LeandroPanucci
vlw kra deu pra intende tudo ateh agora vlw

Penta_Blues
Moderador
# nov/05
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Boa tarde!!!

Panucci, meu velho, posso dar meu conceito sobre "série harmônica"?
Pelo que eu li sobre este termo, ele se aplica à mecanica do instrumento e foge ao assunto do tópico...
Pelo jeito podem existir outras definições para o mesmo termo, mas vamos lá:
Quando um instrumento musical produz uma nota, esta consiste em uma fundamental, que é o componente de maior volume e pelo qual identificamos a altura da nota, e um determinado número de harmônicos, que nada mais são que múltiplos da frequencia fundamental gerados pelo fato de a corda (no caso da guitarra) não vibrar apenas na frequencia fundamental e que são responsáveis pelo timbre característico de cada instrumento. Ao conjunto de fundamental e harmônicos é dado o nome de série harmônica.
Repito, não sei se em outro contexto, série harmonica significaria outra coisa, mas nesse caso, trata-se da "impressão digital" do som...
Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# mar/06
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Penta_Blues

Ajudou muito. Acho que eu estava procurando piolho em ovo :p

Valeu!!!!

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