o que são tons vizinhos

    Autor Mensagem
    renilson
    Veterano
    # mar/04


    o que são tons vizinhos

    nothing else matters
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    renilson
    C e D saumm tons vizinhos

    _Wander_
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    nothing else matters
    hunpf..

    renilson
    as vinte e quatro tonalidades relacionam-se entre si de acordo com os acordes que possuem em comum. As tonalidades que possuem maior semelhança são chamadas tonalidades vizinhas.

    O primeiro grau de vizinhança corresponde às tonalidades mais próximas entre si. As tonalidades vizinhas de uma dada tonalidade são aquelas cujos acordes de tônica encontram-se entre os acordes que se formam sobre os seus graus. Assim, para a tonalidade de dó maior,são vizinhas as tonalidades de fá maior (a subdominante), sol maior (a dominante), lá menor (a relativa menor), ré menor (relativa menor da subdominante) e mi menor (relativa menor da dominante). Com a possibilidade do uso da escala maior harmônica admite-se também a subdominante menor (fá menor) como tonalidade vizinha.

    Note-se que, com exceção desta última, todas as tonalidades diferem da original por apenas um acidente na armadura; a relativa menor possui exatamente a mesma armadura.

    um abraço

    renilson
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    quer dizer então que os acordes do campo harmônico de determinada tonalidade poderão ser os tons vizinhos? Logo, eu poderei modular uma tonalidade para esses acordes tomando-os como a nova tonalidade? Estou correto?
    Valeu a contribuição.

    Teimoso
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    _Wander_
    Show de bola!!!!!!!

    JediKnight
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    heuhueheuheuh gostei do "hunpf.."

    Ei Nothing, eu tb responderia C e D são vizinhos hehehehehee


    _Wander_
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: _Wander_
    · votar


    renilson
    simplificando oque escrevi...

    Um exemplo pratico:

    Campo Harmonico de C maior (tríades)

    C Dm Em F G Am Bm5b

    Como sabemos:
    Am é a relativa
    G é a Dominante
    F é a Sub-dominante
    Dm é a relativa da Sub-Dominante
    Em é a relativa da Dominante

    Am, G, F, Dm e Em

    Esses são os tons vizinhos (não coloquei a maior harmonica por enquanto).

    para saber os tons vizinhos de outros tons é só usar a regra
    Relativa - Sub-Dominante - Dominante e relativos da dominante e sub-dominante.

    Logo, eu poderei modular uma tonalidade para esses acordes tomando-os como a nova tonalidade? Estou correto?

    corretíssimo e completo sua colocação, alem de modular, vc pode improvisar o solo nessas outras escalas...

    a maior harmonica também dá um efeito super interessante no caso de C maior seria um Fm.

    um abraço

    nothing else matters
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    _Wander_
    mais o q vc flo senhor fodaumm eh em relacaum ao CH.>>!
    C e D saum tons vizinhos..!
    mais deentro do campo..!
    C e D saum tons vizinhos no CH de G!..
    senhor fodaum!

    renilson
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    outra coisa Wander: Se eu quiser modular de C para Am, posso tomar essa nova tonalidade pensando em A dórico, frígio, ou Am harmônica ou melódica? Ou seja, eu posso tomar o campo harmônico desses modos como a nova modalidade?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    renilson

    Se você estivesse em C e passasse para Am você não estaria modulando. Só há modulação quanto existe mudança de clave. Ou seja, se quiser mesmo uma modulação teria que usar outros modos sobre o acorde, como o seu raciocínio mesmo, indo para dórico, frígio.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    Se seu tom é Dó, pode haver modulação neste caso:

    | I7M | % | IIm7 V7(9) | I |
    | C7M | % | Am7 D7(9) | G |

    Se você encarar este Am7 como dórico e não eólio, este acorde será conduzido pra resolver na nova tônica que seria o Sol. Esta progressão é conhecida como II, V, I e tem muitas variações.

    renilson
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    mudança de clave? de sol para fá ou para dó? Acho que é mudança de acidentes na armadura, correto?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    renilson

    isso mesmo.

    _Wander_
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    nothing else matters
    Voce está certo, desculpe o meu despeito, escrevi sem pensar, foi mal...


    renilson
    O LeandroPanucci explicou muito bem, só quero completar...

    Voce disse, que voce queria passar de C maior para Am certo!!

    Vamos lá, como o Leandro já disse, se vc passar para o Am natural "Eólio", não vai ser uma modulação pois não mudou a armadura de clave.

    Se voce passar para o A dórico, voce vai estar passando pra tonalidade de G maior (dominante de C) que já foi citada como tom vizinho

    A dórico==> A B C D E F# G A
    G Maior===> G A B C D E F# G

    Se voce passar para o A Frígio, voce estará passando para o tom de F maior (sub-dominante de C) que como já foi dito já é tom vizinho de C..

    A Frígio===> A Bb C D E F G A
    F Maior====> F G A Bb C D E F

    Agora, na menor harmonica (A B C D E F G# A)
    e na menor melódica (A B C D E F# G# A)

    Vão ocorrer modulaçoes que eu ainda não tinha citado.
    Particularmente eu gosto da modulação na escala harmonica..

    Obs: (Desculpe se as vezes eu pareço um pouco petulante, dono da verdade, não é isso que eu nquero passar. Como eu dou aulas as vezes é essa a impressão que as pessoas tem mais pode botar fé que não é..)

    Um abraço

    Teimoso
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    _Wander_

    Como uso isto na pratica??. Vc tem nomes de algumas musicas q aplicam estas teorias.

    Valeu.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    _Wander_

    Que petulancia nada meu irmão. Aqui é uma comunidade onde a gente passa o que sabe. Completa a resposta do outro e tenta deixar mais claro. Ensinando a gente sempre acaba aprendendo.

    Eu gosto de usar outras escalas para modulação com a menor harmônica, melódica mas não pensando nelas, mas onde eu quero ir.


    Veja isso, se der pra imprimir. É muito interessante:

    http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/aplicacao.htm

    Espero que sirva!!!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    isso também... ah ... com midi... tablatura e partitura. Modulações em II, V, I:

    http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/improvisacao.htm

    _Wander_
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    LeandroPanucci
    Ptz, que massa o seu site cara... Muita coisa legal, parabéns...

    Teimoso
    Irmão, no site com o link acima tem vários exemplos...

    renilson
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Leandropanucci

    Legal cara esse site. Já vi este conteúdo na guitar player e harmonia e improvisação de chediak. Mas ficou bem resumido cara. Valeu.

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Tons vizinhos são os tons que possuem o mínimo de acidentes entre si (sustenidos e bemóis). Os acidentes fixos na clave são montados a partir do ciclo das 5ªs para sustenidos e ciclo das 4ªs para os bemóis. C e Am são tons relativos porque suas escalas não possuem acidentes algum. Assim ocorre também com G e Em que possuem ambos apenas um acidente na clave. Existem mais tons relativos, mas coloquei apenas dois exemplos para você ter uma idéia.
    Exemplo de tons vizinhos: C e G
    Para modular de C para G , será acrescentado apenas 1 sustenido á clave. O F passará a F#.
    Exemplo de tons afastados: G e B
    Modulando de G para B, serão acrescentados mais 4 sustenidos à clave ficando assim: F#, G#, A#, C#, D#.

    Amplexos.

    tecladista2015
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Leandro não estou conseguindo visualizar o conteúdo dos links, pois quando clico nos mesmos estes até tentam abrir, mas são direcionados para o site do IG. Por favor me manda os links certos para que eu possa obter este material. A propósito serve para teclado também ! ! !

    Fico no aguardo . . .

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    tecladista2015

    Esse site não existe mais, por isso o redirecionamento para a home do ig

    #BrunoRodrigues

    LeandroP
    Moderador
    # abr/15
    · votar


    tecladista2015

    Lamento informar mas o site "Bends & Ligados" não existe mais.

    Qualquer dúvida pode perguntar aqui. O assunto se aplica a teclado ou qualquer outro instrumento harmônico.

    tecladista2015
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Leandro se possível me manda um link onde tenha este material, para que eu possa usar na prática . . .
    Fico agradecido se puder me mandar

    LeandroP
    Moderador
    # abr/15
    · votar


    tecladista2015

    Não tenho mais este material. Mas pode perguntar aqui. Estou disposto a ajudar no que estiver ao meu alcance. Quais são as suas dúvidas acerca deste assunto? Lhe adianto que é bem simples.

    Figueiredu
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Acredito que um exemplo de alguma música, se possível popular, agregaria muito no fórum!

    Se eu estiver seguindo uma progressão em C como por exemplo: CM7 | Em7 | F e logo após o F eu adicionar um Bb. É considerado uma modulação de tom direito? Já que o Bb vem da escala maior de F, que é direto de C. Caso for, posso interpretar como modulação de tom indireto pensando em Dm? Já que ambas as escalas tem as mesmas notas pois são relativas.

    LeandroP
    Moderador
    # set/15
    · votar


    Figueiredu

    Pode vir também da tonalidade paralela maior/menor.

    O Bb é o bVII grau de Cm.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o que são tons vizinhos