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Ranyell Veterano |
# mar/03
Alguém poderia me dar uma explicação sobre o que são tons relativos e alguns exemplos do tipo: Quem é realativo a quem???
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raphaeldg Veterano |
# mar/03
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A relativa menor de uma tonalidade maior será o seu sexto grau. Ex.: Na tonalidade de C, a relativa será Am.
Então para solar numa tonalidade de Am, você usará a Escala de C. Deu pra entender? Acho que é isso!!!
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Morello Veterano |
# mar/03
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Bom, nao ficou muito claro, apesar do Rapahel estar certo.
É o seguinte, se voce esta tocando uma musica na tonalidade C por exemplo, se voce for improvisar voce poderá usar nao so a escala maior de C como a menor de A. Sao tons relativos, na guitarra a tonalidade maior dos tons relativos está 1 tom e meio acima da menor. 3 casas.
Um exemplo, tou tocando uma musica em C e ai vou solar usando a pentatonica.
Vou solar usando a penta maior de C e a menor de A, e se voce usar akeles desenhos das escalas fica mais ou menos assim.
E ---5--8--10--
A ---5--8--10--
D ---5--7--9---
G ---5--7--10--
B ---5--7--10--
E ---5--8--10--
Lembrando que as 7 notas em tonalidade maior tem seu tom relativo em tonalidade menor. Este tom é o 6o grau depois do maior. Ou, para ficar mais facil na guitarra, tem o menor e 3 casas depois está o maior.
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Juneca Veterano |
# mar/03
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É isso mesmo ranyell, o que eles falaram está correto. Os tons relativos são:
C/Am
D/Bm
E/Cm
F/Dm
G/Em
A/Fm
B/Gm
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Ranyell Veterano |
# mar/03
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Pergunta besta!!!
E quanto aos # e bemóis???
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Juneca Veterano |
# mar/03
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É só você montar as escalas de sustenidos e bemois e usar o sexto grau, que será a relativa menor da tônica. Ou então mais fácil ainda, essas relativas que eu te passei são as mesmas se não me engano para sustenidos e bemois. É só acompamhar.
Ex: F#/Dm#
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Ranyell Veterano |
# mar/03
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Computado e compreendido!!!
Muito obrigado!!
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caíto Veterano |
# mar/03
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Juneca, alguns tons relativos que você colocou estão errados:
O tom relativo de E é C#m (e não Cm, como você havia colocado)
De A é F#m (vc colocou Fm)
De B, é G#m (e não Gm)
Você só deu bobeira nos sustenidos, mas fora isso tá tudo certinho sim...
Raynell, você já aprendeu a construção de escala (falando de tons e semitons)...?
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caíto Veterano |
# mar/03
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E os intervalos?
Pq aí colocar as alterações fica mais facil...
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MadMan Veterano |
# mar/03
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Para os tons relativos, os acidentes são os mesmos, ou seja as mesmas notas.
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Juneca Veterano |
# mar/03
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Caíto,
é verdade, vacilei nos sustenidos mesmo. É que estou no trampo e também ainda estou decorando as escalas...
obrigado pela correção
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caíto Veterano |
# mar/03
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Na boa :)
Vai fundo que essa parte é boa :o)
Qualquer ajuda, pode contar com capitão caíto aqui...
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Morello Veterano |
# mar/03
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O ideal pra quem tiver aprendendo as escalas é ja ir aprendendo a escala com o seu tom relativo.
Porque ai quando voce quiser começar a compor frases, solos e tal, voce ja vai ter as duas escalas na cabeça e vai fazer uma coisa mais composta.
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Ranyell Veterano |
# mar/03
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Caíto
A composição de escala eu sei, pelo menos a maior (basicona)
As outras estou estudando
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